• Nenhum resultado encontrado

6 RESULTADOS

6.7 ANÁLISE LÉXICA

Por exigir respostas abertas e qualitativas dos respondentes, a sexta pergunta do questionário foi analisada de uma maneira diferente das demais. Totalizando 281 respostas, a pergunta “Quais são as características que uma empresa dos seus sonhos deve possuir?” teve algumas peculiaridades nas análises e na organização de suas respostas.

Além da leitura das respostas de todos os entrevistados, com o objetivo de tornar os principais resultados mais visíveis e destacados, foram elaboradas duas nuvens de vocábulos – uma para a segmentação dos jovens e outra para os não jovens. Essas nuvens têm como objetivo evidenciar as palavras mais repetidas de cada coleta de dados. É importante comentar que as palavras têm tamanhos distintos, pois estão dispostas conforme o seu número de repetições – ou seja, quanto maior a palavra, mais vezes ela esteve presente nas respostas da pergunta em questão.

Com o intuito de formar desenhos claros, limpos e ricos em informações úteis para o trabalho, escolheu-se remover expressões ou palavras de conexão, as quais não agregam valor para o resultado. Sendo assim, as respostas abertas foram coletadas e foram retiradas

as seguintes palavras e expressões delas: não, então, sim, que isso, para, acho, ter vezes, só, mas, entretanto, pois e sei.

6.7.1 Não jovens

Inicialmente, foram analisadas as respostas do público que tem entre 25 e 73 anos. Segmentando essa faixa etária, foi possível separar 161 respostas abertas a respeito do que constituiria uma empresa dos sonhos. Ao se analisar as respostas, apareceram um total de 1144 palavras, sendo que as mais repetidas foram, em ordem decrescente: ambiente, carreira, remuneração, plano, funcionários, empresa, colaboradores, benefícios, propósito, ambiente, social e vida. Abaixo, na Figura 9, é possível visualizar a nuvem de palavras resultante dessas 161 respostas do público com mais de 24 anos.

Figura 9 – Nuvem de palavras da amostra não jovem

Chama atenção que a palavra mais observada, analisando-se a amostra não jovem, é ambiente. Tal conclusão vai ao encontro dos resultados apresentados na seção 6.6, onde foi observado que o fator de permanência mais importante para os respondentes é um bom ambiente de trabalho. Enquanto Machy, Gardner e Forsyth (2008) reforçam que os jovens têm uma motivação profissional bastante ligada a um bom ambiente de trabalho, o presente

estudo deixa claro que, para a amostra respondente, este comportamento não é exclusivo dos jovens, mas, sim, de todo o público-alvo – o que fica claro também na análise léxica do público não jovem.

6.7.2 Jovens

O processo de análise e organização para as respostas do público jovem foi bastante similar. Tratando-se dessa segmentação, o estudo obteve 120 respostas, as quais foram responsáveis pela análise de 846 palavras a respeito do que constituiria uma empresa dos sonhos. Ao se analisar todas as respostas, conclui-se que as palavras mais repetidas foram, em ordem decrescente: colaboradores, flexibilidade, ambiente, crescimento, carreira, empresa, horários, benefícios, remuneração, clima e valorização, conforme Figura 10.

Figura 10 – Nuvem de palavras da amostra jovem

Assim como no estudo apresentado por Cavazotte, Lemos e Viana (2012), no presente trabalho também foi possível observar a recorrência com que os jovens abordam o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Tal tema é destacado na literatura como uma preocupação bastante em voga para o público mais jovem, o que, assim como neste

trabalho, reforça a importância que a noção de qualidade de vida tem para os profissionais em formação.

Analisando de forma mais detalhadas as respostas abertas do público jovem, pode-se obpode-servar que, assim como no estudo de Martins (2013), parte deles esperam de uma empresa dos sonhos um ambiente de trabalho bastante idealizado, bem distinto às características médias usualmente encontradas nas empresas. Essas diferenças justificam, ainda mais, os resultados da seção 6.5, que tinham como objetivo encontrar os gaps entre as recompensas disponibilizadas pelas empresas, versus aquelas que o público mais acha importante.

6.7.3 Análise das palavras mais recorrentes

A fim de que haja análises e resultados mais conclusivos, achou-se pertinente realizar um estudo comparativo das palavras mais repetidas em cada uma das segmentações. Para isto, foi desenvolvida a Tabela 18, apresentada abaixo, com as cinco palavras mais frequentes de cada segmentação.

Tabela 18 – Ranking de palavras que mais apareceram

Analisando a tabela em questão, é possível corroborar alguns resultados já apresentados nas sessões anteriores e apresentar novos insights. Assim como constatado no ranking das recompensas mais importantes para a amostra respondente, a preocupação com a carreira também surgiu nas respostas da pergunta sobre a empresa dos sonhos – tanto para a amostra não jovem, quanto para a jovem. Além disso, chama atenção que, conforme apareceu entre as recompensas mais importantes para os jovens, a flexibilidade também esteve presente entre as palavras mais comentadas por este público. No que diz respeito à amostra de não jovens, chama atenção a importância dada à palavra remuneração – algo que, de acordo com a seção 6.3, é a terceira recompensa mais importante para a amostra geral. Por outro lado, a recompensa mais importante – Plano de saúde – não foi correspondida na análise das palavras individuais.

Assim como na dissertação de Martins (2013), no presente trabalho também fica evidente o anseio que os jovens têm no que concerne o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Da mesma forma em que as palavras crescimento e carreira foram bastante trazidas pela amostra jovem, flexibilidade e ambiente também ficam bastante em voga. Ou seja, esperançosos quanto ao seu futuro profissional, os jovens vêm nas empresas dos sonhos tanto um bem-estar relacionado à flexibilidade e um bom ambiente, quanto um anseio por desenvolvimento e crescimento profissional.

Documentos relacionados