• Nenhum resultado encontrado

5. PLANEJAMENTO DE APLICAÇÃO DA MELHORIA DE PROCESSOS DE

5.1. Análise da Situação Atual

Para iniciar com a implementação de qualquer projeto, para se obter sucesso e alcançar os objetivos, deve-se antes de começar o planejamento e consequente aplicação, fazer uma análise de como é a situação atual da organização qualquer que seja ela. Para tanto, se faz necessária uma diagnosticação do processo de software existente na empresa, mesmo que esse processo seja totalmente informal, levando inclusive, em consideração que o mesmo pode, muitas vezes, ser falho.

Esta análise torna-se ainda mais relevante em se tratando de aplicação do projeto MPS.Br, isto porque, segundo o Guia de Implementação Parte I (2009), busca-se que o mesmo seja adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, embora com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas.

O reconhecimento da empresa, sua estrutura, instalações, quadro de funcionários, ou seja, todos os aspectos gerais da mesma são de suma importância para o sucesso da implementação do nível G de maturidade. Neste reconhecimento, devem ser analisados também, outros aspectos, que mais interessam para a aplicação da melhoria, que seriam: o setor de informática propriamente dito, os profissionais que atuam neste e demais setores da organização, os softwares utilizados, a estrutura em geral.

Os softwares desenvolvidos na empresa também fazem parte dessa análise, sobre eles, será feito um levantamento na questão de linguagens utilizadas, banco de dados adotado, se já existe alguma forma de padronização de processos e métodos, de que forma é realizado o levantamento de requisitos e se existe a prática de documentação de tudo isso.

5.1.1. Aspectos Referentes à Empresa.

No início dos trabalhos, um questionamento com os supervisores, gerentes e cargos de chefia deve ser feito para verificar dados da empresa em geral. Esse questionário deverá conter questões de cunho básico, como o razão social da empresa, nome fantasia, endereço, telefone, quando foi fundada, qual o ramo de atuação, à quantos anos vem atuando no ramo, número de funcionários, qual o seu nível de graduação e conhecimento.

Outro aspecto que deve ser abordado logo nessa fase, é o estudo do mercado no qual a empresa está inserida. Quais os produtos oferecidos, como eles estão sendo aceitos pelos consumidores, como a empresa está conseguindo suprir as necessidades de seus clientes e se está conseguindo alcançar os objetivos a que se propõe.

A partir desse estudo, serão identificados quais os problemas apresentados pela empresa e quais são seus pontos fortes, onde é preciso mudar e quais aspectos necessitam de maior atenção.

Após essas etapas, inicia-se a preocupação mais específica com o foco da melhoria, ou seja, os softwares.

O objetivo do projeto de melhoria são os produtos de software que a empresa desenvolve, é sobe eles que vai ser aplicado o processo de melhoria de software.

Após ter sido definido pelos responsáveis que o processo será aplicado na empresa, inicia-se a parte prática.

5.1.2. Os Profissionais e suas Características.

Os profissionais da área também devem ser estudados, quais suas tarefas, suas atribuições, o nível de conhecimento e o que aplicam no dia-a-dia de trabalho.

Nessa estava deve-se definir, observando estrutura, mercado de atuação, porte, um grupo de profissionais que serão responsáveis por encaminhar e gerenciar o processo de melhoria dentro da organização. Este grupo será responsável por definir quais as estratégias a serem adotadas e qual rumo tomar, observando as necessidades da empresa e também os custos em que estas medidas acarretarão. As decisões também serão tomadas por este grupo e o mesmo deve passar relatório para o restante da equipe. Nesse relatório deve constar o que está sendo feito, como o processo de melhorias está sendo implementado na empresa e a que ponto a empresa e a equipe estão se adequando as novas imposições e regras.

Existirão profissionais que não estarão diretamente ligados com o processo de melhoria de software, estes, devem estar a par do que está sendo feito e da importância dessa melhoria e devem também estar cientes de que sua colaboração é fundamental para que os processos de melhoria sejam implementados e que obtenham sucesso em seus objetivos.

Ainda nessa fase de análise, será necessária também uma estratégia de convencimento dos integrantes da gerência da empresa e/ou donos, caso os mesmos se mostrem apreensivos ou contrários às condições impostas para que os processos de melhoria sejam alcançados. Este convencimento é fundamental para que estes percebam a importância da aplicação de processos de melhoria, quais os benefícios que isso trará para o negócio deles e quais os aspectos que gerarão maiores problemas, ou seja, onde é q ele vão ter aumento de custos com a aplicação dos processos.

5.1.2.1. Conscientização e Treinamento.

Uma das primeiras atividades que deverá ser adotada na empresa será o treinamento de toda a equipe de servidores. É importante ressaltar que não se trata de somente treinar os profissionais de informática, mas sim da equipe em geral.

Esse treinamento se dará primeiramente de forma teórica e deverá ser elaborado e realizado pelos implementadores do nível G. Os implementadores poderão ser tanto de uma empresa contratada especificamente para esse fim, como também poderá ser feita por membros da própria equipe de trabalho.

O treinamento deve abordar todos os aspectos da implementação de processos de melhoria de softwares. O mesmo deverá conter temas que expliquem qual o funcionamento de uma empresa com sistema informal de andamento dos processos, quais os problemas que esse tipo de abordagem traz para a própria organização e equipe de profissionais, quais as vantagens de aplicação do projeto de melhorias, quem tomou a decisão e o porquê de a empresa decidir por aplicar essas melhorias, quais as vantagens e benefícios que o novo projeto trará para o dia-a-dia organizacional, em quais setores essas melhorias irão influenciar, além de conter explicações sobre o que é o projeto MPS, o que significa alcançar a maturidade G, quais os próximos passos para a organização e qual a importância de todo o plantel de funcionários estar cientes e prestes a colaborar com a equipe de implementadores.

Este treinamento deve ter como objetivo principal a conscientização da importância de se ter um processo de desenvolvimento de software padronizado e parcialmente gerenciado. Além de sanar dúvidas e ouvir sugestões dos próprios colaboradores.

Documentos relacionados