• Nenhum resultado encontrado

Análise do planejamento dos professores participantes do Experimento Didático Formativo

BOA III o terceiro tipo tem uma composição completa, as orientações se referem a uma classe de fenômenos, daí o seu caráter generalizado O sujeito é capaz de elaborar

ANÁLISE DOS RESULTADOS: DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO À PRODUÇÃO DE UM NOVO TIPO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO

3.1 RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESTUDADA

3.1.1 Análise do planejamento dos professores participantes do Experimento Didático Formativo

Segue-se ao perfil dos docentes que são os sujeitos do Experimento Didático- Formativo, uma breve análise realizada com base em seus planos de ensino, obedecendo à mesma ordem da Tabela 5:

a) Profª. “A”:

Tempo de docência: 4 anos

Curso tecnológico em que atua: Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Disciplina: Físico-Química

Considerações sobre seu plano de ensino: o professor apresenta uma ementa muito extensa para o cumprimento em uma única etapa de seis meses (curso realizado em seis etapas de seis meses cada uma). A palavra ‘ementa’ é originária do latim, ementum, que diz respeito a “pensamento”, “ideia”, “razão”. Era um termo utilizado para indicar apontamentos ou anotações feitas para que não caíssem no esquecimento e para que, a partir desses apontamentos, se produzisse, posteriormente, algum documento escrito, a fim de que se cumprissem ou executassem os atos ali registrados. Em educação, a ementa refere-se a uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual/procedimental de uma disciplina. A ementa universitária geralmente apresenta, de forma muito resumida, as ideias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina, na forma de um fichamento, com frases soltas, de forma bem sintetizada. O detalhamento dos temas a serem estudados fica a critério do conteúdo programático dos cursos (SCARTON, 2002). Nesse sentido, a ementa elaborada pela professora destoa da finalidade da ementa em si, visto que está extensa, devendo deixar para o conteúdo programático o desdobramento dos temas a serem estudados pelo aluno.

A professora indica três livros em sua bibliografia básica e dois em sua bibliografia complementar, seguindo as diretrizes da coordenação pedagógica do seu curso. Com relação a

essa determinação, o docente indica a bibliografia básica como fonte de pesquisa para avaliações e atividades de aprendizagem, além da base científica da disciplina. A bibliografia complementar, como o próprio nome indica, traz informações complementares aos estudos básicos.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados e os objetivos específicos representam desdobramentos do objetivo geral.

Com relação à metodologia para o desenvolvimento da disciplina, esta foi elaborada para uma disciplina que é ofertada num curso a distância. Portanto, ela deveria ser ricamente detalhada a fim de orientar didática e pedagogicamente a realização de estudos dos textos básicos, promovendo o exercício da leitura, reflexão e práticas relacionadas ao conteúdo selecionado e ao desenvolvimento das habilidades previstas para cada um dos momentos do curso. No entanto, deixa a desejar, visto que não faz referência sobre a maneira como os alunos deverão conduzir seus estudos. A metodologia precisa ser mais específica.

No que diz respeito aos recursos, não há nenhuma recomendação quanto ao uso de computadores e internet, essenciais na realização de uma disciplina ministrada num curso a distância. Também não há referência sobre videoaulas e nem sobre o material didático impresso.

O conteúdo está apresentado de forma sequencial lógica, clara e precisa. Contempla toda a ementa e vai ao encontro dos objetivos gerais do plano de ensino. As avaliações estão bem descritas no que diz respeito à distribuição de pontos e momentos em que ocorrerão.

b) Profª. “E”:

Tempo de docência: 7 anos

Curso tecnológico em que atua: Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Disciplina: Química Orgânica

Considerações sobre seu plano de ensino: a professora apresenta uma ementa extensa para o cumprimento em uma única etapa de seis meses (curso realizado em seis etapas de seis meses cada uma), embora seja muito bem elaborada. A professora indica três livros em sua bibliografia básica e três na bibliografia complementar, seguindo as diretrizes da coordenação pedagógica do seu curso.

Os objetivos gerais estão em consonância com a ementa do curso e os conteúdos a serem estudados.

A metodologia está bem descrita, embora não passe todas as informações de que o aluno necessita. Mas, ela apresenta um diferencial, pois informa que o aluno receberá um Guia de Componente que trará todos os detalhamentos da forma como deverá conduzir seus estudos a distância.

Os recursos não trazem as informações necessárias sobre os tipos de ferramentas que serão utilizadas durante o desenvolvimento da disciplina.

O conteúdo programático de ensino está apresentado de forma sequencial, porém muito extensa para o período de cumprimento da disciplina.

Com relação às avaliações, há uma boa distribuição dos itens que serão avaliados, mas não há especificação de como será a pontuação para esses itens.

c) Profª. “O”:

Tempo de docência: 11 anos

Curso tecnológico em que atua: Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Análise e Descrição de Cargos

Considerações sobre seu plano de ensino: a professora apresenta uma ementa muito bem elaborada, em consonância com os objetivos para a disciplina, metodologia e recursos, com indicação de três livros em sua bibliografia básica e três na complementar.

O objetivo principal da disciplina não está bem definido, necessita de uma melhor elaboração, pois não está muito claro. A professora informa que, como objetivo geral, “esta disciplina [...] contribui para o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências dos administradores”. Na sequência, já apresenta os objetivos específicos, que também não estão muito bem definidos, já que não respondem aos fins determinados na ementa, como, por exemplo:

a) assumir e delegar responsabilidades; b) trabalhar em equipe;

c) ter postura ética, etc.

Não há uma relação entre esses objetivos específicos e o objetivo geral, e nem de ambos com a ementa.

A metodologia não passa todas as informações de que o aluno necessita, principalmente considerando que se trata de uma disciplina oferecida num curso a distância. É

necessário que o professor esclareça, na metodologia, que o aluno receberá um Guia de Componente e Orientações de Estudo que o orientará durante todo o curso.

Os recursos não trazem as informações necessárias aos tipos de ferramentas que serão utilizadas durante o desenvolvimento da disciplina.

O conteúdo de ensino está apresentado de forma sequencial, clara e relacionado com a ementa.

Com relação às avaliações, há um bom detalhamento, inclusive com citação do artigo interno que organiza o sistema avaliativo da instituição.

d) Prof. “E2”:

Tempo de docência: 7 anos

Curso tecnológico em que atua: Agronegócios, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais

Disciplina: Economia e Mercado

Considerações sobre seu plano de ensino: o professor apresenta uma ementa bem elaborada, abrangendo os temas necessários para a formação do aluno nesta disciplina. O professor indica três livros em sua bibliografia básica e cinco em sua bibliografia complementar, dois a mais do que o recomendado pela coordenação pedagógica do curso.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa, mas, quando comparados com o conteúdo programático apresentado para cumprimento das ementas, eles não se relacionam, pois os conteúdos estão muito aquém do previsto. Os objetivos específicos foram formulados em frases longas que não deixam muita clareza no que se pretende, como, por exemplo: “fornecer aos alunos o instrumental necessário para a compreensão dos conceitos básicos da teoria elementar do funcionamento do mercado [...]”. O aluno pode não compreender o sentido desejado pelo professor ao escrever este objetivo específico.

A metodologia está bem descrita, embora não passe todas as informações de que o aluno necessita. Mas, ela informa que o aluno receberá um Guia de Componente que trará todos os detalhamentos da forma como deverá conduzir seus estudos a distância.

Os recursos não trazem as informações necessárias sobre os tipos de ferramentas que serão utilizadas durante o desenvolvimento da disciplina.

O conteúdo está apresentado de forma sequencial lógica, clara e precisa. Entretanto, não atende ao que foi indicado nas ementas da disciplina. Por exemplo: não são abordados os conteúdos da ementa “Teoria do Consumidor” e da “Teoria da Produção”.

Embora as avaliações sigam a metodologia adotada pela instituição, não há detalhamento quanto à distribuição de notas e os tipos de avaliação que o aluno terá que realizar. O plano de ensino informa, apenas, que serão distribuídos 20 pontos para atividades de avaliação a distância e 80 pontos para duas avaliações presenciais, mas não especifica de que forma, quanto, como ou quando isso ocorrerá.

e) Prof. “H”:

Tempo de docência: 4 anos

Curso tecnológico em que atua: Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Disciplina: Química Geral

Considerações sobre seu plano de ensino: embora a ementa seja extensa, ela contempla todas as unidades que serão trabalhadas no conteúdo programático. Está elaborada de forma clara e abrangente. Ao lê-la, o aluno tem uma ideia geral do que será tratado na disciplina. O professor indica três livros em sua bibliografia básica e três na complementar, conforme recomendado pela coordenação pedagógica do curso.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados. Os objetivos específicos são desdobramentos dos objetivos gerais, detalhando os fins que se pretendem com a conclusão da disciplina.

O conteúdo programático é muito extenso para cumprimento na etapa, além de não apresentar uma ordem sequencial. A metodologia está formulada de forma muito generalista. Essa metodologia foi elaborada para uma disciplina que é ofertada a distância. Portanto, deveria ser ricamente detalhada a fim de orientar didática e pedagogicamente a realização de estudos dos textos básicos, promovendo o exercício da leitura, reflexão e práticas relacionadas ao conteúdo selecionado e ao desenvolvimento das habilidades previstas para cada um dos momentos do curso. A metodologia precisa ser mais específica.

Os recursos estão incompletos, pois, como o curso é a distância, o plano de ensino deveria apontar a necessidade de recursos audiovisuais, computadores e internet. O material didático impresso também não é apontado nos recursos necessários. No quesito avaliações, há

um bom detalhamento das formas destas, inclusive com citação do artigo interno que organiza o sistema avaliativo da instituição.

f) Prof. “I”:

Tempo de docência: 3 anos

Curso tecnológico em que atua: Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Disciplina: Matemática Básica

Considerações sobre seu plano de ensino: a ementa é expressa em forma de um parágrafo. A primeira frase remete mais ao objetivo do que à ementa propriamente dita. A segunda frase é o suficiente para informar a ementa da disciplina. O professor indica três livros em sua bibliografia básica e três na bibliografia complementar, conforme recomendado pela coordenação pedagógica do curso. Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados. Os objetivos específicos são desdobramentos dos objetivos gerais. A metodologia não esclarece como o aluno deverá guiar-se no transcorrer do curso; como o curso será realizado. Portanto, essa metodologia precisa ser mais específica.

Os recursos estão incompletos, pois, como o curso é a distância, o plano de ensino deveria apontar a necessidade de recursos audiovisuais, computadores e internet. O material didático impresso também não é apontado nos recursos necessários.

Com relação às avaliações, há um bom detalhamento de como serão realizadas, inclusive com citação do artigo interno que organiza o sistema avaliativo da instituição.

g) Prof. “J”:

Tempo de docência: 3 anos

Curso tecnológico em que atua: Agronegócios, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais

Disciplina: Planejamento Estratégico e Organizacional

Considerações sobre seu plano de ensino: a ementa é repetitiva e longa. Por exemplo: onde se lê “Segmentação Estratégica. Formulação de Estratégias Gerais. Estratégias de Negócios. Escolha e Implementação da Estratégia. Controle Estratégico”, poderia ser escrito apenas “Estudo das Estratégias”.

O professor indica três livros em sua bibliografia básica e três na bibliografia complementar, conforme recomendado pela coordenação pedagógica do curso.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados, com o adequado desdobramento para os objetivos específicos.

O conteúdo programático apresentado no plano de ensino não está bem distribuído e os assuntos não apresentam uma sequência lógica que estabeleça conexões entre um tema e outro. Porém, a metodologia é bem detalhada, oferecendo uma percepção clara do que será estudado e da forma como serão conduzidas as atividades. Os recursos são bem detalhados e atendem ao bom desenvolvimento das aulas para cumprimento dos objetivos.

h) Prof. “M”:

Tempo de docência: 7 anos

Curso tecnológico em que atua: Agronegócios e Tec. Produção Sucroalcooleira

Disciplina: Gestão Ambiental

Considerações sobre seu plano de ensino: a ementa está disposta em tópicos e de acordo com o que o professor apresenta no conteúdo programático da disciplina. O professor apresenta cinco bibliografias básicas. Apresenta, também, uma extensa lista de bibliografia básica e não explica se o aluno deverá adquirir esses livros ou não. As leis informadas pelo professor como bibliografia básica podem ser acompanhadas dos sites que as apresentam. Embora as referências bibliográficas sejam de autores renomados e abordem de forma bem ampla os conteúdos a serem estudados, uma bibliografia tão extensa pode desmotivar o aluno a fazer o acompanhamento pelos livros.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados. Porém, o professor não apresenta os objetivos específicos, que são desdobramentos do objetivo geral.

O conteúdo apresentado no plano de ensino é bem distribuído em suas subdivisões, mas deixa a desejar no enfoque do assunto. O Módulo 1 apresenta “as organizações e o meio ambiente” antes de conceitos e definições. Nessa ordem, fica difícil para o aluno fazer uma conexão entre um tema e outro, pois não há uma ordem sequencial dos temas. A seguir (Módulo II), os itens 2.1 e 2.2 nada mais são do que continuidade do Módulo 1 e deveriam vir logo após o item 1.2, “Conceitos e definições”. Nos módulos IV e V existem itens repetidos, ou pelo menos que tratam do mesmo assunto, tais como: “4.2 Diagnosticar os problemas

ambientais e enquadrá-los conforme as legislações”; “5.1 Diagnóstico dos problemas ambientais”.

Embora haja uma inter-relação entre alguns componentes, o item “4.3 Funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar” deveria ser delegado exclusivamente à disciplina de Gestão Empresarial, da mesma etapa que Gestão Ambiental, fazendo com que o professor possa focar mais os conteúdos de interesse específico da disciplina.

A metodologia está bem elaborada, de forma clara e em linguagem culta. Porém, é muito generalista e não especifica claramente para o aluno quando e porque ele realizará determinada atividade. Por exemplo: quando na metodologia se encontra a seguinte abordagem: “o grupo será desafiado a diagnosticar um problema em uma empresa e propor a solução, aplicando as teorias aprendidas”; não fica claro quando, em que parte do conteúdo isso será aplicado e de que forma; nem tampouco se esclarece se o problema a ser diagnosticado na empresa é de ordem ambiental ou organizacional, por exemplo. Por ser uma disciplina que estuda o meio ambiente e sua relação com as organizações, a metodologia poderia apontar caminhos para visitas técnicas a reservas ambientais, nascentes de rios, etc.

Os recursos mencionados no plano de ensino atendem perfeitamente às necessidades do professor em sala de aula. Mas, por se tratar de uma disciplina que aborda o meio ambiente, não foi citado nenhum recurso relacionado ao meio ambiente, tais como laboratórios para análise de solo, água, etc.

As formas de avaliação apresentadas no plano de ensino seguem as normas da instituição, que determina que sejam distribuídos 100 pontos em duas avaliações e atividades avaliativas, a critério do professor. No entanto, não há especificação de como, quais serão as atividades avaliativas que os alunos deverão realizar para serem pontuados.

i) Prof. “R”:

Tempo de docência: 7 anos

Curso tecnológico em que atua: Agronegócios, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais

Disciplina: Gestão Empresarial

Considerações sobre seu plano de ensino: a ementa está disposta em tópicos e de acordo com o que o professor apresenta no conteúdo programático da disciplina. Porém, é

muito extensa. O professor indica três livros em sua bibliografia básica e três em sua bibliografia complementar, conforme recomendado pela coordenação pedagógica do curso.

Os objetivos gerais são bem claros em relação à ementa e aos conteúdos a serem estudados, com desdobramento bem delineado nos objetivos específicos.

O conteúdo apresentado no plano de ensino não tem seus itens bem distribuídos, uma vez que os temas “vão e vêm”, sem que haja uma sequência lógica dos assuntos, dificultando que haja conexões entre um tema e outro. Os assuntos estão “soltos” dentro do conteúdo programático e a sequência de um tema não estabelece conexão direta com o outro. A forma como foram dispostos dificulta muito um encadeamento lógico das ideias. Por exemplo: nos tópicos “Ideia empresarial; A missão da empresa; Constituição legal da empresa; Registro de uma organização”, ‘missão’ não faz nenhuma conexão lógica com ‘constituição legal da empresa’. Já ‘constituição legal da empresa’ se inter-relaciona com ‘registro de uma organização’. Outro exemplo: nos tópicos “Habilidades gerenciais: conceitual, técnica e humana”; “Funções gerenciais: planejamento, organização, direção e controle”; “Estilos gerenciais: autocrático, participativo, consultivo”, percebe-se um sequenciamento lógico de ideias, favorecendo a generalização por parte dos alunos ao estudar esses temas. Mas, na sequência, vêm os temas “Técnicas de negociação”; “Clientes e mercado”, que fogem da sequência lógica desejada para tratamento dos assuntos.

A metodologia anuncia que considera os “conhecimentos prévios dos alunos”, mas não especifica quais são esses conhecimentos que os estudantes devem ter para fazer a disciplina. Ela também informa que o curso será realizado a partir de estudos de casos, debates, aulas expositivas, dinâmicas, palestras, pesquisas, vídeos e outros, mas não especifica de que maneira, quando, como ou por quê.

Os recursos mencionados no plano de ensino atendem perfeitamente às necessidades do professor em sala de aula. O professor elenca uma série de recursos necessários ao desenvolvimento da aprendizagem.

No geral, os nove planos de ensino apresentam ementas bem elaboradas, embora algumas sejam muito extensas em relação ao tempo que o professor terá para desenvolver os estudos. Com poucas exceções, como no plano de ensino do Prof. “M”, por exemplo, as bibliografias indicadas são na ordem de três referências básicas e três complementares. Os recursos necessários são satisfatórios quando as disciplinas são ofertadas na forma presencial, como no caso de Gestão Empresarial, mas deixam a desejar, quando a disciplina é ofertada na modalidade a distância. A descrição das formas de avaliação segue uma padronização quanto

à distribuição de pontuação, mas, não informa claramente como esses pontos serão alcançados (que tipos de avaliação, em que tempo, etc.).

O ponto fraco observado nos planos de ensino, de uma forma geral, foi a distribuição dos temas a serem estudados e que estão dispostos no conteúdo programático. Os professores não dão um sequenciamento aos assuntos que serão estudados pelos alunos. Em alguns casos, como no da disciplina Gestão Empresarial, os assuntos são repetidos ao longo do conteúdo programático. A maioria dos professores apresenta uma extensa lista de assuntos que serão estudados e, ao se analisarem esses assuntos, percebe-se que não poderão ser estudados no tempo estipulado para cada semestre letivo. Observou-se, também que, em alguns casos, não há relação direta entre ementa e o que se expõe em conteúdo programático, como no caso da disciplina “Economia e mercado”.

Com a análise desses planos de ensino, encerra-se a etapa na qual a pesquisadora levantou os dados de que necessitava, tendo como constante preocupação a formação continuada do professor que atua nos cursos tecnológicos.