• Nenhum resultado encontrado

ANEXO “C” – Proposta de Criação de uma Unidade de Comunicação do MERCOSUL (2006)

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO DO MERCOSUL

A Presidência Pro Tempore do Brasil, com base nas discussões realizadas no âmbito da Reunião Especializada em Comunicação Social e em discussões com diversos integrantes do MERCOSUL, e com o referendo da Seção Nacional Brasileira da RECS e do Ministério das Relações Exteriores, propõe a criação de uma Unidade de Comunicação Social que funcionaria de maneira permanente na estrutura institucional da Secretaria Geral do MERCOSUL.

OBJETIVOS

1. A Unidade de Comunicação Social terá como funções o planejamento, operacionalização e avaliação de iniciativas de comunicação relativas ao processo de integração regional. Por Comunicação Social, neste caso, entende-se divulgação jornalística e relacionamento com a imprensa, pesquisas de opinião, organização de eventos, elaboração de produtos informativos e outras tarefas operacionais subordinadas às diretrizes do MERCOSUL.

2. A Unidade de Comunicação será um pólo de levantamento, organização e disseminação de informações para os agentes e órgãos componentes do MERCOSUL, autoridades dos diferentes países engajadas no tema, diferentes públicos de interesse do bloco e sociedades dos países membros.

3. Os objetivos prioritários da Unidade de Comunicação são:

a. organizar, adaptar e fazer circular informações sobre o MERCOSUL entre as autoridades e agentes ligados diretamente ao tema;

b. promover divulgação jornalística sobre o MERCOSUL e seus avanços nos países integrantes do Bloco;

c. ser referência informativa para a imprensa na disseminação de informações, obtenção de acesso, contatos e outras ações referentes a divulgação e comunicação;

d. planejar e executar estratégias, ações e produtos de comunicação conforme demanda dos diferentes órgãos que compõem o MERCOSUL;

e. articular agendas e recursos no âmbito da comunicação das distintas instituições integrantes do MERCOSUL.

197

4. A Unidade de Comunicação Social funcionará na forma de rede, integrada por pelo menos um representante/órgão governamental de cada país integrante do MERCOSUL, que terá atuação operacional (e estará ligado diretamente ao governo de cada país integrante do MERCOSUL). Esses cinco pontos focais (de rede) terão a missão de:

a. difundir e fazer circular internamente as informações geradas na Unidade- sede,

b. ser o interlocutor local no âmbito operacional das ações da Unidade;

c. reunir o conteúdo e sistematizar as informações referentes ao bloco nos diversos órgãos/ministérios do país que representa;

d. propor ações a serem desenvolvidas conjuntamente no âmbito da Unidade ou da unidade local;

e. manter jornalistas e outros públicos de interesse atualizados em relação a informações e avanços na integração dos países participantes do MERCOSUL.

SUBORDINAÇÃO

5. As atividades da Unidade de Comunicação serão acompanhadas pela RECS, que deverá receber relatórios trimestrais das ações planejadas e desenvolvidas. Cada órgão ou instituição do MERCOSUL poderá encaminhar demandas específicas à Unidade de Comunicação Social, que serão atendidas a partir das prioridades do bloco.

INTEGRANTES

6. A Unidade de Comunicação Social deve ser integrada por funcionários especialistas em comunicação (com formação em jornalismo, publicidade ou relações públicas, prioritariamente) cedidos pelos quatro governos dos Estados Partes e da Venezuela na condição de Estado Aderente, além de funcionários técnicos de apoio contratados. Os países possuem direito a indicar pelo menos um profissional de comunicação para atuar de modo fixo. Não possuem, entretanto, obrigação de indicar os profissionais, podendo isto ser feito a qualquer momento. 7. O grupo de especialistas poderá ser complementado por profissionais cedidos por

outras instituições do MERCOSUL, a partir do interesse destes e da anuência da RECS, ficando sua ação subordinada às determinações da Unidade.

198

Os recursos para manutenção da Unidade de Comunicação devem ser oriundos do orçamento geral do MERCOSUL, bem como de outras fontes.

AGENDA PRIORITÁRIA

1. Organizar um sistema de distribuição de noticiário sobre o MERCOSUL para veículos de comunicação do bloco, com o envolvimento de agências de notícia e emissoras públicas e da Rede formada nos países integrantes do MERCOSUL. 2. Criação de boletim eletrônico semanal a ser distribuído a todas as autoridades,

funcionários e outros agentes envolvidos diretamente com o MERCOSUL e a demais interessados que manifestem o desejo de recebê-lo. O boletim também deve ser disponibilizado no portal oficial do MERCOSUL (www.mercosur.int) e em outros portais que manifestem interesse.

3. Mapeamento de ações de comunicação dos diferentes órgãos e atores do MERCOSUL, de maneira a articular ações e integração.

4. Elaborar Plano Anual de Trabalho. O Plano incluirá responsabilidades, definição dos públicos prioritários, objetivos, prioridades informativas, programas de ação, produtos e cronograma.

5. Elaboração e manutenção de mailling list de públicos prioritários da Secretaria do MERCOSUL, em particular imprensa e autoridades do MERCOSUL.

6. Manter sistema de acompanhamento de notícias sobre o MERCOSUL e distribuição de sínteses e análises às autoridades.

7. Manter o Portal do MERCOSUL (www.MERCOSUL.int) atualizado, fornecendo informações adaptadas ao público em geral e à imprensa.

8. Organizar procedimentos para tornar a Unidade de Comunicação Social referência para jornalistas, servindo de porta de entrada para obtenção de informações, indicação e orientação de fontes.

9. Tornar rotina o planejamento e execução de produtos e ações de comunicação como sugestões de pauta, organização de eventos, publicações, hot sites, press kits, releases, manutenção de sala de imprensa na internet, orientação de porta-vozes junto à imprensa.

10. Executar as publicações propostas no Plano de Divulgação apresentado pela Secretaria do MERCOSUL e atualizar a Cartilha Encontros com o MERCOSUL/Somos Mercosur, editada em português pela Secretaria-Geral da Presidencia da República do Brasil desde 2004 e em espanhol em 2005.

11. Assessorar na elaboração de estratégias de comunicação da Secretaria Geral do MERCOSUL e dos demais órgãos, quando solicitado.

12. Apoiar os órgãos do MERCOSUL em operações que digam respeito a Comunicação Social, em particular no relacionamento com a imprensa.

13. Elaborar ou acompanhar, na qualidade de consultoria, a elaboração de produtos comunicativos produzidos por diferentes órgãos do MERCOSUL.

199