• Nenhum resultado encontrado

6.1 Relato do desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem

6.1.1 Análise dos questionamentos desencadeadores

A primeira questão do questionário inicial solicitou que os alunos elaborassem, pelo menos, três perguntas sobre o tema proposto, nas quais

deveriam expressar os seus interesses pelo assunto. É importante propiciar momentos em que o próprio aluno proponha perguntas, pois possibilita que o professor perceba quais são os seus conhecimentos iniciais e contribui para o desenvolvimento de aprendizagens significativas (WERTSCH, 1999). A ideia de partir das perguntas dos alunos fundamenta-se na possibilidade dessas perguntas servirem de base para a organização curricular (FRESCHI e RAMOS, 2009).

Além disso, Moraes (2004) aponta que:

[...] o educar pela pesquisa inicia-se com o questionamento de verdades e conhecimentos já estabelecidos sempre no sentido de sua reconstrução. Educar pela pesquisa começa por perguntas, produzidas no contexto da sala de aula com envolvimento ativo de todos os participantes. Sendo produzidas pelos envolvidos, as perguntas têm necessariamente significado. Partem dos conhecimentos que os alunos já trazem de sua vivência anterior e da realidade em que vivem. Têm a finalidade de fazer avançar os conhecimentos que os sujeitos da sala de aula já trazem, tornando-os mais complexos e conscientes (MORAES, 2004, p. 132).

As perguntas dos alunos foram classificadas em seis categorias conforme apresentado no quadro 1. Algumas perguntas foram elaboradas por mais de um aluno. CATEGORIAS PERGUNTAS Conceitos, Características e propriedades dos combustíveis 13 perguntas

Combustível como mistura de substâncias De que é feito o combustível?

O combustível é composto por vários componentes químicos. Quais são?

Quais são os componentes do combustível?

Quais são as substâncias que se encontram nos combustíveis?

Dê que o biocombustível é feito?

Combustível como substância Qual a fórmula molecular do combustível?

Por que a formação do petróleo demora tanto e qual a sua fórmula química, já que ele é usado em diversos produtos?

Definição de combustível O que é combustível?

Da onde vem a palavra combustível? Tipos de

combustíveis e suas origens 27 perguntas

Tipos de combustíveis

Quais são os tipos de combustíveis existentes? Quantos diferentes tipos de combustíveis existem?

Quais são os principais combustíveis usados pelos seres humanos?

Quais são os combustíveis renováveis?

Quais são as fontes renováveis de combustível? Diferenças entre os combustíveis

Quantos tipos de combustíveis existem e quais são as diferenças entre eles?

Qual a diferença entre gasolina e diesel? E em relação ao álcool, qual a diferença?

Origem dos combustíveis De onde vêm os combustíveis? Qual a origem do combustível?

Existem combustíveis em outros planetas? Quem inventou ou descobriu o combustível? Como surgiu o etanol?

Obtenção dos combustíveis Como são feitos os combustíveis?

Como é formado, como é o processo que passa o combustível até estar pronto?

Como é feito o processo para transformar o petróleo em vários combustíveis?

Obtenção dos biocombustíveis

Como é feito o processo de transformação da cana em etanol?

Quais matérias orgânicas podem ser utilizadas para a criação de um combustível?

Utilização dos combustíveis 6 perguntas

Para que serve os combustíveis em nossas vidas? Para que serve o combustível? Onde é utilizado? O combustível é usado para quais finalidades?

Para que o combustível é importante e onde ele pode ser usado?

Além dos combustíveis serem usados nos automóveis, em que outro lugar eles são usados?

Impactos ambientais e possíveis soluções 22 perguntas

Combustíveis poluem o meio ambiente em graus diferentes

Qual o nível de poluição do combustível? Qual o nível de poluição do biocombustível?

Quais os tipos de combustíveis e quanto cada um polui? Qual o combustível que polui mais e o que polui menos o ambiente?

Qual o combustível mais poluente?

Quais são os combustíveis menos poluentes?

Qual o combustível menos prejudicial ao meio ambiente? Por que o diesel polui mais do que a gasolina?

Por que a gasolina polui tanto? Impactos ambientais

Quais os efeitos que o combustível causa no meio ambiente? Quais são os combustíveis considerados ecológicos?

O que é efeito estufa?

O que acontece quando a camada de ozônio é atingida? Quais são os danos que a extração do petróleo causa ao ambiente?

Possíveis soluções

Existe uma solução para estes problemas ambientais?

não poluam tanto?

De que forma o combustível pode ajudar, sem poluir o meio ambiente?

Os carros Flex usam gasolina e álcool. Esses carros são considerados muito poluentes? Ou ele diminui o problema ambiental?

Aspectos econômicos, sociais e políticos 3 perguntas

Por que o preço do combustível muda tanto?

Por que o combustível é tão caro? O que encarece ele? Qual é o combustível mais rentável que existe?

Vantagens e

desvantagens dos combustíveis 1 pergunta

Quais as coisas boas e ruins que eles [os combustíveis] proporcionam?

Quadro 1 – Categorias elaboradas a partir das perguntas dos alunos

Foram elaboradas, ao todo, setenta e duas perguntas. Dessas, a grande maioria está relacionada aos diferentes tipos de combustíveis, suas origens e processos de obtenção e produção. Percebeu-se que os alunos demonstram interesse em saber quais são os combustíveis existentes, as diferenças entre eles e como são produzidos.

Destaca-se o uso de palavras como renováveis, gasolina, diesel, etanol, petróleo, evidenciando o conhecimento inicial de alguns alunos sobre tipos de combustíveis utilizados. A partir de duas perguntas elaboradas (“Quais matérias orgânicas podem ser utilizadas para a criação de um combustível?” e “Como é feito o processo de transformação da cana em etanol?”) pode-se perceber que esses estudantes conhecem a origem orgânica dos combustíveis, porém não possuem conhecimentos sobre os seus processos de produção.

Em relação aos impactos ambientais, os alunos se interessam em saber quanto os combustíveis poluem, qual é o mais poluente e qual é o que polui menos, e como essa agressão ambiental ocorre. Isso é bastante interessante, pois, para que possamos pensar em alternativas, precisamos primeiramente saber o que acontece, porque e como os combustíveis podem agredir o meio ambiente. Não é possível falar em mudanças na matriz energética de um país ou, até mesmo, do mundo, se as pessoas não tiverem consciência das causas e das consequências da poluição.

Percebe-se que os alunos possuem um conhecimento inicial sobre as diferenças entre os combustíveis quanto à emissão de poluentes (Por que o diesel polui mais do que a gasolina?) e sobre as consequências da sua utilização para o

meio ambiente, o que foi evidenciado pelo uso das palavras efeito estufa e camada de ozônio.

Os alunos também mostraram interesse em conhecer do que são constituídos os combustíveis. Porém, percebe-se, na análise das perguntas elaboradas, que eles não possuem clareza de entendimento sobre os conceitos de substância e mistura e sobre como os combustíveis são classificados. Para Dotto e Silva (2010, p. 1), “os conceitos de substância e mistura são relevantes para o ensino de química uma vez que se referem à composição dos materiais”. Wartha e outros (2010) apontam que esses conceitos são estruturadores e devem ser abordados durante todo o ensino de Química.

Em menor número, as perguntas dos alunos evidenciaram a sua curiosidade sobre as formas de utilização dos combustíveis e as suas vantagens e desvantagens. Além disso, chamou-me a atenção o fato de que alguns alunos questionaram sobre aspectos econômicos relacionados aos combustíveis, como a oscilação do preço. O custo do barril de petróleo passou de 30 dólares, em 2003, a 145 dólares, em 2008 na cidade de Nova York. Antes disso, o petróleo só esteve tão caro em 1980, quando a guerra entre o Irã e o Iraque interrompeu o transporte de petróleo pelos navios no Estreito de Hormuz e privou o mundo de 10% da oferta mundial. Em 1980, a oferta foi diminuída por uma guerra, mas em 2008 o consumo foi maior do que a produção. Muitas pessoas têm se preocupado3 com o fato de que o petróleo barato chegou ao fim e de que não haverá petróleo suficiente para atender a demanda de países em crescimento como a China e a Índia. Sem dúvida, essa discussão não pode ser deixada de lado nas escolas.

Após conhecer o que pensam os alunos e o que desejam aprender sobre os combustíveis e o que propõem os documentos oficiais em relação a competência em Química a ser desenvolvida no Ensino Médio, foram elaboradas as atividades que constituíram a UA. Porém, houve modificações na proposta inicial, pois a UA é uma estrutura flexível, construída no desenrolar do processo educativo, da mesma forma como apontam Galiazzi, Garcia e Lindemann (2002):

Uma unidade de aprendizagem, embora tenha início, meio e fim, também é uma construção que na recursividade agrega complexidade na sua estrutura sempre flexível e em questionamento. A cada aula, ou mesmo a

3

cada diálogo, se reestrutura, se amplia, se reduz, se transforma. Unidade de aprendizagem é construída dialogicamente. (p. 100)

Na sequência, são apresentadas as atividades que compuseram a UA, as competências a serem desenvolvidas e as perguntas dos alunos que cada atividade buscou responder. Além disso, são discutidos os aspectos positivos e negativos das atividades e a análise dos resultados obtidos.