• Nenhum resultado encontrado

5 SOBRE OS BRECHÓS VIRTUAIS

7.5 ANÁLISE SWOT

Segundo Philip Kotler (1998), a análise SWOT é a avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats). Esse estudo pode ser aplicado a qualquer assunto, produto ou projeto, principalmente no meio virtual, onde as coisas acontecem muito rápido e concorrentes podem surgir a qualquer momento, bem como o mercado mudar rapidamente.

As oportunidades e ameaças são análises do ambiente externo, o mercado, o país, a concorrência, entre outros aspectos. Essas variáveis estão além do controle do projeto, porém servem para orientar sobre oportunidades que devem ser aproveitadas e ameaças das quais o projeto deve se tentar se proteger. Os pontos fortes e fracos, dizem respeito às características internas do empreendimento, permitindo maior controle das variáveis, a intenção é destacar as qualidades e trabalham em cima dos pontos fracos.

7.5.1 Oportunidades (externas)

 A crescente popularidade das redes sociais no Brasil com o surgimento da chamada Web 2.0

A evolução do comércio online no país, principalmente entre a classe B e C, que são os que mais têm investido nesse tipo de comércio.

A comodidade e economia de tempo que o e-commerce proporciona à seus usuários.

O social commerce, permitir interação com as vendedoras, sem precisar sair de casa.

 A visão sustentável que as pessoas estão tendo sobre consumo consciente, ou seja, artigos que já foram fabricados e não geram mais gastos de produção e utilização de água, energia, etc.

85

 Outro benefício externo é a possibilidade de gerar renda para as usuárias, que podem trabalhar de casa, tendo que viajar menos a trabalho ou até mesmo para fazer compras, o Home Office24 é outra característica que ajuda no meio ambiente, pois reduz o trânsito e a poluição.

 Aceitação dos consumidores pertencentes à classes mais elevadas em relação ao uso de roupas de segunda mão vem crescendo devido a qualidade das roupas e seleção das mesmas estarem melhorando nos brechós.

 A efemeridade da moda, que faz com o que é descartável para alguns se tornem raridades e objeto de desejo para outros.

 Um vasto número de perfis de brechós e lojas virtuais em redes sociais que não possuem essa finalidade e objetivo.

 Pessoas que desejam revender suas roupas, mas não sabem como e nem onde, sendo outro tipo de público além daqueles que já possuem algum tipo de brechó virtual.

 O fato de não precisar mais arcar com custos de processamento, distribuição, e armazenamento como uma loja física.

7.5.2 Ameaças (externas)

 Surgimento de novos concorrentes a todo o momento, na internet, não há barreiras de entrada como burocracias para se criar uma loja física, e o custo para se ter um site ou blog como este é praticamente nulo.

 A não aceitação das usuárias que já possuem um perfil em outra rede social, com receio que não lucrem ou não se adaptem a nova proposta oferecida.  O preconceito de utilizar roupas que já foram de outros por parte de algumas

pessoas, a situação vem melhorando, mas o panorama no Brasil, ainda não é como nos países Europeus, onde essa prática é muito bem vista pela grande maioria.

 Receio das compradoras de não receber as peças adquiridas, e inversamente, receio das vendedoras de não receber o depósito com o valor do item. No caso de trocas esse receio acontece de ambas as partes.

24

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), home Office é o trabalho profissional que é desenvolvido em ambientes diferenciados que compartilham a infra- estrutura do ambiente doméstico. Este novo modelo empresarial, decorrente da globalização da economia e do aumento da terceirização de serviços, está em expansão e vem mudando o perfil do emprego.

 Risco de se criar uma nova página na internet, onde muitas vezes somente com divulgação de pessoa para pessoa a página ganha um número representativo de adeptos em pouco tempo, algumas vezes isso não ocorre, mesmo com a empresa investindo em divulgação.

7.5.3 Pontos Fortes (internos)

A união de site de compras com rede social, permitindo maior interação entre quem compra e vende, gerando confiabilidade.

 Possibilidade de diversas formas de pagamento, até mesmo em dinheiro ao vivo no caso do serviço de sedex à cobrar.

 Custo nulo para se utilizar dos serviços.

 Ferramentas e conteúdo feitos especialmente para a compra e a troca, diferentemente do Orkut e Facebook, como por exemplo, o cálculo de frete dentro da página.

 Possibilidade de ser vendedor, comprador ou ambos em um ambiente virtual designado para essas atividades.

A possibilidade de o usuário ter um URL - Uniform Resource Locator próprio, desvinculado do endereço do brechó virtual e personalizar o código de sua página, tornando-se assim quase um site de e-commerce próprio.

 Personalização total da página do usuário, diferentemente de redes como Facebook, onde a maioria dos brechós virtuais se encontra, onde só é possível adicionar imagens e informações e a página se confunde com a de um usuário comum.

 Integração com os sistemas de pagamento PagSeguro e Paypal. Os pagamentos poderão ser realizados com cartão de crédito, boleto bancário e todos os outros meios de pagamento que esses sistemas permitem.

7.5.4 Pontos Fracos (internos)

Alta dependência de fornecedores de conteúdo para que o site comece a gerar vendas, interação e audiencia entre seus usuários.

 Falta de padronização de medidas das roupas, por serem de várias confecções diferentes e até mesmo países diferentes, podendo ocorrer algumas insatisfações por parte do consumidor.

87

 A impossibilidade de visualizar a peça como em uma loja e prová-la.  Altas taxas cobradas pelo Pagseguro e Paypal para a parceria.

 O alto custo adicional do frete, no caso de compras e trocas em lugares muito distantes do país, dependendo do valor da mercadoria em questão, essa transação não valerá a pena.

 Desconfiança por parte dos compradores e vendedores sobre os sistemas de segurança que o site sugere como: usar os sistemas de pagamento Pagseguro e Paypal, optar por sedex à cobrar ao invés dos sistemas normais, confiar somente nos vendedores que possuem boa avaliação dentro do site, etc.

Pouco investimento em mídia, o que ajudaria o site a ser divulgado mais rápido e ganhar mais adeptos na internet.

8 FORMA DE CONSTRUÇÃO DE UMA REDE SOCIAL – DESIGN E

Documentos relacionados