• Nenhum resultado encontrado

3 AÇÕES EDUCATIVAS E REPORTES DE RAIO LASER E BALÕES: UM

3.1 AÇÕES EDUCATIVAS

3.1.4 Análise comparativa entre os reportes e ações educativas

De acordo com o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Aviação Civil Brasileira do CENIPA, os primeiros registros de emissão de raio laser apontados para cabines de aeronaves datam de 1993, nos Estados Unidos. Durante os dois anos seguintes, nas proximidades do Aeroporto de Las Vegas, ocorreram mais de 150 iluminações de feixe de laser contra aeronaves civis de transporte aéreo, aviões militares e operadores locais de helicópteros de segurança pública.

A maior incidência de laser ocorre na fase de aproximação para o pouso, podendo ocasionar distração, ofuscamento e cegueira momentânea nos pilotos. É também nessa fase que acontece um incremento da carga de trabalho dos pilotos com o objetivo de conduzir a aeronave até o pouso com segurança.

No Brasil, o CENIPA identificou uma imprecisão no controle estatístico, em função dessas ocorrências estarem sendo notificadas de formas variadas. Dessa forma, o CENIPA julgou oportuno adotar uma ficha de notificação de raio laser. Esta ficha passou a ser utilizada em fevereiro de 2012, através do preenchimento online pela internet na página eletrônica do CENIPA.

Por intermédio da ficha eletrônica de notificação de raio laser e risco baloeiro foi possível gerar um banco de dados com capacidade de pesquisa online. Consequentemente, pode-se direcionar o trabalho de prevenção para as localidades mais afetadas, utilizando-se os meios de comunicação para conscientizar as populações locais a respeito dos riscos dessa atividade.

Há também o Programa de Prevenção de colisões com balões de ar quente não tripulados. De acordo com o CENIPA, o órgão tem envidado esforços no sentido de incentivar e sensibilizar as autoridades policiais para a repressão à atividade baloeira, envolvendo balões de ar quente não-tripulados. Paralelamente, várias ações de cunho educativo têm sido realizadas, junto ao Ministério da Educação e Secretarias de Educação, visando à conscientização da população sobre os riscos que estes artefatos oferecem para a segurança do voo no país.

Observa-se que a unificação do processamento de ocorrências com balões e raio laser na página eletrônica do CENIPA, em formulário online que substituiu a antiga Ficha CENIPA 29, foi um fator positivo para o monitoramento e acompanhamento das ocorrências. Realizou-se a consolidação dos reportes disponíveis nas ferramentas do CENIPA de risco baloeiro e raio laser no período de 2017 a 2019, conforme se pode observar abaixo:

Gráfico 1 – Risco baloeiro versus raio laser – anos 2017 a 2019

Fonte: Elaborado pelo autor com base nos dados disponíveis no CENIPA (2020). 783 966 1001 684 514 412 0 200 400 600 800 1000 1200 2017 2018 2019

RISCO BALOEIRO versus RAIO LASER

Anos 2017 a 2019

RISCO BALOEIRO RAIO LASER Linear (RISCO BALOEIRO) Linear (RAIO LASER)

A partir dos dados consolidados, observa-se que há um movimento contrário entre os dois riscos estudados nesta pesquisa: enquanto o número de reporte de risco baloeiro tem aumentado de forma significativa, o reporte de uso indevido de raio laser diminuiu no período em análise.

Este resultado impulsiona o questionamento: considerando que a confecção de balões de ar quente não tripulados é uma ação que necessita de maior aporte financeiro por parte de seus idealizadores enquanto as canetas que emitem raio laser são de baixo custo e fácil acesso, qual é o motivo por que as notificações por raio laser estejam diminuindo e os reportes de balões estejam aumentando?

Para entender esta questão, analisou-se as ações educativas que visam à prevenção como uma das possibilidades explicativas, compreendendo, entretanto que há outras variáveis importantes como as econômicas e legais.

As ações educativas que constam nos sites do CENIPA e FAB se dividem em: cunho publicitário para o risco baloeiro e cunho formativo para o raio laser. Considera-se que tais indicativos podem ter influenciado nos resultados, pois o processo formativo é mais profícuo quanto mais pessoal. Além disso, são riscos diferentes com abordagens de prevenção também específicas.

A população em geral tem melhor acesso às canetas de raio laser, mesmo assim, os índices de reporte estão diminuindo. Não se pode descartar o papel da formação e investimento na educação de crianças e jovens. Também pode-se destacar que, aliada à conscientização, pode existir maior temor da culpabilização e responsabilização legal.

Já o risco baloeiro tem aumentado, mesmo com inúmeras campanhas publicitárias as quais, apesar do esforço de aculturação, não deixam de ser impessoais. Provavelmente, ações educativas que envolvam contato com grupos e organizações que simpatizam ou são praticantes da confecção e soltura de balões podem também ter maior alcance e resultados na diminuição dos índices. O fator econômico que sustenta a soltura de balões também pode explicar o aumento, pois entre os praticantes pode existir menor temor da responsabilização legal.

Também é necessário identificar junto aos pilotos e agentes que relatam as ocorrências quais são as suas percepções sobre a periculosidade dos riscos baloeiros e de raio laser, pois é possível que haja uma valoração de um risco em detrimento do outro e isto influencie o quantitativo de reportes.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as incidências das notificações disponíveis no CENIPA das atividades ilegais de uso indevido de raio laser e do risco baloeiro que interferiram na segurança de voo no Brasil nos anos de 2017 a 2019, correlacionando–as com a existência de ações educativas institucionais preventivas desenvolvidas sobretudo pela FAB e pelo CENIPA.

A metodologia utilizada foi de natureza exploratória a qual se caracteriza pelo estudo de assuntos ainda pouco explorados ou que necessitam de uma abordagem sob novas perspectivas. A noção de documento utilizada nesse estudo foi a de que qualquer suporte que possua informação registrada, formando uma unidade de conteúdo que pode ser consultada e analisada. Portanto, pesquisou-se sites e arquivos disponíveis sobre as ações educativas para a conscientização da população sobre os riscos à segurança aeronáutica do uso indevido de raio laser (apontar para aeronaves) e do ato de soltar balões, considerados documentos, bem como o registro de notificações no site do CENIPA dessas ocorrências. A coleta de dados tanto do registro de notificações quanto da realização de campanhas educativas foi realizada no mesmo período, ou seja, nos anos de 2017 a 2019, a fim de correlacionar possíveis impactos ou influências das ações educativas no decréscimo ou aumento do registro de notificações.

Para a análise de dados, a pesquisa teve como base o desenho transversal exploratório-descritivo que consiste em conhecer uma variável ou um conjunto de variáveis a partir de uma exploração em um momento específico. O desenho transversal exploratório- descritivo agrega tanto a característica de explorar variáveis em um momento específico, quanto descrever a incidência dessas variáveis. Por estes motivos, considerou-se essa proposta de análise como adequada e satisfatória aos procedimentos dessa pesquisa.

Para o objetivo específico levantar a legislação brasileira atual sobre o risco

baloeiro e o raio laser, constatou-se como resultados que ambos são crimes previstos nos

artigos 261 e seguintes do Código Penal Brasileiro.

A prática de soltar balões é crime, pois conforme o artigo 42 da Lei nº 9.605/98, as condutas de “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano” são consideradas como tal. No entanto, a pena privativa de liberdade é ínfima, de um a três anos de detenção, ou multa, podendo ambas ser aplicadas

cumulativamente. Já com relação ao raio laser, um projeto de lei de autoria do senador Lobão Filho (nº 327/2012), que pretendia tipificar como crime o apontamento de luzes raio laser contra aeronaves foi arquivado em 2018.

Com relação ao objetivo específico analisar as ações educativas e os índices de

notificações a fim de identificar se houve diminuição no quantitativo de ocorrências no mesmo período constatou-se que houve um movimento contrário entre os dois riscos

abordados nesta pesquisa: enquanto o número de reporte de risco baloeiro tem aumentado de forma significativa, o reporte de uso indevido de raio laser diminuiu no período em análise.

A população em geral tem melhor acesso às canetas de raio laser. Mesmo assim, os índices de reporte estão diminuindo. Não se pode descartar o papel da formação e investimento na educação de crianças e jovens. Também pode-se destacar que, aliada à conscientização, pode existir maior temor da responsabilização legal. Já o risco baloeiro tem aumentado, mesmo com inúmeras campanhas publicitárias. O fator econômico que sustenta a soltura de balões também pode explicar o aumento, pois entre os praticantes pode existir menor temor da responsabilização legal, considerando a ínfima penalização.

A pesquisa investigou a seguinte problemática: é possível identificar relação de impacto entre a existência de ações educativas preventivas e os índices de notificações das ocorrências de emissões de raio laser e da atividade baloeira registradas no CENIPA no período de 2017 a 2019?

Para investigar essa problemática, uma das dificuldades enfrentadas foi o fato de que não há gerenciamento central midiático das ações educativas disponíveis nos sites institucionais da FAB e do CENIPA, o que obriga o pesquisador a coletar dados por amostragem e por marcadores de busca. Outra dificuldade encontrada é que as ações educativas não possuem o mesmo alcance em diferentes regiões brasileiras nos locais onde houve reporte de ocorrências de balões e raio laser, o que dificulta a análise comparativa e a correlação das ações educativas com os índices de ocorrências notificadas.

Como proposição de melhoria, sugere-se uma organização central das ações educativas com sua localização geográfica e temporal. Acredita-se que tal mapeamento contribuirá não apenas para futuras pesquisas, mas para avaliação e cruzamento de indicadores sobre investimento em ações de prevenção e do índice de notificações de ocorrências que impactam na segurança das operações aéreas em todo o território brasileiro.

REFERÊNCIAS

AEROMAGAZINE. Balões colocam em risco segurança de aviões e helicópteros. 21 de fev. 2017. Disponível em: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/baloes-colocam-em- risco- seguranca-de-avioes-e-helicopteros_3242.html. Acesso em: 07 de set. de 2017. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANDREUCCI, Ricardo Antônio. Impunidade nas alturas. Empório do direito. 28 de abr. 2016. Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/impunidade-nas-alturas-por- ricardo-antonio-andreucci. Acesso em: 07 de set. de 2017.

AZEVEDO, Marcelo Marques. In: CENIPA lança nova edição da Revista Turma da Mônica. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/ultimas-noticias/996- cenipa-lanca-nova-edicao-de-revista-com-a-turma-da-monica. Acesso em: 31 de out. de 2020.

BASÍLIO, Gustavo Borges et al, O laser e os riscos de sua utilização indevida para a segurança de voo. Artigo Científico, ago. 2011. Disponível em:

http://abrapac.com.br/wdownloads/ArtigocientificoLASER.pdf. Acesso em: 24 de fev. de 2016.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato sensu. São Paulo: Atlas, 2011.

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010, p. 180/193. Disponível em: https://pergamun.anac.gov.br/arquivos/RBAC135emd00.pdf. Acesso em: 02 de dez. de 2020.

______.______. SGSO.05 de dez. de 2018. Disponível em:

https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca- operacional/sgso. Acesso em: 17 de out. de 2020.

______. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Apontar raio laser para cabines de aeronaves é crime e pode causar acidentes. Brasília, 2015. Disponível em:

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/22377/SEGURAN%C3%87A-DE-VOO---Apontar- raio-laser-para-cabines-de-aeronaves-%C3%A9-crime-e-pode-causar-acidentes. Acesso em: 20 de mar. de 2016.

______.______.______. Aeronaves e balões não combinam no espaço aéreo. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/links-uteis/959- aeronaves-e-baloes-nao-combinam-no-espaco-aereo. Acesso em: 25 de mar. de 2016. ______.______.______. Raio laser. Brasília, [s.d]. Disponível em:

https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/raio-laser. Acesso em: 17 de out. de 2020.

______.______.______. Risco baloeiro. Brasília, [s.d]. Disponível em:

https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/risco-baloeiro. Acesso em 17 de out. de 2020.

______.______.______. Ficha de notificação de raio laser. Disponível em:

http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/index. Acesso em: 21 de out. de 2020. ______.______.______. Ficha de notificação de raio laser. Disponível em:

http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/pesquisa. Acesso em 21 de out. de 2020. ______.______.______. Ficha de notificação de ocorrência com balão. Disponível em: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/baloeiro/index. Acesso em 21 de out. de 2020. ______.______.______. Ficha de notificação de ocorrência com balão. Disponível em: http://sistema.cenipa.aer.mil.br/cenipa/baloeiro/pesquisa. Acesso em 21 de out. de 2020. ______.______.______. Tensão no ar: balões na área terminal de São Paulo. Brasília, 2016. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/ultimas-noticias/155- tensao-no-ar-baloes-na-area-terminal-de-sao-paulo. Acesso em: 21 de out. de 2020. ______.______.______. Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Aviação Civil Brasileira. ICA 3-2/2012. Disponível em:

https://www2.fab.mil.br/cenipa/images/documentos/ICA3-2.pdf. Acesso em: 31 de out. de 2020.

______.______. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Segurança operacional. Disponível em: https://www.decea.gov.br/?i=atividades&p=seguranca-operacional. Acesso em: 07 de out. de 2020.

______. Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Relatório de análise crítica sobre ação de ponteiros laser. Londrina, PR, 2010.

______. Força Aérea Brasileira. Notaer: balões colocam em risco a aviação. Saiba como denunciar e reportar um avistamento de balão. 31 de mai. de 2017. Disponível em: https://issuu.com/portalfab/docs/notaer_junho_2017/8. Acesso em: 21 de out. de 2020. ______.______. FAB reforça campanha sobre risco baloeiro. 06 de jun. de 2018. Disponível em:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/32233/RISCO%20BALOEIRO%20-

%20FAB%20refor%C3%A7a%20campanha%20sobre%20Risco%20Baloeiro. Acesso em 21 de out. de 2020.

______.______. Ação social marca lançamento da 2ª revista em parceria com a Turma da Mônica. 29 de set. de 2015. Disponível em:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/23039/. Acesso em: 31 de out. de 2020. ______. Código Penal Brasileiro. Rio de Janeiro, 1940. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm. Acesso em: 22 de mar. de 2016.

providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm. Acesso em: 23 de mar. de 2016.

DEFESANET. CENIPA registra sete denúncias de uso de caneta de Raio Laser contra aeronaves em Rondônia. Brasília, 20 de mar. de 2017. Disponível em:

https://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/25055/CENIPA-registra-sete-denuncias-de- uso-de-caneta-Raio-Laser-contra-aeronaves--em-Rondonia. Acesso em: 02 de dez. de 2020.

DICIONÁRIO PRIBERAM. Disponível em: http://www.priberam.pt/DLPO. Acesso em: 21 de mar. de 2016.

FAJER, Márcia. Sistemas de investigação dos acidentes aeronáuticos da aviação geral: uma análise comparativa. Faculdade de saúde pública. Programa de pós-graduação em saúde pública e saúde do trabalhador. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2009. Dissertação (mestrado). Disponível em: https://docplayer.com.br/7435591-Universidade- de-sao-paulo-faculdade-de-saude-publica-sistemas-de-investigacao-dos-acidentes- aeronauticos-da-aviacao-geral-uma-analise-comparativa.html. Acesso em: 02 de dez. de 2020.

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. DOT//FAA/AM-04/9: The effect of laser illumination on operational and visual performance of pilots during final approach. Washington, USA, 2004. Disponível em:

https://www.faa.gov/data_research/research/med_humanfacs/oamtechreports/2000s/2004/0 409/. Acesso em: 02 de dez. de 2020.

FLIGHT SAFETY FOUNDATION. FSF ALAR. Approach-and-landing accident reduction-briefing notes. Flight Safety Digest, USA, v. 19, n. 08-11, aug/nov. 2000. Disponível em: http://flightsafety.org/fsd/fsd_aug-nov00.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2010.

FONTANARI, Juliano. Dédalo e Ícaro: não seremos todos adotados? Contemporânea, Porto Alegre, n. 01, jan./fev./mar 2007. Disponível em:

http://www.revistacontemporanea.org.br/revistacontemporaneaanterior/site/wp- content/artigos/artigo54.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2016.

GONÇALVES, Alexandre. Caneta que emite laser pode causar cegueira. O Estado de S. Paulo, 2011. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caneta-que-emite- laser-pode-causar-cegueira-imp-,770690 Acesso em: 25 mar. de 2016.

HONORATO, Marcelo. Soltura de balões sem fogo: a inconstitucionalidade de leis

municipais que autorizam essa prática e a tipicidade criminal da conduta. R.TRF1. Brasília v. 26 n. 9/10 set./out. 2014. Disponível em:

http://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/87326/soltura_baloes_fogo_honorato.pdf. Acesso em: 25 de mar. de 2016.

HUMENIGH, Túlio. Recreação. Dicionário informal. Goiás, 2009. Disponível em:

http://www.dicionarioinformal.com.br/recrea%C3%A7%C3%A3o/. Acesso em: 20 de mar. de 2016.

IUBEL, Simone Cristina. Lazer, entretenimento e recreação. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2014. Disponível em: Biblioteca Universitária Virtual, Unisul.

http://unisul.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544301210/pages/1. Acesso em: 21 de mar. de 2016.

PILOTO POLICIAL. Os riscos do raio laser. 20 de jan. de 2013. Disponível em:

https://www.pilotopolicial.com.br/os-riscos-do-raio-laser/. Acesso em: 31 de out. de 2020. PINTO, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes. O papel do fator humano nos

acidentes aéreos ocorridos no nordeste brasileiro no período de 2006 a 2016. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial. Escola Politécnica. Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2018. Dissertação (mestrado). Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27082/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FIN AL%20-

%20ANDERSON%20ROG%C3%89RIO%20DE%20A.%20PONTES%20PINTO.pdf . Acesso em: 02 de dez. de 2020.

RANGEL, Lúcia Helena Vitalli. Festas juninas, festas de São João: origens, tradições e história. São Paulo: Publishing Solutions, 2008. Disponível em:

http://www.bfp.uff.br/sites/default/files/servicos/documentos/festas_juninas_festas_de_sao _joao_origens_tradicoes_e_historia.pdf. Acesso em: 25 de mar. de 2016.

REZENDE, Sarah. Raio laser, uma brincadeira sem graça. Disponível em: https://sarahdrezende.jusbrasil.com.br. Acesso em: 07 de set. de 2017.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ano I, N. I, Jul.2009. Disponível em:

http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_documental_pistas_teoricas_e_m etodologicas.pdf. Acesso em: 25 de mar. de 2016.

SAMPIERI, Roberto Hernández; CALLADO, Carlos Alberto Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

VIANNA, Luiz Bruno. Max Planck – Biografia do físico alemão. Infoescola, 2016.

Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/max-planck/. Acesso em: 25 de mar. de 2016.

SIGAUD, Raquel,. Força Aérea Brasileira. Informações do CENIPA revelam detalhes do risco de balões pelo Brasil: ferramenta online do CENIPA mostra a realidade do problema no País. 15 de mai. de 2017. Disponível em:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/29801/RISCO%20BALOEIRO%20-

%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20do%20CENIPA%20revelam%20detalhes%20do%2 0risco%20de%20bal%C3%B5es%20pelo%20Brasil. Acesso em: 21 de out. de 2020.

ANEXO A – FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE RAIO LASER

Translation to English | Traduzir para Português

Preencha os campos obrigatórios!

Nome do Relator: Função do Relator: --SELECIONE-- Telefone: E-mail: Operador: Modelo de Aeronave: Data da ocorrência: Hora Local: Estado: --SELECIONE-- Cidade:

--SELECIONE--

Adicionar novo aerodromo

Caso necessário preencha com mais informações sobre a localização

Fase da Operação(conforme MCA 3-6): Aproximação final Espera Procedimento IFR Arremetida no Ar Manobra STAR Arremetida no Solo Pairado Subida Decolagem Pouso Descida Outro Informações do Voo: Posição da Aeronave::

Documentos relacionados