• Nenhum resultado encontrado

Após a conclusão da etapa de pesquisa de campo junto aos sericicultores, de posse das gravações e das respostas dos questionários, iniciou-se a transcrição das entrevistas e organização e tabulação dos dados coletados. Como algumas entrevistas obtidas eram longas esta etapa da pesquisa demandou muito tempo.

Neste sentido, seguiram-se as etapas de análise e interpretação dos dados. De acordo com Gil (1999), estes dois processos diferenciam-se:

A análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para a investigação. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos (GIL, 1999, p.168).

Após a conclusão das transcrições das entrevistas semiestruturadas que foram gravadas as mesmas foram transcritas. Além disso, foram utilizadas categorias do instrumento de pesquisa para organização das entrevistas, uma vez que, sendo compostas por questões abertas, as respostas tendem a ser as mais variadas (GIL, 1999). As informações qualitativas foram organizadas com o auxílio do pacote Excel 2010 da Microsoft e tratadas sem o uso de nenhuma técnica em específico, mas foram de grande importância, pois propiciaram uma abordagem mais profunda, além dos números. Além do mais as transcrições foram fundamentais para resgatar depoimentos dos (as) entrevistados (as), e valorizar e sustentar o conteúdo da dissertação. Para preservar a identidade dos entrevistados foi atribuído um número para cada entrevista coletada que variou de 1 a 42.

Foi realizada também a tabulação dos dados quantitativos obtidos. Estes dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva utilizando-se do pacote Excel 2010 da Microsoft e as informações foram sendo organizadas e apresentadas sob a forma de tabelas. Para a análise das questões com escala likert utilizou-se o software SPSS (Statistical

Package for the Social Sciences). Nesse sentido, para as análises dos dados foram empregadas tanto técnicas de análise quantitativas, como qualitativas.

O Quadro 1 apresenta uma síntese dos procedimentos metodológicos aplicados nesta dissertação.

Quadro 1 - Síntese da metodologia aplicada na pesquisa

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Dessa forma, espera-se que a metodologia da pesquisa apresentada aqui, tenha possibilitado o entendimento integral de todos os caminhos percorridos durante a realização desta dissertação. Assim sendo, o próximo capítulo deste trabalho faz a apresentação e análise dos resultados obtidos na pesquisa bibliográfica e de campo.

Tipo da pesquisa Quanto aos objetivos do estudo:  Descritiva Quanto à

abordagem  Qualitativa e Quantitativa Caracterização do

estudo  Estudo de caso

Caracterização da área de estudo e definição da amostra Município

estudado  Diamante do Sul - PR Amostra

selecionada:  42 sericicultores selecionados aleatoriamente;

Coleta de dados

1ª Etapa

 Coleta de dados secundários, obtidos em materiais bibliográficos, documentais, relatórios e banco de dados sobre o tema;

 Elaboração do instrumento de coleta de dados primários: Entrevista semiestruturada composta por 42 questões abertas e fechadas e com uso da Escala Likert;

2ª Etapa

 Contato com a Secretária da Agricultura (transporte);  Contato com a BRATAC que disponibilizou uma lista

atualizada dos produtores do município;

3ª Etapa

 Entrevista semiestruturada realizada, preferencialmente, com o responsável pelo estabelecimento produtor de casulos.  1ª entrevista: pré-teste  Observação  Diário de campo Análise e interpretação de dados 1ª Etapa

 Transcrição das entrevistas e organização das informações com o auxílio do pacote Excel 2010;  Tabulação dos dados quantitativos no pacote Excel

2010 e apresentação dos resultados em forma de tabelas.

 Questões com escala Likert utilizou-se o software SPSS.

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo e as análises referentes ao objeto de estudo da dissertação. Para tanto, o capítulo está estruturado em quatro seções principais.

A seção 4.1 faz uma caracterização da cadeia produtiva da seda. Esta seção está subdividida em cinco tópicos, os quais abordam, além do desenho da cadeia produtiva da seda, o panorama nacional e paranaense de produção de casulos, bem como, uma descrição do cultivo da amoreira e da criação do bicho-da-seda

Na seção 4.2 é apresentada uma caracterização das propriedades e dos sericicultores investigados. A seção está dividida em uma subseção a qual aborda a trajetória das famílias produtoras de casulos, e busca compreender as motivações que as levaram a iniciar na atividade, as principais dificuldades e facilidades enfrentadas no início da trajetória e atualmente, bem como as melhorias que por ventura trouxeram algum proveito às famílias investigadas.

Em seguida, a seção 4.3 evidencia as relações contratuais estabelecidas entre sericicultores e indústria da seda no município de Diamante do Sul – PR. Para tanto, a seção está dividida em quatro subseções. Inicialmente abordou-se o acordo sobre as relações técnicas de produção e sobre o produto, para na sequência apresentar o acordo sobre as condições formais do contrato, visto isso, foi então retratado a importância que os elementos contratuais exercem sobre a decisão dos produtores a permanecerem na atividade sericícola, e por fim é apresentado os incentivos e relacionamento entre os sericicultores e a indústria. Esta seção foi construída com base na visão dos sericicultores entrevistados durante a pesquisa de campo.

Por fim, a seção 4.4 procura realizar uma reflexão, com base nos resultados obtidos, sobre o argumento da Economia dos Custos de Transação na agricultura contratual utilizada pela indústria de seda junto aos sericicultores investigados. Para realizar tal reflexão, a seção foi dividida em três subseções.