• Nenhum resultado encontrado

4. CONCEITOS DE ELETRICIDADE: definição científica e compreensão

4.2 ANÁLISE DAS RESPOSTAS:

O teor do questionário aplicado será, aqui, apresentado e discutido de forma qualitativa e quantitativa. Solicitou-se aos alunos que respondessem a um questionário, de oito questões, que indagou questões sobre os conceitos de eletricidade e expôs situações problemas que eles explicassem o como e o porquê dos fenômenos expostos. Eram cinquenta e seis alunos do terceiro ano do ensino médio, que foram reunidos em duas turmas. Esses alunos pertenciam a mesma faixa etária.

Foram selecionadas algumas respostas dos alunos como suporte para a análise qualitativa. As questões desse questionário apresentam-se em Apêndice A. É necessário ainda destacar que as respostas dos alunos foram preservadas, na medida do possível, em sua estrutura original, não fazendo nenhuma, correção gramatical. Isso teve como intenção, preservar ao máximo, as formas como eles manifestam seus pensamentos. E que as respostas estão organizadas de acordo com o gráfico em corretas, parcialmente corretas e incorretas seguindo a ordem de exposição de cima para baixo.

Na Questão 01, o aluno deveria apresentar uma resposta que representasse a ideia de carga elétrica. Vejamos algumas respostas:

“Propriedade ou fenômeno que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares'';

“Partículas de eletricidade"; “prótons e elétrons”; “ São os prótons, nêutrons e elétrons”.

“É a energia gerada por qualquer aparelho”; “É a quantidade de energia”; “É a voltagem”; “Cargas que podem sobrecarregar um sistema”; “A eletricidade presente num fio”.

11

1º. O que você entende por cargas elétricas?

Gráfico 1 - Análise das respostas da questão 1 – Carga Elétrica.

Constatou-se, porém, uma grande confusão em relação ao conceito de carga elétrica e energia. Verifica-se ainda que os alunos não têm, por vezes, a menor noção sobre o que deve ser uma carga elétrica, cometendo erros tais como definir tal conceito como algo que pode ser gerado aleatoriamente por qualquer aparelho, o que revela também uma falta de conhecimentos sobre o que de fato é uma “carga elétrica” constando 63% de respostas incorretas. Isto significa que muitos dos alunos têm dificuldades em reconhecer o conceito de “carga elétrica”, ou seja, os alunos pouco aprenderam a definição, além de não saberem explicar o que ela significa.

Na Questão 02, o ponto fulcral desta questão prendia-se ao fato de saber, afinal, qual o conceito de corrente eléctrica do ponto de vista do aluno. Vejamos algumas respostas:

“É a passagem organizadas de elétrons dentro de um fio''; “É o movimento ordenado dos elétrons”

“É o movimento dos elétrons"; “Que as partículas estão em movimento no fio”

“É atração e repulsão"; “É a energia presente num ponto”; “Que as cargas estão sendo atraídas”

2º. Quando afirmamos que num fio há passagem de corrente elétrica, o que estamos afirmando com relação a movimentação das cargas elétricas, nele percorridas?

Gráfico 2 - Análise das respostas da questão 2 – Corrente Elétrica.

Nota-se, porém, que uma grande parcela dos alunos não consegue definir o conceito de corrente elétrica, já que o gráfico nos apresenta 49% de respostas incorretas. E que 24% dos alunos conseguiu compreender o conceito, e que destes apenas 7% responderam corretamente. Outro ponto que se observa é que 27% dos respondentes não tem a menor ideia do conceito, os levando a não responder à questão.

E que a questão solicitava apenas o que diz respeito ao movimento das cargas, no caso os elétrons, contudo observa-se também que os alunos por entenderem que um próton também é uma carga elétrica, eles admitem que este também se movimenta dentro do fio. Quando na verdade, uma vez que é afirmado que em um fio há a passagem de corrente, no caso um condutor metálico, cujo a caraterística é o fato de possuir elétrons livres e que estes se movimentam de forma aleatória, e que quando há passagem de corrente estes se alinham em um sentido e o movimento passa a ser de forma ordenada

Na Questão 03, o aluno deveria apresentar uma resposta que representasse o conceito de potencial elétrico e a de d.d.p (diferença de potencial). Vejamos algumas respostas:

“É a propriedade que um corpo eletrizado tem de realizar trabalho. E a diferença de potencial é a variação do potencial elétrico entre dois pontos”; “É a capacidade de um corpo com energia atrair ou repelir outro. E a diferença de potencial é a tensão elétrica”;

“É uma corrente que a coisa pode ter. E a diferença de potencial é o desequilíbrio de carga" “É a potência do circuito”.

3º. O que podemos dizer a respeito de um potencial elétrico? E de uma diferença de potencial?

Gráfico 3 - Análise das respostas da questão 3 – Diferença de Potencial. Muitos dos estudantes não entendem o facto de a bateria ideal manter, aos seus terminais, uma diferença de potencial constante que é independente do ramo à qual está ligada, pensando em vez disso que o que se mantém constante é a corrente.

Há ainda uma outra dificuldade importante e que se traduz no facto de os alunos falharem na distinção entre potencial e diferença de potencial, utilizando os termos indiscriminadamente para, por vezes, se referirem a um mesmo conceito. Entende-se que apenas 15% dos respondentes compreendem o que vem a ser os dois termos e como se distinguem.

Novamente há uma parcela dos que não responderam, constatando um total de 28% e o número dos que não sabem o que vem a ser cada um dos conceitos somam 35%.

Ainda falando sobre diferença de potencial, geralmente encontramos as informações sobre a tensão nas tomadas residenciais com um valor médio de 220 volts, mas encontramos também tomadas que indicam a tensão de 110 volts.

Na Questão 04, o aluno deveria apresentar uma resposta que representasse a o que se deve levar em conta na hora de se trocar uma lâmpada no que diz respeito a diferença de potencial. Vejamos algumas respostas:

“Verificar a voltagem dela, a potência e se ela é fluorescente ou incandescente” “Ver a voltagem que ele utiliza, por que se não ela vai queimar de novo”;

“Verificar a cor da luz dela, o tamanho e o quantos watts ela aguenta" “Ver qual energia que ela pode ser ligada, por que se não você vai gastar mais dinheiro”.

4º. Considere a seguinte situação, um jovem estudante nota que a lâmpada de seu quarto está queimada... ele precisa trocá-la. Quais características da lâmpada, que o estudante deve levar em consideração antes de comprar uma nova?

Gráfico 4 - Análise das respostas da questão 4 – Diferença de Potencial. Constatou-se, que a grande maioria, num total de 64% dos respondentes entendem que, deve-se levar em conta para qual tensão cada lâmpada foi fabricada e a não verificação deste ponto na hora de repor a lâmpada levará possivelmente a mais uma perda. Os 29% dos respondentes

citaram pontos interessantes além da tensão elétrica, mas que, não eram pertinentes a questão, como: cor, tipo (fluorescente e incandescente), formato e tamanho por exemplo. E ainda temos um total de 7% dos alunos que não responderam.

Na Questão 05, o aluno deveria responder sobre o que ele entendia por condutores e isolantes. Vejamos algumas respostas:

“Um condutor conduz elétrons com facilidade; um mau condutor conduz elétrons com uma certa dificuldade; e um isolante não conduz elétrons''; “Um condutor conduz energia; um mau condutor mal conduz energia; e um isolante não conduz energia";

“Um condutor conduz elétrons e prótons; um mau condutor conduz só prótons; e um isolante separa as cargas"

5º. Como podemos diferenciar condutores, maus condutores e isolantes?

Gráfico 5 - Análise das respostas da questão 5 – Condutores e Isolantes. Nota-se, que destes conceitos há uma boa parcela que absorveu o assunto, com bastante êxito. Temos que 73% dos alunos absorveram muito bem os conceitos e tiveram êxito em suas respostas, porém teve uma parcela de 18% que responderam parcialmente o que a questão pedia. Nota-se que a uma diminuída no número de alunos que não responderam, somando apenas 5% e por fim observa-se uma pequena parcela de 4% que não compreendeu ou não absorveu o conceito.

Na Questão 06, o aluno deveria apresentar uma resposta condizente ao conceito de resistência elétrica. Vejamos algumas respostas:

“Pois o material que reveste o fio possui uma resistividade ao longo de seu comprimento, permitindo que o fio seja tocado mesmo com energia ligada''; “Para que através da resistência, a corrente possa passar no fio sem nos causar problemas”.

“Para nós não levarmos choque". “Para que nós não fiquemos grudados levando choque”.

6º. Por que os fios de aparelhos elétricos que possuímos em nossas casas são revestidos de borracha? Onde está envolvido o conceito de resistência neste caso?

Gráfico 6 - Análise das respostas da questão 6 – Resistência Elétrica. Constatou-se, que os alunos tiveram um resultado positivo e que o número de respostas corretas, teve um valor maior do que a média dos alunos participantes

Nota-se que os alunos têm a noção de “resistência” aliado a “resistividade” do material, e assim observa-se que 67% atingiram em cheio o que era pedido pela questão. Houve 25% que embora entendeu o que lhes foi pedido, acabaram deixando suas respostas um tanto “reduzidas”.

Na Questão 07, o aluno deveria auto avaliar-se com relação aos conceitos cobrados nas questões anteriores. Então foram gerados dois

gráficos, divididos em: Fácil de Compreender e Difícil de Compreender. Abaixo segue as devidas legendas dos gráficos:

7º. Em relação aos conceitos presentes nas questões anteriores (Carga elétrica; Corrente Elétrica; Diferença de Potencial; Resistência; Condutores e Isolantes), classifique-os em: Fácil de compreender ou Difícil de

compreender: Carga Elétrica:______________________________ Corrente Elétrica:____________________________ Diferença de Potencial:_______________________ Resistência:________________________________ Condutores e Isolantes:_______________________

Gráfico 7 - Análise das respostas da questão 7 – Fácil de Compreender. Tem-se que 33 alunos entendem que o conteúdo de Carga Elétrica é fácil de compreender, mas deixa, porém, o gráfico 1 mostra que teve 72% de respostas contrárias ao levar-se em conta os 63% de respostas incorretas e ainda 9% dos alunos que não souberam responder, deixando a questão em branco.

A respeito do conceito de Corrente Elétrica, acontece algo semelhante ao conceito abordado na questão 1, pois nota-se que 34 alunos acham fácil o conteúdo fácil, mas ao analisar o gráfico 2 observa que 49% dos alunos

responderam à questão de forma errada e ainda que outros 27% não responderam a mesma.

A respeito do conceito de diferença de potencial, apenas 21 alunos compreendem como fácil, e nota-se que isso condiz com a realidade dos alunos, pois nota-se que apenas 35% de respostas erradas no gráfico 3 e que tem 93% de aproveitamento no gráfico 4, se somar as questões corretas e parcialmente corretas.

A respeito da questão 5, ver que 30 alunos acharam fácil de compreender o conceito de Condutores e Isolantes, e que o gráfico referente a questão apresenta 73% de respostas corretas e nota-se ainda do gráfico 5, que apenas 5% dos alunos não souberam responder, registrando a menor porcentagem de não respondentes.

Da questão 6, onde o conceito exigido era o de Resistência, 32 alunos acharam fácil o conteúdo, e que mais uma vez a amostragem coincide com os dados do gráfico pertencente a questão.

Gráfico 8 - Análise das respostas da questão 7 – Difícil de Compreender. O gráfico 8, nos diz uma análise totalmente contrária a análise efetuada ao gráfico 7, porém não se pode deixar de levar em consideração que durante as análises fica claro que muitas respostas se contradizem, como é o caso da

questão 2, cujo têm 34 alunos que acham o conceito fácil de compreender indo contrariamente o que diz o gráfico 2 que mostra 49% de respostas incorretas e ainda 27% de pessoas que não souberam responder somando um tal de 76%, e que em números equivalem a mais ou menos 43 alunos, represento um número muito maior que 34 como podemos ver no gráfico 7. Diante das análises, torna-se necessário deixar claro que um mesmo aluno pode estar presente nas várias fatias deste gráfico.

Na Questão 08, o aluno deveria auto avaliar alguns fatores presentes no ambiente escolar que contribuíram, ou não, para a apreensão dos conceitos cobrados nas questões anteriores. Então foram gerados dois gráficos, divididos em: Fácil de Compreender e Difícil de Compreender. Abaixo segue as devidas legendas dos gráficos:

8º. Quais fatores você considera que contribuíram para tornar este(s) conceito(s) mais:

(Pode escolher mais de um fator – marque com X)

Fácil(eis) de compreender: Difícil(eis) de compreender:

_____ Metodologia do(a) professor(a) _____ Metodologia do(a)

professor(a)

_____ Uso do Laboratório de Física na Escola _____ Falta de Laboratório de

Física na Escola

_____ Material didático adequado _____ Material didático

inadequado

_____ Tempo de aula usado para explica-lo(s) _____ Tempo de aula usado para explica-lo(s)

_____ Uso de exercícios auxiliares em sala _____ Falta de exercícios auxiliares

em sala de aula de aula

_____ Uso de exercícios auxiliares fora da _____ Falta de exercícios auxiliares

fora da sala de aula (tarefas para casa) sala de aula (tarefas para

casa)

Outros: ________________________ Outros: _________________________

Gráfico 9 - Análise das respostas da questão 8 – Fácil de Compreender. É necessário informar que o sétimo item da questão nomeado de “Outros” não chegou a ser respondido, mas que foi levado em conta no somatório final de todas as respostas, e assim este item totalizou 56 respostas em branco. Tem-se que 27 alunos atribuem a metodologia do professor como um mecanismo facilitador da compreensão, e que 9 atribuem a utilização do laboratório como um artificio para compreender os conceitos, mas mais uma vez nota-se contradição nas respostas dos alunos pois na escola em que fora feita a pesquisa não possuía laboratório algum.

Dos respondentes, 39 opinaram a favor do material didático adequado, na qual através deste proporciona um melhor entendimento dos conceitos, e assim logo pode-se concluir que a escola utiliza um material didático que no ponto de vista dos alunos está correto.

Com relação ao tempo utilizado para explicação dos conteúdos é o suficiente, assim compreende-se que o tempo destinado a aula é satisfatório. Marcando a segunda maior média, o uso de exercícios auxiliares em sala de aula, é um fator que favorece a compreensão dos alunos, bem como os mesmos exercícios destinados a serem executados em casa, marcando assim 33 votos a favor.

Gráfico 10 - Análise das respostas da questão 8 – Difícil de Compreender. Assim como na questão anterior, o gráfico 10 representa a uma análise contrária a respeito dos fatores existentes no ambiente escolar, que através destes ou de sua ausência proporcionaram a dificuldade da compreensão dos conceitos.

Assim pode-se concluir que 29 alunos apontam que a metodologia do professor deixa a desejar, assim favorecendo a não compreensão dos conceitos. 49 alunos dos 56 respondentes apontam para a ausência de um laboratório de física na escola, levando a conclusão de que, caso houvesse um laboratório de física na escola, certamente colaboraria para a compreensão de diversos conceitos em física, não restringindo somente a eletricidade como aqui fora abordada. Apenas 17 alunos concordaram que o material utilizado pela escola é inadequado, reforçando a análise do grafico9, de que o material utilizado pela escola pesquisada está adequado segundo a maioria dos alunos.

Dos participantes da pesquisa, 24 concordaram que o tempo utilizado para explicação dos conteúdos é curto ou insuficiente, para que se haja compreensão. Nota-se que somente 20 apontam para ausência de exercícios em sala e 23 para os de casa, somando um total de 43 alunos. Novamente, cito que diante das análises, torna-se necessário deixar claro que um mesmo aluno pode estar presente nas várias fatias deste gráfico.

Documentos relacionados