• Nenhum resultado encontrado

Análise Multicritério: Dimensão Social do Assentamento do Carrasco Esperança-

5. ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO ASSENTAMENTO CARRASCO

5.2. Análise Multicritério: Dimensão Social do Assentamento do Carrasco Esperança-

5.2.1. Educação- Nível de Escolaridade de Homens e Mulheres do Assentamento Carrasco A Tabela 5 apresenta a matrizes de avaliação do nível de escolaridade de homens e mulheres do Assentamento Carrasco e os pesos atribuídos para os critérios.

Tabela 5. Matriz de avaliação do nível de escolaridade de homens e mulheres do Assentamento do Carrasco 2015. Indicadores Critérios Homem (%) Mulheres (%) Analfabeto 27,3 10,0

Ensino Fund. I (Incompleto) 45,5 40,0

E. Fundamental I (Completo) 9,0 10,0

E. Fundamental II (Completo) 18,2 20,0

Ensino Médio (Completo) 0,0 10,0

Especialização 0,0 10,0

Pesos: 50,0 50,0

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2014-2015.

Através da tabela pode-se observar que as mulheres assentadas apresentam melhores níveis de escolaridade em relação aos homens, observa-se ainda que o número de analfabetos é bem elevado, em especial entre os homens do assentamento.

Através da matriz de avaliação do nível de escolaridade de homens e mulheres, a qual é a entrada de dados para realizar a análise multicritério, foi possível realizar a avaliação de nível de escolaridade no programa onde os resultados obtidos estão expressos na Figura 32.

Figura 32. Nível de Escolaridade de Homens e Mulheres do Assentamento Carrasco, Métodos: Média Ponderada e ELECTRE I.

Legenda: Analfabeto = A; Ensino Fundamental I (Incompleto) = F.I (I); Ensino Fundamental I (Completo) = F.I (C); Ensino Fundamental II (Completo) = F.II (C); Ensino Médio (Completo) = E.M. (C); Especialização = ESP.

Observando a Figura 32 é possível verificar que os métodos Média Ponderada e ELECTRE I não apresentam distinção quanto ao nível de escolaridade predominante, em ambos, os resultados apontam que o nível de escolaridade de homens e mulheres predominante é o Ensino Fundamental I (Incompleto), seguido pelo Ensino Fundamental II (Completo).

Os dois métodos apontam ainda que o nível de escolaridade em menor patamar foi o analfabetismo, porém com uma pequena diferença entre a ordem de resultados, uma vez que, no Método Média Ponderada o analfabetismo está no mesmo patamar do Ensino Fundamental I (Completo), o que não ocorre com os resultados do método ELECTRE I, onde a relação de superação indica que o Analfabetismo é superado por todos os outros níveis de educação e portanto, o nível mais baixo das relações de superação apontado no método ELECTRE I é Analfabeto.

Com base nos resultados obtidos e discutidos anteriormente, pode-se avaliar a respeito do nível de escolaridade que:

 O nível de escolaridade no assentamento é baixo;

 A melhoria do nível de escolaridade entre homens e mulheres do assentamento perpassa pela o incentivo dos assentados concluírem o Ensino Fundamental I e II e posteriormente o Ensino Médio.

5.2.2. Saúde - Existência de serviços de saúde junto ao Assentamento Carrasco

A Tabela 6 apresenta a matriz de avaliação relacionada aos serviços de saúde no Assentamento Carrasco, apresentando a satisfação em relação aos serviços prestados ao Assentamento Carrasco e as condições gerais de saúde de acordo com a visão das famílias do referido assentamento.

Tabela 6. Matriz de avaliação dos serviços de saúde no Assentamento Carrasco 2015. Indicadores

Critérios

Serviços de saúde junto ao assentamento (%)

Nível de satisfação em relação à qualidade geral de saúde (%)

Ótimo 0,0 0,0

Bom 9,1 9,1

Regular 72,7 36,4

Ruim 18,2 54,5

Pesos: 50,0 50,0

Na Tabela 6 é possível observar que 72,7% das famílias do assentamento consideram os serviços de saúde prestados no assentamento regular e de forma geral a qualidade de saúde é considerada ruim

Com base na matriz de avaliação dos serviços de saúde no Assentamento Carrasco e suas respectivas porcentagens foi possível realizar uma análise multicritério e analisar os resultados obtidos, os quais são expressos na Figura 33.

Figura 33. Avaliação dos serviços de saúde junto ao Assentamento Carrasco: Métodos Média Ponderada e ELECTRE I.

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2014-2015.

Observando a Figura 33 é possível constatar que os métodos Média Ponderada e ELECTRE I apresentam resultados distintos.

O método Média Ponderada avalia que a satisfação em relação aos serviços prestados ao Assentamento Carrasco e as condições gerais de saúde foram consideradas Ruins, seguidas de Boas e de Regular e Ótimo, que se encontram em um mesmo patamar.

De acordo com os resultados obtidos, o método ELECTRE I avalia os serviços prestados ao Assentamento Carrasco e as condições gerais de saúde como Regulares e Ruins, uma vez que ambos são núcleos desse gráfico, este resultado significa que as condições de saúde do Assentamento Carrasco de acordo com esse método são entre Ruim e Regular, assim faz-se necessário maiores investimentos por parte das autoridades competentes na promoção da saúde, com maior acesso médico hospitalar. Esse argumento é corroborado quando se

analisa que de acordo com o método ELECTRE I a resposta Ótima foi superada por todas as alternativas.

5.2.3. Programas sociais Governamentais

A Tabela 7 apresenta a matriz de avaliação dos Programas Sociais do Assentamento Carrasco.

Tabela 7. Matriz de avaliação dos Programas Sociais do Assentamento Carrasco 2015. Indicadores

Critérios

Possui Programa Social (%)

Não possui Programa Social (%) Bolsa Família 63,6 36,4 Bolsa estiagem 9,1 90,9 Seguro Safra 18,2 81,8 PAA 9,1 90,9 CONAB 9,1 90,9 PNAE 18,2 81,8 Pesos: 50,0 50,0

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2014-2015.

Com base na análise multicritério realizada a partir da matriz de avaliação dos Programas Sociais do Assentamento Carrasco, que apresenta a porcentagem de famílias que possuem ou não os programas sociais destacados na Tabela 7, foi possível avaliar os resultados expressos na Figura 34.

Figura 34. Avaliação dos Programas sociais no Assentamento do Carrasco: Métodos Média Ponderada e ELECTRE I.

Legenda: Bolsa Família = BF; Bolsa Estiagem = BE; Seguro Safra = SS; Programa de Aquisição de Alimentos =PAA; Companhia Nacional de Abastecimento = CONAB; Programa Nacional de Alimentação Escolar = PNAE.

Fonte: Dados da pesquisa de campo, 2014-2015.

Nos gráficos apresentados na Figura 34 é possível constatar que os métodos Média Ponderada e ELECTRE I apresentam respostas semelhantes. De acordo com ambos os métodos o programa social de maior importância para o Assentamento Carrasco é o Bolsa Família = BF, pois contempla maior número de famílias.

O método Média Ponderada avalia que depois do Bolsa Família - BF, o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE ocupa a segunda colocação de importância para as famílias do assentamento e que o Seguro Safra - SS; Programa de Aquisição de Alimentos - PAA; Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB e Bolsa Estiagem - BE estão no mesmo patamar de relevância.

O método ELECTRE I destaca o Bolsa Família - BF como o programa social de maior relevância, seguidos pelo Seguro Safra - SS e o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE que se encontram em um mesmo patamar.

Os resultados do método ELECTRE I ainda destacam que a Bolsa Estiagem - BE; Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA estão no mesmo patamar, o que representa menor relevância social para o Assentamento Carrasco.

Com base nos resultados obtidos e discutidos anteriormente, pode-se avaliar a respeito dos programas sociais:

 Os programas sociais supracitados, em especial o Bolsa Família são relevantes para as famílias assentadas, pois os mesmos auxiliam na renda familiar;

 O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE apresenta relevância para as famílias contempladas possibilitando uma melhoria de renda;

5.3. Análise Multicritério: Dimensão Econômica - Produtiva no Assentamento Carrasco

Documentos relacionados