• Nenhum resultado encontrado

Análise Fatorial do instrumento de Intenções Comportamentais de

5 ANÁLISES E RESULTADOS

5.2 Pesquisa B – Análise da relação entre Percepção de Sucesso na Carreira e Intenções

5.2.3 Análise Fatorial do instrumento de Intenções Comportamentais de

Comprometimento Organizacional (ICCO) para a amostra da Pesquisa B

Apesar de validada por Menezes (2009), a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO) foi adaptada para a amostra de professores. Assim, foi fundamental revalidar a escala para esta amostra, verificando: se era unidimensional ou multidimensional, quais seriam as variáveis latentes, se todas as variáveis deveriam ser utilizadas ou algumas deveriam ser descartadas e se havia convergência e discriminância entre as variáveis latentes, como foi feito no instrumento PSC.

Após vários testes com extração dos componentes principais, rotação oblíqua, variando de dois a seis fatores, repetidas inclusões e exclusões de algumas variáveis, a escala ficou bem representada com 15 itens, distribuídos em dois fatores. Os itens eliminados e os respectivos motivos estão apresentados no Quadro 38.

Quadro 38 – Itens retirados na escala ICCO após a análise fatorial

Itens Texto Motivo

EIC04 Em um contexto fora de sua instituição, algumas pessoas que não trabalham nela tecem comentários, criticando-a injustamente. Você a defenderia? Baixa comunalidade EIC05 Imagine que, devido a algum motivo irrelevante, haja divergências e tensões entre diferentes cursos em que você atua dentro da instituição. Você interviria no

sentido de ajudar a superar as divergências e tensões?

Baixa comunalidade EIC06

Na sua instituição, você é avaliado satisfatoriamente para dar conta de turmas com 40 alunos. No entanto, você é designado para turmas com 80 alunos por tempo indeterminado, mantidas as mesmas condições de trabalho. Você manteria o mesmo nível de desempenho?

Baixa comunalidade

EIC07

Em comparação com instituições similares, os processos pedagógicos da sua instituição são ineficazes e seguem somente os modelos tradicionais. Você possui uma ideia inovadora e que poderia aperfeiçoá-los. Você difundiria sua ideia para a instituição?

Pouca carga nos fatores

EIC11 Suponha que sua instituição lhe solicitou que se engaje em atividades para melhorar a forma como ela é vista pela sociedade. Você participaria? Baixa carga fatorial em vários fatores EIC18 Um dos alunos da sua instituição faz críticas ao ensino e insinua que a maior concorrente possui uma qualidade de ensino superior. Você defenderia a

instituição das críticas do aluno?

Baixa comunalidade EIC19

Sua instituição está sendo reestruturada, o que implica em redimensionamento de faculdades/cursos e remanejamento de professores. Estas mudanças são vistas pela instituição como necessárias para a melhoria de seu desempenho. Você mudaria de faculdade/curso caso fosse necessário?

Baixa comunalidade EIC20 Sua instituição está enfrentando um problema cujo encaminhamento está confiado a um grupo de trabalho do qual você não faz parte. Você possui alguma

ideia de como resolvê-lo. Você se ofereceria para ajudar?

Baixa comunalidade

Após executar a análise confirmatória no SMART-PLS (Ilustração 22), as cargas fatoriais e fatores extraídos estão representados no Quadro 39.

Foram revelados dois fatores, cuja nomenclatura aqui apresentada segue o que foi sugerido por Menezes (2009): Melhor desempenho e produtividade (abreviada por Melhoria) e

Esforço extra ou sacrifício adicional (abreviada por Esforço).

Ilustração 22 – Análise PLS da Escala ICCO

O fator Melhor desempenho e produtividade é o que mais explica (R2 = 0,936) as intenções comportamentais de comprometimento organizacional, porém o fator Esforço extra ou

sacrifício adicional também é bastante relevante pois explica 54,7% da variância total de

Quadro 39 – Itens e fatores da escala ICCO

Fator Item Descrição Cargas t

Melhor desempenho e produtividade α = 0,927 É a intenção de se comprometer com situações cuja finalidade é a melhoria dos processos de trabalho, da qualidade do serviço da instituição, do seu desempenho pessoal ou da equipe. EIC14

Sua instituição adota um modelo de gestão participativa, por meio de colegiados e comissões, para que seus docentes possam se envolver no processo de elaboração de novos projetos. Diante da possibilidade, você participaria?

0,851 22,6

EIC16

Sua instituição está implantando programas de melhoria da qualidade de seus cursos. Estes programas exigirão mudanças na sua forma de atuar e a necessidade de uma nova adaptação à sua atividade docente. Você se engajaria nestes programas?

0,812 20,3

EIC22 Se sua instituição implantasse um sistema de avaliação docente pelos alunos. Você utilizaria a devolutiva dos alunos

para melhorar suas práticas pedagógicas? 0,779 14,7

EIC08

O sistema de avaliação de desempenho da sua instituição detectou que a avaliação do curso em que você atua não foi satisfatória, embora o seu desempenho tenha sido o esperado. Se lhe fosse solicitado, você assumiria um comportamento de liderança com o objetivo de melhorar o desempenho geral da equipe?

0,774 12,1

EIC23 Se sua instituição lhe desse liberdade para utilizar novas abordagens pedagógicas, você buscaria identificar pontos de

melhoria e testaria novos métodos? 0,773 12,1

EIC15

Sua instituição redefiniu as metas de desempenho para o próximo ano e isso exigirá de você uma carga de trabalho adicional. Você mudaria sua forma de trabalhar, para se adequar às novas metas?

0,767 12,4

EIC01

Se sua instituição convidasse professores para,

voluntariamente, participarem de reuniões, uma vez por semana, fora do horário de aulas e sem remuneração, a fim de discutir questões não pedagógicas, porém de interesse da instituição, e você pudesse participar, você participaria?

0,729 11,8

EIC21

Se sua instituição convidasse professores para,

voluntariamente, participarem de reuniões, fora do horário de aulas e sem remuneração, a fim de discutir métodos que permitam ampliar a aprendizagem dos estudantes, e você pudesse participar, você participaria?

0,725 10,5

EIC13 Numa conversa descontraída com seus colegas de curso, um deles questiona e critica injustamente a instituição. Você

defenderia sua instituição das críticas dos colegas? 0,718 10,3 EIC17

Sua instituição implantou um sistema de críticas e sugestões acessível a todos os professores. Caso tivesse críticas e

sugestões, você as apresentaria à instituição? 0,715 10,3

EIC09

Numa etapa de planejamento pedagógico, seu grupo conclui as atividades com êxito. Outro grupo da sua instituição solicita auxílio para finalização da atividade. Diante da possibilidade de contribuição, você ajudaria a outra equipe a finalizar suas atividades?

Quadro 39 (continuação) – Itens e fatores da escala ICCO

Fator Item Descrição Cargas t

Esforço extra ou sacrifício adicional α = 0,814 É a intenção de se comprometer com situações que fogem ao interesse da atividade docente, normalmente em virtude de necessidades não previstas e dificuldades da organização por motivos contingenciais. EIC02

Imagine que sua instituição o convide para substituir, durante um mês, um colega professor, de uma disciplina da sua área de conhecimento, mas que você nunca ministrou e, para a qual, deverá se preparar. Você aceitaria?

0,737 8,6

EIC03

Em um determinado momento, sua instituição necessita que você assuma atividades que se distanciam de seus interesses

acadêmicos atuais. Você aceitaria? 0,777 12,6

EIC10

Sua instituição teve que fazer uma redução no quadro de pessoal, requerendo de você a realização de mais tarefas do que a sua obrigação docente, tendo em vista a manutenção do desempenho institucional. Diante da solicitação e sabendo que você possui o conhecimento necessário para realizar essas novas atividades, você assumiria essas novas tarefas?

0,862 22,2

EIC12 Imagine que sua instituição está passando por dificuldades financeiras e, portanto, necessita de maior dedicação dos seus professores. Você elevaria seu nível de dedicação?

0,824 20,0

A análise com Bootstrapping de 97 casos para 500 amostras, para verificar a significância das relações, apresentaram t de Student significante para todas as correlações. Os valores de t de

Student estão na última coluna do Quadro 39 e o valor de t para a relação ICCO -> Melhoria

foi 102,4 e para ICCO->Esforço foi 7,8. Como todos são superiores a 1,99 (amostra de 97 pessoas), pode-se assumir com risco inferior a 5% que as correlações são significantes. A confiabilidade da escala ICCO (alfa de Cronbach) é 0,924.

A Tabela 18 apresenta os valores de convergência da escala ICCO, atendendo a todos os critérios de convergência:

- AVE maior que 0,5;

- Alfa de Cronbach maior que 0,6;

- Confiabilidade composta maior que 0,7.

Tabela 18 – Dados de validade convergente da escala ICCO AVE Confiabilidade composta Cronbach Alfa de Raiz quadrada de AVE Melhoria 0,579 0,938 0,927 0,761

A Tabela 19 apresenta a validade discriminante, com as cargas dos fatores bem maiores que a carga entre eles.

Melhoria Esforço Melhoria 0,761

Esforço 0,545 0,801

Tabela 19 – Cargas dos fatores e entre os fatores (validade discriminante)

Uma vez definida a matriz fatorial da escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional validada para professores, ela pôde ser comparada com outros construtos.