• Nenhum resultado encontrado

Implantação e o desenvolvimento das técnicas/projetos agrícolas no

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.2. Assentamento Carrasco: Dimensão Econômica – Produtiva

4.2.3. Produção da Agricultura Familiar no Assentamento Carrasco

4.2.3.1. Implantação e o desenvolvimento das técnicas/projetos agrícolas no

As culturas temporárias são cultivadas, no Assentamento Carrasco, geralmente, no sistema de rotação de culturas e em consórcio com culturas permanentes, tais como a laranja e o limão (Figura 19). Esse processo reduz a incidência de pragas, conserva o solo, e proporciona um melhor aproveitamento do espaço, pois cada assentado possui um espaço reduzido para o desenvolvimento das culturas. As principais culturas permanentes cultivadas

são a laranja e o limão, que ocupam as maiores áreas e apresentam grandes produções destinadas ao comércio.

Figura 19. Área de consórcio de Laranja com batata doce no Assentamento Carrasco, Esperança/Alagoa Nova, PB.

Foto: Crisólogo Vieira de Souza, Setembro/ 2014

Os agricultores do assentamento, com o auxílio da assistência técnica, substituem variedades de laranjeiras e de limoeiros. Esse processo tem garantido uma boa aceitação dos produtos no mercado local, sobretudo nas feiras livres de Esperança, Alagoa Nova e circunvizinhanças. Em menor escala, cultiva-se a mangueira, em especial a cultivar manga espada17, bastante apreciada pelos consumidores nas feiras livres.

Com base no que dita o mercado, quanto maior a oferta menor será o preço. No Assentamento Carrasco isto ocorre quando existe grande produção, principalmente de laranja e limão (culturas permanentes) e batata doce e macaxeira (cultura temporária). Essa condição faz com que os produtores optem pela venda diretamente aos atravessadores, que pagam preços mais baixos, ou mesmo levar sua mercadoria para a EMPASA, onde acabam enfrentando o mesmo problema.

Na CEASA, o problema é ainda maior. Ao chegarem à CEASA, pagam uma taxa para poder expor suas mercadorias e, uma vez lá, acabam deparando-se com a ação dos atravessadores que formam verdadeiros cartéis. Duas são as

17

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil. Disponível: <http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=pesquisa-culturas_pesquisadas- manga.php> Acesso em 22 de Janeiro de 2015.

estratégias de ação desses atravessadores. Primeiro, estabelecem um preço baixo para a compra da mercadoria, não raro abaixo do preço ofertado para a comercialização direta no assentamento. Em seguida, um outro fato que se agravou após a implantação do Plano Real, estipulam prazos para o pagamento que, muitas vezes, ultrapassam 30 dias (MARCOS, 1998, p. 72). Mesmo na EMPASA, muitas vezes os pequenos agricultores sofrem a ação dos atravessadores e acabam vendendo suas mercadorias a prazo e, ainda, corre o risco de não receber. Além disso, têm custos com fretes, impostos, taxas, descarga, dentre outros, o que eleva os custos da comercialização e prejuízos para os agricultores familiares.

A verticalização do assentamento carrasco é complementada com a criação de animais e da apicultura. Embora se destine, basicamente, ao consumo familiar, os agricultores vendem o excedente, especialmente, carne e ovos. Esses resultados concordam com os de Marcos (op. Cit., p. 60), ao afirmar:

O caso mais comum desse tipo de prática é o da criação de aves, que, regra geral, são criadas soltas no terreiro próximo às casas, mesmo quando as casas encontram-se dispostas em agrovilas. Os animais que possuem em maior quantidade são as aves (galinhas e peru), bovinos, caprinos, asininos e suínos, tal qual acontece com os camponeses nos assentamentos rurais nordestinos pesquisados pelo I Censo da Reforma Agrária.

A criação de animais no assentamento foi desenvolvida desde a compra da propriedade orientada pelos técnicos da EMATER de Esperança. Inicialmente, foi introduzida a criação de aves, principalmente as galinhas, assim como de caprinos e bovinos em menor quantidade. Atualmente além da criação de galinhas, destaca-se a criação de peru e criação de suínos em menor quantidade (Tabela 4). As aves são criadas tanto soltas, conhecidas popularmente por galinhas de capoeira, como em ambientes fechados.

Tabela 4. Diagnóstico quantitativo de animais existentes no Assentamento do Carrasco, Esperança/Alagoa Nova, em 2015.

Tipo de animais Quantidade

Galinhas 316 Bovinos 39 Ovinos 4 Peru 54 Suínos 29 Total 442

Atualmente a maioria dos agricultores do assentamento possuem criação bovina, esses animais são adquiridos através de financiamento pelo PRONAF, o qual apresenta um juro relativamente baixo e um prazo para pagamento realizado em parcelas anuais acessível ao agricultores.

A criação de gado no Assentamento Carrasco apresenta dois destinos principais, parte corresponde à criação de vacas leiteiras para produção de leite e a venda no mercado local, e a criação de “garrotes” para engorda e venda dos animais adultos. Esses animais são tratados com ração produzida no próprio assentamento, composta por palha de milho verde, cana-de- açúcar e capim que são moídos em forrageiras adquiridas pelos agricultores. A criação de gado atua como um complemento na renda familiar, a qual o agricultor recorre sempre que necessário.

Outra atividade que vem sendo desenvolvida no Assentamento Carrasco é a Apicultura, principalmente, da abelha Uruçu Verdadeira18 como poder ser observado no meliponário (Figura 20). A gestão é feita pela Associação dos Produtores Orgânicos da Fazenda Carrasco e contém, atualmente, 33 apiários. Há uma expectativa de uma boa produção e de mercado, por que o mel da abelha Uruçu é comercializado, em média, por R$ 100,00 o litro.

Figura 20. Meliponário coletivo do Assentamento Carrasco Esperança/Alagoa Nova, PB.

Foto: Crisólogo Vieira de Souza, Janeiro/ 2015

18

A Abelha Uruçu Verdadeira nome científico: Melipona Scutellaris(Latreille 1811), conhecida popularmente por: Uruçu- Nordestina ou Uruçu- Verdadeira. É uma abelha grande muito parecida com a Apis Melifera, tem uma serie de listras brancas ao longo de seu abdômen negro,ainda possui um tipo de pelagem bem clara quase amarelo na parte superior ao tórax, seus olhos são bem esverdeados e possui um par de mandíbulas muito fortes.O mel dessa espécie é muito valorizado no Nordeste. Disponível: <http://melipofoco.blogspot.com.br/p/uru.html> Acesso em 22 de Janeiro de 2015.

Ainda, com relação à atividade apícola, um dos assentados implantou, em 2009, um projeto financiado pelo Banco do Brasil para compra de 20 apiários, instalados na área de preservação ambiental (reserva legal contendo 12,5 hectares). Nesse recorte, tem uma florada de laranjeira e limoeiro que permanece a maior parte do ano, além de ser circunvizinho aos reservatórios de água e do Riacho Ribeira.

Documentos relacionados