• Nenhum resultado encontrado

2. HISTÓRIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE

2.2 Análises das Manchetes do jornal Folha de Boa Vista entre os anos de 1996 a

Portanto, O SINTER realizou várias ações com objetivo de aperfeiçoar o sistema de ensino público, uma dessas ações foi a realização da “I conferência em educação de Roraima”, que a primeira matéria analisada, onde houve a presença de 1000 profissionais em educação da capital e do interior de Roraima de acordo com manchetes do jornal Folha de Boa Vista essa conferência foi realizada no dia 16 de maio de 1996, assim, o SINTER cumpriu uma das finalidades de estatuto que conforme art. 2º. Inciso IV tem como finalidade “promover congressos, seminários, plenários, encontros, reuniões e outros eventos para aumentar o nível de organização e conscientização da categoria representada”63. O jornal Folha de Boa

Vista destacou essa matéria na primeira página do jornal mostrando que o SINTER

estava buscando novos caminhos para educação em Roraima.

A segunda e a terceira matéria selecionada estas relacionadas ao processo eleitoral do SINTER, quem saiu vitorioso nesse pleito foi Silas Cabral, essa eleição foi marcada por denúncias das outras chapas concorrentes no qual a chapa vencedora era aliada ao governo.

Na quarta matéria analisada, o jornal Folha de Boa Vista destacou participação do governo do Estado de Roraima que através da Secretaria de Educação que organizou o primeiro encontro de professores para discutir o ensino de primeiro e segundo graus esse encontro teve a participação da mestra cubana Rita Rosália Martinez Pichardo, assessora de educação do Estado de Roraima. Ela destacou que o Estado estava atrasado em relação a aplicação das normas de ensino. Nessa mesma publicação houve outra notícia com relação a educação, no qual os professores ganharam uma ação trabalhista contra o governo federal, e governo ressarciu os salários não pagos aos professores, essa ação contra o governo foi de responsabilidade do SINTER, e os sindicalizados tinham preferência ao receber direitos dessa ação.

63 SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA. Disponível

A quinta matéria foi sobre a posse do presidente eleito Silas Cabral, nessa ocasião o presidente do SINTER ressaltou que o principal problema da educação é a questão salarial. Na sexta matéria, o jornal Folha de Boa Vista mostrou um conflito interno no sindicato, isso demostrar a presença de grupos organizados na entidade e cada um com suas prioridades.

A sétima matéria foi sobre o primeiro encontro de professores para debater a metodologia de ensino de primeiro e segundo graus; após seis anos da criação do Estado a Secretaria de Educação resolveu debater a relação entre ensino e aprendizagem em Roraima. A oitava matéria foi novamente um conflito interno do sindicato, nesse conflito a diretoria comandada por Silas Cabral foi destituída, e Dimar Mesquita tomou posse provisoriamente na direção do SINTER. A nona matéria anuncia novamente um conflito no sindicato, Silas Cabral indignado com a destituição do cargo não reconhecia a comissão provisória encabeçada por Dimar Mesquita.

Na décima, matéria o jornal Folha de Boa Vista faz uma denúncia contra o governo ao Tribunal de Contas sobre os recursos destinados à educação e sobre a acumulação de cargos. A décima primeira matéria é sobre uma greve dos professores e novamente a greve é por causa da questão salarial, ou seja, é a mesma pauta da primeira greve organizada pelo SINTER, em 1989. A décima segunda matéria, o jornal Folha de Boa Vista destaca a falta de investimento na capacitação dos profissionais em educação, e a priorização do governo somente com as estruturas físicas das escolas.

Por fim, a partir das análises dessas 12 matérias, divulgadas pelo jornal Folha de Boa Vista percebe-se que o SINTER participou como um sujeito ativo na história da educação de Roraima, muitas vezes sendo até cooptado pelo estado para servir aos interesses dos seus mandatários. Mas a luta do SINTER teve também como foco a qualidade no ensino em Roraima e a valorização dos profissionais em educação com especial atenção aos seus salários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Analisar a educação é fundamental para compreensão de um momento histórico, partindo desse ponto essa pesquisa sobre a educação no Estado de Roraima foi construída a partir do jornal Folha de Boa Vista sendo o SINTER o principal sujeito histórico.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (SINTER), foi fundado em 1988 no mesmo ano da promulgação da última Constituição da República Federativa do Brasil que estabeleceu um novo período democrático da história brasileira; nesse mesmo ano junto com a Constituição da República o até então Território de Roraima se transformou em Estado.

O primeiro capítulo dessa pesquisa foi uma contextualização da educação no Período Republicano que serviu para mostrar a evolução do sistema educacional brasileiro, que começou em 1932 com o Manifesto dos Pioneiros e se consolidou com a Lei Diretrizes e Bases - LDB nº. 9.394/1996. O segundo capítulo foi sobre a história do SINTER e suas ações na educação pública do recém-criado Estado de Roraima.

Durante o período de 1991 a 1997 o SINTER passou por um período de organização política, no entanto o sindicato não deixou de cooperar com o sistema de ensino público, assim, o SINTER realizou várias ações no qual o objetivo era a organização do sistema de ensino do Estado de Roraima, uma dessas ações foi a I Conferência de Educação em Roraima que ocorreu no ano de 1996, nessa conferência reuniu mais de 1000 profissionais em educação, isso mostrou a união da classe trabalhadora que de forma organizada, por meio do sindicato, buscou soluções para o desenvolvimento sistema educacional em Roraima.

O SINTER através das greves que buscou mostrar ao Estado e a sociedade roraimense as principais pautas de preocupação para os profissionais em educação, que de acordo com essa pesquisa a questão salarial e a qualificação desses profissionais foram os motivos de preocupação na época para essa categoria.

Por fim, essa pesquisa foi elaborada com a finalidade de contribuir com a História Regional, o tema Educação em Roraima foi escolhido, pois, durante a minha graduação não tive contato com essa temática, assim, pretendo no futuro da continuidade a essa pesquisa.

REFERÊNCIAS

Bezerra, Pablo Sergio Souza. SINTER, 30 anos de lutas e conquistas em defesa

dos Trabalhadores em Educação de Roraima. Boa Vista-RR: FORBRAS, 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases-LDB.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

SUPERIOR. Disponível em: <www.capes.gov.br/história-e-missão>. Acesso em: 18 ago. 2018.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA. Disponível em: <www.sinterroraima.com.br/estatuto>. Acesso em: 20 jun. 2018.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA. Disponível em: <www.sinterroraima.com.br/acervo/história-do-sinter>. Acesso: 25 jun. 2018.

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, PUC, nº 35, pp. 253-270.

CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In: Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952.

Émile Durkheim / Jean-Claude Filloux. Coleção Educadores. Tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 148 p.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. 12 ed. Paz e Terra, 1979. 112 p.

Jean Piaget / Alberto Munari. Coleção Educadores. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p.

SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 1999. 650 p.

NEY, Antônio. Política educacional: organização e estrutura de educação

brasileira. Rio de Janeiro: Wak ed. 2008. 210 p.

PALMA FILHO, J. C. A Educação Brasileira no Período de 1930 a 1960: a Era Vargas. Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. História da Educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP- Santa Clara Editora, 2005. 19 p.

______. A Educação Brasileira no Período 1960-2000: de JK a FHC. Pedagogia Cidadã - Cadernos de Formação –História da Educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP e Santa Clara Editora, 2005. 32 p.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

______. História da educação no Brasil. 23. ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1999.

JORNAIS CONSULTADOS

Assembleia do SINTER termina em pancadaria. Folha de Boa Vista, Roraima, 20, 21 e 22 de jul. de 1996. Política Local, p. 03.

Disputa pela diretoria do SINTER ganha novos lances, Folha de Boa Vista, Roraima, 07, maio. 1997. Caderno Cidade, p. 5-A

Estrutura física não basta. Folha de Boa Vista, Roraima 24 jul. de 1997. Caderno Cidade, p. 04.

Governo não aplicou o que devia na educação. Jornal Folha de Boa Vista, 23 de jun. 1997. Política Local, p. 03.

Os sindicalizados foram às urnas escolher uma nova diretoria. Folha de Boa Vista, Roraima, 14 jun. 1996. Caderno Cidade, p. 02.

Presidente do SINTER negociar lutas. Folha de Boa Vista, Roraima,17 de jul. de 1996. Caderno Cidade, p. 14.

Professores decidiram iniciar a paralisação hoje. Folha de Boa Vista, Roraima,15 julho de 1997. Caderno Cidade, p. 5-A.

Professores debatem ensino de primeiro e segundo graus. Folha de Boa Vista, Roraima, 17, 18 e 19 de ago. de 1996. Caderno Cidade, p.14,

SINTER faz conferência sobre a educação. Folha de Boa Vista, Roraima, 16 maio. 1996. Caderno Cidade, p. 14.

Silas Cabral é um novo presidente do sínter. Folha de Boa Vista, Roraima, 22, 23 e 24 de jun. de 1996. Caderno Cidade, p. 14.

Técnicos elaboram propostas para o ensino. Folha de Boa Vista, Roraima,3 jul. 1996, Caderno Cidade, p. 15.

Violência no congresso dos professores. Folha de Boa Vista, Roraima, 26, 27 e 28 de abr. 1997. Caderno Cidade, p. 5-A.

ANEXO A

16 de maio de 1996 - Mais de 1.000 professores debatem educação em RR.

ANEXO B

14 de junho de 1996 - Os sindicalizados foram às urnas escolher uma nova diretoria

ANEXO C

22, 23 e 24 de junho de 1996 - Silas Cabral é um novo presidente do sínter

ANEXO D

03 de julho de 1996 - Técnicos elaboram propostas para o ensino

FONTE: NUDOCHIS-UFRR

ANEXO E

17 de 1996 de julho - Presidente do SINTER que negociar lutas

ANEXO F

20,21 e 22 de julho de 1996 - PM intervém e bate em professores

ANEXO G

17,18 e 19 de agosto de 1996 - Técnicos debatem ensino

ANEXO H

26, 27 e 28 de abril de 1997- Violência no congresso dos professores

Documentos relacionados