• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS STATUS Capacidade técnica e interesse de criar ambiente propício para reorganizar

4.11 Análise do Indicador IX: gerenciamento da mudança

Tabela 22 - Indicador IX: Gerenciamento da Mudança.

Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 1 Fase 2 Fase 3

Alfa B S I NH NH NH NH NH NH Beta O O O NH NH NH NH NH NH Gama O O S B B B B B B Ômega O O S S S S S S S Theta B B NH NH NH NH NH NH NH Sigma B B B O O O O O O Lambda B S I NH I NH NH I NH Pi O O O NH NH NH NH NH NH LEGENDA: I = Insatisfatório S = Satisfatório B = Bom O = Ótimo NH = Não Houve Existência de instruções de trabalho documentadas Gerenciamento da mudança Empresa Comprometimento em relação ao cumprimento do

planejameneto das ações

Existência de procedimentos da qualidade documentados

Empresa Alfa

No início o status era bom em relação ao comprometimento em cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema, pois existiam colaboradores com interesse profissional de implantar um sistema corporativo; no meio passou e ser satisfatório, devido às mudanças ocorridas na forma de gerir a empresa, embora o planejamento existente fosse resquício da prática administrativa criada na fase inicial da implantação; no final o status caiu para insatisfatório, fruto da ingerência que desestabilizou a equipe, embora nessa fase quase nem existisse planejamento.

Nesta organização não existiam procedimentos da qualidade e nem instrução de trabalho documentados; a prática administrativa existente na organização dificultava a

implantação de uma política de qualidade com discussões sobre rotinas e procedimentos.

Empresa Beta

Desde o início da implantação até a fase final o status em relação ao comprometimento em cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema foi ótimo, sempre houve otimização dos processos e das rotinas, embora não houvesse registro de instruções de trabalho e procedimentos de qualidade; além da baixa rotatividade da equipe, o corpo gerencial garantia o cumprimento das rotinas.

Empresa Gama

De ótimo status até a fase do meio da implantação para satisfatório na fase final da implantação em relação ao comprometimento em cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema, um dos motivos que interferiram nessa queda foi a falta de foco e o desentendimento do corpo diretivo.

Naquele momento o que facilitou o retomada do processo de crescimento da empresa e de otimização da utilização do sistema foi a decisão do corpo diretivo em se guiar numa gestão de processo e indicadores por projeto, prática administrativa que começou a ser desenvolvida no início da implantação do sistema corporativo com bom status em relação à documentação de instruções de trabalho e procedimentos de qualidade.

Empresa Ômega

O status em relação ao comprometimento com cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema foi ótimo até fase do meio da implantação; na fase final o status caiu para satisfatório, porque enquanto o corpo técnico agia com comprometimento, o corpo financeiro agia de acordo com interesses próprios.

Embora exista uma prática administrativa de documentar procedimentos de qualidade e instruções de trabalho, o status deste indicador foi apenas satisfatório, pois não existiu um trabalho de documentação de rotinas em relação à implantação do sistema.

Empresa Theta

Até o meio da implantação o status em relação ao comprometimento do cumprimento do planejamento das ações em prol da implantação foi bom, até o momento da emissão e análise dos relatórios financeiros com segurança.

Não existia documentação de procedimentos de qualidade e instruções de trabalho, o que muitas vezes dificultou a continuidade da implantação do sistema, pelo grande índice de rotatividade da equipe na empresa.

Grupo Sigma

A partir da conscientização do corpo diretivo, obtivemos bom status em relação ao comprometimento para cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema; quando alguns colaboradores não cumpriam o planejamento, ações corretivas eram aplicadas.

Antes da implantação do sistema foi realizado levantamento de um macrofluxo gerencial, que influenciou a metodologia de implantar procedimentos de qualidade e instruções de trabalho durante a implantação do software corporativo, garantindo ótimo status deste indicador. A padronização de procedimento foi fundamental para direcionar a implantação do sistema.

Empresa Lambda

Ocorreu declínio do status em relação ao comprometimento para cumprir o planejamento das ações em prol da implantação do sistema, devido à ingerência crescente na organização. No meio da implantação houve a tentativa de documentar e implantar procedimentos de qualidade e instruções de qualidade, mas o status foi insuficiente, não se criando ambiente para que tal iniciativa se transformasse em prática administrativa.

Grupo Pi

Sempre existiu ótimo status em relação ao cumprimento do planejamento das ações em prol da implantação do sistema, com o acompanhamento periódico dos acionistas da empresa. Não existiu documentação de instruções de trabalho e procedimentos de qualidade. A empresa não tem a prática administrativa de documentar procedimentos, mas costuma cobrar resultado; aliado a isto, a estrutura da empresa é enxuta, com poucos colaboradores e com baixa rotatividade da equipe, o que facilitou a implantação do sistema.

Análise comparativa

O planejamento de ações exige o comprometimento dos envolvidos, para que haja o cumprimento das ações pré-estabelecidas em prol da implantação do sistema. Esse comprometimento muitas vezes tem de ser induzido, persuadido. Para tanto, é fundamental que haja direcionamento, acompanhamento e análise do que está sendo feito.

É importante que a empresa busque resultado, através de informações confiáveis e seguras, o que demanda a implantação de um software corporativo. Isto tem de ficar claro para os colaboradores, como também claro deve estar como e quais informações serão analisadas. Só assim a prática administrativa de colaborador comprometido torna-se viável.

Documentação de instruções de trabalho e de procedimentos de qualidade é viável desde que haja mecanismo de aferir resultados com base em procedimentos pré- estabelecidos.

É preciso ter análise crítica, deixando claro que toda rotina pode e deve ser melhorada, pois o sistema auxilia como ferramenta e não é uma salvação isolada. Tabela 23 - Características levantadas na análise do indicador IX: modelo de gestão (gerenciamento da mudança)

CARACTERÍSTICAS STATUS

Direcionamento claro em prol da implantação do sistema Positivo

Metas definidas em prol da implantação do sistema Positivo

Senso de responsabilidade em relação à implantação do sistema Positivo Busca, meta e objetivo claro em relação a resultado a partir da implantação

do sistema Positivo

Coragem para reverter situações inclusive alterando a equipe em prol da

implantação do sistema Positivo

Análise e melhoria das rotinas em prol da implantação do sistema Positivo Prática administrativa pró-ativa em relação à resolução de problemas e

ameaças em prol da implantação do sistema

Positivo Falta de direcionamento claro em prol da implantação do sistema Negativo Falta de metas definidas em prol da implantação do sistema Negativo Falta se senso de responsabilidade em relação à implantação do sistema Negativo Falta da busca de metas e objetivos claros em relação a resultado a partir

da implantação do sistema Negativo

Falta de coragem para reverter situações inclusive alterando a equipe em

prol da implantação do sistema Negativo

Falta de análise para melhoria das rotinas em prol da implantação do

sistema Negativo

Falta de prática administrativa pró-ativa em relação à resolução de problemas e ameaças em prol da implantação do sistema

CAPÍTULO 5 - CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES E