• Nenhum resultado encontrado

Análise Geral dos Resultados

No documento Monografia-Endomarketing (páginas 33-41)

CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO

3.3 Análise Geral dos Resultados

Os resultados do estudo realizado na organização citada mostram um ambiente interno bem estruturado e organizado fisicamente, mas sem nenhuma interação entre as partes que o compõem, onde a maioria das pessoas diz saber a influência de suas atribuições nos resultados organizacionais, mas executam as mesmas sem o conhecimento da estratégia da organização, bem como dos objetivos: se foram alcançados com a eficácia devida ou se existe algo a ser melhorado. A grande parte dos avaliados mostram afinidade, comprometimento e satisfação com as funções que desempenham, contribuindo positivamente para o sucesso da organização; outros estão há muito tempo na mesma área e nunca executaram atividades de outros setores, comprovando que não há conhecimento de todas as etapas dos processos organizacionais.

Outro ponto de grande relevância é a falha na comunicação, evidente em todas as partes da empresa, já que não existe um canal ativo que possibilite a circulação eficiente das informações por todos os setores, nem há iniciativa dos gestores para a implantação de uma ferramenta de comunicação. Dessa forma, surgem equívocos e desentendimentos que   prejudicam não só as relações internas, mas principalmente a relação com os clientes

externos.

Quando questionados sobre o Endomarketing, os participantes da pesquisa mostraram pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema, e a relação direta do mesmo com a comunicação interna também é algo desconhecido, já que a organização não proporciona capacitações externas para todos os colaboradores, nem estimula a organização de treinamentos internos para a resolução do problema. Com isso, é possível afirmar que boa  parte das pessoas não sabe a importância da comunicação para a melhoria dos processos

Assim, conclui-se que a organização estudada possui estrutura e recursos materiais suficientes para o desenvolvimento de um programa de Endomarketing; no entanto, é necessário estruturar e qualificar a área humana, já que é através desta que toda e qualquer  organização consegue atingir suas metas e objetivos, para que assim o Endomarketing seja introduzido na estratégia da organização, proporcionando à mesma a fidelização de seus clientes internos e externos.

CONCLUSÃO

Diante de todo o conteúdo exposto e argumentado, percebe-se que as organizações estão se transformando e evoluindo cada vez mais rapidamente e que antigos conceitos já não correspondem a essa nova realidade, fazendo com que seja necessário aprimorar as idéias e desenvolver novas práticas que funcionem eficazmente. O Endomarketing, sendo uma dessas novas ferramentas que surgiu de forma a suprir  necessidades antes inexistentes, se tornou indispensável às organizações, visto que o capital humano tem se tornado sempre mais complexo com o passar dos anos e satisfazer suas necessidades se tornou uma tarefa difícil de ser executada.

Como foi discorrido durante todo o trabalho, através do Endomarketing e ferramentas agregadas a ele, é possível atingir a excelência organizacional, considerando que  para tanto o Endomarketing deve ser aplicado de forma contínua, depois de observadas todas as variáveis envolvidas e feitos os estudos necessários à sua correta forma de implementação. É preciso analisar minuciosamente onde estão localizadas as deficiências, como má comunicação, falta de motivação e ineficiência na execução das tarefas, bem como analisar  também aonde a empresa quer chegar, seus objetivos, para então traçar estratégias de Endomarketing, que se aplicadas corretamente, certamente irão extinguir ou minimizar essas deficiências.

Por outro lado, a ausência do Endomarketing pode causar danos irreversíveis à empresa, o que pôde ser observado em explicações anteriores. Sem ele, torna-se praticamente impossível gerir a organização de forma satisfatória, pois as lacunas estarão sempre presentes, deixando o cliente interno desmotivado, sem comprometimento e desnorteado quanto ao seu  papel e função desempenhada na empresa.

A utilização do Endomarketing como ferramenta essencial à gestão vai além de motivar o público interno. A sua aplicação eficaz é capaz de reestruturar toda uma linha de

  pensamento quanto aos funcionários, tornando-os verdadeiramente colaboradores indispensáveis e responsáveis pelo sucesso organizacional em vários aspectos, principalmente  junto ao público externo. É por meio do Endomarketing, que a Empresa e o Cliente Interno se unem numa busca por objetivos comuns, que quando alcançados, suprem também as necessidades individuais dos mesmos, o que se conclui em atingir a excelência para todos os envolvidos no processo.

Assim, para obter diferencial competitivo no mercado atual, onde ocorrem variações diárias que exigem bem mais eficiência em qualquer atividade desempenhada, é essencial sintonizar e qualificar os recursos que serão utilizados para a obtenção dos resultados; isso é possível quando se utiliza o Endomarketing como estratégia de gestão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEKIN, S. F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 186 p.

BRUM, A. M. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998. 180p.

CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. 161p.

GRONROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

INKOTTE, A. L.(2000) Endomarketing: elementos para construção de um marco teórico. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0705_2010.pdf  >. Acesso em: 10 mar. 2009.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados . São Paulo: Futura, 1999.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada . São Paulo: Summus, 2002.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMEIRA, T. M. V. et. al. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

MATOS, G. G. de. Comunicação empresarial sem complicação . São Paulo: Manole, 2004. O’DONNEL. Endoquality: as dimensões emocionais e espirituais do ser humano nas organizações. Salvador. Casa a Qualidade, 1997.

SILVEIRA, R. M. Endomarketing: ferramenta de gestão para motivar e conquistar o cliente interno. Centro Universitário de Belo Horizonte: UNI-BH, 2007. Disponível em: http://scholar.google.com.br/ . Acesso em 26 mar. 2009.

Apêndice A QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FORMANDAS: AMANDA SANTOS SILVA

DANIELE BARBOSA PAULINO

Questionário

Este questionário tem como objetivo analisar a prática do Endomarketing na organização,  bem como o nível de satisfação dos clientes internos (funcionários) e sua interação com os

resultados da empresa. As conclusões retiradas desta análise serão acrescentadas ao Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) das alunas mencionadas acima.

Definição de Endomarketing: O Endomarketing é um processo gerencial que tem como objetivo a interação das pessoas com o propósito da organização, promovendo a motivação e comprometimento das mesmas com os objetivos estratégicos.

 Responda as questões abaixo de acordo com sua vivência dentro da organização.

1) Qual o seu sexo?   Masculino 2) Qual a sua idade? __________   Feminino

  3) Qual a sua formação?

Nível Médio  

Superior Completo(Qual o curso?) _____________________________________________   

Superior Incompleto(Qual o curso?) ____________________________________________   

4) Há quanto tempo trabalha na empresa?

___________________________________________________________________________  5) O que você entende por Endomarketing/Comunicação Interna?

___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  6) A empresa oferece ou já ofereceu capacitação em Endomarketing/Comunicação Interna?

Sim  

Não.  

Sim  

Não (Por quê)  

___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  8) No desempenho de suas atribuições, você tem conhecimento da influência que causa nos demais setores e nos resultados da empresa?

Sim  

Não (Por quê)  

___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  9) Você conhece a Missão e a Visão da empresa?

Sim  

Não.  

10) Você sabe qual o seu papel na empresa e em que ele afeta os resultados organizacionais? Sim

 

Não (Por quê)  

___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  11) A empresa compartilha as metas e os resultados alcançados?

Sim  

Não.  

12) Qual a frequência das reuniões gerais da empresa? Semanal

   Quinzenal   Mensal Outra. Qual?______________ 

13) Qual a frequência das reuniões por departamento? Semanal

   Quinzenal  Mensal  Outra. Qual?______________ 

14) Quais os principais assuntos discutidos nas reuniões por departamento?

___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  ___________________________________________________________________________  15) Você sabe a área de atuação da empresa, bem como os produtos ofertados por ela?

Sim  

Não.  

No documento Monografia-Endomarketing (páginas 33-41)

Documentos relacionados