• Nenhum resultado encontrado

Três fontes de informação foram utilizadas na pesquisa: entrevistas, websites e documentos oficiais do Poder Público. O material coletado nas entrevistas foi transcrito e passou por análise de conteúdo. Segundo Bardin (2014) a análise de conteúdo é um conjunto de instrumentos aplicáveis a analisar discursos e diversos tipos de comunicações extremamente diversificados.

Para além da análise de discursos, a técnica de análise de conteúdo também é voltada para interpretação de textos, de documentos e várias outras formas de comunicação, podendo adotar métodos de extração de significados lexicais, relacionar frequência de palavras ou de citação de temas ou ideias, utilizando-se também de palavras-chave ou termos específicos como unidades elementares de análise (CHIZZOTI, 2011).

A análise de conteúdo das informações coletadas passou pelas etapas de pré- análise, na qual o material a ser categorizado passa por processo de verificação de relevância e representatividade para o foco da pesquisa; análise, em que as informações passam por uma primeira categorização, agrupamento e reagrupamento de informações; e uma etapa de interpretação obtida pela relação estabelecida entre as informações analisadas e quadro teórico-conceitual (IAD-framework) adotado na pesquisa (BARDIN, 2014).

Longe de ser um instrumento ou ferramenta pronta de análise, esse conjunto de instrumentos para análise de conteúdo encontra-se em constante aperfeiçoamento, pois está sempre adequando-se aos objetivos e domínios pretendidos de cada contexto pesquisado (BARDIN, 2014).Mozzato e Grzybovski (2011) afirmam que a cada dia é dada maior importância à análise de conteúdo em estudos organizacionais, pois esse tipo de técnica é uma forma de garantir rigor científico e profundidade em pesquisas de natureza qualitativa.

Aliada à técnica de análise de conteúdo utilizada nessa pesquisa, uma ferramenta informatizada foi utilizada com objetivo de explorar ao máximo os resultados inferidos e garantir maior dinamicidade e rigor científico à pesquisa, o pacote de software Nvivo 10. A análise realizada por meio desse software baseia-se na criação de categorias nomeadas por nós. Os nós são categorias de análise flexíveis, construídos de acordo com as categorias e o contexto da pesquisa, conforme figura 5.

O software Nvivo 10 é uma ferramenta que possibilita suporte a pesquisas qualitativas, permitindo sistematizar dados não estruturados ou semiestruturados, como entrevistas, surveys, anotações de campo, documentos e artigos. O software permite ao

pesquisador uma melhor e maior organização dos dados da pesquisa, possibilitando as mais diversas formas de análises aliada a qualquer que seja o método escolhido.

Figura 4- Constructos IAD framework desmembrados nas categorias de análise utilizadas na pesquisa

Fonte: Elaborado com dados da pesquisa (2017).

Para além da categorização do conteúdo das entrevistas, o software Nvivo 10 foi utilizado para uma análise mais objetiva das informações documentais. Os documentos utilizados na pesquisa passaram por um processo de análise de cluster em que o coeficiente de

correlação de Pearson é calculado, criando grupos que formam diagramas hierárquicos, o que torna possível a verificação da proximidade ou similaridade entre os documentos.

Ainda com o apoio do software Nvivo 10 foi possível analisar a frequência com que palavras-chave da pesquisa como portuário, resíduo, sólido, industrial e Pecém apareceram nos documentos.

3.5 Construção do IAD framework para diagnosticar a Gestão Pública de Resíduos Sólidos Industriais no CIPP

Após a fase de coleta e interpretação das informações levantadas na pesquisa, os achados significativos e considerados de maior relevância foram confrontados e reagrupados conforme a configuração proposta no IAD framework. Desta forma, foi possível a montagem gráfica do quadro institucional capaz de apresentar o diagnóstico da situação institucional do Poder Público, tendo em conta as condições biofísicas (biológicas, físicas e estruturais) do CIPP, aspectos relacionados ao Poder Público, como interações, barreiras e resultados que têm sido alcançados em relação à gestão de resíduos sólidos industriais.

4 RESULTADOS

4.1 Atores: atributos e responsabilidades

No Estado do Ceará existe toda uma estrutura de órgãos, instituições ou entidades públicas que se relacionam, interagem, promovem instrumentos de gestão ambiental de comando e controle e econômicos e executam atividades como planejamento, fiscalização, normatização, acompanhamento de licenciamentos e execução de ações para que haja o bom funcionamento e desenvolvimento dos serviços públicos, bem como o desenvolvimento do Estado.

Algumas instituições, nas três esferas do poder público, mantém um relacionamento com o CIPP de forma direta ou indireta. Nessa perspectiva, o CIPP por ser um Complexo Industrial instituído, planejado e estruturado pelo poder público para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, traz em seu âmago de criação uma necessidade iminente por serviços públicos de manutenção, bem como sua melhoria, ampliação, expansão, zoneamento. No quadro 6 encontram-se descritas as principais características, níveis de atuação, unidades organizacionais e atividades que tem sido desenvolvidas em GRSI no CIPP. Representando o âmbito Federal na pesquisa, a Zona de Processamento e Exportação- ZPE ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio- MDIC tem por atribuição “a atração de investimentos, geração de empregos, agregação de valor à produção nacional, aumento das exportações e promoção do desenvolvimento econômico e social do País, por meio do desenvolvimento regional” (ZPE, 2014 p. 7).

Num nível hierárquico mais detalhado, a ZPE é uma entidade ligada a Secretaria Executiva do CZPE, a qual é parte integrante da estrutura administrativa do MDIC. O CZPE que é presidido pelo Ministro do MDIC e tem como membros os Ministros do MF, MMA, MI, MPOG, CC, apresenta dentre suas atribuições analisar propostas de criação de ZPE´s, e de instalação de empresas nessas zonas, definir e atribuir as responsabilidades das ZPE´s, bem como aprovar a relação de produtos a serem fabricados nessas zonas (BRASIL, 2008).

Apesar de todas as diretrizes e ações emanadas do governo federal, a ZPE encontra-se organizacionalmente vinculada ao governo do Estado do Ceará por meio da SDE, instituição que garante toda a estrutura administrativa e pessoal para que a instituição funcione.