• Nenhum resultado encontrado

A análise documental passou pela análise do Projeto Educativo da “Instituição X”. Este documento foi cedido pela educadora cooperante durante o estágio da Prática de Ensino Supervisionada e foi devolvido após ter sido realizada a sua análise.

1.1. Projeto Educativo

O tema dado pela instituição ao Projeto Educativo foi “Arte com lixo ou lixo com arte”, um tema que nos remete para a arte e para a reciclagem. Mais um exemplo que comprova a presença das Artes Visuais neste Projeto Educativo, são os projetos realizados na instituição que se descrevem intimamente ligados com a área de conteúdo, Área de Expressão e Comunicação, onde está presente o domínio da Expressão Artística

79 e o subdomínio das Artes Visuais. A ligação destes projetos com as Artes Visuais será descrita em seguida.

O Projeto Motricidade tem como grande propósito proporcionar o desenvolvimento motor das crianças através de jogos e brincadeiras, sendo que este está presente no domínio da Educação Física. O Projeto Expressão Dramática revela dar uma projeção à criança de como imaginar, criar, inventar, enfrentar-se e expor o próprio corpo em jogos dramáticos. Este projeto está incluído no subdomínio do Jogo Dramático/Teatro, do domínio da Expressão Artística.

Com o Projeto Dança Educativa a instituição fomenta nas crianças diversas formas de trabalhar e mexer o seu corpo, bem como, a liberdade de se mover pelo espaço, ganhando assim consciência da presença do seu corpo e dos restantes no espaço à sua volta. O projeto introduz-se dentro do subdomínio da Dança, no domínio da Expressão Artística. O Projeto de Expressão Musical mostra às crianças como diversificar as suas capacidades rítmicas e sonoras, cantar, embalar e brincar com as palavras, pelo que este situa-se também no domínio da Expressão Artística, mais propriamente no subdomínio da Música.

Já o Projeto de Expressão Plástica irá levar a um desenvolvimento infantil na aprendizagem artística, fazer com que as crianças vivam um mundo de experiências e aprendizagens no campo da arte, dar-lhes a oportunidade de perceber a importância da manipulação de diversos materiais e que estas adquiram a sua própria linguagem artística através dos processos de alfabetização através da arte. A criatividade e a imaginação são potenciais que a criança tende a descobrir através da expressão livre dos seus sentimentos e sensações corporais. Assim, o Projeto de Expressão Plástica, tal como o nome indica, está inserido no subdomínio das Artes Visuais da Área de Expressão e Comunicação.

O Projeto dos Artistas dá a conhecer às crianças da instituição alguns artistas nacionais e internacionais, assim como, as suas obras, a nacionalidade e a gastronomia do país de cada artista. Este projeto remete, mais uma vez, para o subdomínio das Artes Visuais, mais propriamente para a Área de Expressão e Comunicação.

O Projeto das Histórias surgiu na instituição a partir do momento que se verificou a existência de vários problemas de linguagem por parte das crianças, problemas esses que levam as crianças a serem tímidas e vergonhosas no que toca a se exporem perante os restantes colegas do seu grupo. Contanto com a ajuda dos familiares, a criança deverá ler uma história em casa e trazer um adereço para a apresentação da mesma aos seus colegas. O adereço pode ser um pequeno cenário, uma roupa, um fantoche, entre outros

80 materiais. Assim, este projeto para além de estar ligado ao domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, está também ligado ao subdomínio das Artes Visuais, sendo que ambos estão incluídos na Área de Expressão e Comunicação.

No Projeto das Pesquisas, tal como o nome indica, as crianças irão realizar pesquisas sobre vários temas que estão sempre ligados ao Projeto dos Artistas. Depois da criança realizar as suas pesquisas com os familiares, irá apresentar oralmente aos colegas aquilo que conseguiu aprender. Pode-se dizer que este projeto faz parte do domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita da Área de Expressão e Comunicação, como também faz parte da Área do Conhecimento do Mundo. Visto que o Projeto das Pesquisas está intimamente ligado ao Projeto dos Artistas afirmo que este também se inclui no subdomínio das Artes Visuais da Área de Expressão e Comunicação.

Com o Projeto da Cooperativa as crianças começaram a perceber o valor do dinheiro e do trabalho que temos para o conseguir. Assim, as crianças fizeram doce de abóbora, mas para tal as crianças aprenderam a pesar, a descascar, a cortar e a vender aos pais o doce que faziam, conseguindo adquirir noções de peso, metade, quarto, o dobro e também do valor do dinheiro. Para além dos doces as crianças também realizam trabalhos artísticos, os quais também são postos à venda. Este projeto está presente no domínio da Matemática e no subdomínio das Artes Visuais, ambos da Área de Expressão e Comunicação.

O último projeto é o Projeto Ambiental onde as crianças conseguem explorar materiais que a natureza lhes oferece, transformando-os nas ferramentas que precisam para realizar as suas atividades. Assim, as crianças aprendem a importância de reduzir, reciclar e reutilizar, conseguindo dar asas à sua criatividade e imaginação para que tal seja possível. O último projeto que surge no Projeto Educativo desta instituição remete para a Área de Conhecimento do Mundo e para a Área de Expressão e Comunicação, mais propriamente, para o subdomínio das Artes Visuais.

Verifica-se, portanto, que o Projeto Educativo desta instituição e as atividades que deles advém remetem para o subdomínio das Artes Visuais, de forma a que é possível afirmar que esta instituição tem assente na sua prática educativa as Artes Visuais. É importante referir que as áreas, domínios e subdomínios discriminados nesta análise estão de acordo com o documento OCEPE (Lopes da Silva et al., 2016).

81

No documento As artes visuais na educação pré-escolar (páginas 91-94)