• Nenhum resultado encontrado

Análise da contribuição científica

O Modelo e-swim (Enterprise Semantic Web Implementation Model) proposto neste trabalho baseia-se no inter-relacionamento da Tecnologia e da Organização e incluí 4 dimensões (Adoção, Proveniência, Acessibilidade e Atividades) que permitem a quantificação da evolução da implementação da tecnologia de Web Semântica (cf. Figura 4.1).

A dimensão Adoção está associada ao conhecimento e à disponibilidade da Organização (a empresa em termos de liderança e restantes colaboradores) e do Exterior (o ambiente externo com que a empresa se relaciona), em explorar as oportunidades apresentadas pela Tecnologia. A dimensão Proveniência endereça a identificação de fontes de dados internas e externas e o fluxo da sua utilização. A dimensão Acessibilidade avalia o grau de adequação dos dados aos standards da tecnologia. Finalmente, a dimensão Atividades pretende identificar as atividades dos utilizadores que são suportadas pela tecnologia.

O Modelo e-swim proposto foi validado com recurso a 2 ciclos de Investigação- Ação com intervenção em 19 empresas. A avaliação da implementação da tecnologia nas empresas foi efetuada com recurso à ferramenta de avaliação apresentada na Figura 5.5 e no Anexo 3, que quantifica cada uma das dimensões e permite o cálculo da variável e- swim, que adota o mesmo acrónimo do Modelo de Implementação. A ferramenta revelou-se adequada para o efeito, permitindo produzir avaliações representativas, bem como previsões fiáveis. A Avaliação Inicial para a variável e-swim, obtida com a ferramenta, foi em termos médios para as empresas intervencionadas de 6 pontos percentuais. A Avaliação Final foi em termos médios de 46 pontos percentuais, sendo reveladora de uma evolução considerável da generalidade das empresas durante a realização da intervenção. A Avaliação Intermédia, realizada como a melhor previsão para a Avaliação Final, foi em termos médios de 48 pontos percentuais, valor muito próximo da Avaliação Final verificada posteriormente, o que traduz a capacidade de previsão ou de planeamento fornecida pelo modelo.

O trabalho propõe um conjunto de 12 Recomendações de ação, relacionadas com as dimensões do Modelo de Implementação (cf. Figura 5.17) e que permitem facilitar e agilizar o processo de implementação da tecnologia. Foram implementadas uma média de 3.6 Recomendações por empresa, com metade das Recomendações a serem adotadas por um terço das empresas. A adequabilidade das Recomendações está relacionada com o grau de adoção da tecnologia, devendo estas ser adotadas pela ordem apresentada na Figura 5.17. Essa ordem de adoção deverá ser considerada como orientação para

aplicação futura nas empresas, podendo ser adaptada em função da avaliação efetuada e das observações recolhidas.

Foi desenvolvido um cenário hipotético de utilização da tecnologia, denominado e-CAE e apresentado na Secção 5.6.1, considerado verosímil por todas as empresas intervencionadas. A consequência de implementação desse cenário seria a necessidade de adoção de todas as Recomendações pela generalidade das empresas Portuguesas, o que se traduziria automaticamente na obtenção de uma avaliação e-swim de 58 pontos, valor superior ao obtido em termos médios na avaliação final das 19 empresas.

O Modelo de Implementação e a ferramenta de Avaliação foram validados no terreno com recurso aos dois ciclos de Investigação-Ação interligados, que permitiram identificar ações bem como a sua reaplicação nas empresas. As empresas participantes no Projeto Raio X, designação adotada para ilustrar a capacidade de observar a Web para além das evidências superficiais, acompanharam a evolução do projeto através de um Web Site criado para o efeito e de sessões de acompanhamento presencial e à distância. O desconhecimento generalizado da tecnologia foi ultrapassado com a adesão ao projeto e, como primeira reação, as empresas colocaram o seu Web Site, a aplicação que imediatamente associaram como principal componente da sua presença na Web, como uma prioridade de intervenção. Para além disso, a necessidade de identificar um Webmaster, um responsável por essa presença Web, foi imediatamente reconhecida como uma necessidade.

Foi possível concluir que as tipologias de aplicações que mais podem contribuir para uma adoção rápida e generalizada da Web Semântica nas Empresas são os Web Sites e os Web Services. Outras tipologias de aplicações Web, como as Intranets, poderão ainda ser consideradas relevantes, mas não oferecem benefícios imediatos evidentes, principalmente em fases precoces da adoção da tecnologia, isto é, em casos de classificações e-swim mais baixas.

Foi identificada a utilização da tecnologia de Web Semântica em aplicações do tipo CMS (Content Management System ou Sistemas de Gestão de Conteúdos), Pesquisa (Search) e EAI (Enterprise Application Integration ou Integração de Aplicações). Outros tipos de aplicações poderão ser relevantes no futuro, nomeadamente aquelas aplicações

mais próximas do negócio nuclear das empresas, como os ERP; no entanto, na atualidade, ainda se verifica uma separação natural entre estas aplicações de Sistemas de Informação Empresariais e as Aplicações Web, que poderá num futuro próximo vir a ser atenuada.

Foi também possível concluir que estas aplicações são mais propícias à implementação da tecnologia quando exibem propósitos colaborativos, nomeadamente quando focadas nas atividades de Partilha de informação da empresa e de Exploração de temas relevantes. Outras atividades relevantes identificadas foram as atividades de Navegação ou pesquisa livre, Localização de recursos e Monitorização de informação.

Com base nestes resultados, considerou-se que o espaço para adoção precoce das tecnologias da Web Semântica inclui tarefas diversas, mesmo aquelas que não são suficientemente claras para serem associadas a uma atividade específica, que podem ser designadas por tarefas diversificadas. Com a adoção progressiva da tecnologia, outras atividades tornam-se mais relevantes, nomeadamente as tarefas mais repetitivas que não são nem tão simples de forma a poderem ser satisfeitas por tecnologias mais simples que a Web Semântica, nem tão complexas que não possam ser tipificadas ou sistematizadas de forma rentável (cf. Figura 5.22).

Retoma-se então a questão central de investigação colocada nesta tese e apresenta-se a resposta sintetizada à mesma.

Que aplicações podem contribuir para uma adoção rápida e generalizada da Web Semântica nas Empresas?

A adoção rápida e generalizada da tecnologia Web Semântica nas empresas pode ser conseguida com aplicações de tipologia Web Site ou Web Service, principalmente aplicações baseadas em gestão de conteúdos, pesquisa ou integração, utilizadas em tarefas diversificadas, principalmente em atividades de exploração de temas relevantes e partilha de informação.

Responde-se assim à questão central de investigação proposta nesta tese, fornecendo uma pista relevante para a futura adoção da tecnologia nas organizações.

Com base na partilha efetuada do trabalho realizado com a comunidade científica, o envolvimento das empresas participantes e a disponibilização dos resultados obtidos,

considera-se que o Modelo de Implementação e-swim, a ferramenta de avaliação desenvolvida e as Recomendações elaboradas permitem avaliar o grau de adoção da tecnologia e determinar ações para a sua mais rápida e eficaz implementação.