• Nenhum resultado encontrado

3.8 Proposição da marca e embalagem

Compreendendo as informações sobre a construção de identidade visual, embalagem, estudo dos nomes, cor e redesign; a seguir serão apresentadas as possíveis formas antecessoras ao resultado final.

3.8.1 Marca

Seguindo os conceitos apresentados anteriormente, foi selecionada a marca que mais se adequa. Deste modo, foi escolhido o primeiro desenho proposto (desenho 01) para ser vetorizado e, em seguida apresentar e testar seu desempenho. A escolha da marca foi realizada após as pesquisas feitas, buscando assim a melhor maneira de retratar e apresentar o produto oferecido pela empresa. Este que, por sua vez, consiste em refeições saudáveis. Dessa forma, pretende-se que a empresa seja identificada rapidamente por seus consumidores, objetivando com isso, o crescimento no mercado consumidor. (figura 33)

Fonte: O Autor, 2016

Traduzindo características naturais e expressando linhas suaves. Realizando o teste de coloração (figura 34), empregou-se as cores saturadas e alegres. Estas devem ser utilizadas como variações da marca.

A versão final foi produzida com base nas pesquisas realizadas para se conhecer a problemática, teoria das cores e suas aplicações visando encaixar as cores mais adequadas à marca e seu significado. Com isso foi possível construir uma nova marca, nome e identidade visual. A empresa antes conhecida como TNT FOOD, passa a se chamar TEM FOOD.

Obteve-se como resultado final da marca uma composição formada pelo símbolo e logotipo unidos. Essa criação transmite o novo posicionamento da empresa, cujo alimentação saudável, fácil legibilidade e apelo feminino estão presentes. Para reforçar o novo posicionamento da empresa, foram acrescentadas quatro folhas logo abaixo do “T”, reforçando, juntamente com suas novas cores padrão uma sensação de natural/natureza e um estilo de vida saudável. Para esse projeto, o nome da marca (Tem Food) foi elaborado como sendo um lettering (uma fonte criada somente para esta composição de palavras). (figura 35)

Fonte: O Autor, 2016 Figura 34: Teste de coloração

O estudo das cores foi importante nesse processo, pois trata-se de traduzir os sentimentos com seu uso. Foram escolhidos tons de verde (figura 36), cor esta que não era bem empregada na identidade anterior. A cor verde inspira saúde, o que vem de encontro ao que se quer passar ao se comercializar alimentos saudáveis.

Fonte: O Autor, 2016

Figura 35: Desenho final e solução da marca

Fonte: O Autor, 2016

A nova assinatura visual da marca “Tem Food” poderá ser representada por quatro variações em suas cores, devendo ser escolhida para uso a que melhor apresente nitidez no trabalho escolhido. (figuras 37 e 38)

O Manual de identidade Visual apresenta o detalhamento da marca e é apresentado no apêndice 02. A seguir será apresentado o estudo realizado para a elaboração das embalagens.

Fonte: O Autor, 2016 Fonte: O Autor, 2016

Figura 37: Variação de cor – colorida

3.8.2 Embalagem

Para a experimentação das embalagens foi utilizada uma linguagem que transmite a ideia de naturalidade (relacionando-a com a ideia dos produtos serem de qualidade). Para tanto, fez-se uso de uma imagem de fundo remetendo à ideia de um material reciclado.

Para realizar os testes das aplicações, procurou-se o melhor desempenho quanto à legibilidade. Para isso, foi necessário o teste com diferentes fontes na composição dos catálogos. Após os testes, a fonte: “DK Lemon Yellow Sun”, pareceu ser a mais adequada. (figura 39) Foram desenvolvidas duas alternativas de embalagem (figura 40).

Fonte: DaFont, 2016

A escolha das embalagens, deve ser realizada com base em diversos critérios, levando sempre em consideração o que a empresa já vem utilizando. É necessário saber se o material utilizado será o mesmo ou se será outro. Com essas respostas se inicia um processo de escolha ou aprimoramento do que já é utilizado pela empresa, buscando padronizar (caso de a empresa possuir mais de um tipo de embalagem).

Entende-se que, para uma melhor gerência do desenvolvimento, é importante ter-se sempre em mente a relação entre processos, custos de fabricação e descarte do material. Na figura 40, tem-se duas opções de embalagem, a primeira, utiliza uma única etiqueta para informar o prato desejado, já na segunda, temos que usar duas etiquetas para ter o mesmo resultado. Isso deve ser considerado em função dos custos dessas etiquetas. Optou-se por fim pela opção que tem apenas uma etiqueta. A

Fonte: O Autor, 2016

solução final das embalagens é formada por uma imagem de fundo que apresenta uma textura natural e rebuscada, simulando o uso de um material natural. (figura 41)

Fonte: O Autor, 2016

Os princípios básicos da empresa Tem Food (sem glúten, sem lactose, utilizam sal com 70% menos sódio e não acrescentam óleo no seu preparo), foram representados de forma gráfica e bem-humorada na parte superior das embalagens.

O custo para realizar as atualizações nas embalagens se demonstraram altos, por isso, foi necessário desenvolver uma única arte e essa deveria ser utilizada em todas as refeições (6 opções de refeições até a presente data). O resultado se demostrou criativo e superou as expectativas iniciais. Como pode ser visto na figura 42, foi deixado um espaço para que se pudesse adicionar uma etiqueta com as informações únicas que cada refeição apresenta, tais como: nome do prato, descrição, ingredientes, tabela nutricional e código de barras. Com isso a empresa teria como fazer essa atualização em seus produtos.

Fonte: O Autor, 2016

As novas embalagens transmitem naturalidade e liberdade, presentes na identidade visual. Com o uso das novas cores foi dada uma sensação de natural/natureza, o que evoca um estilo de vida saudável.

3.8.3 Flyers

Para este projeto, foram desenvolvidos também três flyers, direcionados aos consumidores, parceiros e pontos de venda. Os catálogos traduzem o novo posicionamento da empresa. Foi utilizado o mesmo conceito criativo das embalagens. Com isso, foi possível apresentar uma linha de produtos para o consumidor final que não resultará em possíveis dúvidas ou má interpretação. O primeiro (figura 43) vai ser apresentado para o público final consumidor e, por isso, possui informações pertencentes aos locais de compra e informações nutricionais da refeição destacada. Já o segundo, (figura 44), será distribuído para os possíveis parceiros da empresa, isto é, academias ou pequenas empresas, que gostariam de oferecer alguma vantagem para os seus clientes. Por último o terceiro modelo (figura 45), terá como foco os pontos de venda (todo local onde seja possível revender as refeições). Esses locais precisam ter apenas um freezer para armazenar os produtos e um microondas para preparar e servir.

Fonte: O Autor, 2016

Fonte: O Autor, 2016

Figura 44: Catálogo modelo 02

Fonte: O Autor, 2016

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na atualidade o consumidor está cada vez mais exigente e segue em busca do melhor para si. Porém em muitos casos é atraído inicialmente pelos meios visuais de um produto, marca ou serviço. Pode-se destacar que a cada dia o senso crítico dos consumidores é aprimorado por novos conhecimentos vistos e identificados diariamente com o avanço da mídia visual, dessa forma quando atraídos de forma positiva ou negativa, guardam no subconsciente figuras, símbolos, imagens ou palavras que de alguma maneira marcou algum momento vivenciado. É importante manter a lembrança positiva sempre revitalizada na mente do consumidor e a negativa deve ser estudada com profundidade buscando verificar a raiz do problema e achar uma solução que possa concretizar boas expectativas ao consumidor.

Com estas fragilidades é que foi iniciado este projeto. Após pesquisar e constatar as deficiências da marca TNT FOOD, foi constatado que através do redesign da identidade visual, as problemáticas da marca, que atingiam a empresa diretamente poderiam ser solucionadas, e com isso proporcionar uma expansão no mercado consumidor.

Com os conhecimentos na área do Design foi possível efetuar as pesquisas necessárias para constatar a raiz do problema, e, através de uma metodologia desenvolver os processos necessários para realizar este projeto, sendo de grande importância as teorias do design gráfico. Estas por sua vez, foram fundamentais para desempenhar a construção da nova marca juntamente com a identidade visual, catálogos e embalagens da marca TNT FOOD que passou a ser conhecida como TEM FOOD. A construção e realização deste projeto teve desde o seu princípio a meta de melhorar o posicionamento da marca TEM FOOD no mercado consumidor. A solução desenvolvida e aqui apresentada visa transmitir a essência e conceito da marca de forma ampla e clara, para assim poder proporcionar à empresa a conquista de novos consumidores.

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GILBERTO, Strunck. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 3ª Edição, revista e atualizada, Rio de Janeiro: Rio Books, 2007

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 3ª Edição, Porto Alegre: Bookman, 2012

GILBERTO, Strunck. Viver de design. 5ª Edição, atualizada, Rio de Janeiro: 2AB, 2007

QUENTIN, Newark. O que é design gráfico? / Quentin Newark / tradução Edson Furmankiewicz, Porto Alegre: Bookman, 2009 AL, Ries e AL, Laura. As 22 Consagradas leis de marcas. tradução Ernesto Yoshida, São Paulo: Makron Books, 2000

AUGUST, Nascimento. Os 4Es de marketing e branding: a evolução de conceitos e contextos até a era da marca como ativo antangível. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

AZEVEDO, Wilton. O que é design. 4ª Edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 2014

MARTINS, Roberto. Grandes marcas grandes negócios: como as pequenas e grandes empresas devem criar e gerenciar uma marca. 2ª Edição, São Paulo: Revista e Ampliada, 2005

VILLA – BOAS, André. O que é o que nunca foi desing gráfico. 1ª Edição, Rio de Janeiro: 2AB, 2003

MICHAELIS: Dicionário prático da língua portuguesa. 2ª Edição, São Paulo: Melhoramentos, 2011

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2006.

TNT Food. Empresa. Disponível em: http://www.tntfood.com.br/ Acessado em: 19 out. 2016

Bistrot Fitness. Empresa. Disponível em:

https://www.bistrotfitness.com.br/ Acessado em: 19 out. 2016 Sabores Light. Empresa. Disponível em:

http://www.saboreslight.com.br/ Acessado em: 19 out. 2016

DaFont. Pesquisa de fontes. Disponível em: https://www.dafont.com/ Acessado em 19 out. 2016

GOOGLE. Banco de imagens. Disponível em:

APÊNDICE 01 – Briefing

1.

Quando que começou a empresa?

2.

Quais as vantagens que ela apresenta?

3.

Como nasceu o nome?

4.

Valores da empresa?

5.

Local de trabalho e locais de atuação.

6.

Principais correntes?

7.

Produtos?

8.

Vantagens competitiva?

APÊNDICE 02 – Manual de Identidade Visual

Documentos relacionados