• Nenhum resultado encontrado

PARTE III – Apresentação e discussão dos resultados 7 Análise e apresentação dos resultados

Grelha 5: Análise de avaliação comentários

Canal Número de comentários analisados Valor total da avaliação Valor médio da avaliação por comentário Afros e afins 27 8 0,2962962963 Alexandrismos 95 72 0,7578947368 Louie Ponto 68 270 3,970588235 Tese Onze 47 110 2,340425532 Thiessita 15 81 5,4 Fonte: A autora

A seguir, são apresentadas as percepções da análise de avaliação em cada um dos canais. Para comparar o resultado da avaliação em uma escala de sete escalões, como orientado por Bardin (1977), foi realizada a divisão do resultado total da avaliação por 3N, sendo N o número de comentários e 3 a amplitude da escala. Os resultados são apresentados em escalas individuais.

89

7.2.1. Afros e Afins

Entre as 54 avaliações feitas nos 27 comentários analisados do canal Afros e afins, 27 tiveram avaliação forte, ou seja, -3 ou 3. A maior parte dos comentários é positiva, somando o valor 8 na análise de avaliação. Apesar disso, foi o canal que teve a média mais baixa: 0,29

Os comentários com alguma avaliação negativa são, em geral, de duas categorias: críticas ao conteúdo ou comentários pessoais de opressões sofridas e identificação com os casos apresentados pela youtuber, tanto de racismo quanto de machismo. Já os positivos, agradecem pelo conteúdo compartilhado. Pessoas dizem também que estão se desconstruindo graças ao conteúdo produzido por Nátaly Neri. Existem ainda pedidos para que ela aborde determinados temas. 'Nátaly, por favor fale sobre o estereótipo da negra forte e como ele prejudica os relacionamentos e a saúde mental da mulher negra', diz um dos comentários.

Na escala de sete escalões, os comentários analisados do canal Afros e Afins foram avaliados em 0,09.

Figura 11: Escala de análise de avaliação dos comentários do canal Afros e Afins.

Fonte: A autora

7.2.2. Alexandrismos

O canal Alexandrismo teve o maior volume de comentários analisados, 95 no total. Entre as 190 avaliações feitas, 80 tiveram classificações fortes, ou seja, -3 ou 3. Apesar de ter tido uma avaliação final positiva, 0,75, foi o canal no qual foram identificados mais comentários negativos. A maior parte deles aconteceu no vídeo DISCURSO FEMINISTA DE KÉFERA NA

FÁTIMA BERNARDES, LUBA, LUGAR DE FALA E+, no qual a youtuber fala sobre a presença de

outra criadora de conteúdo em um programa matinal da TV Globo – conforme contexto já explicado na análise categorial. Os comentários tinham conteúdos contrários tanto a fatos

90

relacionados ao programa de TV citado no vídeo, quanto a falas e opiniões da criadora de conteúdo. 'Ah não, Alexandra, eu esperava tudo de vc, menos isso. Tchau!', dizia um dos comentários.

Já os outros vídeos têm comentários mais positivos, em relação ao conteúdo do canal e à Alexandra Gurgel em si. Muitos agradecem por ter compartilhado tal conteúdo e dizem ter aprendido com o vídeo: 'Muito triste que a gente ainda precise dizer o óbvio, né, Xanda??? Mas precisa... E de pouquinho em pouquinho a gente vai ao menos tentando melhorar esse mundo. Parabéns e obrigada pelo trabalho lindo que você faz! ❤️😘'

Na escala de sete escalões, os comentários analisados do canal Alexandrismos tiveram o valor 0,25.

Figura 12: Escala de análise de avaliação dos comentários do canal Alexandrismos

Fonte: A autora

7.2.3. Louie Ponto

No total absoluto, o canal Louie Ponto obteve a maior avaliação, 270, com média de 3,97 por comentário. Entre as 136 avaliações feitas em 68 comentário, 82 tiveram intensidade forte, ou seja, -3 ou 3.

Os comentários, em geral, são de elogios para o conteúdo e para a própria criadora de conteúdo. 'Levantando e aplaudindo, apenas. Como sempre' e 'Que desconstrução ótima pra começar o dia', diziam dois comentários. Já os comentários com teor negativo eram associados aos temas tratados, como opressões sofridas por mulheres, e não ao conteúdo ou críticas à youtuber: 'Essa cultura do "lacrar" virou uma espécie de quem oprime mais, a galera mais SJW são os verdadeiros suja imagem de todo o movimento'.

91

Na escala de sete escalões, os comentários analisados do canal Louie Ponto tiveram a pontuação 1,12.

Figura 13: Escala de análise de avaliação dos comentários do canal Louie Ponto

Fonte: A autora

7.2.4. Tese Onze

Das 96 avaliações feitas nos 48 comentários selecionados no canal Tese Onze, 43 tiveram intensidade forte, sendo avaliados com -3 ou 3. Em valor absoluto, os comentários tiveram avaliação 110 e uma média 2,34, ou seja, tiveram um resultado positivo. E esse foi o teor da maior parte dos comentários analisados.

Os comentários negativos, em sua maioria, tinham relação com a identificação aos temas abordados pela criadora de conteúdo no vídeo, como estupro e machismo. Ou seja, mesmo com elementos negativos, eles não tinham teor de crítica, mas, sim, concordavam com a opinião da youtuber. 'Maravilha! Mas lembro que os homens não conseguem ouvir uma fala por tanto tempo kkk', diz um deles.

Já os comentários positivos, em geral, agradecem pelo compartilhamento das informações e pelo aprendizado. Como destacado na análise categorial, esse foi o único canal com um vídeo voltado especificamente para o público masculino. E este vídeo em questão, Nem todo

homem é machista? | 043, teve como resposta comentários de homens (que deixaram isso

claro nos comentários em questão) agradecendo à Sabrina por ter ajudado a abrir a mente e pelo processo de desconstrução: 'De um homem que se admite ainda não totalmente desconstruído: muito obrigado, Sabrina, por esse vídeo. Perfeita na análise e mais ainda, na exposição! Eu amo você!', disse um deles.

92

Figura 14: Escala de análise de avaliação dos comentários do canal Tese Onze

Fonte: A autora.

7.2.5. Thiessita

Este foi o canal com o menor volume de comentários nos vídeos e, consequentemente, o que teve menos comentários selecionados para análise. Entre as 30 avaliações realizadas nos 15 comentários do canal Thiessita, 21 foram avaliadas com intensidade forte -3 ou 3.

O valor absoluto da análise de avaliação foi 84 e a média por comentários foi a maior de todas, 5,4 valores. Em geral, os comentários têm, em sua maioria, valores positivos. Foram identificados comentários nos quais o conteúdo abordado por Thiessa era complementado pelo comentarista, seja com opinião própria ou com outras informações.

Os comentários identificados como elementos negativos não se referem a críticas ao conteúdo ou à youtuber mas, sim, a opressões sofridas por mulheres e machismo em geral: 'Os homens deveriam aprender q não é só pq a mulher está junta com ele q ele têm algum poder sobre ela', diz um dos comentários. Já os comentários positivos contêm elogios à criadora, suas convidadas e ao conteúdo: 'Amo essas duas maravilhosas'.

Na escala de sete escalões, os comentários analisados do canal Thiessita tiveram valor 1,8.

Figura 15: Escala de análise de avaliação dos comentários do canal Thiessita

93