• Nenhum resultado encontrado

Enfim, todo o meu reconhecimento e aplausos, a todos que veem no outro a imagem e semelhança de Deus! E que ver na pessoa humana, filhos de Deus, por tanto, somos todos irmãos em Cristo Jesus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Enfim, todo o meu reconhecimento e aplausos, a todos que veem no outro a imagem e semelhança de Deus! E que ver na pessoa humana, filhos de Deus, por tanto, somos todos irmãos em Cristo Jesus"

Copied!
98
0
0

Texto

(1)

O Livro

AUTOR: JOSÉ GILENALDO DOS SANTOS

(2)

“Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as

primícias das suas criaturas”. Tiago 2,18

(3)

O

AMOR, A

HUMILDADE, A

SIMPLICIDADE.

(4)

“Tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 coríntios 2,9

(5)

DEDICATÓRIA

Dedico com muito amor e carinho a minha família e amigos.

A todas as instituições e entidades que assistem aos mais necessitados.

Aqueles que ainda doam um pouco do seu tempo a serviço do outro que mais precisa de alguém que lhe estenda a mão nos momentos mais difíceis da vida.

Lembrando da irmã Cino e da saudosa Silvana, exemplo de serviço e doação incondicional aos moradores de rua, e dependentes químicos.

Enfim, todo o meu reconhecimento e aplausos, a todos que veem no outro a imagem e semelhança de Deus! E que ver na pessoa humana, filhos de Deus, por tanto, somos todos irmãos em Cristo Jesus.

(6)

O TEMPO

Ontem, hoje, amanhã.

O Ontem: No ontem podemos contar uma história, podemos escrever um livro. Só que o ontem já adveio, não volta mais, passou! Devemos tirar do passado experiências e lembranças de coisas boas, até sentir saudades, pois só se sente saudades do que foi bom.

O Hoje: Ver o hoje, como uma página em branco, traçar a história que queremos para nossas vidas! O hoje trás oportunidades de recomeçar, de semear coisas boas, podemos ser o sócio majoritário da nossa vida, sair da plateia de meros expectadores para sermos o ator principal da nossa existência. O hoje está em nossas mãos para fazermos a diferença.

O Amanhã: a Deus pertence!

(7)

“A procrastinação é o ladrão do tempo, por isso não deixe para depois o que

você pode fazer agora.”

(8)

José Gilenaldo Santos, filho de José Elizeu dos Santos e Maria do Carmo Santos, ambos nascidos no estado de Sergipe, precisamente em um povoado de nome Tanque Novo, município de Riachão dos Dantas. Foi nesse mesmo povoado que às 02h da madrugada de uma quarta feira, do dia 16 de novembro de 1966 que Deus me enviou para vim ao mundo.

Casado com Rosa Maria de França Santos, no qual juntos tivemos três lindos filhos, três bênçãos que Deus nos presenteou. O primogênito de nome Junior Ytallo França Santos, e as duas princesas, Sandy Monalliza França Santos e Gleysla Emilly França Santos.

No ano de 1986 deixei minha terra natal para morar em terras baianas, na cidade de Feira de

(9)

Santana, onde hoje, divido meu coração entre esses dois maravilhosos estados, Bahia e Sergipe.

Sou apaixonado por Deus podendo ver sua grandeza e minha pequenez, vivendo a grande experiência de vivenciar e experimentar dia a dia do seu amor por mim, sou um homem completamente apaixonado pela vida e por Deus.

Inicio trazendo uma passagem bíblica que apresenta uma belíssima reflexão de como Deus criou todas as coisas, inclusive o homem a sua imagem e semelhança.

"No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse:

"Faça-se a luz!" E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois

(10)

a manhã: foi o primeiro dia. Deus disse:

"Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras". Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia. Deus disse:

"Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido." E assim se fez. Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. Deus disse: "Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente." E assim foi feito. A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua

(11)

semente. E Deus viu que isso era bom.

Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. Deus disse: "Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra". E assim se fez. Deus fez os dois grandes luzeiros:

o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia. Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a

(12)

sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

E Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra." Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia. Deus disse: "Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie." E assim se fez.

Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra.

E Deus viu que isso era bom.

Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus,

(13)

criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia." Gênesis, 1.1,31

Querer é poder, portanto quero com esse

livro expressar com muita verdade e muita

(14)

humildade um pouco da grandeza que é Deus e o seu imenso amor.

É meu desejo que você sinta a grandiosa experiência de viver desse amor. E como Deus tem demonstrado ao logo da história que o seu amor é pessoal por cada um dos seus filhos amados, como diz a sagrada escritura que todos nós fomos criados a sua imagem e semelhança.

Deus criou o céu e a terra e todas as coisas:

então o mesmo percebeu que tudo era bom, belo, perfeito aos seus olhos. Mas ainda faltava à menina dos seus olhos, algo que tivesse sua marca mais idêntica, faltava o homem no projeto perfeito, que Deus acabara de criar, então Deus criou o homem o selo indelével do seu criador.

Então ele disse:

(15)

“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.", Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher."

1.26,27 Gênesis .

"Eu Sou" é um dos nomes que Deus atribuiu a si. A primeira declaração aparece em Êxodo, quando Moisés pergunta a Deus o que diria quando fosse perguntado pelos israelitas qual era o seu nome. Deus diz a Moisés: " Eu Sou o que Sou".

No Evangelho de São João no Novo Testamento, Jesus utiliza o termo "Eu Sou" em sete

(16)

apontamentos que declaram a Sua missão de salvar o mundo:

"Eu Sou o Pão da vida." (João 6:35, 48, 51)

"Eu Sou a Luz do mundo." (João 8:12)

"Eu Sou a porta das ovelhas." (João 10:7,9)

"Eu Sou o Bom Pastor." (João 10:11, 14)

"Eu Sou a Ressurreição e a Vida." (João 11:25)

"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida."

(João 14:6)

"Eu Sou a videira verdadeira." (João 15:

1,5) (Fonte: internet)

(17)

O eu, enquanto ser fui criado à sua imagem e semelhança, o eu, ser que pensa que se alegra, que chora, que é dotado de sentimentos, que traz o sopro da vida.

Toda raça humana foi criada a imagem e semelhança de Deus.

Eu e você fomos criados a imagem e semelhança de Deus, agora quero chamar a sua atenção para o nome:

(18)

Convido você para dar uma olhada novamente na capa deste livro, você já compreendeu a mensagem que ela passa?

É preciso entender a beleza que é saber e descobrir que no centro do nome de Deus também

tem o nome eu! E que o eu

ser estou dentro Dele.

O humano está representado na capa desse livro, independente da sua nacionalidade, cor,

(19)

religião, posição que ocupa neste mundo, toda raça humana é representada, seja ela Brasileira, Americana ou Asiática. O eu ser! Pessoa humana está dentro de Deus, ligado a Ele, intimamente ligados ao seu criador.

(20)

O eu dentro do nome.

Eu estou dentro de Deus, Eu sair Dele, Eu pertenço a Ele.

Eu e você estamos intimamente ligados a Deus, ligados ao criador de todas as coisas, criador e criatura estão ligados.

(21)

Tudo que Ele criou, foi por ato de amor e bondade. Por amor Ele criou tudo, inclusive o homem. Mais que isso, além de criá-lo, lhe fez participante da sua bem-aventurança.

Caro leitor, Deus é o criador de tudo e todas as coisas, visíveis e invisíveis. Há um desejo de Deus, que eu e você que somos seus filhos amados possamos sentir a sua presença em todas as coisas, em tudo que Ele fez, nada escapa ao seu olhar.

Deus é o criador, e quis Ele que o ser humano pudesse sentir tocar e usufruir de tudo que Ele criou.

Uma historinha para nos ajudar a compreender o tamanho e a grandeza de Deus.

Um garoto perguntou ao pai: Qual o tamanho de Deus? Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e

(22)

perguntou ao filho: Que tamanho tem aquele avião? O menino disse: Pequeno, quase não dá para ver. Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: E agora, qual o tamanho desse? O menino respondeu: Nossa pai, esse é enorme! O pai então disse: Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!

Convido você a sentir que tudo que estar aí pertinho de você, tudo foi criado por Ele pensando em você.

Neste momento, na varanda da minha casa em que estou escrevendo essas páginas meus olhos contemplam a beleza que é a chuva. Chuva que lá fora cai, posso ver e sentir a presença de Deus também na chuva, posso dizer que é a certeza que

(23)

ela traz a continuidade da vida, pois faz brotar as sementes que foram semeadas na terra. Deus está presente em todas as coisas, sejam elas pequenas ou grandes, estejam essas visualizadas, sentidas ou até mesmo imaginadas pelos seres humanos.

O que diz a palavra de Deus:

"Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas. Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse." Salmos, 138.15,1

Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.

(24)

Deus nos conhece assim, e tem um grande amor por cada um de nós.

Agora a pergunta é por que Deus criou o homem, e para quê?

Na palavra de Deus podemos encontrar a resposta para essa pergunta!

A bíblia diz:

“Todos aqueles que trazem meu nome, e que criei para minha glória”. Isaias 43,7 e ainda mais “Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades:

tudo foi criado por ele e para ele”.

Colossenses 1,16

Que maravilha saber que eu e você estamos predestinados ao seu amor, a viver com Ele e para Ele.

(25)

O amor de Deus é a maior força que existe.

Ele é incomparável, ilimitado e pode quebrar qualquer barreira. Esse amor tem o poder de transformar qualquer situação, de mudar até o coração mais endurecido.

Foi o amor de Deus que originou o plano da salvação, e sem esse amor seu filho Jesus Cristo, nunca teria morrido na cruz para nos resgatar do poder do pecado e da morte.

Sejamos gratos todos os dias e louvemos a Deus pelo Seu sublime amor!

Amor de Deus na Bíblia:

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do

(26)

amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 8:38-39

Estamos todos nós predestinados a isso, porque Deus é amor, um amor perfeito que existe entre Ele e nós.

A palavra de Deus diz:

"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." I João 4.7,8

Porque o amor vem de Deus, quem não ama, não conhece a Deus.

O Amor de Deus.

O que diz o catecismo da igreja católica a esse respeito:

(27)

A.32.3.6 Amor de Deus causa da criação

§ 27 “ O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:

O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana.

Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador”.

§293 “Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus". Deus

(28)

criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt- Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram". E o Concílio Vaticano I explica: Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição por meio dos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade

plenamente livre, criou

simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal”.

(29)

§ 295 “Cremos que Deus criou o mundo segundo sua sabedoria. O mundo não é o produto de uma necessidade qualquer, de um destino cego ou do acaso. Cremos que o mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: "Pois tu criaste todas as coisas; por tua vontade é que elas existiam e foram criadas". (Ap 4,11). "Quão numerosas são as tuas obras, Senhor, e todas fizeste com sabedoria!" (Sl 104,24). "O Senhor é bom para todos, compassivo com todas as suas obras" (Sl 145,9).

A.32.3.4 Amor de Deus para com Israel

§ 219 “O amor de Deus por Israel é comparado ao amor de um pai por seu filho. Este amor é mais forte que o amor de uma mãe por seus filhos. Deus ama seu Povo mais do que um esposo ama sua bem-amada; este amor se sobrepor até às piores infidelidades; ir até a mais

(30)

preciosa doação: "Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único"

(Jo 3,16).

§ 220 “O amor de Deus é "eterno" (Is 54,8): "Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mas o meu amor não mudará" (Is 54,10). "Eu te amei com um amor eterno, por conservei por ti o amor" (Jr 31,3). Fonte.

Catecismo da Igreja.

Relato para vocês um pouco da minha experiência com Deus, eu sempre ouvi falar Dele, sou de família católica tradicional, desde a minha infância, vivendo sobre os costumes e tradição da Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, foi somente aos 23 anos de idade, através do movimento da igreja, RCC (Renovação Carismática Católica) onde então tive uma grande experiência pessoal com o amor de Deus.

(31)

Foi quando descobri de uma maneira extraordinária e pude então conhecer a grandeza de Deus e do seu amor. Estou falando de um Deus que me ama profundamente e incondicionalmente, amor que é generoso e infinito, de um Deus que tem um amor enorme e eterno por mim, que não impõe condição ou limite para amar, apenas me ama do jeito que sou. Um Deus que é apaixonado, que é pai, que sempre esteve ali comigo em todos os momentos da minha vida.

Em um determinado momento da minha vida, à frente de grandes dificuldades, que percebi de fato que era Deus que sempre caminhava ao meu lado, experiência parecida com a vivenciada na história "pegadas na areia" que descrevo pra você.

"Uma noite eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e

(32)

através do Céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; um era meu e o outro do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso entristeceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor.

" Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho mas, notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia na

(33)

areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.

Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:

" Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que EU, nos braços Te carreguei."

Passando por dificuldades financeiras onde até ameaça de morte recebi de um agiota, continuei sendo um homem de muita fé em Deus e nunca me faltou à certeza de que Ele seria providente.

Com Deus e o apoio dos meus pais e familiares consegui vencer aquela situação, mas só estava começando as provações, cada vez que mergulhava na sua obra, na experiência do amor de

(34)

Deus, mas era provado. Passei por uma situação de conflito interior, daquelas que como diz o apóstolo Paulo ao falar de um espinho na carne, era exatamente isso, um espinho que cravava a minha carne.

Diante da soma de tantas lutas e batalhas, que certo momento da minha vida me deparei com uma depressão. Entretanto, Deus sempre cuidou de mim e de tudo que estava passando, estava eu ali, buscando na oração, na eucaristia a força para viver e entender que nada poderia me separar do seu amor.

Mas o momento mais difícil foi quando eu pensava que minha vida não teria mais sentido algum, que Deus não precisava mais de mim, que tinha chegado o meu fim, sabia que não era certo pensar assim, mas a minha mente pensava e meu

(35)

corpo não acompanhava, sabia que alguma coisa não estava certa comigo. Tinha uma vontade enorme de me isolar, de fugir de tudo e todos, de ir para de baixo de uma cama, como de fato cheguei a ir, nas minhas vivências de eucaristia, um dia cheguei a falar para Deus que precisava que algo acontecesse que Ele fizesse alguma coisa por mim, pois não estava aguentando mais, que se nada fosse feito, estaria disposto a desistir de tudo, da missa, da missão, da vida, pois nessa época, passando por tudo isso tinha uma missão na igreja na qual sempre procurei ser fiel a Deus, e voltando ao meu questionamento com Deus, fui à missa na igreja Senhor dos Passos na minha cidade Feira de Santana, missa que até os dias de hoje é celebrada todas as quintas-feiras ao meio dia, chamamos, missa da misericórdia, buscava uma resposta de Deus, naquele dia estava disposto a abandonar

(36)

tudo mesmo, já no final da celebração, uma senhora bateu no meu ombro, lembro-me de suas palavras como se fosse hoje, ainda me recordo que ela era uma senhora baixinha aparentava ter uns 60 anos de idade, disse ela: meu filho você não me conhece, mas trago um recado de Deus para você, aconteça o que acontecer jamais perca a sua fé em Deus, e com a sua missão cumprida aquela senhora foi embora, mas aquelas palavras marcaram a minha alma. Mas mesmo marcando o meu interior com aquelas palavras vindas de Deus para mim, os meus problemas só aumentavam mais e mais, as minhas lutas eram cada vez maiores. Foi nessa época, que para piorar a minha situação, roubaram um carro que havia comprado, ainda devia parcelas, era uma luta, cada dia era provado mais e mais.

(37)

Entre tantas palavras que o Senhor mandava para mim, essa foi uma que me sustentava na fé.

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará;

orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice." Eclesiástico, 2.1,6

(38)

Para resumir esse momento da minha vida, certo dia precisei ir ao consultório da oftalmologista, no décimo andar de um edifício que fica localizado na minha cidade, e lá havia uma janela. Enquanto aguardava ser chamado para o atendimento da consulta, me dirigi até ela, essa provocou uma sensação boa na minha mente, ali tinha visto a solução para os meus problemas, que achava ter encontrado naquela janela a saída para dar um fim a tanta dor, eu pensava em pular do décimo andar daquele prédio.

Os dias seguintes foram de muitas lutas, pensava naquela janela como algo bom, como a solução de tudo. Mas por ser um cristão, um servo do Senhor, por ser um conhecedor da sagrada escritura, a Bíblia, sabia que aquela atitude de me jogar daquela janela não era certa. No auge desse conflito interior, passei quinze dias sem comer

(39)

nada de alimento, apenas tomava água, lembro que fui para baixo da cama, e foi exatamente em uma quinta-feira, depois de algum tempo de baixo da cama, lembrei que, justamente quinta-feira era dia de adoração, levantei fui para adoração na Capela Nossa Senhora do Carmo, lembro que naquele dia de adoração aos pés de Jesus, chorei bastante, na semana seguinte a mesma coisa se repetiu, fui na adoração, mas uma vez e outra vez fiquei aos prantos, na terceira semana fui novamente na adoração, ai já não chorei, sair com uma palavra que alimentou a minha vida, “O Senhor renova nossos forças a cada dia”, digo que o Senhor tem sido o meu psicólogo desde então, já se passaram alguns anos, realmente a minha fé foi e é fundamentada em meu Senhor Deus todo poderoso, e que a cada dia Ele renova as minhas forças.

(40)

Agora estou vivendo mais uma prova, recentemente fui diagnosticado com um câncer, mas tenho a certeza que nada pode me separar do grande amor de Deus por mim, nem mesmo uma situação difícil, seja ela financeira, uma depressão ou até mesmo um câncer.

A palavra de Deus que diz:

"Quem nos separará do amor de Cristo?

A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" Romanos, 8,35

Quando Deus está presente em nossas vidas, a nossa fé é maior do que os nossos medos, e a nossa determinação maior do que qualquer obstáculo.

A palavra de Deus que diz:

(41)

"Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou." Romanos, 8,37

Então sabendo que Deus me ama e que Ele não dar o mal a nenhum dos seus filhos, que nenhuma folha cai de uma árvore sem o seu consentimento. Tenho convicção de que Ele irá tirar desse câncer, que é algo mal, como o próprio nome diz “tumor maligno” um bem maior, pois Ele é Deus, e sendo Deus Ele é o perfeito amor.

Veja o que as escrituras falam sobre isso através do profeta Isaias:

“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel:

Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama

(42)

não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador.

Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica, tranquilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raça, e do ocidente eu te reunirei." Isaías, 43.1,5

Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo. Fica tranquilo, pois estou contigo. Se tiveres de atravessar a água estarei contigo, nada temas eu te resgato e te chamo pelo nome: És meu filho, és minha filha.

Vamos pensar nessa declaração do amor de Deus, e no lugar do nome filho ou filha, substituindo pelo seu nome. “És meu Gilenaldo”, eu sou de Deus.

(43)

Não importa a sua condição, seja ela boa ou ruim, não importa o que a vida fez com você, não importa o que as pessoas fizeram a você, seja em qualquer tempo se em um passado distante ou recente, se o estrago veio das suas paixões avassaladoras, do uso das drogas licitas ou ilícitas, se a sua dor vem das doenças físicas ou do interior da alma, se os pensamentos atormentam sua mente nesse exato momento, não importa onde você está, o importante é você saber onde deseja chegar.

É preciso que você compreenda que será a experiência com o amor de Deus que irá mudar a sua vida. Nesse exato momento Deus se coloca como seu pai, um pai amoroso, cuidadoso, zeloso que fará a diferença em seu viver, na sua história.

Como você está? Onde você está? Onde você precisa chegar? Só você pode responder a essas

(44)

perguntas. Elas requerem respostas com atitudes de mudança sei que a mudança nem sempre é fácil, mas hoje convido você a deixar ser atingido pela imensidão do amor de Deus!

Não temas, nem desanima quem se convence que é mantido pelo poder divino, podendo ter a certeza que Deus o auxiliará em todas as suas necessidades. Para quem ama Deus nada lhe falta.

Veja mais uma vez o que diz a palavra de Deus:

“Eis que estás gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas." Isaías, 49.16.

Meu amado, minha amada, talvez a sua dor venha da não aceitação, você não consegue se aceitar porque tem coisas em você que não gosta, chegando até expressar ódio, raiva, insegurança,

(45)

baixa autoestima, a exemplo de algumas pessoas que conheci que não aceitam o seu nome, seu corpo, sua cor, seu nariz, seus cabelos, seu tamanho, sua origem.

Deus tem você gravado na palma das mãos, Deus ama você exatamente assim como você é, Ele te ama profundamente.

Deus nunca se esqueceu de você; entenda assim: Deus não esquece de você em nenhum instante em toda sua existência, ainda quando você nem pensava em existir, antes mesmo que os seus pais pensassem em você, Deus já pensava. Ele sempre esteve ao seu lado no primeiro instante da sua concepção, Ele já estava ali bem juntinho a você.

A palavra de Deus diz:

(46)

"sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos." Salmos, 138, Deus ao logo da história tem utilizado de diversas formas para falar ao seu povo, através dos patriarcas, profetas e do seu filho Jesus Cristo. E Ele quer continuar falando, através dessas páginas. Ele quer chegar ao seu coração, é justamente para você que continua lendo esse livro, eu só estou sendo um canal para que Deus chegue até você meu querido, minha querida, buscando na palavra de Deus inspiração para que Ele chegue mais e mais perto de você, a palavra diz:

"Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me. Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta?

Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca."

Isaías, 49.14,15

(47)

Quando estamos passando por provações, dificuldades, sofrimentos; aí chegamos a pensar assim: Deus esqueceu de mim! Deus me abandonou! estou à mercê da sorte, em meio a uma multidão; alguns chegam a pensar que Deus não o vê ou até em pensar que Deus não existe, a duvidar do seu amor.

Deus nunca te abandonou Ele sempre esteve ao seu lado, cuidando de você.

Que declaração linda que Deus faz, vou repetir o que diz a palavra de Deus através do profeta Isaias:

“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca."

(48)

O carinho de Deus por você que um dia se sentiu assim, ou até mesmo ainda se sente rejeitado(a), abandonado(a), vamos deixar que na luz do Espirito Santo, Ele faça você experimentar do seu amor. Não importa quantas situações te deixaram marcas profundas, provocadas pelo abandono, pela rejeição, e que feridas foram abertas. E elas estão aí dentro de você, elas são reais e fazem parte da sua vida, elas são parte da sua história.

Olhe o que diz a palavra de Deus:

“A tribulação e a angústia vêm sobre ele como um rei que vai para o combate”. Jó 15,24

Feridas foram abertas e elas estão aí dentro de você, são reais e fazem parte de você.

(49)

É certo para que o abandono ou rejeição acontecesse; pessoas entraram, fizeram, e ainda continuam fazendo parte da sua vida; da sua história. Não sei quem, e em qual momento elas entraram; o tamanho do mal que causou a você. Se essa pessoa foi o seu pai, sua mãe, seu filho ou filha, sua esposa, esposo, seu vizinho, sogra, sogro, namorado, namorada, companheiro, um grande amigo ou amiga, aquele líder religioso, ou aquele profissional, que era para cuidar de você, mas ao contrário, só lhe causou muita dor, muito sofrimento, uma coisa eu posso lhe dizer com todas as letras, eu sei que Deus nunca te abandonou! Que Ele sempre esteve junto a você, cuidando, te amando em todos os momentos, não importa o tempo, se em um passado distante ou no presente.

É justamente por Deus te conhecer profundamente e por Ele está sempre ao seu lado;

(50)

bem juntinho de você, é Ele quem pode curar suas dores e todos os seus sofrimentos.

Quero acreditar que já está ficando evidente, e claro, a minha intenção com esse material, que é fazer com que você descubra que Deus é amor! E que Ele te ama, e mais ainda; quero levar você a experimentar desse amor, o amor de Deus na sua vida, assim como eu tenho experimentado na minha vida, vale a pena viver essa experiência com Deus.

Uma história que mostrará a você um exemplo de como experimentar algo:

imagine que eu esteja a chupar uma laranja, certamente que você não saberia dizer se a mesma está doce ou azeda, somente eu que estou a chupar a laranja que poderei dizer com toda precisão e certeza. Pois estou a

(51)

experimentá-la. Assim acontece com muitas pessoas que ao longo da vida até ouviram falar de Deus, e que Ele é amor, que Ele é bom, que Ele é pai mas somente quem experimenta do seu amor da sua bondade e da sua proteção pode sentir de fato, assim como só sabe se a laranja está doce ou azeda quem está a chupar dela, esse de fato que experimentou da fruta é quem pode dizer com toda certeza qual o seu verdadeiro sabor, assim acontece com quem de verdade experimenta do amor de Deus, nunca mais quer viver sem Ele.

É importante que esse ensinamento chegue a você. É para que possa viver uma experiência com o amor de Deus, levando a entender que você é especial para Ele, que todos nós somos amados por Ele, independentemente da sua cor, do seu credo religioso; fomos todos criados a imagem e semelhança de Deus.

(52)

Somos herdeiros de Deus

O amor de Deus é incondicional, por mim, por você, para com todos os seus filhos.

A Parábola do filho pródigo.

Disse também:

“Um homem tinha dois filhos, mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres.

Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente.

Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria.

(53)

Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.

Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhes dava.

Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome!

Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir- lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.

Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai.

Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou.

(54)

O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-la, e pode-lhe um anel no dedo e calçado nos pés.

Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa.

Este meu filho estava morto, e reviveu;

tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.

O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.

Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia.

Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo.

(55)

Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele.

Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos.

E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu.

Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu;

tinha se perdido, e foi achado”. Lucas, 15.11,32

Então podemos ter certeza absoluta, que Deus é amor! e que Ele tem cada um de nós como seu filho amado, verdadeiramente somos amados por Ele; aí vem no meu coração uma certeza; se

(56)

sou filho de Deus, Deus é meu Pai, então somos filhos, somos herdeiros Dele, e consequentemente de tudo que Ele criou.

Voltando a parábola que conta a história de um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo resolve pedir ao pai sua parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver.

Em uma terra distante ele vai gastando cada centavo do seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. No momento mais crítico ele sente atração até pela lavagem que era dada aos porcos, tamanha era a fome que sentia. Ele então, se lembra da casa do pai e resolve voltar arrependido.

É recebido com muita festa pelo pai e rejeitado pelo seu irmão mais velho.

(57)

O pai se alegra com o retorno do seu filho amado, que estava distante, ele fica feliz pelo retorno do filho que estava afastado do seu convívio.

Deus criou-nos como seus filhos, agora somos todos convidados a pensar nessa filiação.

Um ditado que eu aprendi alguns anos atrás que diz:

“Filho de peixe, peixinho é”.

Alguns de nós trazemos traços dos nossos pais biológicos, estamos ligados a eles pelos genes e temos muito a ver com eles, alguns têm semelhança física, eu particularmente trago sinais no meu corpo físico que são parecidos e tenho alguns sinais que chegam a ser idênticos com os meus pais.

(58)

Mas a pergunta é em que somos parecidos com nosso pai Deus? já que somos filhos e sua imagem e semelhança, em que nos parecemos com Deus? Que sinais físicos tem o homem que se pareça com Ele?

Certamente que a resposta dessa pergunta não posso lhes dar, primeiro porque ninguém jamais viu a Deus para dizer de fato como fisicamente Ele é.

A sagrada escritura diz:

"Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito."

I São João, 4.12

É certo que fisicamente eu não posso vê-lo, mas é pelo olhar da fé que sabemos que Deus é real, e que Ele existe; mais não podendo vê-lo, toca-

(59)

lo, mas posso ver, tocar na pessoa humana que é

imagem e semelhança de Deus.

A raça humana foi impedida de vê-lo fisicamente, até porque o ser humano não suportaria tamanha grandeza gloriosa que é Deus.

A Existência de Deus.

Uma história para ajudar a refletirmos sobre a existência de Deus.

Uma historinha: O AÇÚCAR

“Certo dia, a professora perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus, uma das crianças chamada Helena Maria, levantou o braço e disse: Deus é nosso pai, fez a terra, o mar e tudo que está nela e ele nos fez como seus filhos. A professora querendo buscar mais respostas, foi mais longe: como você sabe que Deus existe, se nunca o viu? A

(60)

sala ficou toda em silêncio... Helena Maria que é uma menina muito inteligente levantou a sua mão e disse: a minha mãe e meu pai me disseram que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se eles tiram, fica sem sabor.

Deus existe, e está sempre no nosso meio, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor algum.

A professora sorriu, e disse: muito bem Helena Maria, eu tenho ensinado muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela menina muito esperta”.

(61)

Então não esqueça de colocar “açúcar em sua vida” (Fonte: internet)

O Amor e a Inteligência presente em Deus e no homem.

É na luz da fé e do Espírito Santo de Deus que irei apresentar características ou sinais da presença de Deus no homem, são características ou sinais que encontramos em Deus e que também encontramos no homem feita imagem e semelhança de Deus.

São Elas: O AMOR e a INTELIGÊNCIA.

Significado da palavra AMOR e INTELIGÊNCIA.

“Amor: Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa”. Fonte dicionário Aurélio.

(62)

“Inteligência: Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção).” Dicionário Aurélio.

Primeira característica: O AMOR, até agora estou deixando bastante claro que Deus é amor; e que desde o início desse livro o meu propósito principal é fazer com que você possa descobrir que Deus é amor e essa verdade vai ficando mais evidente a cada página, é preciso que as pessoas não só descubram essa verdade, que “Deus é amor”, mas que elas possam experimentar desse amor.

Não é o bastante saber que Deus é amor. É preciso fazer uma grande experiência com o seu amor, é preciso experimentar e viver profundamente desse amor que é incondicional.

Diz a palavra de Deus:

(63)

"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e tudo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter- nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.

Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros." I São João, 4.8,11

Aí posso dizer com plena certeza que Deus é amor. E essa característica presente em mim e em você é muito evidente, ela é muito real, eu e você somos capazes de amar.

O homem que foi criado a imagem e semelhança do seu criador, traz nele bem evidente

(64)

essa capacidade, a capacidade de amar. Porém para alguns, mesmos dotados com a capacidade que é tão presente a todos os homens, que é a capacidade de amar; mesmo assim muitos insistem em odiar mais do que amar.

Segunda característica:

A Inteligência: Deus é um ser inteligente, e cada um de nós temos características Dele, o ser humano é inteligente. O homem é capaz de não somente ser inteligente, mas usar dessa mesma inteligência, às vezes para a construção, outras para a destruição; podendo utilizar tanto para o bem quanto para o mal.

Eu e você usamos da inteligência, seja ela a inteligência humana ou divina.

A palavra de Deus diz:

(65)

“Inteligente é o que possui o coração sábio; a doçura da linguagem aumenta o saber.” Provérbio 16,21

Olhando para o universo com bilhões de galáxias, e ainda com seus trilhões de estrelas existentes no cosmo observável, ainda observando as demais coisas existentes, todas elas criadas por um ser superior, o qual o chamamos de Deus todo poderoso, criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, levo você a pensar ainda mais na quantidade enorme de moléculas, bactérias, fungos ou dos átomos, ainda com todas as conexões neurais do cérebro humano, ou até mesmo penetrando no mistério da concepção de outro ser.

Ainda olhando as invenções da humanidade, como a invenção da roda, do avião, do aparelho celular, olhando ainda com mais atenção para tudo que existe ao nosso redor; como o ar que estamos respirando nesse exato momento ou até mesmo

(66)

um coco com sua água doce dentro dele, a cor que a melancia traz que tanto nos encanta, podemos então dizer, que há um criador de tudo isso. E que há um ser muito inteligente, para ter criado tudo que existe.

Isso serve para nos dar uma ênfase aonde quero chegar. Quando veio à inspiração de escrever esse pequeno livro, para que pudesse evidenciar um pouco da grandeza de Deus, do seu amor e de sua presença, em tudo que Ele criou.

Pense comigo. Eu e você somos diferentes de todos os demais animais que Deus criou.

Nós da raça humana podemos fazer perguntas como: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Por que estou aqui? Por que tudo isso?

Por que estou assim?

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O