• Nenhum resultado encontrado

Análise do Negócio

No documento FREDERICO CLÁUDIO PEIXINHO (páginas 95-99)

4.5 Implantação do Modelo Proposto na Área do Projeto Piloto

4.5.4 Análise do Negócio

Para simulação do modelo proposto, na área do projeto piloto, foram realizadas as seguintes tarefas:

 identificação dos tipos de consulta e relatórios de saídas necessários – a partir do critério de negócio estabelecido foi feita pesquisa/consulta à base de dados para extrair informações relevantes com vista a estruturar o programa de cadastramento de poços seletivos. Os dados levantados neste cadastramento possibilitarão o enriquecimento da base de dados. As pesquisas foram feitas com o gerenciador de base de dados SQL-Server 2.08 e concentraram-se em identificar a inexistência de registros dos atributos relativos ao perfil litológico e construtivo e dados hidrodinâmicos e hidroquímicos dos poços. As principais pesquisas/consultas realizadas foram as seguintes:

 poços que não possuem perfil litológico e construtivo; estes dados são importantes na elaboração de mapa hidrogeológico;

 poços que não possuem dados hidroquímicos; importante para avaliar a qualidade de água dos aquíferos.

 poços que apresentam as características acima apontadas localizados nos aquíferos monitorados através da rede integrada de águas subterrâneas. Concluiu-se que dos 1981 poços cadastrados na base de dados, 351 poços atendem a requisitos acima enumerados e, os mesmos serão utilizados para promover o enriquecimento da base de dados.

 incorporação ao sistema de informação de águas subterrâneas de ferramentas OLAP - para o estudo de caso foram incorporadas ao SIAGAS as seguintes ferramentas:

 geração e resposta às consultas - a partir da consulta à base de dados de poço de Porto Velho, foram geradas tabelas de poços que atendem aos seguintes critérios:

 Critério I – relação de poços que dispõem, simultaneamente, de registros de níveis estático e dinâmico e de vazão de poços, porém não há dados de perfil litológico e construtivo. Além de atender os requisitos acima estão situados nos aquíferos prioritários para fins de monitoramento das águas subterrâneas;

 Critério II - relação de poços que dispõem, simultaneamente, de registros de níveis estático e dinâmico e de vazão dos poços, porém não há dados hidroquímicos (Ph, condutividade elétrica e sólido totais dissolvidos). Além de atender os requisitos acima

estão situados nos aquíferos prioritários para fins de monitoramento das águas subterrâneas.

 geração de relatórios e gráficos – relatórios e gráficos que informem ao gerente de negócio da empresa, por exemplo: qual a quantidade evolutiva de poços alimentados na base de dados pelo órgão gestor de recursos hídricos; qual a situação dos poços armazenados na base de dados, que apresentam o maior percentual de registros de poços armazenados, por fonte de alimentação (órgão gestor, projetos específicos e rede de monitoramento de águas subterrâneas - RIMAS).

 análise estatística de dados: foram realizadas análises estatísticas para identificar correlações entre parâmetros construtivos dos poços e qualidade da água.

 avaliação da qualidade de águas dos poços da cidade de Porto Velho – a contaminação de uma água extraída de um poço tubular pode advir de duas situações:

 contaminação pela infiltração de águas superficiais nos poços em virtude de condições construtivas precárias;

 contaminação do aquífero decorrente de atividades antrópicas. Assim, os poços bem construídos são aqueles que possuem pelo menos:

 proteção sanitária/selo solitário;

 cimentação da parte superior do poço;

 informações construtivas que permitem avaliar os aquíferos interceptados e as profundidades de entrada d’água, perfil litológico, revestimento, filtros e entradas d’água.

Então, para se determinar a contaminação das águas é necessário efetuar a análise de vários parâmetros, alguns de grande complexidade analítica e de coleta e preservação. Entretanto, como uma avaliação preliminar pode-se efetuar a análise de alguns parâmetros indicadores, cujo valor ou concentração pode indicar contaminação da água subterrânea. A resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos orienta para que seja feito na frequência semestral o levantamento dos seguintes parâmetros: pH, cloretos, nitritos, nitratos, dureza total, alcalinidade total, ferro total, sólidos totais dissolvidos, e coliformes termotolerantes (fecais).

Um levantamento realizado, no projeto piloto, foi extrair informações sobre as condições construtivas dos poços e correlacionar com os indicadores de qualidade da água.

Neste estudo foram feitas coletas de amostras em 108 (cento e oito) poços, no período de maio e junho de 2011, na sede do município de Porto Velho – RO e realizadas medições de 11 (onze) variáveis físicas, químicas e biológicas. Nessa campanha foi utilizado o índice de qualidade de água segundo a Resolução CONAMA No 357, de 17 de março de 2005. Os dados coletados em campo foram: data e hora da coleta, ocorrência de chuva, coordenadas geográficas, os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, natureza dos poços (amazônico ou tubular), profundidade, nível estático, nome do proprietário e endereço da localidade.

A figura 21 apresenta a distribuição dos poços na área de estudo escolhida.

A figura 22 destaca mapas de isovalores relativos à condutividade elétrica e a sólidos totais dissolvidos, dois parâmetros importantes na medida de qualidade da água dos poços.

A figura 23 apresenta gráficos extraídos de dados organizados em planilha Excel relativos a alguns indicadores de qualidade de água, respeitando os valores máximos permitidos pela Portaria no 518 do Ministério da Saúde e Resolução CONAMA no 357.

FIGURA 22 – Mapas de Isovalores de Qualidade de Água

Colocar escala e sistema de coordenadas

FIGURA 23 – Principais Indicadores de Qualidade de Água de Poços

No documento FREDERICO CLÁUDIO PEIXINHO (páginas 95-99)

Documentos relacionados