• Nenhum resultado encontrado

Análise da evolução temporal dos teores de nitrato nas localidades pesquisadas

No documento JOSÉ SILVIO DOS SANTOS (páginas 42-47)

A sequência de gráficos a seguir mostra como os teores de nitrato evoluiu ao longo dos anos nas localidades pesquisadas. Observa-se no gráfico 8 que na área da bacia do Riacho do Silva os pontos P1, P3 e P4 localizados respectivamente nos bairros de Bebedouro, Chã da Jaqueira e Monte Alegre, vem apresentando concentrações de nitrato dentro dos padrões aceitáveis para o consumo humano.

No ponto P2, localizado no bairro de Vila Saem, nota-se que no período de 2014 a 2018, as concentrações dessa substância, em amostras de água coletadas nessa localidade se mantiveram em patamares elevados, atingindo nível alarmante em 2018, cerca de 94% do valor máximo permitido na legislação. No levantamento das potenciais fontes de contaminação foi constatado que os elevados teores de nitrato nessa localidade, podem estar relacionados a falta de esgotamento sanitário e a proximidade dos poços das águas poluídas do Riacho do Silva (Figura 9).

Silva (2011) ao avaliar amostras de água coletadas em pontos distintos da bacia do Riacho do Silva, no período de outubro de 2010 a julho de 2011, verificou variações significativas nas concentrações de nitrato. O citado autor destaca, que o nitrato por ser muito solúvel em água, pode através do processo de lixiviação e infiltração no solo, estar contaminando os aquíferos dessa região.

Gráfico 8 – Evolução temporal das concentrações de nitrato nos poços localizados

na região da bacia do Riacho do Silva. Fonte: Autor.

Figura 9 – Águas poluídas do Riacho do Silva. Fonte: Autor, 2019.

O gráfico 9, descreve a evolução temporal dos teores de nitrato em localidades situadas na área de abrangência da bacia do Reginaldo. De acordo com o gráfico, nessa bacia, a evolução das concentrações dessa substância, foram superiores aquelas registradas na região da bacia do riacho do Silva. No ponto P5, situado no bairro do Farol, os dados revelam que as concentrações de nitrato presente na água consumida nessa localidade, vem evoluindo de forma satisfatória.

Gráfico 9 – Evolução temporal das concentrações de nitrato nos poços localizados

na região da bacia do Riacho do Reginaldo. Fonte: Autor.

No ponto P6, observa-se que em vários anos as concentrações de nitrato ficaram próximas do limite estabelecido na legislação. Abordagens em campo, constatou que a região é completamente desprovida de rede coletora de esgoto.

Devido a isso, existem diversas fossas sépticas construídas pelos moradores no entorno do poço, sendo a mais próxima distante apenas 10m. Vale salientar que nessa localidade os esgotos das residências são despejados em um córrego, que passa no vale da Grota do Estrondo, distante 300m do poço.

Na área circunvizinha do ponto de coleta, é bastante comum o descarte e acúmulo de lixo pelos próprios moradores. Também foi verificado a proximidade de vários estabelecimentos comerciais da fonte de captação de águas subterrâneas, sendo os mais próximos um posto de combustível que oferece serviços de lava-jatos (distante 150m do poço) e diversas oficinas mecânicas automotivas (a mais próxima distante cerca de 250m do poço).

No ponto P7, localizado no bairro Sítio São Jorge, em várias amostras de anos anteriores, os teores dessa substância ficaram acima do permitido. A deterioração da qualidade da água dessa localidade tem como origem a falta de esgotamento sanitário na região. Nessa área, também existem diversas fossas sépticas no entorno do poço, sendo a mais próxima distante cerca de 10m. Constatou-se nesse lugar, próximo da fonte de captação de água, um lava-jato, um posto de combustível e uma oficina mecânica automotiva, distantes respectivamente, 48m, 90m e 100m.

No gráfico 10, observa-se que a evolução das concentrações de nitrato na área da bacia do Tabuleiro, destaca-se em relação as bacias dos Riachos do Silva e do Reginaldo. Nota-se que apenas no ponto P12 localizado no bairro do Tabuleiro, o padrão de potabilidade da água vem evoluindo satisfatoriamente, de acordo com os valores estabelecidos na legislação.

Gráfico 10 – Evolução temporal das concentrações de nitrato nos poços

localizados na região da bacia do Tabuleiro. Fonte: Autor.

Nos pontos P9, P10 e P11, localizados respectivamente nos bairros de Santa Lúcia, Dubeaux Leão e Salvador Lira, a análise da evolução dos teores de nitrato, comprovou que os habitantes dessas localidades há muito tempo vem consumindo água com elevados teores dessa substância, e fora do padrão de aceitação para o consumo humano estabelecido pela legislação do Ministério da Saúde (10 mg/L NO3). Nesses locais, a falta de esgotamento sanitário faz com que os moradores se utilizem de fossas sépticas e despejem grande parte dos esgotos domésticos em valas e ruas dos bairros (Figura 10).

Figura 10 – Lançamentos de esgotos domésticos em valas no bairro de Santa Lúcia. Fonte: Autor, 2019.

Os elevados teores de nitrato encontrados em amostras coletadas na área da bacia do Tabuleiro, podem também estar relacionados com a proximidade dos poços das águas poluídas da bacia de detenção (Figura 11) situada no bairro de Salvador Lira. As bacias de detenção do Tabuleiro foram construídas para acumular as águas resultantes das abundantes chuvas que precipitam nessa região, especialmente na estação chuvosa, reduzindo os impactos provocados pelas constantes inundações.

Figura 11 – Lançamentos de dejetos na bacia de detenção do Tabuleiro. Fonte: Autor, 2019.

Devido ao intenso crescimento populacional verificado na região a partir da década de 1980, e sem o necessário investimento na rede de esgotamento sanitário, essas estruturas que compõem o projeto de Macrodrenagem do Tabuleiro do Martins, passaram a receber também grandes volumes de poluentes.

Nessas bacias de detenção são lançadas as águas das chuvas sujeitas à poluição, bem como, são despejadas diretamente as águas residuárias de indústrias e esgotos de unidades habitacionais circunvizinhas, desprovidas de saneamento (SÁ FILHO, 2010). O citado autor ao pesquisar as características limnológicas do sistema que compõe a Macrodrenagem da bacia do Tabuleiro do Martins, constatou ao avaliar a qualidade da água da lagoa de detenção do bairro de Salvador Lira, entre outros resultados, elevadas concentrações de coliformes termotolerantes e fósforo total.

A infiltração desses contaminantes no solo pode estar contaminando o aquífero da região, o que justificaria as elevadas concentrações de nitrato presente na água potável. A análise da evolução temporal dos teores dessa substância, demonstrou de forma evidente, que essa contaminação vem ocorrendo de forma contínua e duradoura.

4.6 Caracterização hidroquímica referente aos teores de amônia em

No documento JOSÉ SILVIO DOS SANTOS (páginas 42-47)

Documentos relacionados