• Nenhum resultado encontrado

Para a análise dos dados coletados se utilizou a técnica de análise de conteúdo das entrevistas. (BAUER, 2002; BARDIN, 2004, FLICK, 2007, 2009).

De acordo com Moraes (1999), a análise de conteúdo consiste na descrição das ideias, interpretando-as por etapas, que valoriza o objetivo e a quantificação, e na visão de Bauer in Bauer, Gaskell (2002), consiste de procedimentos textuais direcionados a pesquisa com foco no social, é um método de análise textual, descritivo que permeia o objetivo, desenvolvidos a partir das ciências sociais empíricas.

Na visão de Bardin (2004) a análise de conteúdo consiste no conjunto de técnicas e procedimentos sistêmicos com base nos objetivos da pesquisa, através da descrição do conteúdo. Por meio de indicadores qualitativos e quantitativos correlacionados às condições de recepção da produção e das mensagens.

A abordagem conceitual no método qualitativo de acordo com Oliveira (2011) consiste em um aprofundamento da realidade a ser pesquisada, ao passo que possibilita diagnosticar profundamente e com clareza o objeto de pesquisa. No qual é fundamental conhecer o conceito histórico, por meio da análise documental, das observações, seguindo por apontamentos extraídos das entrevistas com foco no objeto de pesquisa, conforme Figura 18 a seguir apresentada.

Figura 18 - Quadro conceitual para abordagem qualitativa Fonte: Oliveira (2011 p. 28)

A construção da estrutura de análise fundamentada no conhecimento e sua relação com o problema de pesquisa pode ser examinado a luz da pesquisa qualitativa, por meio do Quadro 5 a seguir apresentado:

Quadro 5 - Segmentação do elo agrícola da cadeia produtiva da mamona

Fonte: Creswell (2010, p. 53)

Na visão de Creswell (2010) o protocolo observacional referente ao registro das informações na abordagem qualitativa no qual será tratado na pesquisa, consiste nos procedimentos de registros de dados, por meio de observações, entrevistas e documentos, além de, se necessário, utilizar materiais audiovisuais, conforme Quadro 6 a seguir apresentado. Entretanto, a abordagem para a coleta de dados eleita para essa pesquisa, fundamentou-se nas entrevistas.

Uso da Literatura Critérios Exemplos de tipos de

estratégias adequadas A literatura é usada para

estruturar o problema na introdução do estudo.

Deve haver alguma literatura disponível.

Tipicamente, a literatura é usada em todos os estudos qualitativos, independente do tipo.

A literatura é apresentada em uma seção separada, como revisão da literatura.

Esta abordagem é com frequência aceitável para um público mais familiarizado com a abordagem pós-positivista tradicional das revisões da literatura.

Esta abordagem é usada com aqueles estudos que empregam uma teoria sólida e uma literatura de base no início de um estudo, como etnografias e estudos de teoria crítica.

A literatura é apresentada no fim do estudo: torna-se uma base para comparar e para contrastar os resultados do estudo qualitativo.

Esta abordagem é mais adequada para o processo indutivo da pesquisa qualitativa: a literatura não guia nem direciona o estudo, mas se torna útil, uma vez identificados os padrões ou as categorias.

Esta abordagem é usada em todos os tipos de projetos qualitativos, mas é mais popular na teoria fundamentada, na qual se contrasta e compara uma teoria com outras teorias encontradas na literatura.

Fonte: Creswell (2010, p. 215)

Segue os passos direcionados ao modelo de análise qualitativo contemplados nessa pesquisa, conforme Creswell (2010) que consiste em: organizar e preparar as informações para a análise, ler todo o conteúdo, visando obter um panorama geral, iniciar a análise detalhada, por meio da codificação das informações, e por último, levantar-se considerações e apontamentos.

Quadro 6 - Lista de abordagem de coleta de dados qualitativos

Observações Entrevistas Documentos

Realizar-se-á anotações de campo, conduzindo uma

observação como

participantes, com

observador, passando mais tempo como participantes do que observador, e como observador do que como participante, primeiro observando como um estranho e posteriormente adentrando no local e observando as pessoas envolvidas.

Conduzir uma entrevista não estrutura, aberta e fazer anotações, gravar a entrevista em áudio e a transcrever. Conduzir uma entrevista semiestruturada, gravar a entrevista em áudio e a transcrever.

Conduzir uma entrevista de grupo focal, gravar em áudio e a transcrever.

Conduzir diferentes tipos de entrevistas: por e-mail, face a face, grupo local, grupo focal on-line, entrevista pelo telefone.

Manter um diário durante o estudo de pesquisa, fazer um participante manter um diário durante o estudo de pesquisa, coletar cartas pessoais dos participantes, analisar documentos públicos, fazer os participantes tirarem fotografias ou filmagens, examinar gráficos.

Quadro 7 - Análise de dados na pesquisa qualitativa

Fonte: Adaptado de MORAES FILHO (2011)

Utilizou-se como arquétipo o quadro 07 anteriormente apresentado elaborado pela, adaptado de Moraes Filho (2011), proposto para compilação e análise dos achados referente a esta pesquisa qualitativa.

Foco das Ações

do PNPB Varáveis analíticas Variáveis críticas Atores

Estimulo a produção • Pesquisa de Agronômica, • Banco de sementes Burocracia, Mudança de governo, Influência política nas organizações. Embrapa IPA UTD’s Banco de sementes Assistência e capacitação técnica ao agricultor • UTDs,

• ATER. Burocracia, Mudança de governo,

Influência política nas organizações, disputas internas.

IPA, Embrapa, UTD’s

• Processo de produção da cultura da mamona Estimulo a comercialização Entidades representativas de classes e fiscalizadoras; Agricultura familiar; assistência á formação de cooperativa; garantia de preços mínimos. Baixo nível organizacional, produtivo, comercial, logístico e de cultura associativa. Agricultura Familiar, Sindicato, Conselho, Prefeitura

Incentivos tributários Falta de aplicabilidade

Órgãos Federais

Selo combustível Social Falta de aplicabilidade

MDA Usina

4

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Neste capítulo são apresentados os principais resultados da pesquisa de campo, por meio da análise dos dados extraídos das entrevistas. Analisou-se as informações coletadas definidas anteriormente, na busca de conhecer os avanços e entraves referente às ações desenvolvidos pelo Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, na região do agreste