• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

2.4 Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de acordo com Castro Filho (2006), designam, de maneira geral, uma classe de softwares para criação, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet, contendo recursos que são classificados de três fomas: ferramentas administrativas que são destinadas a criação, matrícula, definição de perfil e outros, ferramentas de ensino que possibilitam a manutenção dos cursos através da inserção de material, planos de aula, bibliografia etc e ferramentas de interação que permitem a comunicação entre ao participantes do cursos através de fóruns, chats e etc.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na concepção de Vieira e Luciano (2007):

interação de aprendizes, que incluem ferramentas para atuação autônoma e automonitorada, oferecendo recursos para aprendizagem coletiva e individual. O foco desse ambiente é a aprendizagem. Não é suficiente “escrever páginas”, é preciso programar interações, reflexões e o estabelecimento de relações que conduzam reconstrução de conceitos.

Tais ferramentas figuram no cenário educacional como o recurso mais recente e inovador. Neste sentido, cabe ao professor avaliar o leque de opções e selecionar a ferramenta que melhor atenda às suas necessidades educacionais. Atualmente existem no mercado diversas ferramentas que trazem tal proposta. Dentre as mais conhecidas e comerciais citamos o Blackboard Learning System (http://www.blackboard.com), um ambiente considerado líder em plataforma de e-learning devido a sua facilidade de uso. Outro é o WebCT (http://www.webct.com), um sistema de ensino desenvolvido pela Universidade British Columbia, no Canadá, sendo utilizado pelas maiores instituições internacionais de ensino. Existem também ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet como o TelEduc, um ambiente desenvolvido conjuntamente pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. E por fim o Moodle, ferramenta utilizada para a realização deste trabalho, por ser um softawe livre e conter os elementos necessários para a proposta.

O Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais em um ambiente virtual. De acordo com a documentação que consta no sítio oficial do Moodle, a palavra “Moodle” refere-se a Modular

Object-Oriented Dynamic Learning Environment, que tem especial

significado para os envolvidos em educação. Descreve o processo de navegar por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo. Dentre suas propostas podemos destacar o aprendizado colaborativo, além de servir como repositório aulas e diversos materiais. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo australiano Martin Dougiamas em 1999 e hoje é considerado um software livre e gratuito, podendo ser baixado e utilizado por qualquer indivíduo em todo o mundo. Além disso, ele dispõe de recursos que podem ser selecionados pelo professor ou administrador de acordo com seus objetivos pedagógicos, como fóruns, chats, elaboração de

textos coletivos, dentre outros. Por ser uma ferramenta relativamente fácil de ser utilizada, com baixo custo (apenas o acesso a internet), e por proporcionar interação e interatividade consideramos importante o professor conhecê-la e saber utilizá-la principalmente no Ensino Superior.

Apresentaremos abaixo algumas das vantagens na utilização do Moodle descritas por Moraes, Nunes e Barros (2007):

• Possibilidade de modelar as atividades de acordo com o público alvo e as características que se pretende ministrar;

• É uma ferramenta virtual mas pode ser utilizada como apoio ao ensino presencial;

É um software livre que tem sido utilizado por diversas instituições não somente pelo fato de ser gratuito, mas pela sua funcionalidade;

• É portável, podendo ser rodado em diversos ambientes operacionais;

• Encontra-se traduzido em mais de 70 idiomas;

• O download pode ser realizado por qualquer instituição através do Portal Moodle e ser intalado em seu servidor;

• Após criado o curso o ambiente permite adicionar textos e links;

• Proporciona ferramentas de comunicação síncronas (chat) e assíncronas (fórum);

• Permite realização de tarefas, construções coletivas e avaliações.

Segue abaixo a interface que foi desenvolvida dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, também disponível em

www.julianasuzuki.pro.br/moodle que possibilitou a realização de uma

Figura 2 – Página inicial do Ambiente

Para utilização da plataforma demonstrada acima foi necessário que todos os participantes realizassem um cadastro conforme abaixo.

Ao inserir os dados solicitados o ambiente encaminha instruções por e-mail para a finalização do processo. Desta forma o usuário passa a ter acesso ao espaço destinado à realização de suas atividades, conforme mostrado abaixo.

Figura 4 – Página de acesso ao curso

De acordo com o objetivo maior, sendo analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem aplicado à prática pedagógica de professores do ensino superior, decidimos utilizar apenas a ferramenta Fórum para discutir questões voltadas para a implementação de uma pedagogia on-line. Esta escolha se justifica primeiramente pelo fato do Fórum caracterizar-se como um espaço de dabates sobre um determinado tema e por ser uma ferramenta assíncrona atendendo a necessidade do grupo envolvido, que não dispunha de tempo para a realização de outras atividades. Segue abaixo a estrutura das discussões realizadas nos fóruns:

Figura 5 – Página do curso

A atividade proposta consistiu na realização de três fóruns de discussão, sendo um por semana. O primeiro fórum propôs discutir a gestão de diferentes espaços nos cursos presenciais, o segundo o papel do professor e do aluno na educação on-line e por fim, o terceiro onde discutimos a avaliação na educação on-line. Cada fórum dispunha de um texto base para orientar as discussões, porém, deixamos aberto para que os participantes inserissem novas referências no decorrer das discussões. As atividades foram iniciadas no dia 10/09/2007 e finalizadas no dia 28/09/2007.

Documentos relacionados