• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE ESTRATÉGICA

No documento Inovação estratégica (páginas 61-64)

3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

3.5 ANÁLISE ESTRATÉGICA

A partir de informações levantadas sobre Lâmpadas LED, descrição do processo de importação e sobre o atual mercado de iluminação LED no Brasil, pode –se construir uma análise estratégica por meio da Matriz SWOT conforme segue(quadro 5).

Quadro 8 – Ferramenta Matriz SWOT Pontos Fortes

Recurso próprio para capital de giro.

Escritório avançado em território chinês com profissional especializado (engenheiro elétrico).

Nova tecnologia de iluminação LED.

Produto com qualidade de tecnologia LED.

Produto altamente econômico em consumo de energia.

Produto altamente sustentável, livre de metais pesados e quase a totalidade de seus componentes são recicláveis.

Alta durabilidade do produto.

Pontos Fracos

Baixo “know how sobre iluminação LED no início do projeto.

Operação de importação morosa, demandando tempo dos profissionais.

Preço do produto em relação a lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Oportunidades

Número reduzido de fábricas de iluminação LED no Brasil.

Mercado amplo e inexplorado.

Não há barreiras ou políticas protecionistas de mercado.

Crescimento anual significativo no setor elétrico.

Adoção de políticas de economia e sustentabilidade.

Alta procura por produto LED.

Ameaças

Fuso horário Brasil e China

Operação de importação lenta no Brasil.

Concorrentes bem estabelecidos no mercado.

Concorrentes ligados a

organizações tradicionais do país.

Produtos preço inferior, embora com qualidade inferior.

Fonte: Elaboração do autor, 2015

- Recurso financeiro próprio para capital de giro, é um ponto forte, sendo muito importante para a tomada de decisões e não deixando a organização a mercê de financiamento bancário.

- Ter um escritório avançado na China; com um profissional de engenheiro elétrico que mora há mais de dez anos na China, facilita muito as negociações e busca por produto de alta qualidade.

- O LED não é uma tecnologia nova, sendo utilizados em outros eletrônicos. Porém a iluminação LED é recente e tem destaque no setor elétrico em meio às lâmpadas fluorescentes e incandescentes, pelo desempenho e qualidade

- A iluminação LED tem uma qualidade melhor em luminosidade, utilizando a mesma quantidade de energia de uma lâmpada fluorescente ou incandescente.

- Uma lâmpada LED Descarte Zero tem até 80% de economia de energia em relação a outras lâmpadas do mercado.

- A lâmpada LED Descarte Zero é livre de metais pesados, diferente da fluorescente que é composta por mercúrio e cromo, altamente nocivos ao meio ambiente. Além de 98% de sua composição ser reciclável, tornando o produto altamente sustentável.

- A durabilidade da lâmpada Descarte Zero é um ponto forte, pois é uma lâmpada com durabilidade de até 50 mil horas, tendo o mínimo de manutenção.

- O baixo “know how” dos gestores no início do processo foi um ponto fraco, pois dificultou muito a busca por um produto de qualidade e no processo de importação.

- Operação lenta, demanda muito tempo e paciência dos profissionais da Trade, considerado ponto fraco.

- Outro ponto fraco é o valor da lâmpada LED, onde o custo é elevado em relação a substituição de outros tipo de iluminação.

No que se refere ao ambiente externo, se destacam os seguintes aspectos: - Nos dias atuais há poucas fábricas no Brasil de Iluminação LED, em torno de 20 (vinte) fábricas. No momento tornando a importação como uma oportunidade de negócio.

- Considerado como uma oportunidade, o mercado de iluminação LED é recente no Brasil, tendo muito mercado para ser explorado em diversas áreas.

- Não há nenhuma barreira ou política de protecionismo, tendo vantagem até mesmo em relação a outros tipos de iluminação, porque não necessita

Licenciamento prévio de Importação23 para este tipo de produto, sendo uma oportunidade para a organização.

- O mercado de iluminação LED teve índice de crescimento de 20% nos últimos 2 (dois) anos, tendo expectativa de dobrar o crescimento em 2016. Mostrando uma forte demanda para os anos seguintes.

- Vem como uma oportunidade, a política de governo em adotar políticas de sustentabilidade em função da crise energética que assola o país. Com troca de iluminação pública e estímulo a população pela troca das lâmpadas utilizadas atualmente pelo LED.

- A iluminação LED atualmente já é o tipo de iluminação mais comercializado no Brasil, tendo previsão de alta de interesse do público em 30%, sendo uma boa oportunidade de mercado.

- Fuso horário Brasil e China atrapalha as negociações e tramites da importação, deixando o processo mais lento. É considerado uma ameaça.

- No geral, o processo de importação de qualquer produto no Brasil é onerosa e demanda muito tempo, tornando – se uma ameaça.

- Concorrentes bem estabelecidos e ligados a organizações tradicionais se tornam ameaças, já quem podem querer diminuir o preço dos produtos e dominar o mercado em alta escala.

- Muitas fábricas na China possuem produtos de baixa qualidade, com um preço muito abaixo do mercado. População pode optar por um produto com má qualidade em função do valor baixo. Considerado como uma ameaça.

Fica explicito de acordo com a análise estratégica, que a importação da lâmpada LED Descarte Zero e sua comercialização no mercado brasileiro, é favorável, visto que os pontos fortes e oportunidades estão em maior número, do que pontos fracos e ameaças. Chegando à conclusão desta análise que é possível a importação da lâmpada LED Descarte Zero e sua comercialização no mercado brasileiro. A seguir é proposto um plano de ação para minimizar ameaças e pontos fracos na importação e comercialização da lâmpada LED Descarte Zero.

23 Licenciamento prévio de importação: São licenças prévias de importação, Sendo itens inseridos em 24 capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)(TNT, 2011).

No documento Inovação estratégica (páginas 61-64)

Documentos relacionados