• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS

4.2 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DIVULGADAS PELOS

O primeiro passo dessa etapa da pesquisa foi identificar nas informações sobre os da- dos das empresas (Grupo 1 - Dados da Empresa – IAN) quais eram os sites oficiais das em- presas analisadas. Abaixo, seguem descritos os sites oficiais ao lado do nome das respectivas empresas:

1. Aracruz Celulose S.A. – www.aracruz.com.br; 2. Celulose Irani S.A. – www.irani.com.br; 3. Klabin S.A. – www.klabin.com.br;

4. Cia. Melhoramentos de São Paulo – www.melhoramentos.com.br; 5. Melpaper S.A. – www.melhoramentos.com.br;

6. Ripasa S.A. Celulose e Papel – www.ripasa.com.br;

7. Suzano Bahia Sul Papel e Celulose S.A. – www.suzano.com.br; e 8. Votorantim Celulose e Papel S.A. – www.vcp.com.br

O Balanço Social e o Relatório Anual (Annual Report) foram os relatórios utilizados para análise pelo fato de apresentarem algum tipo de informação ambiental. Esses relatórios ficam disponíveis nos sites através da seção voltada para os investidores. A data para a coleta dessas informações foi a mesma da utilizada na fase anterior, ou seja, 14 de outubro de 2005, assim como o exercício considerado (ano de 2004).

Algumas empresas se mostraram mais preocupadas com a divulgação desses relató- rios, conforme mostra o Quadro 4.8.:

Quadro 4.8

Formas de Divulgação Disponibilizadas pelas Empresas em seus Sites Oficiais

Empresas Balanço Social Relatório Anual

(Annual Report)

ARACRUZ RELATÓRIO DE SUSTEN-

TABILIDADE DIVULGOU

IRANI DIVULGOU NÃO CONSTA

KLABIN SOMENTE ANOS ANTERIO-

RES DIVULGOU

MELHORAMENTOS NÃO CONSTA NÃO CONSTA

MELPAPER NÃO CONSTA NÃO CONSTA

RIPASA NÃO CONSTA SOMENTE ANOS ANTERIO-

SUZANO DIVULGOU DENTRO DO

RELATÓRIO ANUAL DIVULGOU

VCP DIVULGOU DENTRO DO

RELATÓRIO ANUAL DIVULGOU

Fonte: Sites Oficiais das Empresas

Pode-se verificar que a ARACRUZ, a SUZANO e a VCP foram as únicas empresas que divulgaram ambos os relatórios. No entanto, as informações referentes ao Balanço Social da ARACRUZ foram disponibilizadas através de um relatório denominado Relatório de Sus- tentabilidade, antes chamado de Relatório Social e Ambiental. Já a SUZANO e a VCP, dis- ponibilizaram o Balanço Social através de seus Relatórios Anuais, juntamente com a DVA.

Além das informações quantitativas referentes aos indicadores do Balanço Social, isto é, referentes à geração e distribuição de riqueza, recursos humanos, interação da entidade com o ambiente externo, e interação com o meio ambiente, o Relatório de Sustentabilidade da ARACRUZ também continha informações detalhadas sobre o relacionamento da empresa com o meio ambiente, descrevendo como é feito o tratamento dos resíduos líquidos, gasosos e sólidos.

Inclusive, a apresentação do tratamento dos resíduos sólidos, não foi mencionado pela ARACRUZ na análise do Grupo 15 – Problemas Ambientais, referente às Informações Anu- ais (IAN) da BOVESPA. Isso mostra que as informações da BOVESPA podem ser conside- radas como insuficientes ou incompletas para qualquer tipo de análise sobre as atividades da empresa frente ao meio ambiente.

A KLABIN, por sua vez, somente divulgou o Balanço Social dos anos anteriores, não sendo, portanto, considerada para análise. O mesmo aconteceu com a RIPASA, no que se refere ao Relatório Anual.

A VCP foi a única empresa, dentre as analisadas, listada pelo IBASE como a que re- cebeu o Selo Balanço Social IBASE/Betinho 2004. Apesar disso, disponibilizou o Balanço Social somente dentro do Relatório Anual, e não diretamente em seu site. O Balanço Social somente foi disponibilizado no site do Grupo Votarantim19, referindo-se também, ao do grupo e não especificamente ao da empresa.

19 ver http://www.votorantim.com.br

Somente quatro empresas, a ARACRUZ, a IRANI, a SUZANO e a VCP, divulgaram o Balanço Social diretamente em seus sites oficiais. A forma e conteúdo desse relatório en- contram-se descritos no Quadro 4.9:

Quadro 4.9

Forma e Conteúdo do Balanço Social Divulgado nos sites Oficias das Empresas

Empresas Modelo de Balanço

Social Adotado Conteúdos Adicionais

ARACRUZ NENHUM

- Práticas de governança e gestão; - Especificações das certificações; - Multas ambientais;

- Relacionamento com as partes interessadas; - Objetivos para o próximo exercício;

- Descrição detalhada de cada projeto social; e - Avaliação do cumprimento das metas sociais.

IRANI IBASE - Visão, missão e histórico da empresa;

- Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

SUZANO IBASE Nenhum

VCP IBASE Nenhum

Fonte: Sites Oficiais das Empresas

Apesar da IRANI, SUZANO e VCP adotarem o modelo do IBASE, como dito anteri- ormente, somente a VCP encontra-se listada como empresa que recebeu o Selo Balanço Soci- al IBASE/Betinho 2004. Portanto, mesmo as demais empresas adotando o modelo do IBA- SE, não cumpriram a rigor os critérios para a obtenção do selo.

Considerou-se como conteúdo adicional, as informações não inclusas nos indicadores apontados pelo modelo IBASE. A SUZANO e a VCP não utilizaram qualquer tipo de infor- mação adicional para os seus Balanços Sociais. Isso se deve pelo fato das empresas disponibi- lizá-los dentro dos seus Relatórios Anuais, os quais, já apresentam uma série de outras infor- mações, além de utilizar gráficos, indicadores, fotos e outros recursos.

Por disponibilizarem os Balanços Sociais diretamente em seus sites, tanto a ARA- CRUZ como a IRANI fizeram uso de textos e fotos para ilustrar suas ações sociais e ambien- tais. Porém, o relatório da ARACRUZ mostrou-se com maior riqueza e qualidade na apresen-

tação das informações, utilizando para isso, recursos gráficos e diversos indicadores. Detalhou ainda os projetos das operações florestais, e apresentou vários dados técnicos sobre o trata- mento dos resíduos. Também disponibilizou o valor das multas ambientais, o que poderia contribuir para a segregação das perdas operacionais e ambientais. Foi realizada, inclusive, uma avaliação comparativa entre as metas sociais anteriormente traçadas e os resultados efe- tivamente conseguidos. Essa pode ser considerada uma ótima prática para a verificação do desempenho ambiental das empresas. O modelo do IBASE já menciona alguma coisa sobre para a comparação das metas sociais, mas não como o mesmo nível de detalhamento encon- trado no relatório da ARACRUZ.

A divulgação pela ARACRUZ das informações consideradas como adicionais para um Balanço Social, talvez possa ser explicada pelo fato da empresa utilizar um Relatório de Sus- tentabilidade e não somente um Balanço Social, apresentando informações muito além das especificadas pelo modelo do IBASE, ou seja, a empresa já intitulou o seu relatório dessa ma- neira para que pudesse incluir fatores que não são normalmente abordados em um Balanço Social.

Os projetos sociais e ambientais também foram detalhados pela IRANI, mas não com a mesma qualidade informacional apresentada pela ARACRUZ. No entanto, juntamente com o Balanço Social, a IRANI disponibilizou a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) e apresentou a visão, missão e histórico da empresa.

Quanto ao Relatório Anual, foram quatro as empresas que o divulgaram: a ARA- CRUZ, a KLABIN, a SUZANO e a VCP. A RIPASA, como visto anteriormente, somente informou o Relatório Anual dos anos anteriores e, por isso, não foi considerada para análise. Os principais conteúdos ambientais apresentados pelas empresas nesse relatório encontram-se descritos no Quadro 4.10:

Quadro 4.10

Principais Conteúdos do Relatório Anual 2004 (Annual Report)

Informações Sobre: A R A C R U Z K L A B IN SU Z A N O V C P

Auditoria Ambiental X Ganhos Ambientais obtidos por Práticas

Ambientalmente Corretas X X X X

Seguro dos Ativos X X

Pesquisas e Tecnologias na Área Ambi-

ental X X X X

Licenciamentos e/ou Certificações Am-

bientais X X X X

Custos Ambientais X

Programas Sociais e/ou Ambientais X X X X

Fonte: Sites Oficiais das Empresas

As informações sobre auditoria ambiental foram somente disponibilizadas pela ARACRUZ. Esse tipo de informação se mostra pertinente pelo fato de ser exigido para a cer- tificação ISO, conforme estabelecido pelas ISO 14010, 14011 e 14012.

Percebe-se que as informações sobre os ganhos ambientais obtidos por práticas ambientalmente corretas, pesquisas e tecnologias na área ambiental, licenciamentos e/ou certi- ficações ambientais e programas sociais e/ou ambientais foram disponibilizadas pelas quatro empresas, e são consideradas como as que mais contribuem para demonstrar a responsabilida- de social e ambiental da empresa, podendo, ainda, serem relacionadas com as informações analisadas na BOVESPA, isto é, projeção dos ganhos ambientais e/ou áreas de investimentos, pesquisas e tecnologias na área ambiental, programas de capacitação de empregados e inves- timentos em programas sociais.

Talvez a informação que mais se aproximou do verificado pela revisão teórica desse trabalho e, portanto, aplicável dentro dos conceitos de contabilidade ambiental, pode ser ob- servada no Relatório Anual da ARACRUZ (2005, p.15), que divulgou os procedimentos quanto aos custos ambientais:

os gastos relacionados a programas contínuos para o cumprimento de regras de proteção ao meio ambiente são geralmente registrados como despesas no resultado do exercício, mas podem ser capitalizados em determinadas circunstâncias. A capitalização é considerada apropriada quando os gastos são relacionados à aquisição e instalação de equipamentos de controle de poluição. Esses programas contínuos são desenvolvidos para minimizar o impacto no meio ambiente causado pelas atividades industriais da Companhia.

A iniciativa da empresa em segregar os custos ambientais aponta para uma possível tendência de que, depois de elaboradas normas e procedimentos para o desenvolvimento de uma contabilidade específica para as empresas potencialmente poluidoras, essas possam apre- sentar as informações ambientais de modo segregado das informações operacionais, contribu- indo para a melhoria das informações prestadas aos usuários em relação aos impactos causa- dos pelas atividades empresarias frente ao meio ambiente.

A KLABIN disponibilizou vários indicadores sobre o seu desempenho operacional e detalhou as atividades para cada uma de suas unidades de negócios. Também descreveu seus programas de ações sociais e culturais, disponibilizando dados sobre a quantidade de pessoas beneficiadas.

Essas últimas informações também foram disponibilizadas pela SUZANO, que ainda mencionou o projeto de construção de um balanço de ativos intangíveis para o próximo exer- cício (2005), pois acredita que eles foram responsáveis por grande parte das conquistas da empresa. São considerados como os principais ativos intangíveis da empresa: o relacionamen- to com clientes e demais stakeholders, os reconhecimentos obtidos, as marcas da empresa, a capacidade de tecnologia e a gestão de pessoas, de projetos e de conhecimento (SUZANO BAHIA SUL PAPEL E CELULOSE S.A., 2005). Note que todos esses ativos intangíveis têm relacionamento direto com as práticas ambientalmente corretas da empresa. A SUZANO ain- da disponibilizou no Relatório Anual, além das demonstrações financeiras exigidas pela Lei 6.404/76, a Demonstração do Fluxo de Caixa, o Balanço Social (Modelo IBASE) e a DVA.

A VCP também incluiu o Balanço Social e a DVA dentro de seu Relatório Anual. Es- pecificou ainda, em detalhes, os ganhos ambientais conseguidos através das práticas ambien- tais de suas atividades.

Observando as informações contidas no Balanço Social e Relatório Anual e a forma como foram disponibilizados, pode-se concluir que as empresas mais comprometidas com a

responsabilidade de informar os usuários sobre o relacionamento de suas atividades com o meio ambiente foram a ARACRUZ, a SUZANO e a VCP. Não somente pelo fato dessas em- presas serem as únicas a disponibilizar ambos os relatórios, mas também a qualidade informa- cional pode ser considerada como o diferencial das demais empresas.

No entanto, dessas três empresas, a ARACRUZ mostrou-se como a empresa de maior compromisso social e ambiental, pois em todos os seus relatórios pode ser percebida a preo- cupação em disponibilizar o maior número de informações com a melhor transparência possí- vel para os usuários da contabilidade.

4.3 COMPARAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES DA BOVESPA