• Nenhum resultado encontrado

3. ARTIGO 2

3.2.2. Amostragem e Lócus da Pesquisa

Para o desenvolvimento dos resultados obtidos da população alvo, foi realizado cálculo amostral. Para isto, utilizou-se técnica de amostragem probabilística, a qual possibilitou realizar as induções sobre a população a partir do conhecimento da amostra, assim pode-se, então, generalizar “[...] os resultados obtidos da amostra para toda a população” (DANCEY; REIDY, 2013). Neste estudo o procedimento de amostragem probabilística foi a Aleatória Simples. Assim, atribuiu-se a cada elemento da população um número distinto, e todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser selecionado (BOLFARINE; BUSSAB, 2005; RAMOS, 2015).

Inicialmente foi obtida a população de alunos matriculados, por turno, na Universidade Federal do Pará – UFPA e do Instituto Federal do Pará – IFPA, ambos localizado no campus de Belém do Pará como mostra a Tabela 01.

Tabela 01 – Quantidade de alunos matriculados na UFPA e IFPA, em 2017.

Instituição

Total

UFPA IFPA

Nº de

matrículas 850 90 940

Na Tabela 01 é possível observar o número total de alunos matriculados no curso de Pedagogia nas duas instituições selecionadas para a pesquisa. Logo após, foram calculados pesos de acordo com as populações de estudantes por instituição e turno. O tamanho de amostra por Instituição foi determinado, a partir de,

𝑛 = 𝑁 × 𝑛0 𝑁 + 𝑛0, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑛0 = 1 𝑒2 = 1 0,05² (𝑒 = 𝐸𝑟𝑟𝑜 𝐴𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑙 ) Por exemplo, foi obtida a amostra para a Universidade Federal do Pará,

𝑛 = 𝑁 × 𝑛0 𝑁 + 𝑛0 = 850 × ( 0,051 2 ) 850 × ( 1 0,052 ) = 273,

onde, o número de estudantes por (n) é de 273; 𝑛0 que é a estimativa inicial do tamanho da amostra, obtido a partir de 𝑛0 = 1

𝑒2, com e sendo o erro amostral máximo

estabelecido, neste caso foi estabelecido em 5%, pois segundo Bolfarine e Bussab (2005) pesquisas que envolvem as áreas de educação e psicologia o erro amostral sugerido atinge 5%. O tamanho amostral para o IFPA é de 85, correspondente ao total de participantes desta instituição.

Ao obter o tamanho amostral, os participantes do estudo foram selecionados aleatoriamente, considerando a disponibilidade de participar da pesquisa. A amostra final sofreu diferença da amostra inicial. Segundo o cálculo a pesquisa seria aplicada aos 360 acadêmicos das duas instituições, no entanto por se tratar de um estudo de validação decidiu- se ampliar a amostra. Desta forma a amostra final foi de 445 estudantes universitários. Finalmente o erro amostral foi reduzido de 5% para 3,44%.

3.2.2.2. Lócus da Pesquisa

O lócus da pesquisa foi a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). A UFPA é uma instituição federal de ensino superior público, que está situada no estado do Pará e trata-se de uma autarquia do governo federal ligada ao Ministério da Educação, foi criada pela Lei Nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. A universidade tem sido eleita uma universidade com prestígio internacional, conhecida por desenvolver produções científicas no cenário amazônico, atualmente, ela possui 14 institutos, 7 núcleos, 36 bibliotecas universitárias, 2

hospitais universitários e uma escola de aplicação, o antigo Núcleo Pedagógico Integrado do Centro de Educação da UFPA (NPI), agora denominado Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) (UFPA, 2018).

Considerada a maior universidade da Amazônia, a qual oferece cerca de 340 cursos de graduação distribuídos nos diversos campi, porém, o campus de maior concentração está localizado em Belém. Segundo dados da própria universidade, a mesma também possui cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, possuindo, cerca de 40.275 estudantes dos cursos de graduação e em torno de 9.500 estudantes de pós-graduação, sendo que 4.142 alunos matriculados no mestrado e 2.166 no doutorado, em 121 cursos de pós-graduação, divididos em 40 de doutorado; 58 mestrados acadêmicos; e 23 mestrados profissionais. Além de, 1.372 alunos matriculados no ensino fundamental e médio da EAUFPA e 5.651 estudantes matriculados em cursos de ensino técnico e cursos livres das Escolas de Música, Teatro e Dança e de Línguas Estrangeiras. Atualmente responsável pela Reitoria, elenca-se o Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, eleito para o quadriênio de julho de 2016 a 2020 (UFPA, 2018).

O campus da UFPA selecionado como lócus da pesquisa, foi o de Belém, localizado na Rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá. Quanto ao Instituto Federal do Pará (IFPA), que também foi lócus da pesquisa, localiza-se atualmente na Avenida Almirante Barroso, no bairro de São Brás. O primeiro localiza-se nas proximidades do rio Guamá e num bairro afastado do centro da cidade, e o segundo está mais próximo do centro, envolvido por duas grandes vias de entrada e saída da cidade.

O IFPA foi instituído no ano de 1909, como a Escola de Aprendizes Artífices do Pará, inicialmente abrangia o ensino primário, cursos de desenho, sapataria, marcenaria, funilaria, alfaiataria e outros. Entretanto, no ano de 1930, transformou-se em Liceu Industrial do Pará e em 1942, e Escola Industrial de Belém. Ao longo dos anos, o atual IFPA, sofreu transformações como em 1960, que passou a ser uma autarquia federal com autonomia financeira, administrativa e técnica, oferecendo educação profissional de nível médio e técnico, com os cursos de edificações e estradas, nomeada Escola Industrial Federal do Pará, sendo adicionados os cursos de agrimensura e eletromecânica e outros conforme as necessidades do Estado.

No ano de 1975, com as descobertas das jazidas de minerais de Carajás e Trombetas, surgiram os cursos de mineração e metalurgia, além da criação de cursos ligados a informatização industrial. No entanto, com as transições da Escola Técnica, foi instituída pelo Ministério da Educação, para a verticalização dos níveis básicos, técnicos e superior, e em 18 de janeiro de 1999, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica, atuando em níveis e

modalidades profissionais, envolvendo o básico, técnico e tecnológico equivalente a educação superior. Tornando-se mais recentemente, o Instituto Federal do Pará com 17 cursos de cunho técnico, 13 de graduações e 1 programa de pós-graduação lato sensu (IFPA, 2018).