• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II – REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CAPÍTULO I

Art. 1º. As atividades complementares são componentes curriculares obrigatórias do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Arinos e se caracterizam pelo conjunto das atividades científico, acadêmico e cultural.

Art. 2º. As atividades complementares compreendem as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

§ 1º - Serão consideradas Atividades de Ensino (máximo 30 horas)

I - Participação em Exercício de monitoria (máximo 5 horas por ano)

II - Disciplina facultativa cursada com aproveitamento superior à média para aprovação (5 horas por disciplina e no máximo duas disciplinas).

III - Participação em Grupos de Estudo cadastrados no Departamento de Ensino sob orientação de um docente (5 horas por grupo e no máximo 10h horas).

§ 2º - Serão consideradas Atividades de Pesquisa (máximo 30 horas)

I - Participação em projetos registrados e orientados por professores de IES, pelo período mínimo de um semestre e acompanhado de relatórios semestrais (PIBIC, IC, exceto TCC) (5 horas por semestre e no máximo 15 horas).

II - Autoria/coautoria de trabalhos completos em anais de encontros de pesquisa (máximo 5 horas).

III - Autoria/coautoria de trabalhos resumidos em anais de encontros de pesquisa (máximo 5 horas).

IV - Autoria/coautoria de trabalhos completos em periódicos internacionais da área de Ciências Agrárias, ambientais ou afins (máximo 10 horas).

V - Autoria/coautoria de trabalhos completos em periódicos regionais e nacionais da área do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e afins (máximo 5 horas).

VI - Autoria/coautoria de trabalhos resumidos em periódicos regionais e nacionais da área do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e afins (máximo 05 horas).

VII - Participação da comissão organizadora de seminários, semanas, simpósios, congressos e encontros regionais, nacionais e internacionais promovido por uma IES (máximo 5 horas).

VIII- Apresentação de palestras em seminários, semanas, simpósios, congressos, colóquios e encontros regionais, nacionais e internacionais de pesquisa, promovidos por uma IES, (máximo 5 horas).

IX- Participação em cursos de curta duração, minicursos ou oficinas de atualização pertinentes à área de formação, promovido por uma IES (máximo 5 horas).

§ 3º - Serão consideradas Atividades de Extensão (máximo 30 horas)

I - Participação em programas/projetos institucionalizados de extensão, devidamente cadastrados e orientados por professores de IES (5 horas por semestre e no máximo 20 horas). II - Autoria/coautoria de trabalhos completos em anais de encontros de extensão (máximo 5 horas).

III - Autoria/coautoria de trabalhos resumidos em anais de encontros de extensão (máximo 5 horas).

IV - Autoria/coautoria de trabalhos completos em periódicos internacionais da área das ciências ambientais, agrárias ou afins (máximo 5 horas).

V - Autoria/coautoria de trabalhos completos em periódicos regionais e nacionais da área de ciências ambientais, agrárias ou afins da extensão (máximo de 5 horas).

VI - Autoria/coautoria de trabalhos resumidos em periódicos regionais e nacionais da área das ciências ambientais ou agrárias e afins da extensão (máximo 5 horas).

VII - Realização de estágios extracurriculares relacionados à área de formação (máximo 5 horas).

VIII - Participação da comissão organizadora de seminários, semanas, simpósios, congressos e encontros regionais, nacionais e internacionais promovido por uma IES da extensão (máximo 5 horas).

IX- Participação em cursos de curta duração, minicursos ou oficinas de atualização pertinentes à área de formação, promovido por uma IES da extensão (máximo 5 horas por semestre e no máximo 10 horas).

X- Participação como conselheiro em câmaras e conselhos do IFNMG, membro da direção ou coordenação em órgãos de representação estudantil (máximo 5 horas).

I- Participação em eventos culturais (considerar a carga horária do evento e computar no máximo 5 horas)

II- Participação em eventos religiosos (considerar a carga horária do evento e computar no máximo 5 horas)

III- Participação de comissões institucionais para o organização de atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFNMG (máximo 10 horas)

Art. 3º. Somente será convalidada a participação em atividades que puderem ser comprovadas por atestado, certificado ou outro documento idôneo.

CAPÍTULO II

Art. 5º. As atividades complementares compreendem 50 (Cinquenta) horas a serem desenvolvidas durante todo o Curso de Graduação.

§ 1º. A carga horária de atividades complementares deve ser distribuída durante o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Art. 6º. A carga horária de cada uma das atividades propostas será a indicada na ficha apresentada no item em anexo, de acordo com as especificações compreendidas nos parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º do artigo 2º.

Art. 7º. Somente terão validade às atividades complementares desenvolvidas durante o período de matrícula do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Parágrafo único. Os alunos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental por meio de transferência interna e externa poderão registrar as atividades complementares desenvolvidas em seu curso ou instituição de origem, desde que devidamente comprovados e contemplados nos casos previstos neste regulamento.

CAPÍTULO III – Da organização

Art. 8º. As atividades complementares serão coordenadas, controladas e documentadas pelo coordenador da atividade indicado pelo Colegiado de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

§ 1º. Cabe ao coordenador da atividade:

I - Orientar os alunos quanto à obrigatoriedade do desenvolvimento das atividades complementares.

II - Receber e analisar a documentação comprobatória pertinente.

III - Fazer o registro das atividades complementares cumpridas no histórico escolar de cada aluno.

IV - Lançar as atividades cumpridas na ficha individual de cada aluno. V - Determinar o valor, em horas-atividade, das atividades apresentadas. VII - Deferir ou indeferir a atividade complementar realizada pelo aluno.

VIII - Baixar normas complementares, definitivas ou transitórias para os casos não previstos neste regulamento.

§ 2 º. Cabe ao aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG –

Campus Arinos.

I - Preencher, para cada atividade, o formulário do item 16.2.1

II - Escolher o tipo de atividade que julgar pertinente para sua formação III - Comprovar cada atividade apresentada

IV - Apresentar todos os documentos na Coordenação de Curso no período estabelecido, a cada semestre, pela Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. V- Caso o aluno não entregue os documentos no período estabelecido pela coordenação, a cada semestre, o aluno só poderá apresentar as documentações no próximo semestre.

Arinos/MG, ______ de _____________________ de __________

Assinatura do aluno: _______________________________________

Uso Exclusivo da Coordenação do Curso: Recebemos em ______/______/________ Assinatura: _________________________

_______________________________________________________________ Recibo (Coordenação do Curso)

Recebemos em _____/_____/________, a ficha de atividades complementares, devidamente comprovada do discente _______________________________________________________

Matrícula: ______________ do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental totalizando _________ horas de Atividades Complementares.

Assinatura e carimbo:_____________

FICHA PARA REGISTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dados do aluno

Nome do aluno:

Número de Matrícula: Período de Ingresso: Cadastro dos Pontos

Período a que se refere:

Item Nome do evento/atividade Carga horária

Carga horária total

Ministério da Educação

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Arinos