• Nenhum resultado encontrado

Esta secção descreve as empresas participantes e as evidências recolhidas inicialmente em termos de implementação da tecnologia, com vista ao fornecimento de algumas pistas para o desenvolvimento detalhado da intervenção.

5.3.1 Caracterização das Empresas

Como resultado do convite à participação das empresas nas condições descritas, o Projeto Raio X desenrolou-se com a participação de 19 empresas. A lista das empresas participantes é apresentada para referência no Anexo 4. Todos os resultados apresentados neste trabalho têm por base essa amostra.

Estão maioritariamente representadas no Projeto as empresas do setor dos serviços, que totalizam 11 das 19 empresas intervencionadas (cf. Figura 5.2).

Analisando a distribuição das empresas relativamente à Classificação de Atividades Económicas em vigor em Portugal, verifica-se que a maior participação é a da Classe M, atividades nas áreas da Gestão, Engenharia e Tecnologia, com 4 empresas em 19 (cf. Figura 5.3). Verifica-se ainda que a dispersão das empresas participantes por 9 classes distintas, de um total de 21, traduz uma representatividade multissetorial

Figura 5.2. Distribuição das empresas por setor de atividade

0 2 4 6 8 10 12

Comércio Indústria Outros Serviços

apreciável e desejável para os objetivos do projeto.

Em relação à representatividade da amostra relativamente à dimensão das empresas, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Europeia, das 19 empresas participantes, 17 são classificadas como Pequenas Empresas e 2 como Médias Empresas (cf. Figura 5.4). Não participou no estudo qualquer empresa classificada como tendo Grande dimensão.

Figura 5.3. Distribuição das empresas por Secção da Classificação de Atividades Económicas

Figura 5.4. Distribuição das empresas por Dimensão

0 0.5 1 1.5 2 2.5 3 3.5 4 4.5 C F G J M N P Q S

Empresas por Secção

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18

Pequena Média Grande

A Tabela 5.3 apresenta uma comparação entre a distribuição das empresas na União Europeia e em Portugal com a distribuição das empresas participantes no estudo, por dimensão.

Assim, as empresas participantes representam o universo de empresas de forma aproximada à realidade, com uma representação na ordem dos 90% para as Pequenas Empresas. No entanto, existe uma representação um pouco superior das Médias Empresas e uma representação inferior das Grandes Empresas. Porém, ambos os grupos só poderiam ser representados de forma mais aproximada se a amostra fosse muito superior.

Em relação à localização geográfica, das 19 empresas participantes, 16 tinham sede no Distrito do Porto e 3 no Distrito de Braga. A proximidade das empresas participantes constituía uma restrição significativa para o desenvolvimento do projeto dada a necessidade de intervir localmente.

Por último, no que diz respeito à forma de contacto utilizada para inclusão no Projeto, das 19 empresas participantes, a inclusão de 3 empresas adveio das sessões de divulgação realizadas, e a das restantes 16 empresas teve origem em convites pessoais.

Tal como já referido, a localização, a dimensão e o setor de negócio das empresas poderiam constituir variáveis interessantes para o estudo realizado, mas não sendo consideradas determinantes, desempenharão neste trabalho apenas parâmetros de caracterização da amostra.

Tabela 5.3. Distribuição das empresas em função da sua dimensão, comparativa entre participantes no projeto e o universo de Empresas Portuguesas e da União Europeia (fonte: (Ecorys & European Commission, 2012; Eurostat,

A estimativa de tempo total necessário para a intervenção nas empresas era, nesta fase, de 40 horas por empresa, pelo que o tempo total de intervenção nas empresas se situa em 760 horas, cerca de 5 meses de trabalho a tempo inteiro.

5.3.2 Evidências recolhidas

Nesta secção são sistematizadas as evidências empíricas recolhidas no contacto inicial com as empresas e que servem de referência aos passos seguintes.

O contacto inicial com as empresas envolveu na totalidade dos casos a liderança das empresas, principalmente por necessidade de formalizar a sua participação. Na maioria dos casos, este contacto inicial envolveu também colaboradores das empresas com responsabilidade ou maior conhecimento na área das Tecnologias de Informação. As primeiras impressões foram recolhidas de forma não estruturada, com o objetivo de perceber a relação entre a organização, incluindo as suas prioridades, e as Tecnologias de Informação, quanto às oportunidades que apresentam. Apresenta-se de seguida o resumo dessas primeiras impressões.

A tecnologia Web Semântica é desconhecida para praticamente todos os participantes

Apenas duas empresas participantes no projeto conheciam a existência da tecnologia Web Semântica e dessas, em apenas uma, a tecnologia era conhecida pelos colaboradores, para além da liderança da empresa.

A principal Aplicação Web é o Web Site da Empresa

Quando questionadas sobre quais as Aplicações Web que a Empresa dispõe, a maioria indicou unicamente o Web Site da Empresa. Quatro empresas participantes não possuíam Web Site no início do projeto e admitiram de imediato que essa falha deveria ser colmatada no curto prazo.

A maioria das empresas referiu ainda que o Web Site não satisfaz as suas expectativas por estar desatualizado, seja nos conteúdos, seja no design gráfico ou estrutura.

Quando foi, entretanto, explorada a existência de outras aplicações nas Empresas, aproximadamente metade das empresas possuía Aplicações Web para além do Web Site, quase sempre uma Intranet.

A gestão da presença Web da Empresa é distribuída

Nenhuma das empresas participantes demonstrou ter uma abordagem sistemática da Presença Web nas diversas vertentes. Apenas quatro empresas indicaram um “Webmaster”, um responsável pela propriedade, desenvolvimento e manutenção da Presença Web da empresa e apenas em uma delas esse responsável era um colaborador interno da empresa. As restantes empresas apenas indicaram a empresa ou profissional que desenvolve e/ou mantém o Web Site, sem outras responsabilidades adicionais.

5.3.3 Primeiras ações implementadas

Tentou-se com este projeto não colocar barreiras à ação das empresas e permitir que estas pudessem avançar com ações imediatas que considerassem pertinentes, ainda que eventualmente não contribuíssem diretamente para a análise a realizar. As ações seguintes foram registadas em algumas empresas e refletem uma vocação para o curto prazo que lhes é característica.

Identificação do Webmaster

Uma grande parte das empresas demonstrou uma preocupação imediata com as implicações da falta de atribuição de responsabilidades a um indivíduo que desempenhe o papel de Webmaster e iniciou rapidamente os contactos necessários à sua identificação.

Desenvolver um Web Site

Com a motivação resultante da participação no Projeto, pelo menos 8 empresas desencadearam de imediato o processo de criação ou alteração do Web Site para incorporar as primeiras alterações resultantes da aprendizagem realizada.

Incorporar metadados no Web Site

Pelo menos 5 empresas procuraram de imediato efetuar a atualização do seu Web Site para incorporar metadados. No entanto, em alguns casos, essa ação não teve qualquer consequência prática imediata, quer porque o software utilizado não possuía uma funcionalidade adequada a essa incorporação, quer porque os profissionais que habitualmente atualizam o Web Site desconheciam a tecnologia a utilizar e adiaram a sua introdução.