• Nenhum resultado encontrado

O método de interpretação dos resultados escolhido para este estudo foi a análise de conteúdo temática categorial, que se centra na análise e interpretação do conteúdo extraído das entrevistas semiestruturadas. A utilização desse método de análise de conteúdo proporciona ao entrevistador compreender os pontos de vista expostos pelos entrevistados, além de exigir uma sensibilidade na percepção dos posicionamentos e comportamentos descritos ao longo das falas, bem como possibilita analisar o conteúdo com vistas a uma sistematização dos dados descritos de forma objetiva (MARCONI; LAKATOS, 2003). Além disso, possibilita, de forma sucinta, a compreensão das percepções dos indivíduos por meio dos conteúdos das entrevistas. Assim Natt e Carrieri (2014, p. 75) explicam a natureza dessa sistemática de pesquisa:

O objetivo para a utilização dessa técnica é possibilitar procedimentos que permitam sistematizar e clarificar procedimentos descritivos a partir de conteúdos e mensagens faladas ou escritas, produzindo indicadores – quantitativos ou não – que permitam ao pesquisador, inferir conhecimentos relacionados às suas condições de produção.

A análise de conteúdo temática foi realizada a partir dos preceitos de Bardin (1977), que propõe a realização do processo de análise de conteúdo a partir de três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamentos dos resultados e interpretação.

De acordo com Bardin (1977), na etapa de pré-análise, ocorre o primeiro contato com os dados coletados, correspondendo à fase restrita, na qual foi realizada uma organização do conteúdo e uma leitura flutuante em torno dos materiais, o que contribui para a formulação de hipóteses, objetivos, e dimensões de análise. Em seguida, na segunda etapa de exploração do material, foram aplicados os procedimentos metodológicos acerca das decisões tomadas, categorização, divisões temáticas classificação, dentre outros critérios delimitados na etapa anterior. E por fim, na terceira etapa, foram realizados o tratamento dos resultados e interpretação, por meio de reflexões em torno do conteúdo, realizando inferências, unidades de significação, categorias temáticas e análises estatísticas. Para este estudo, trabalharemos com uma perspectiva de abordagem qualitativa e utilizaremos categorias temáticas como unidades de auxílio no processo de análise.

Para tanto, neste estudo as categorias temáticas emergiram a partir dos dados após a realização de uma leitura flutuante das respostas dos entrevistados, divididas por temas relativos a divisão do roteiro de entrevista. A primeira parte do roteiro foi dedicada a quesitos objetivos de ordem socioeconômica que contemplaram questões relativas a gênero, idade, estado civil, e renda. No segunda da parte do roteiro foram contemplados quesitos subjetivos e objetivos que

retrataram aspectos relacionados a motivação para a escolha do curso, ao ingresso no ensino superior, ao papel da educação na sua vida e a sua concepção de mérito. Utilizando como bojo central na categorias os preceitos teóricos das concepções de mérito defendidas por Barbosa(2003) e suas reflexões sobre a ideologia meritocrática e compreender o papel dos elementos e concepções de mérito estavam presentes ou não na configuração do processo de criação da representação social. Na terceira parte do roteiro foi destinada aos quesitos sobre as ações afirmativas e sua representação em torno do sistema de cotas sociais e raciais, com o intuito de compreender se o cerne do entendimento dos indivíduos sobre mérito influenciará a construção do processo de representação social dos discentes cotistas e não cotistas do semestre 2013.1 e 2015.1.

Segue um pequeno resumo exemplificativo das etapas de análise de Bardin, a fim de auxiliar no entendimento dos processos adotados neste estudo.

Tabela 6: Resumo exemplificativo das etapas de análise

Etapas do Processo de Análise Bardin(1977)

1ª Etapa: Pré-Análise

2ª Etapa:

Exploração do material

3ª Etapa:

Tratamento dos resultados e Interpretação

Leitura flutuante Administração das técnicas no corpus

Síntese e seleção dos resultados

Dimensões e direções de análise

Inferências e interpretação

Nessa conjuntura para facilitar a compreensão em torno do percurso metodológico para a realização deste estudo segue o design da pesquisa.

Tabela 7: Design da pesquisa

Questão de Pesquisa:

Como se configuram as representações sociais sobre o mérito dos estudantes cotistas/não cotistas graduandos ingressantes do semestre 2013.1 e 2015.1 do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semiárido do Rio Grande do Norte?

Contexto da pesquisa:

Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Objetivo geral:

Analisar as representações sociais sobre o mérito dos estudantes cotistas e não cotistas graduandos ingressantes dos semestres 2013.1 e 2015.1 do Curso de Administração da UFERSA, localizada na cidade de Mossoró, RN.

Sujeitos da pesquisa:

Alunos ingressantes em 2013.1 e 2015.1 graduandos do Curso de Administração

Coleta de Dados

- Elaboração do roteiro de entrevista;

- Entrevistas semiestruturadas com os discentes ingressantes em 2013.1 e 2015.1;

- Levantamento de documentos oficiais (Relatório dos Conselhos Universitários da Ufersa; PPI da instituição e PPC do curso.

Processos de Análise de Resultados 1ª Etapa:

Pré-Análise

2ª Etapa: Exploração do material

3ª Etapa:

Tratamento dos resultados e interpretação ►Leitura dos documentos oficiais; ►Transcrição das entrevistas com discentes; ►Realização de leitura flutuante; ►Criação de categorias temáticas.

►Ordenação dos trechos por categorias temáticas.

►Síntese e seleção dos resultados; ►Inferências e interpretação.

4 ANÁLISE DE RESULTADOS E DISCUSSÕES

O processo de análise de resultados foi estruturado a partir da explanação de cada objetivo proposto para responder ao questionamento de pesquisa, dividindo em dois tópicos. Primeiramente realizaremos a análise dos dados secundários, em especial, o PPC do curso, com o intuito de compreender que tipo de profissional o curso se propõe a encaminhar para o mercado de trabalho, e se existem pretensões direcionadas à formação de um profissional crítico e reflexivo sobre o seu papel na sociedade como cidadão. Buscamos também identificar a incidência de disciplinas ligadas a debates sobre a sociedade, valores humanos e ética que possam influenciar na construção das representações dos estudantes sobre mérito e educação.

Em seguida, no segundo tópico, adentraremos na análise do conteúdo das entrevistas, na qual a primeira parte explicitará a caracterização dos pesquisados para identificar as características semelhantes de cada grupo (cotista e não cotista); na segunda parte de análise temática, serão analisadas representações em torno do mérito e da educação tidas por estes grupos; e na terceira parte, serão analisadas as representações de cada grupo em relação às ações afirmativas e ao sistema de cotas sociais e raciais.

Portanto estruturamos nossas análises em três partes temáticas, nas quais organizamos nosso roteiro de entrevista semiestruturada. Na tabela a seguir, apresentamos as divisões temáticas e os questionamentos referentes a cada objetivo que propusemos para compreender a problemática deste estudo.

Tabela 8: Objetivos; divisões temáticas e questionamentos Objetivos

Divisões Temáticas e Questionamentos

Analisar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Administração por meio da incidência de disciplinas ligadas a debates sobre a sociedade que tenham influência na construção das representações sobre mérito e educação dos estudantes cotistas e não cotistas, ingressantes em 2013.1 e 2015.1

Os critérios dispostos para atingir este objetivo partem da resolução de três questionamentos: compreender que tipo de profissional o curso se propõe a encaminhar para o mercado de trabalho, verificar se existem pretensões direcionadas à formação de um profissional crítico e reflexivo sobre o seu papel na sociedade como cidadão; e observar como ocorre a incidência de disciplinas que realizam debate sobre a sociedade que tenham influência na representações dos sujeitos sobre mérito e educação.

Descrever as representações sociais existentes entre os estudantes cotistas e não cotistas, ingressantes em 2013.1 e 2015.1 sobre a educação.

Os quesitos 7 a 14 pertencentes à segunda parte. intintulada “Representações sociais sobre mérito e educação”.

Verificar a representação social sobre o mérito existente entre os estudantes cotistas e não cotistas, ingressantes em 2013.1 e 2015.1.

Os quesitos 7 a 14 pertencentes à segunda parte, intitulada “Representações sociais sobre mérito e educação”.

Comparar as distinções e semelhanças entre as representações dos estudantes cotistas e não cotistas acerca do sistema de cotas sociais e raciais.

Os quesitos 15 a 19 pertencentes à terceira parte, intitulada “Representações e Ação Afirmativa”, contemplam este objetivo

Fonte: Elaborada pela autora (2015).