• Nenhum resultado encontrado

4.6 Aplicabilidade do MIS no Domínio Educacional

5.1.2 Análise dos Dados

De posse dos vídeos da interação, os avaliadores realizaram a etiquetagem à luz do conjunto de expressões (etiquetas) de comunicabilidade, conforme apresentado na seção 3.3. A etiquetagem completa dos vídeos gerados pelos participantes no VCalc encontra- se no anexo C.

Vale ressaltar que das seis avaliações realizadas, foi necessário desconsiderar uma delas, pois o aplicativo VCalc travou enquanto o participante realizava a tarefa. Este travamento fez com o aluno reiniciasse a tarefa. No entanto, como já havia interagido com o sistema as rupturas observadas na sua primeira interação não foram repetidas pelo aluno. Assim, somente cinco avaliações foram consideradas para análise dos dados. Ao iniciar a análise, os avaliadores se depararam com algumas situações de rup- tura de interação que deveriam ter um tratamento diferenciado do proposto no método original. A seguir, são apresentados os resultados da análise observada na aplicação do MAC no sistema VCalc.

Durante o teste de dois participantes (P2 e P4) verificou-se que, em alguns mo- mentos, esses alunos vagavam com o cursor do mouse sobre a tela, clicando nos botões de forma aleatória. Conforme as etiquetas, esta ruptura normalmente seria classifi- cada como um “E agora?”, indicando que o usuário não sabia como prosseguir com a utilização do aplicativo. Porém, o avaliador com formação em matemática desconfiou que a ruptura de fato representava uma dificuldade que os alunos estavam tendo com o conteúdo abordado pelo VCalc e este argumento, no caso do P2, foi confirmado pelo próprio participante. Na entrevista pós-teste, ele foi questionado sobre essa atitude (vagar com o cursor do mouse pela interface do sistema), e o P2 disse que estava per- dido e não sabia como prosseguir em relação ao conteúdo abordado pelo sistema. No caso do P4, ele não foi questionado sobre essa questão na entrevista.

Entretanto, neste caso, a etiqueta “E agora?” refere-se à comunicação sobre derivada, conteúdo abordado pelo VCalc. Assim, estas rupturas do P2 e P4 foram classificadas como “E agora?” de conteúdo pelos avaliadores, isto é, embora os sin- tomas tenham sido os mesmos, foi feita uma qualificação desta ruptura como sendo relativa ao conteúdo. É importante ressaltar que esta diferenciação entre ruptura de conteúdo e interação levou em consideração, não apenas as ações representativas do sintoma da etiqueta “E Agora?”, mas também um conjunto maior de ações realizadas

5.1. Aplicação do MAC no VCalc 79

pelos usuários, que incluem também outras rupturas e que permitiram a contextualiza- ção da etiqueta. Desta forma, pode-se considerar que a qualificação da etiqueta como sendo de conteúdo de fato foi associada no passo da etiquetagem.

O P4, após várias tentativas, desiste de concluir as tarefas solicitadas, apesar de responder no questionário pré-teste que se lembrava dos conceitos que estava apren- dendo na disciplina de Cálculo I. E esta ruptura foi então classificada como “Desisto”. No MAC, esta ruptura é considerada falha completa, uma vez que o usuário não con- seguiu interagir com a interface do sistema para resolver uma tarefa a que a ferramenta se propõe.

No caso do domínio educacional, o “Desisto”, embora seja uma falha, pode ter consequências positivas se relacionada ao conteúdo. Afinal, pode indicar ao aluno que ele não tem o domínio do conteúdo esperado ou que acreditava possuir. O próprio P4, durante a interação, disse “Eu não estou entendendo nada, estou perdido.”. Então, neste caso, a interação foi útil por mostrar ao aluno que ele precisa melhorar seu conhecimento sobre o assunto abordado pelo VCalc. Assim, pode-se dizer que o VCalc permitiu ao aluno identificar o conhecimento esperado que ele tivesse relativo à taxa de variação de função.

O P3 terminou a tarefa de forma errada, apesar de acreditar que o resultado da derivada apresentado estava correto. De acordo com o MAC, esta ruptura é associado à etiqueta “Para mim, está bom”. Novamente, para o MAC, esta falha é considerada grave, pois o usuário não percebe que está equivocado. Neste caso, esta ruptura não é diferente da análise original do MAC. No entanto, no domínio educacional ela pode ter consequências graves ao aprendizado do aluno, pois pode levá-lo a crer que domina o conteúdo abordado pelo sistema. Pelo fato do VCalc ser um aplicativo voltado para a visualização gráfica, ele não avalia a atividade do aluno em relação à sua corretude. Com isso, o aluno pode fazer um uso errôneo do sistema, contribuindo até para um falso entendimento sobre o conteúdo abordado pelo sistema.

Finalizada a aplicação do MAC no aplicativo VCalc, tem-se o seguinte perfil semiótico:

Caro usuário, o VCalc é uma ferramenta que eu criei para você, aluno da disciplina de Cálculo I e que precisa consolidar sua aprendizagem sobre taxa de variação de função. O VCalc, além de ajudá-lo na compreensão de taxa de variação de função por meio de recursos gráficos, também lhe permitirá investigar sobre o comportamento desta função em um intervalo definido por você. Assim você poderá analisar graficamente o comporta- mento de uma função estudada em sala de aula. Para que você faça um

bom uso deste sistema, é necessário que você domine o conceito de derivada de função, bem como taxa de variação. Caso você tenha dúvidas sobre o conceito de derivada, é recomendado voltar ao material de aula indicado pelo seu professor e só então você poderá retornar ao VCalc, pois ele não oferece este tipo de auxílio. Com o VCalc você poderá inserir funções vis- tas em sala de aula e determinar os eixos, x e y, do gráfico onde a função será apresentada. É recomendado que você confira as funções inseridas para análise, para que não gere visualizações errôneas, pois o sistema não será capaz de lhe auxiliar nesta identificação. Eu também disponibilizei a ferra- menta zoom, que o permite investigar cautelosamente o comportamento do gráfico à medida que a derivada se aproxima do ponto 0. Você pode ainda aumentar ou diminuir o delta x e visualizar no gráfico o que ocorre com a reta secante. Para movimentar o ponto vermelho você pode fazer uso do botão que se encontra na parte inferior da tela. Para parar este botão, basta clicar na parte central, senão uma animação é disparada continuamente.

A etiquetagem e interpretação dos dados apontou para a necessidade de dife- renciar problemas de interação e conteúdo. Além disso, a interpretação evidenciou a necessidade da presença de um especialista no domínio como forma de reduzir as ambiguidades que possam surgir na avaliação do domínio educacional, conforme pôde- se observar nos problemas identificados do P2.