• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO DE CASO / APLICAÇÃO DO MÉTODO

4.4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.4.1 ANÁLISE POR CLUSTERS

O objetivo desse tópico é analisar a estrutura de cada um dos clusters identificados no mapa consolidado. Para facilitar a interpretação desse mapa, cada um desses clusters está destacado com uma cor diferente. Então, nessa análise por

cluster, os constructos que os compõem serão analisados e classificados de acordo

com os diferentes tipos de constructo abordados no tópico 2.2.3 da Revisão de Literatura. Ou seja, serão definidos os objetivos, as causas primárias e os constructos mais centrais e relevantes a cada um desses temas.

Como será visto a seguir, ao analisar cada um dos clusters, percebe-se que o constructo 2 (Incentivar os servidores à doarem ... Não incentivar) está presente em quatro dos seis clusters, o que demonstra que é um dos objetivos centrais dentro do mapa. Esses clusters são: “Estratégias de Divulgação”, “Participação Órgãos da UFF”, “Motivação Coletiva” e “Higiene e Segurança”. Essa constatação tem total alinhamento com o próprio tema deste trabalho, visto que este busca entender sobre a adesão dos servidores nas campanhas de doação de sangue, visando ao final definir propostas de melhoria que aumentem o incentivo a participação desses servidores nas campanhas de doação de sangue realizadas dentro da UFF.

4.4.1.1 Cluster “Direitos e Benefícios”

O cluster “Direitos e Benefícios” (Figura 11) está representado no mapa consolidado pela cor roxo e aborda sobre os benefícios que os servidores tem direito de usufruir ao doarem sangue e sobre a conscientização dos mesmos sobre essas vantagens. Apenas para finalidade de exemplificação, alguns dos direitos citados pelo entrevistado foram: a dispensa da jornada de trabalho no dia em que se realiza a doação de sangue e a isenção do pagamento de inscrição em concursos públicos (desde que seguidas algumas regras).

Esse tema foi abordado por um único entrevistado e, além disso, como pode ser observado, o cluster apresenta uma estrutura simples, contando com apenas três constructos em sua composição. O constructo 3 que é do tipo Cabeça, visto que não antecede nenhum outro contructo, está representado pela forma oval e preenchido com a cor roxo. É válido lembrar que esses tipos de constructo correspondem aos resultados e consequências. Já o constructo 39 é classificado como do tipo Cauda,

visto que não há nenhum constructo que o antecede, e está representado em forma retangular, preenchido com cor branca e com seu contorno roxo. E por fim, o constructo 38, é identificado como do tipo Opção Estratégica, já que antecede diretamente um constructo do tipo Cabeça (3). Esse está representado em forma retangular e preenchido com um tom de roxo ainda mais claro que o Constructo 3.

Figura 11 - Cluster "Direitos e Benefícios" Fonte: Elaboração Própria

É válido salientar que o constructo 39 pertence não somente a esse cluster, mas também ao cluster “Estratégias de Divulgação”. Isso ocorre visto que esse constructo aborda sobre o foco nesses direitos e vantagens na perspectiva das estratégias de divulgação que ocorrem promovendo essas campanhas.

4.4.1.2 Cluster “Estratégias de Divulgação”

O cluster “Estratégias de Divulgação” (Figura 12) está representado no mapa consolidado pela cor rosa. Foi um dos clusters que esteve presente nos quatro mapas individuais. Aborda sobre os diversos fatores que estão relacionados a divulgação que ocorre para promover essa campanha, como: quais meios de comunicação utilizar para atingir os servidores, quais são os conteúdos que devem ser abordados para atrair os servidores e quem serão os responsáveis pela divulgação da campanha.

O cluster apresenta uma estrutura com doze constructos, sendo que desses, quatro são classificados como do tipo Cabeça (1, 2, 39 e 20) e estão representados

pela forma oval com preenchimento rosa. Dois são do tipo Opção Estratégica (17 e 21) e estão representados pela forma retangular com preenchimento em um tom de rosa mais claro. E quatro são considerados do tipo Cauda (16, 41, 23 e 36) e estão representados pela forma retangular com preenchimento branco e contorno rosa.

Desses quatro considerados como Cauda, os constructos 16 e 36, por conta da estrutura do mapa, também podem ser considerados como Opções Estratégicas, visto que além de não apresentarem nenhum constructo que os antecedem (o que os classifica como cauda), ele estão diretamente ligados a constructos do tipo Cabeça. Porém, ao analisar estritamente o conteúdo desses constructos e como eles se relacionam com seus respectivos constructos do tipo Cabeça, percebe-se eles não são opções estratégicas que se aplicadas resultariam diretamente nesses objetivos aos quais estão ligados. Então, prevalence a percepção de que os constructos 16 e 36 se encaixam melhor numa perspectiva de decisões inicias que podem ser tomadas para se iniciar um caminho até esses objetivos. Ou seja, são constructos com baixo impacto direto aos do tipo Cabeça e que requerem um caminho de outras decisões até atingirem esses objetivos.

Figura 12 - Cluster "Estratégias de Divulgação" Fonte: Elaboração Própria

Por fim, é válido relembrar que, como dito na sub-seção 4.4.1.1, o constructo 39 pertence não apenas a esse cluster, mas também ao cluster “Direitos e Benefícios”. Além disso, o constructo 17 também pertende ao cluster “Higiene e Segurança”

4.4.1.3 Cluster “Higiene e Segurança”

O cluster “Higiene e Segurança” (Figura 13) está representado no mapa consolidado pela cor laranja e aborda sobre os protocolos de segurança e de higiene no processo de coleta de sangue. Como é possível observar abaixo, esse cluster apresenta dois constructos do tipo Cabeça (2 e 4) que estão representados por forma oval e com preenchimento em laranja. Os constructos 41, 42 e 43, por sua vez, representados por forma retangular com preenchimento em branco e contorno laranja, são considerados do tipo Cauda. Já os constructos 17 e 40 são do tipo Opção Estratégica por estarem diretamente ligados a um constructo Cabeça e estão representados na forma retangular com contorno laranja e preenchimento num tom de laranja mais claro.

Além disso, pela perspectiva do cluster o conscructo 40 também pode ser classificado como do tipo Implosão, já que observa-se um número razoável de setas que convergem a ele, quando comparado aos outros constructos do cluster. Isso destaca a centralidade que o constructo tem dentro do tema. Ou seja, demonstra o quão importante é a conscientização dos servidores sobre a segurança no processo de coleta e que existem algumas alternativas a serem colocadas em práticas para contribuir para o aumento dessa conscientização, haja vista os três constructos do tipo Cauda ligados a esse constructo do tipo implosão.

Figura 13 - Cluster "Higiene e Segurança" Fonte: Elaboração Própria

É válido destacar que os constructos 41 e 17 pertencem não apenas a esse

cluster, mas também ao cluster “Estratégias de Divulgação”, já que além de tratar

sobre os protocolos de Hiegiene e Segurança das campanhas, também destaca a necessidade de informar sobre esses protocolos aos servidores via estratégias de divulgação e o quanto essa divulgação colabora para promover mais segurança entre os servidores.

4.4.1.4 Cluster “Motivação Coletiva”

O cluster “Motivação Coletiva” (Figura 14), representado no mapa consolidado pela cor cinza, trata sobre fatores de motivação no âmbito coletivo que podem ser observados em campanhas sociais, incluindo as campanhas de doação de sangue. O “efeito manada” destaca a importância de observar que o grupo dos doadores influencia aqueles potenciais doadores a também participarem da campanha, principalmente por conta da campanha ocorrer em um ambiente de convivência entre

essas pessoas. Assim como o cluster “Direitos e Benefícios”, esse também apresenta uma estrutura simples, composta por apenas três constructos.

Um desses constructos é do tipo Cabeça (2) e está representado na forma oval e preenchido com a cor cinza. Já o constructo 18 é do tipo Opção Estratégica e está representado em forma retangular com preenchimento num tom de cinza mais claro. E por fim, o constructo 19 é do tipo Cauda e está representado pela forma retangular com contorno cinza e preenchimento branco.

Figura 14 - Cluster "Motivação Coletiva" Fonte: Elaboração Própria

4.4.1.5 Cluster “Características da Campanha”

O cluster “Características da Campanha” (Figura 15) representado no Mapa Consolidado pela cor verde trata sobre as principais características das campanhas de doação que ocorrem na UFF que foram citadas pelos entrevistados. Alguns exemplos dessas características são: Número de dias em que a Campanha ocorre, Número de pontos de coleta, Horário em que a campanha ocorre.

Representado na Figura 15, o cluster apresenta dez constructos. Desses dez, seis deles são constructos do tipo Opção Estratégia (5, 6, 7, 12, 15 e 16) e estão representados pela forma retangular e com preenchimento em um tom mais claro de verde. Dois são constructos do tipo Cauda (8 e 14), com contorno verde e

preenchimento em branco. E por fim, um deles (1) é do tipo Cabeça e está na forma oval preenchido com a cor verde escura.

Além de ser um constructo do tipo Cabeça, o constructo 1 também pode ser considerado do tipo Implosão, visto que tem um número considerável de setas que chegam até ele. Isso demonstra a importância de que as características dessas campanhas devem ser pensadas também para facilitar que os servidores adequem suas agendas e seus compromissos com o intuito de se programarem para doar.

Figura 15 - Cluster "Características da Campanha" Fonte: Elaboração Própria

É válido destacar que o constructo 16 não pertence apenas a esse cluster, mas também ao cluster “Estratégia de Divulgação”, já que aborda além do processo de coleta e suas características, o foco em divulgar essas informações de modo a atingir o objetivo de facilitar que os servidores se programem para participar da doação. 4.4.1.6 Cluster “Participação Órgãos da UFF”

Por fim, o cluster “Participação de Órgãos da UFF” (Figura 16), representado no mapa consolidado pela cor vermelha, aborda sobre a colaboração de diferentes órgãos que pertencem a Universidade, tendo como foco principal na análise a Escola de Engenharia.

Esse cluster foi um dos mais abordados (presente em todos os mapas individuais assim como o cluster “Estratégias de Divulgação”) e apresenta dezessete

constructos. Desses, dois deles são classificados do tipo Cabeça (2 e 37) e estão representados pela forma oval e com preenchimento Vermelho. Três deles são do tipo Opção Estratégica (9, 25 e 36) e estão representados pela forma retangular com preenchimento em Vermelho num tom mais claro. Sete são classificados do tipo Cauda (11, 29, 30, 31, 32, 34 e 35) e estão representados pela forma retangular com contorno em vermelho e preenchimento branco.

É importante destacar que o constructo 26, que pode ser classificado do tipo Implosão, visto que, quando comparado aos outros constructos do cluster, apresenta um número razoável de setas que convergem até ele. Esse constructo está representado pela forma sem contorno e com texto em vermelho e em negrito. Com isso, é possível perceber que a colaboração da Escola de Engenharia com esses tipos de campanhas sociais é um ponto crucial dentro desse cluster para atingir o objetivo de incentivar os servidores à doarem.

Figura 16 - Cluster "Participação Órgãos da UFF" Fonte: Elaboração Própria

Além disso, o constructo 36 pertence não apenas a esse cluster, mas também ao cluster “Estratégias de Divulgação”, já que trata do envolvimento da Escola de Engenharia de modo ativo e colaborativo na divulgação dessas campanhas, principalmente entre os servidores, com o intuito final de atingir o objetivo destacado no constructo 37, que é gerar mais credibilidade à campanha entre os servidores.

4.4.2 ANÁLISE DA INTERRELAÇÃO DOS CLUSTERS

Enquanto no tópico 4.4.1 o objetivo era realizar uma análise individual dos

clusters presentes no mapa consolidado, buscando entender a estrutura interna

desses a partir da classificação de seus constructos e análise daqueles de maior relevância, o intuito desse tópico é entender como que esses clusters se relacionam entre si e, com isso, conseguir identificar aqueles temas que são mais centrais ao problema em questão.

Para tornar essa análise mais clara, optou-se por elaborar uma representação visual dessa interligação dos clusters. Para isso, cada cluster foi representado por uma “caixa”, e essas foram conectadas a partir das ligações que eram observadas entre os constructos dos diferentes clusters, resultando então na rede representada na Figura 17.

Figura 17 - Rede de Interação entre os clusters Fonte: Elaboração Própria

Após definida a rede de interação entre os clusters (Figura 17), iniciou-se o processo de quantificar essas interações entre eles. Então, como pode ser verificado

na Tabela 2, para cada um dos clusters foram definidos: Grau de Implosão, Grau de Explosão e Grau de Dominância. O primeiro é definido a partir do somatório do número de setas que chegam até o cluster. Já o segundo é definido pelo somatório do número de setas que saem do cluster. E por fim, o Grau de Dominância corresponde ao somatório dos dois anteriores. Os clusters estão organizados na tabela em ordem decrescente de Grau de Dominância.

Tabela 2 - Análise de relevância dos clusters Fonte: Elaboração Própria

Os clusters “Estratégias de Divulgação” e “Participação Órgãos da UFF” obtiveram o mesmo grau de dominância (3), sendo o maior valor entre todos. Desse modo, na perspectiva de dominância, esses são os clusters que apresentam maior relevância no problema. Porém, enquanto o cluster “Estratégias de Divulgação” apresenta Grau de Implosão 1 e Grau de Explosão 2, o cluster “Participação Órgaõs da UFF” apresenta Grau de Implosão 0 e Grau de Explosão 3 (maior valor entre todos os clusters). Por isso, conclui-se que, apesar de não ser impactado por nenhum outro

cluster - já que nenhuma seta chega até ele - a participação de órgãos da Universidade

pode ser considerado o tema central ao problema, já que é o que mais impacta em outros clusters, sendo esses: “Estratégias de Divulgação”, “Direitos e Benefícios” e “Características da Campanha”.

A conexão entre os clusters “Participaração Órgãos da UFF” e “Estratégias de Divulgação” ocorre na ligação entre os constructos 36 e 20, destacando então que a inclusão da Escola de Engenharia na divulgação da campanha colabora para que os professores se sintam motivados a também participarem da campanha. Já o contato entre os clusters “Participação Órgãos da UFF” e “Direitos e Benefícios” se dá entre os constructos 3 e 37, alertando que gerar mais credibilidade à campanha, por meio da participação de órgãos da Universidade, como a Escola de Engenharia, pode contribuir para que os servidores participem da campanha e façam usufruto de seus

benefícios. E por fim, a conexão entre os clusters “Participação Órgãos da UFF” e “Características da Campanha” ocorre a partir da ligação entre os constructos 9 e 8, que destacam que a integração de diferentes órgãos da Universidade pode gerar um aumento no número de pontos de coleta, visto que não seria uma campanha concentrada em um único campus da Universidade.

Já o cluster “Estratégias de Divulgação” impacta os clusters “Motivação Coletiva” e “Direitos e Benefícios”. A primeira conexão é observada pela ligação entre os constructos 18 e 20 do Mapa Consolidado. Analisando essa ligação, percebe-se que a motivação dos professores a colaborarem na divulgação impacta diretamente a potencialização do “Efeito Manada” na campanha. A partir da visão dos entrevistados que abordaram o tema da “Motivação Coletiva”, isso acontece visto que os professores possuem uma influência não apenas entre os alunos, mas também entre os seus colegas. Ou seja, a participação dos professores na divulgação colabora para que outros professores se sintam incentivados a participar e a apoiar a campanha, além de ter um impacto na participação dos alunos (o que não é o foco da análise em questão). A segunda conexão ocorre entre os constructos 3 e 21, demonstrando que optar por estratégias de divulgação que possibilitem atingir os servidores, combinadas com a estratégia de conscientizar os mesmos sobre os benefícios aos quais tem direito (constructo 38), é possível deixar os servidores confortáveis para participarem da campanha e usufruirem desses benefícios. Além disso, como já foi abordado anteriormente, o cluster “Estratégias de Divulgação” é impactado pelo cluster “Participação Órgãos da UFF”.

Os clusters “Direitos e Benefícios” e “Características da Campanha” também obtiveram o mesmo Grau de Dominância (2) e ficaram na posição intermediária com relação a essa perspectiva. Porém, é válido destacar que, enquanto o cluster “Características da Campanha” apresenta Grau de Implosão e Grau de Explosão com mesmo valor (1), o cluster “Direitos e Benefícios” apresenta Grau de Explosão 0 e Grau de Implosão 2, sendo o maior valor de Implosão entre os clusters. Com isso, percebe-se que, apesar desse cluster não impactar em nenhum outro (explosão), ele é o mais impactado (implosão), podendo então ser considerado como um objetivo importante a ser atingido sob a perspectiva macro do problema. Os dois clusters que impactam no cluster “Direitos e Benefícios” são “Estratégias de Divulgação” e “Participação Órgãos da UFF”. Ambas conexões já foram abordadas anteriormente nessa mesma sub-seção.

Os clusters “Motivação Coletiva” e “Higiene e Segurança” foram os que obtiveram menor Grau de Dominância (1), e ambos apresentaram Grau de Implosão 1 e Grau de Explosão 0. Desse modo, é possível concluir que esses dois clusters não impactam nos demais, mas são impactos pelos clusters “Estratégias de Divulgação” e “Características da Campanha”, respectivamente. Sendo assim, também podem ser considerados objetivos a serem atingidos.

A conexão entre os clusters “Motivação Coletiva” e “Estratégias de Divulgação” já foi abordado anteriormente nessa seção, ao analisarmos as explosões do cluster “Estratégias de Divulgação”. Já o cluster “Higiene e Segurança” está ligado ao cluster “Características da Campanha” a partir da conexão entre os constructos 17 e 16. Analisando essa ligação, é possível concluir que a divulgação de como funciona o processo de coleta e as principais características dessas campanhas que ocorrem dentro da UFF tem impacto direto para promover uma maior sensação de segurança para os potenciais doadores.

4.4.3 ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS CENTRAIS

O tópico 4.4.1. teve como objetivo analisar individualmente os clusters e suas respectivas estruturas, classificando seus constructos e identificando aqueles que eram mais centrais dentro de cada tema. Já o 4.4.2. analisou a relação que existe entre os diferentes clusters, determinando aqueles que tem maior dominância e centralidade dentro do tema abordado. Desse modo, o objetivo desse tópico é aliar as informações adquiridas nessas duas análises, permitindo que as sugestões de melhoria a serem elaboradas para essas campanhas atuem em pontos centrais do problema, gerando assim um impacto mais significativo.

Para definir quem são esses pontos centrais do mapa, é preciso analisar os constructos mais relevantes dos clusters mais centrais. Então, o primeiro passo é priorizar os clusters que serão analisados. Para isso, utilizaremos como critério o Grau de Dominância, selecionando os três clusters com maiores valores nesse critério. Desse modo, os clusters “Estratégias de Divulgação” e “Participação Órgãos da UFF” ocupam as duas primeiras vagas, visto que obtiveram juntos o maior valor de Grau de Dominância. Para selecionar o terceiro cluster, determinou-se um critério de desempate entre os clusters “Direitos e Benefícios” e “Características da Campanha” que possuem juntos o segundo maior grau de Dominância. O critério de desempate

utilizado foi o fato de que o cluster “Direitos e Benefícios” possui o maior valor de Grau de Implosão entre todos os clusters.

Definidos os clusters centrais do problema, é preciso analisar os principais constructos dentro de cada um desses clusters e então estruturar um critério de priorização que identifique os pontos-chave do mapa consolidado. Essa priorização está definida em três tabelas, uma para cada para cluster priorizado: Tabela 3 para o

cluster “Participação Órgãos da UFF”, Tabela 4 para o cluster “Estratégias de

Divulgação” e Tabela 5 para o cluster “Direitos e Benefícios”. Para cada um dos

clusters foram selecionados aqueles constructos com maior Grau de Dominância (os

graus desses constructos estão representados na coluna G) e foram levantados todos os constructos que os antecedem (causas) e aqueles que os sucedem (impactos) com seus respectivos Graus de Dominância. As colunas GC e GI das tabelas referem-se, respectivamente, aos somatórios dos Graus de Dominância dos constructos causa e impactos. O critério de priorização dos constructos está na coluna G x GC x GI, que consiste na multiplicação entre as colunas G, GC e GI, de modo que quanto maior é o valor dessa coluna, mais relevância esse constructo apresenta no mapa consolidado.

Cluster Constructo G Causas dentro do cluster

Causas fora do cluster GC Impactos dentro do cluster Impactos fora do cluster GI G x GC x GI P art ici p ação Órg ão s d a U FF 26. Facilitar colaboração da Escola de Engenharia com essas Campanhas ... Não Facilitar GD = 6 6

27. Alocar servidores com essas atribuições ... Não

alocar GD = 2 - 9 25. Aumentar incentivo dos servidores por parte da Escola de Engenharia para participare dessas ações ... Não aumentar GD = 3 - 3 162

28. Definir protocolo para organizar essas colaborações ... Não definir

GD = 3

31. Diminuir burocracia na Escola de Engenharia ... Não

diminuir

GD = 1

32. Apresentar formalmente e de modo direcionado a

ideia estruturada ... Não apresentar

GD = 1

33. Aumentar receptividade da Escola de Engenharia a Campanha Sociais ... Não

aumentar

Tabela 3 - Priorização dos constructos cluster "Participação Órgãos da UFF" Fonte: Elaboração Própria

Cluster Constructo G Causas dentro do cluster

Causas fora do cluster GC Impactos dentro do cluster Impactos fora do cluster GI G x GC x GI Es

Documentos relacionados