• Nenhum resultado encontrado

4.5

Análises financeiras

O monitoramento dos fatos e dos resultados geradas pela analises financeira, bem como o planejamento deve se torna uma ação gerencial estratégica constante do empresário de micro e pequena empresa.

Na análise financeira devem ser tratados com grande relevância os seguintes pontos: equilíbrio econômico e financeiro; crescimento e indicadores econômicos.

Para a análise do fluxo de caixa, pode-se utilizar as técnicas de: analise vertical e horizontal; e analise por índices. Tendo a analise vertical e horizontal como característica a comparação de valores de um determinado período com os valores apresentado períodos anteriores e o relacionamento entre eles.

Recomenda-se a conjunta utilização das analises, vertical e horizontal, pois ambas se completam. Entendendo assim, que os índices financeiros envolvem métodos de cálculos que consistem em relacionar contas ou grupos de conta para analisar e monitorar o desenvolvimento econômico-financeiro de uma empresa.

Um dos meios para obtenção de demonstrações financeiras é o desenvolvimento de sistemas personalizados nas micro e pequenas empresas, uma vez que, implantações de sistemas ERP’s (Enterprise Resouse Planning) tem custos altos.

29

As categorias dos Índices são: Situação Financeira – Estrutura de Capital e Liquidez. Situação Econômica – Rentabilidade.

Estrutura de Capital – este primeiro grupo são calculados relacionando-se as origens de capitai entre si e com o Ativo Permanente. Seu resultado demonstra o grau de dependência da empresa com capital de terceiros e o grau de imobilização.

Participações de Capitais de Terceiros (Endividamento) Composição de Endividamento

Imobilização do Patrimônio Líquido

Liquidez – Os índices de liquidez mostram a condição financeira da empresa, no curto (liquidez seca), médio (liquidez corrente) e longo prazo (liquidez geral). Estes índices só indicam a solidez da situação financeira da empresa.

Liquidez Geral Liquidez Corrente Liquidez Seca

Rentabilidade – São indicadores importantes, neles são apresentadas as formas de cálculos da rentabilidade dos capitais que foram investidos na empresa. Evidencia os resultados empresariais: sucesso ou insucesso.

Giro do Ativo Margem Líquida

Os índices financeiros destinam-se a mostrar as relações entre as contas das demonstrações financeiras, sua principal característica é apresentar uma ampla visão da situação econômica-financeira da empresa. Eles se constituem como primeiro passo para uma análise financeira da empresa.

30

5. CONCLUSÃO

O tema escolhido para este trabalho veio contribuir para ampliação dos conhecimentos da autora, na área gerencial. Assim como, a compreensão da importância do desenvolvimento de um plano de negócio como ferramenta de gestão para o empreendedor, uma vez que antes nunca desenvolvido veio trazendo com clareza a sua importância. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho procurou-se apresentar a conceituação de plano de negócio e sua estrutura para criação. Além disso, a metodologia utilizada na pesquisa foi suficiente e apropriada para atingir os objetivos propostos, utilizando de um estudo de caso na empresa Luza Joias Contemporâneas. Os dados foram coletados através da pesquisa in loco e análise dos documentos da empresa.

Em se tratando dos objetivos específicos do estudo conseguiu-se atingir com clareza e objetividade o desenvolvimento da missão, visão e valores da empresa.

Conclui que para os empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio é de suma importância a elaboração de um plano de negócio, na tentativa de minimizar o risco comuns que os novos negócios apresentam nos primeiros anos das atividades.

O ponto de dificuldade na elaboração do plano de negócio é realmente registrar em papel e mantê-lo sempre em analise contínua, modificando pontos estratégicos traçados quando necessário. O plano de negócio antes nunca realizado na empresa gerou clareza para a idealizadora na Visão, missão, valores, na Visão Estratégica e no planejamento de vendas de seus produtos e trouxe inquietude de obter informações de geração das análises financeiras.

Portanto, através da elaboração deste trabalho foi possível compreender que o empreendedor não é apenas idealizador do negócio, mas sim é preciso trabalhar bastante no engajamento do planejamento, onde se exige muita dedicação.

Observou tal dificuldade para a geração das análises financeiras, onde os índices constituem como primeiro passo, eles destinam a mostrar as relações entre contas das demonstrações financeiras e para isso requer a utilização de sistemas personalizados. A idealizadora está utilizando o plano de negócio e com isto tem visto a importância na utilização, com isso percebeu dificuldades e despertou a requerer mais dos relatórios contábeis nas gerações de informações financeiras.

31

Para desenvolvimentos de pesquisas futuras e como forma de complementação, a autora apresenta as seguintes recomendações:

Uma abordagem mais detalhada sobre o tema com a utilização dos demais instrumentos gerenciais; geração das Demonstrações financeiras; uma análise financeira detalhada; uma análise de seu faturamento comparativo dos demais anos, assim como uma análise das demonstrações contábeis, identificação de períodos de sazonalidade para assim agir com investidas em marketing na busca de incrementar a receita.

32

REFERÊNCIAS

AEMS. Plano de negócio: uma ferramenta com múltiplas aplicações. 2013. Disponível em:

http\www.aems.edu.br/conesão/edicaoanterior/sumario/2013/downloads. Acesso em: 14 nov. 2019.

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e tecnologia, n. 1, p. 25-38, 2014.

BARBOSA, Ângelo Crysthian. Contabilidade básica. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2006. BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica, 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2006.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1998.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro. Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Transformando ideias em negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FILION, Louis J.; DOLABELA, Fernando. Boa Ideia! E Agora. Plano de Negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar a sua empresa. São Paulo: Cultura Editora Associados, 2000.

GOUVEIA, Nelson. Contabilidade. 2. ed. São Paulo: MCGran-Hill do Brasil, 1975. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1986. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

33

LACRUZ, Adonai José. Plano de negócios passo a passo: transformando sonhos em negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

LEITE, E. O fenômeno do empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000.

MALHOTRA, Naresch K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARTINS, Heloísa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e pesquisa, São Paulo: USP, 2004.

MAXIMINIANO, A. C. A Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MENEZES, L.C.M. Gestão de projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SALIM, Cesar Simões; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andrea Cecilia; RAMAL, Silvia Ana. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE,2007.Disponivel em:

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds.nsf/5f6db a19baab17a98b4763d432bfb6c/$File/2021.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.

SEBRAE – DF. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2016. Disponível em: http://www.sebrae.com .vr/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexo/Sobrevivencia-das-empreses-no-brasil-102016.pdf. Acesso em: 14 ago. 2019.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

YIN, Robert, Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Book, 2001.

WILDAUER, E. W. Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

34

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO NA EMPRESA Prezado (a) Sr. (a)

Este questionário é parte de uma pesquisa sobre o Trabalho de Conclusão de Curso e suas respostas serão de extrema importância na elaboração das conclusões. As informações aqui contidas serão mantidas em sigilo, sendo usadas apenas para formatação e tabulação dos dados. Desde já agradecemos pela contribuição

.

1. Nome da Empresa.

2. Qual a localização da Empresa?

3. Cargo do Entrevistado.

4. Qual a forma de Tributação da Empresa?

5. Como nasceu a ideia da empresa?

6. A empresa possui plano de Negócio?

7. Qual o faturamento da empresa de em 2018 e 2019?

8. Qual o valor das despesas de 2018 e 2019?

9. Quantos funcionários?

Documentos relacionados