• Nenhum resultado encontrado

O que diz o catecismo da igreja católica a esse respeito:

A.32.3.6 Amor de Deus causa da criação

§ 27 “ O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:

O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana.

§293 “Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus". Deus

criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt- Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas prodigaliza às criaturas, com vontade

plenamente livre, criou

simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal”.

§ 295 “Cremos que Deus criou o mundo segundo sua sabedoria. O mundo não é o produto de uma necessidade qualquer, de um destino cego ou do acaso. Cremos que o mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: "Pois tu criaste todas as coisas; por tua vontade é que elas existiam e foram criadas". (Ap 4,11). "Quão numerosas são as tuas obras, Senhor, e todas fizeste com sabedoria!" (Sl 104,24). "O Senhor é bom para todos, compassivo com todas as suas obras" (Sl 145,9).

A.32.3.4 Amor de Deus para com Israel

§ 219 “O amor de Deus por Israel é comparado ao amor de um pai por seu filho. Este amor é mais forte que o amor de uma mãe por seus filhos. Deus ama seu Povo mais do que um esposo ama sua bem-amada; este amor se sobrepor até às piores infidelidades; ir até a mais

preciosa doação: "Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único"

(Jo 3,16).

§ 220 “O amor de Deus é "eterno" (Is 54,8): "Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mas o meu amor não mudará" (Is 54,10). "Eu te amei com um amor eterno, por conservei por ti o amor" (Jr 31,3). Fonte.

Catecismo da Igreja.

Relato para vocês um pouco da minha experiência com Deus, eu sempre ouvi falar Dele, sou de família católica tradicional, desde a minha infância, vivendo sobre os costumes e tradição da Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, foi somente aos 23 anos de idade, através do movimento da igreja, RCC (Renovação Carismática Católica) onde então tive uma grande experiência pessoal com o amor de Deus.

Foi quando descobri de uma maneira extraordinária e pude então conhecer a grandeza de Deus e do seu amor. Estou falando de um Deus que me ama profundamente e incondicionalmente, amor que é generoso e infinito, de um Deus que tem um amor enorme e eterno por mim, que não impõe condição ou limite para amar, apenas me ama do jeito que sou. Um Deus que é apaixonado, que é pai, que sempre esteve ali comigo em todos os momentos da minha vida.

Em um determinado momento da minha vida, à frente de grandes dificuldades, que percebi de fato que era Deus que sempre caminhava ao meu lado, experiência parecida com a vivenciada na história "pegadas na areia" que descrevo pra você.

"Uma noite eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e

através do Céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de muitas vezes, no caminho da Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso entristeceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor.

areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.

Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:

" Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que EU, nos braços Te carreguei."

Passando por dificuldades financeiras onde até ameaça de morte recebi de um agiota, continuei sendo um homem de muita fé em Deus e nunca me faltou à certeza de que Ele seria providente.

Com Deus e o apoio dos meus pais e familiares consegui vencer aquela situação, mas só estava começando as provações, cada vez que mergulhava na sua obra, na experiência do amor de

Deus, mas era provado. Passei por uma situação de conflito interior, daquelas que como diz o apóstolo Paulo ao falar de um espinho na carne, era exatamente isso, um espinho que cravava a minha carne.

Diante da soma de tantas lutas e batalhas, que certo momento da minha vida me deparei com uma depressão. Entretanto, Deus sempre cuidou de mim e de tudo que estava passando, estava eu ali, buscando na oração, na eucaristia a força para viver e entender que nada poderia me separar do seu amor.

Mas o momento mais difícil foi quando eu pensava que minha vida não teria mais sentido algum, que Deus não precisava mais de mim, que tinha chegado o meu fim, sabia que não era certo pensar assim, mas a minha mente pensava e meu

corpo não acompanhava, sabia que alguma coisa não estava certa comigo. Tinha uma vontade enorme de me isolar, de fugir de tudo e todos, de ir para de baixo de uma cama, como de fato cheguei a ir, nas minhas vivências de eucaristia, um dia cheguei a falar para Deus que precisava que algo acontecesse que Ele fizesse alguma coisa por mim, pois não estava aguentando mais, que se nada fosse feito, estaria disposto a desistir de tudo, da missa, da missão, da vida, pois nessa época, passando por tudo isso tinha uma missão na igreja na qual sempre procurei ser fiel a Deus, e voltando ao meu questionamento com Deus, fui à missa na igreja Senhor dos Passos na minha cidade Feira de Santana, missa que até os dias de hoje é celebrada todas as quintas-feiras ao meio dia, chamamos, missa da misericórdia, buscava uma resposta de Deus, naquele dia estava disposto a abandonar

tudo mesmo, já no final da celebração, uma senhora bateu no meu ombro, lembro-me de suas palavras como se fosse hoje, ainda me recordo que ela era uma senhora baixinha aparentava ter uns 60 anos de idade, disse ela: meu filho você não me conhece, mas trago um recado de Deus para você, aconteça o que acontecer jamais perca a sua fé em Deus, e com a sua missão cumprida aquela senhora foi embora, mas aquelas palavras marcaram a minha alma. Mas mesmo marcando o meu interior com aquelas palavras vindas de Deus para mim, os meus problemas só aumentavam mais e mais, as minhas lutas eram cada vez maiores. Foi nessa época, que para piorar a minha situação, roubaram um carro que havia comprado, ainda devia parcelas, era uma luta, cada dia era provado mais e mais.

Entre tantas palavras que o Senhor mandava para mim, essa foi uma que me sustentava na fé.

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo

Para resumir esse momento da minha vida, certo dia precisei ir ao consultório da oftalmologista, no décimo andar de um edifício que fica localizado na minha cidade, e lá havia uma janela. Enquanto aguardava ser chamado para o atendimento da consulta, me dirigi até ela, essa provocou uma sensação boa na minha mente, ali tinha visto a solução para os meus problemas, que achava ter encontrado naquela janela a saída para dar um fim a tanta dor, eu pensava em pular do décimo andar daquele prédio.

Os dias seguintes foram de muitas lutas, pensava naquela janela como algo bom, como a solução de tudo. Mas por ser um cristão, um servo do Senhor, por ser um conhecedor da sagrada escritura, a Bíblia, sabia que aquela atitude de me jogar daquela janela não era certa. No auge desse conflito interior, passei quinze dias sem comer

nada de alimento, apenas tomava água, lembro que fui para baixo da cama, e foi exatamente em uma quinta-feira, depois de algum tempo de baixo da cama, lembrei que, justamente quinta-feira era dia de adoração, levantei fui para adoração na Capela Nossa Senhora do Carmo, lembro que naquele dia de adoração aos pés de Jesus, chorei bastante, na semana seguinte a mesma coisa se repetiu, fui na adoração, mas uma vez e outra vez fiquei aos prantos, na terceira semana fui novamente na adoração, ai já não chorei, sair com uma palavra que alimentou a minha vida, “O Senhor renova nossos forças a cada dia”, digo que o Senhor tem sido o meu psicólogo desde então, já se passaram alguns anos, realmente a minha fé foi e é fundamentada em meu Senhor Deus todo poderoso, e que a cada dia Ele renova as minhas forças.

Agora estou vivendo mais uma prova, recentemente fui diagnosticado com um câncer, mas tenho a certeza que nada pode me separar do grande amor de Deus por mim, nem mesmo uma situação difícil, seja ela financeira, uma depressão ou até mesmo um câncer.

A palavra de Deus que diz:

"Quem nos separará do amor de Cristo?

A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" Romanos, 8,35

Quando Deus está presente em nossas vidas, a nossa fé é maior do que os nossos medos, e a nossa determinação maior do que qualquer obstáculo.

A palavra de Deus que diz:

"Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou." Romanos, 8,37

Então sabendo que Deus me ama e que Ele não dar o mal a nenhum dos seus filhos, que nenhuma folha cai de uma árvore sem o seu consentimento. Tenho convicção de que Ele irá tirar desse câncer, que é algo mal, como o próprio nome diz “tumor maligno” um bem maior, pois Ele é Deus, e sendo Deus Ele é o perfeito amor.

Veja o que as escrituras falam sobre isso através do profeta Isaias:

“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel:

Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama

não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador.

Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica, tranquilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei." Isaías, 43.1,5

Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo. Fica tranquilo, pois estou contigo. Se tiveres de atravessar a água estarei contigo, nada temas eu te resgato e te chamo pelo nome: És meu filho, és minha filha.

Vamos pensar nessa declaração do amor de Deus, e no lugar do nome filho ou filha, substituindo pelo seu nome. “És meu Gilenaldo”, eu sou de Deus.

Não importa a sua condição, seja ela boa ou ruim, não importa o que a vida fez com você, não importa o que as pessoas fizeram a você, seja em qualquer tempo se em um passado distante ou recente, se o estrago veio das suas paixões avassaladoras, do uso das drogas licitas ou ilícitas, se a sua dor vem das doenças físicas ou do interior da alma, se os pensamentos atormentam sua mente nesse exato momento, não importa onde você está, o importante é você saber onde deseja chegar.

É preciso que você compreenda que será a experiência com o amor de Deus que irá mudar a sua vida. Nesse exato momento Deus se coloca como seu pai, um pai amoroso, cuidadoso, zeloso que fará a diferença em seu viver, na sua história.

Como você está? Onde você está? Onde você precisa chegar? Só você pode responder a essas

perguntas. Elas requerem respostas com atitudes de mudança sei que a mudança nem sempre é fácil, mas hoje convido você a deixar ser atingido pela imensidão do amor de Deus!

Não temas, nem desanima quem se convence que é mantido pelo poder divino, podendo ter a certeza que Deus o auxiliará em todas as suas necessidades. Para quem ama Deus nada lhe falta.

Veja mais uma vez o que diz a palavra de Deus:

“Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas." Isaías, 49.16.

Meu amado, minha amada, talvez a sua dor venha da não aceitação, você não consegue se aceitar porque tem coisas em você que não gosta, chegando até expressar ódio, raiva, insegurança,

baixa autoestima, a exemplo de algumas pessoas que conheci que não aceitam o seu nome, seu corpo, sua cor, seu nariz, seus cabelos, seu tamanho, sua origem.

Deus tem você gravado na palma das mãos, Deus ama você exatamente assim como você é, Ele te ama profundamente.

Deus nunca se esqueceu de você; entenda assim: Deus não esquece de você em nenhum instante em toda sua existência, ainda quando você nem pensava em existir, antes mesmo que os seus pais pensassem em você, Deus já pensava. Ele sempre esteve ao seu lado no primeiro instante da sua concepção, Ele já estava ali bem juntinho a você.

A palavra de Deus diz:

"sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos." Salmos, 138, Deus ao logo da história tem utilizado de diversas formas para falar ao seu povo, através dos patriarcas, profetas e do seu filho Jesus Cristo. E Ele quer continuar falando, através dessas páginas. Ele quer chegar ao seu coração, é justamente para você que continua lendo esse livro, eu só estou sendo um canal para que Deus chegue até você meu querido, minha querida, buscando na palavra de Deus inspiração para que Ele chegue mais e mais perto de você, a palavra diz:

"Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me. Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta?

Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca."

Isaías, 49.14,15

Quando estamos passando por provações, dificuldades, sofrimentos; aí chegamos a pensar assim: Deus esqueceu de mim! Deus me abandonou! estou à mercê da sorte, em meio a uma multidão; alguns chegam a pensar que Deus não o vê ou até em pensar que Deus não existe, a duvidar do seu amor.

Deus nunca te abandonou Ele sempre esteve ao seu lado, cuidando de você.

Que declaração linda que Deus faz, vou repetir o que diz a palavra de Deus através do profeta Isaias:

“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca."

O carinho de Deus por você que um dia se sentiu assim, ou até mesmo ainda se sente rejeitado(a), abandonado(a), vamos deixar que na luz do Espirito Santo, Ele faça você experimentar do seu amor. Não importa quantas situações te deixaram marcas profundas, provocadas pelo abandono, pela rejeição, e que feridas foram abertas. E elas estão aí dentro de você, elas são reais e fazem parte da sua vida, elas são parte da sua história.

Olhe o que diz a palavra de Deus:

“A tribulação e a angústia vêm sobre ele como um rei que vai para o combate”. Jó 15,24

Feridas foram abertas e elas estão aí dentro de você, são reais e fazem parte de você.

É certo para que o abandono ou rejeição acontecesse; pessoas entraram, fizeram, e ainda continuam fazendo parte da sua vida; da sua história. Não sei quem, e em qual momento elas entraram; o tamanho do mal que causou a você. Se essa pessoa foi o seu pai, sua mãe, seu filho ou filha, sua esposa, esposo, seu vizinho, sogra, sogro, namorado, namorada, companheiro, um grande amigo ou amiga, aquele líder religioso, ou aquele profissional, que era para cuidar de você, mas ao contrário, só lhe causou muita dor, muito sofrimento, uma coisa eu posso lhe dizer com todas as letras, eu sei que Deus nunca te abandonou! Que Ele sempre esteve junto a você, cuidando, te amando em todos os momentos, não importa o tempo, se em um passado distante ou no presente.

É justamente por Deus te conhecer profundamente e por Ele está sempre ao seu lado;

bem juntinho de você, é Ele quem pode curar suas dores e todos os seus sofrimentos.

Quero acreditar que já está ficando evidente, e claro, a minha intenção com esse material, que é fazer com que você descubra que Deus é amor! E que Ele te ama, e mais ainda; quero levar você a experimentar desse amor, o amor de Deus na sua vida, assim como eu tenho experimentado na minha vida, vale a pena viver essa experiência com Deus.

Uma história que mostrará a você um exemplo de como experimentar algo:

imagine que eu esteja a chupar uma laranja, certamente que você não saberia dizer se a mesma está doce ou azeda, somente eu que estou a chupar a laranja que poderei dizer com toda precisão e certeza. Pois estou a

experimentá-la. Assim acontece com muitas pessoas que ao longo da vida até ouviram falar de Deus, e que Ele é amor, que Ele é bom, que Ele é pai mas somente quem experimenta do seu amor da sua bondade e da sua proteção pode sentir de fato, assim como só sabe se a laranja está doce ou azeda quem está a chupar dela, esse de fato que experimentou da fruta é quem pode dizer com toda certeza qual o seu verdadeiro sabor, assim acontece com quem de verdade experimenta do amor de Deus, nunca mais quer viver sem Ele.

É importante que esse ensinamento chegue a você. É para que possa viver uma experiência com o amor de Deus, levando a entender que você é especial para Ele, que todos nós somos amados por Ele, independentemente da sua cor, do seu credo religioso; fomos todos criados a imagem e semelhança de Deus.

Somos herdeiros de Deus

O amor de Deus é incondicional, por mim, por você, para com todos os seus filhos.

A Parábola do filho pródigo.

Disse também:

“Um homem tinha dois filhos, mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres.

Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente.

Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria.

Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.

Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhes dava.

Entrou então em si e refletiu: Quantos

Entrou então em si e refletiu: Quantos

Documentos relacionados