• Nenhum resultado encontrado

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1. ANÁLISE DE ERROS

No Quadro 2 são apresentados os trabalhos selecionados no tema análise de erros. Para busca de trabalhos que também abordassem esse tema, foi estabelecido um filtro de pesquisa, selecionando trabalhos voltados para a área da Matemática, já que muitas das instituições de ensino pesquisadas oferecem mestrados e doutorados na área de Ciências juntamente com a Matemática.

Quadro 2 – Trabalhos sobre análise de erros

Dados Resumos

ANÁLISE DE ERROS NO CÁLCULO DE PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO ENSINO

MÉDIO (dissertação)

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os erros cometidos por alunos de um terceiro ano do Ensino Médio, no cálculo de perímetros e áreas de figuras planas, com o intuito de elaborar uma estratégia

Autor: JOSIELE MARIA FUSIGER Orientador: Profª. Drª. Helena Noronha

Cury

UNIFRA 2015

metodológica para superar dificuldades identificadas. A investigação teve caráter qualitativo e realizou-se com 22 alunos, aos quais foi aplicado um teste composto por questões de Geometria, sobre cálculo de perímetros e áreas. Também foi usado um questionário, aplicado a 25 professores da educação básica. A análise dos erros realizou- se em três etapas, e os erros detectados foram classificados por tipo. Pelos dados coletados, percebeu-se que os estudantes participantes apresentavam muitas dificuldades com conteúdos do Ensino Fundamental, especialmente de manipulação algébrica e de visualização dos elementos das figuras. Como produto da pesquisa, foi construído um objeto de aprendizagem que aborda os conteúdos trabalhados, perímetro e área de figuras planas, e propõe questões contextualizadas.

ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES SOBRE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS:

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE

MATEMÁTICA (dissertação)

Autor: MIRIAM FERRAZZA HECK Orientador: Profª. Drª. Helena Noronha

Cury

UNIFRA 2017

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades demonstradas por alunos de disciplinas matemáticas ao resolver uma questão sobre sequências numéricas, visando à elaboração, aplicação e análise de um conjunto de atividades sobre esse conteúdo, para uso em cursos de formação de professores. Foi aplicado um teste a quatro turmas de alunos, duas compostas por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática de duas instituições de Ensino Superior, uma por acadêmicos de um curso de Sistema de Informação de uma das instituições, e outra por professores cursando mestrado na área de Ensino de Matemática em uma das instituições. A análise das respostas foi apoiada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval. Posteriormente, com base nos resultados, foi elaborado um conjunto de atividades sobre sequências numéricas. O conjunto de atividades propostas pode ser aplicado como introdução ao estudo de sequências em um curso de Licenciatura em Matemática, mas também pode ser utilizado como estudo de metodologias de ensino, em cursos de formação inicial ou continuada.

ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA TRANSIÇÃO

DO 5º PARA O 6º ANO

A influência da formação do professor sobre a aprendizagem dos alunos tem sido investigada e, em geral, é aceito que o problema na

(dissertação)

Autor: SIMONE BRAGA CASTANHO Orientador: Prof. Dr. Ricardo Frajardo

UFSM 2015

formação tem efeitos negativos sobre a aprendizagem dos estudantes da escola básica. Esta pesquisa foi fundamentada em pressupostos da análise de erros, numa escola da rede púbica de Santa Maria/RS, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio da análise das respostas dos alunos a um teste, foram interpretados, classificados e agrupados os erros mais recorrentes e, com base neles, foram planejadas estratégias de ensino. Após a aplicação da estratégia, outra prova foi aplicada, a fim de observar o impacto da estratégia sobre a aprendizagem do conteúdo

ANÁLISE DE ERROS NA DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ALUNOS

DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(dissertação)

Autor: SABRINA LONDERO DA SILVA

ROSSATO

Orientador: Profª. Drª. Helena Noronha

Cury

UNIFRA 2014

Este estudo teve como tema a operação de divisão no conjunto dos números racionais, com foco nos números decimais. A análise concentrou-se nos erros que os alunos cometeram ao resolver questões utilizando o algoritmo usual da divisão com números decimais. O estudo foi embasado em autores que escrevem sobre análise de erros na Matemática e, também, na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. A pesquisa seguiu uma abordagem quanti-qualitativa e, após a análise dos erros, foi desenvolvida uma oficina empregando técnicas de ensino com apoio de objetos de aprendizagem e materiais manipuláveis, como o Material Dourado e o Quadro Valor de Lugar.

Fonte: Elaborado pela autora (2017).

Quando se buscaram pesquisas realizadas sobre análise de erros, foi possível observar a preocupação de muitos outros pesquisadores em relação a essa temática. Percebe-se, em todas elas, o impacto negativo de que respostas incorretas ou parcialmente corretas sejam apenas assim consideradas. Diferentes autores discorrem sobre esse assunto e sobre como a observação e a atenção dada aos erros dos estudantes pode servir para se construir diferentes estratégias pedagógicas em direção ao progresso da aprendizagem.

Os trabalhos citados no Quadro 2 mostram uma preocupação em comum, trazida pelos pesquisadores, no que diz respeito ao desempenho dos estudantes e aos erros recorrentes que eles cometem. Alguns dos trabalhos citam a importância de um bom embasamento matemático nas séries iniciais do Ensino Fundamental e associam as dificuldades de

aprendizagem dessa etapa escolar, diretamente, ao insucesso dos estudantes em aprendizagens posteriores.

Ao contrastar a pesquisa relatada nesta dissertação com os trabalhos citados no Quadro 2, percebeu-se que a inquietação que se tem, aqui, em relação aos erros dos estudantes também é a mesma colocada por esses outros autores em seus trabalhos voltados para a análise de erros e às possíveis formas de utilizar o erro em prol da aprendizagem ou ainda, de se reduzir a sua ocorrência.