• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E ANÁLISE

4.2 Análise textual

Como demostrado na Figura 3, foi criada a Classe 1, denominada Pandemia, que aglomerou 19,6% dos segmentos de texto do corpus; já a Classe 2, com 11,9%, foi denominada Gestão. Em sequência, a Classe 3, compreendendo 23,1% dos segmentos, intitulada Remoto. Em paralelo, foi criada a Classe 4, com 14,8%, nomeada de Pluralismo Social. A Classe 5, com o maior percentual dos segmentos de texto, 30,6%, foi chamada de Ensino. No processamento de associação das palavras, para agrupar em classes, o Iramuteq usa o teste qui-quadrado (X²) com resultado superior a 3,84, representando p<00,5 (Salviatti, 2017).

Dessa forma, cada Classe ficou constituída conforme Figura 4, na qual é possível constatar os resultados elaborados pelo Iramuteq, não sendo possível a alteração das Classes ou mesmos das palavras que estão agregadas as Classes. Na figura a seguir, é possível observar as principais palavras que compõem cada Classe.

Figura 4 - Classes com palavras

Fonte: Do autor

A classe Pandemia é constituída por palavras do intervalo entre X² = 69,9 (número) e X² = 3,96 (retorno), bem como as palavras vírus (X² = 63,58), vacina (X² = 56,71), dado (X² = 48,48), morte (X² = 36,37), contaminação (X² = 36,22), confiável (X² = 32,16), diminuição (X² = 32,16), caso (X² = 30,47), entre outras. Os segmentos de texto aglomerados nessa classe estão relacionados com um Problema Complexo e Inesperado (PCI), a pandemia da Covid-19, evidenciando a preocupação com a

contaminação da doença e falta de informações, que provocou a suspensão das atividades presenciais.

No Quadro 4 foram aglomerados cinco dos setes maiores scores dos segmentos de textos da classe Pandemia.

Quadro 4 - Segmentos de texto da classe Pandemia

Entrevistado Segmento de texto

2

Os dados, as taxas números da pandemia, o aumento da contaminação, os boletins federais e estaduais a respeito da pandemia, se há mais casos ou uma diminuição.

O aumento desses casos, o Ifac e o Governo Estadual suspendem as atividades por quinze dias.

10 Um vírus novo, ele realmente mata e a população não está pronta.

Tinha que acontecer daquela forma.

2 A terrível taxa de mortes e internações pela Covid-19 acarretou na decisão de suspensão. A falta de informação sobre medicamentos eficientes contra o vírus e a falta de vacina.

4 O número de casos, a questão da transmissão muito alta, esses foram os motivos para a suspensão das atividades presenciais. E principalmente a falta de conhecimento sobre o vírus.

Fonte: Do autor

Já a classe Gestão é composta por palavras que vão de X² = 120,76 (decisão) até X² = 3,84 (paralisação). Algumas das palavras que compõem a classe são:

suspender (X² = 60,06), governo estadual (X² = 46,86), suspensão (X² = 46,27), tomar (X² = 42,22), Ifac (X² = 42,11), dia (X² = 35,06), caso (X² = 32,22), confirmação (X² = 29,93). Os segmentos selecionados dessa classe estão relacionados com a forma de atuação adota pela Gestão do Ifac, demonstrando entidades que acabaram influenciando na reposta organizacional. No Quadro 5 foram aglomerados cinco dos setes maiores scores, segmentos de textos da classe Gestão.

Quadro 5 - Segmentos de texto da classe Gestão

Entrevistado Segmento de texto

1 Após o pronunciamento do Governo Estadual, junto à prefeita de Rio Branco, informando que haviam sido confirmados três casos de Covid-19 no Acre, o Ifac decretou a suspensão das atividades.

10 Houve uma portaria em meados de março, junto a um decreto Estadual e, dessa forma, o Ifac suspendeu as atividades.

8 Decisões do Governo Estadual influenciaram para a suspensão.

Não na primeira decisão, pois a primeira decisão foi a de suspensão apenas, mas depois com lockdown. A OMS (também influenciou) com as informações.

2 O Ifac seguiu as recomendações do Governo Federal e do Governo Estadual em relação à pandemia. Não sendo uma decisão única do Ifac.

5 Em vez dos gestores tomarem decisões pessoais, aguardaram as posições do MEC e da gestão maior, dos órgãos internacionais, até porque o Governo Federal não possuía a intenção de paralisar.

Fonte: Do autor

Na classe chamada Remoto, as palavras estão entre X² = 58,5 (trabalho) e X²

= 3,86 (estudar), sendo as palavras servidor (X² = 43,86), remoto (X² = 29,83), internet (X² = 28,42), trabalhar (X² = 25,34), preocupação (X² = 22,31), ficar (X² = 21,88), hora (X² = 20,02) e biblioteca (X² = 20,02) as principais. Os segmentos destacados da classe em questão referem-se à alternativa implantada para continuação da prestação de serviços por parte do Ifac, evidenciando a preparação do corpo técnico e da gestão para superar o momento. No Quadro 6, foram aglomerados cinco dos setes maiores scores, segmentos de textos da classe Remoto.

Quadro 6 - Segmentos de texto da classe Remoto

Entrevistado Segmento de texto

6 Ele (docente) precisa preparar o material para o discente que é remoto. Então isso gera uma carga de trabalho muito grande para trabalhar. Ações ficam prejudicadas, pois usa diversas ferramentas e isso acaba gerando uma sobrecarga.

10 Deu uma modificada no cenário de trabalho, para alguns na verdade não passou a ser as oito horas diárias pela baixa carga do trabalho, e para outras mais de oito horas.

2

Ninguém estava preparado para uma pandemia, para um ensino remoto, para trabalho remoto, foi um grande esforço de nós

servidores, para que houvesse uma adaptação de todo novo modo de trabalho, e continuar atendendo o público de forma remota.

2

Acabei presenciando vários casos, essa dificuldade que teve no início da adaptação. Algumas pessoas não estavam preparadas com equipamentos tecnológicos necessários para estudar ou mesmo trabalhar.

Foi muito atencioso da parte da gestão de fazer empréstimos de equipamentos para servidores, dessa forma sendo viável fazer o trabalho remoto, porém, também houve uma dificuldade logística de adaptação, pois é uma mudança completa de ambiente de trabalho Fonte: Do autor

De outro modo, na classe denominada Pluralismo Social contabilizam-se palavras no intervalo entre X² = 34,12 (organizar) e X² = 3,97 (gradativo). Nesse intervalo, estão as palavras lidar (X² = 28,35), pai (X² = 28,03), medo (X² = 35,06), comunidade (X² = 23,24), individual (X² = 23,24), acompanhamento (X² = 23,24), criar (X² = 22,65), plano (X² = 18,39), como as principais. Os segmentos de texto dessa classe têm foco nas opiniões de grupos que acabaram se posicionando de forma direta ou indireta mostrando a existência de desconfortos frente às respostas organizacionais ou mesmo instigando essas respostas. No Quadro 7, foram aglomerados cinco dos setes maiores scores, segmentos de textos da classe Pluralismo Social.

Quadro 7 - Segmentos de texto da classe Pluralismo Social

Entrevistado Segmento de texto

6 Houve cobranças por parte dos pais, de alguns discentes perguntaram constantemente, mas por querer se organizar. Para os servidores tinha muita pressão, mas também muito medo.

8 Não houve uma pressão organizada dos pais dos discentes, ou então os docentes. Era algo mais individual, daqueles que acompanhavam os grupos.

2

Lembro que a gestão fez algumas reuniões com os pais, pois todo o planejamento do Ifac era para o ensino presencial. Então outro planejamento completo precisou ser feito para se formar o remoto.

9

Uma galera que estava com medo, queria continuar por medo de atrasar, mais um período, mais um semestre. Da parte dos

discentes, existia uma pressão, tanto que a pressão para o retorno das aulas remotas, essa pressão veio dos discentes.

5

Foram criadas comissões sanitárias que acompanham a todo momento o andamento da pandemia, as comissões que estavam colocando se iremos retornar ou não, elas estão funcionando com diretrizes e estratégias.

Fonte: Do autor

Por fim, a classe intitulada Ensino é constituída por palavras do intervalo entre X² = 47,28 (curso) e X² = 3,89 (informar). Exemplos de palavras dessa classe são prejudicar (X² = 30,27), híbrido (X² = 25,20), sala (X² = 23,41), risco (X² = 23,14), entrar (X² = 18,33), pensar (X² = 17,77), ensino (X² = 17,12) e disciplina (X² = 16,95). Nessa classe, são apresentados segmentos de textos sobre as consequências das suspensões das atividades de ensino e implantação dessas atividades de forma remota, trazendo pontos sobre a qualidade das atividades de ensino no período pesquisado e a mescla das atividades presencias com remotas. No Quadro 8, foram aglomerados, cinco dos sete maiores scores, segmentos de textos da classe Ensino.

Quadro 8 - Segmentos de texto da classe Ensino.

Entrevistado Segmento de texto

7 A volta das aulas presenciais vai manter o interesse dos discentes e não vai acontecer o que aconteceu com a minha turma, que teve muitos desistentes.

9

Prejudicou muito a qualidade do ensino, porque uma coisa eu estar numa sala de aula, eu estar convivendo com os meus colegas, vendo o docente, prestando atenção na explicação. E outra coisa é eu estar sozinho em casa. Também prejudicou na questão de aulas práticas.

Os discentes estavam temendo que fossem bastante prejudicados, e nós fomos, pois, a qualidade do ensino caiu. Não tem como definir um culpado, até porque você passa no curso que é presencial, começa esse curso presencial e do nada começa uma aula remota.

5

Um universo para entender e para tentar equalizar, pois só conseguimos enxergar a educação de duas formas: presencial ou através da tecnologia, ensino híbrido é outra coisa. Então é tudo ainda muito confuso e aí ainda estamos no meio disso.

7

Algumas pessoas jamais imaginariam tendo aulas no computador, alguns nem tinham computador. Então foi uma medida desequilibrada. O trancamento do curso foi a pior consequência para os discentes, a desistência.

Fonte: Do autor

Documentos relacionados