• Nenhum resultado encontrado

O processo de análise de dados, de acordo com Bogdan e Biklen (1994), é algo intenso, pois os dados da realidade são apresentados e vão se tornando complexos. O investigador qualitativo procura ler as entrelinhas, avaliar os significados e validar o olhar acerca da temática investigada.

Segundo Minayo (2004), numa busca qualitativa, preocupamo-nos menos com a generalização e mais com o aprofundamento e abrangência da compreensão seja de um grupo social, de uma organização, de uma instituição, de uma política ou de uma representação.

A análise dos dados de pesquisa foi realizada em três momentos:

O primeiro momento foi descrever a coleta de dados de cada etapa de cada nível de ensino, nesta fase colocamos as falas dos participantes e observações, mais significativas registradas pela pesquisadora.

No segundo momento verificamos os dados da primeira e segunda etapa, ou seja, os momentos de roda de conversa (sensibilização) e as entrevistas realizadas individualmente com os sujeitos e elencamos os principais assuntos para a construção do material a ser abordado na orientação junto da família.

No terceiro momento, codificamos os principais temas abordados no decorrer de todas as etapas e para a análise foram considerados as atitudes, reações e comportamentos dos participantes, como também as percepções da pesquisadora. Desta forma, foram identificadas categorias conforme os temas encontrados ao analisar os dados

Durante a análise dos dados observamos que alguns assuntos surgiram em todos os níveis de ensino. E destes assuntos, elaboramos categorias para discussão dos achados. Também detectamos que outros temas foram específicos de cada nível de ensino, para estes organizamos novas categorias.

Segue abaixo a divisão elaborada para a apresentação dos resultados e discussão. Primeiramente, serão apresentadas as similaridades que encontramos entre os níveis de ensino.

O primeiro tema explorado foi a percepção dos professores, das mães e dos alunos (as) a respeito da sexualidade e educação sexual. Neste, elaboramos categorias, a partir das respostas que os sujeitos apresentaram sobre o que se entende por sexualidade e educação

sexual, com a finalidade de compreendermos os significados de sexualidade e educação sexual, na visão dos professores, alunos (as) e familiar.

Na sequência, categorias sobre o diálogo serão abordadas. Os sujeitos envolvidos foram os professores, as mães e os alunos e alunas. O objetivo foi apresentar de que maneira ocorre o diálogo entre os sujeitos.

Em seguida, apresentamos o tema sobre o corpo humano, no qual a categorização está relacionada ao conhecimento sobre o corpo. Esta teve a finalidade em trazer a importância da abordagem sobre o corpo humano em todas as faixas etárias. Os dados obtidos neste tópico foram registrados durante a sensibilização, as entrevistas entre mães, alunos (as) e também na orientação familiar.

O próximo assunto explorado foi sobre a relação sexual, um tema que surgiu entre os alunos (as) na sensibilização, nas entrevistas com as mães e filhos (as) e no decorrer da orientação familiar. Nas categorias desta temática mostramos no estudo que podemos falar sobre relação sexual nos diferentes níveis de ensino, nas diferentes faixas etárias.

Finalizamos as similaridades, apresentando sobre a orientação familiar, categorizando sobre a importância de um (a) profissional com conhecimento sobre sexualidade para mediar a aproximação do tema na família.

Em relação às particularidades de cada nível de ensino, exibiremos sobre a curiosidade infantil na educação infantil, na qual os sujeitos envolvidos foram mães, filho (a) e professora.

No ensino fundamental I foi dada ênfase na fase da puberdade que ocorre nesta faixa de idade, na qual os participantes foram mães e filho (as), tanto nas entrevistas quanto na durante a orientação.

O tema sobre as vulnerabilidades na adolescência, saúde sexual e reprodutiva, e os direitos sexuais e reprodutivos foram as particularidades observadas na fase da adolescência, porém as vulnerabilidades prevaleceram no ensino fundamental II e a saúde sexual e reprodutiva no ensino médio.

A análise dos dados pode ser ilustrada no quadro abaixo:

Quadro 7 Distribuição do temas centrais segundo a dimensão das categorias e níveis de ensino. Dimensão das categorias Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Similaridades Sexualidade e Sexualidade e Sexualidade e Sexualidade

Educação Sexual Diálogo Corpo Relação Sexual Orientação familiar Educação Sexual Diálogo Corpo Relação Sexual Orientação familiar Educação Sexual Diálogo Corpo Relação Sexual Orientação familiar e Educação Sexual Diálogo Corpo Relação Sexual Orientação familiar Particularidades Curiosidade infantil Puberdade Vulnerabilidades na adolescência Saúde sexual e reprodutiva Direitos sexuais e reprodutivos

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados foram analisados segundo categorias identificadas, possibilitando a seleção de temas centrais, análise e discussão dos achados, ao processar-se a leitura detalhada de todas as observações e respostas emitidas pelos sujeitos pesquisados no decorrer de todas as etapas desta pesquisa.

Assim, como dito anteriormente, detectamos semelhanças e particularidades de cada nível de ensino. Exibiremos os temas centrais com suas devidas categorizações encontradas em cada nível de ensino. Primeiramente relataremos sobre as similaridades e, posteriormente, serão expostos as particularidades.

Dentro das similaridades podemos destacar:

Tema central 1: a percepção dos docentes, mães e discentes em relação a sexualidade.

 Categorização: Significado de sexualidade ligado ao corpo.

 Categorização: Significado de sexualidade relacionado como algo inerente ao ser humano.

 Categorização: Significado de sexualidade relacionado à dificuldade em conceitua-la.  Categorização: Significado de sexualidade relacionado ao sexo.

Tema central 2: a percepção dos docentes e mães em relação a educação sexual.  Categorização: Significado de educação sexual relacionado ao local.

 Categorização: significado de educação sexual relacionada às orientações sobre o desenvolvimento do corpo humano, sexo e sexualidade.

 Categorização: significado de educação sexual relacionado ao esclarecimento de dúvidas.

Tema central 3: o diálogo sobre sexualidade.

 Categorização sobre o diálogo no ambiente familiar e escolar. Tema central 4: o corpo humano.

 Categorização sobre o corpo relacionado ao conhecimento. Tema central 5: a relação sexual.

 Categorização sobre relação sexual relacionada à gravidez

 Categorização sobre relação sexual relacionada ao início da relação sexual e as práticas sexuais

 Categorização sobre relação sexual relacionada à saúde, prevenção de DST. Tema central 6: orientação familiar.

 Categorização sobre a mediação de uma profissional com conhecimentos sobre sexualidade na orientação entre mães e filhos

Nas particularidades destacamos:

Tema central da educação Infantil: a curiosidade infantil.  Categorização sobre a curiosidade infantil.

Tema central do Ensino Fundamental I: a puberdade.  Categorização sobre a puberdade.

Tema central do Ensino Fundamental II: vulnerabilidade na adolescência.  Categorização sobre a vulnerabilidade na adolescência.

Tema central do Ensino Médio: saúde sexual e reprodutiva e direitos sexuais e reprodutivos.

 Categorização sobre a saúde sexual e reprodutiva, e os direitos sexuais e reprodutivos. Com estes resultados, não só nos permitiu conhecer o contexto, a realidade que os participantes estão inseridos, mas também contribui para a elaboração de possíveis ações educativas a serem desenvolvidas tanto na esfera escolar, como junto da família.

É importante mencionar que, em todas as etapas desta pesquisa não deixou de ser uma ação educativa, pois a cada momento a pesquisadora valorizou a sua imersão no contexto em interação com os participantes.

4.1 As similaridades entre os diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino

Documentos relacionados