• Nenhum resultado encontrado

Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP 2018 PC-SP Delegado de Polícia

Questões comentadas pelo professor 1) Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: PC-RO Prova: FUNCAB 2014 PC-RO Escrivão de Polícia Civil

10) Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP 2018 PC-SP Delegado de Polícia

“Existe_________ quando o agente prevê o resultado, mas espera, sinceramente, que não ocorrerá; configura- se _________ quando a vontade do agente não está dirigida para a obtenção do resultado, pois ele quer algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo a possibilidade de sua produção.” Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas.

A) dolo indireto ... dolo alternativo B) dolo eventual ... culpa consciente C) culpa inconsciente ... culpa consciente D) culpa consciente ... dolo eventual E) culpa inconsciente ... dolo eventual

Resolução: ao lermos atentamente o enunciado da questão, podemos perceber que, quando o agente prevê o resultado, mas espera, sinceramente que não ocorrerá, é o retrato da culpa consciente. Por outro lado, quando o agente, prevê que o resultado possa ocorrer, assume a possibilidade de sua produção, é o retrato do dolo eventual.

Gabarito: Letra D.

11) Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2014 - PC-SP - Atendente de Necrotério Policial Aquele que antes de praticar o fato até hipotetiza que ele pode ocorrer, mas acredita, sinceramente, que o resultado não se verificará e, portanto, não admite previamente a possibilidade de o resultado advir, comete crime A) premeditado.

B) doloso. C) tentado. D) intencional. E) culposo.

Resolução: perceba, meu amigo(a), que o enunciado da questão nos traz a seguinte informação: “... ele pode ocorrer, mas acredita, sinceramente que o resultado não se verificará”. Ao nos depararmos com essa frase, podemos afirmar, sem nenhum medo de errar, que estamos diante de um crime culposo.

Gabarito: Letra E.

12) Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2014 - PC-SP - Atendente de Necrotério Policial Dispõe o parágrafo único do art. 14 do CP que o crime tentado é punido, salvo exceção, com a pena

A) correspondente à prevista para o crime consumado, diminuída de um a dois terços. B) igual à do crime consumado.

C) correspondente à metade da prevista para o crime consumado.

D) livremente estabelecida pelo Juiz, mas em patamar obrigatoriamente inferior à correspondente à prevista para o crime consumado.

E) correspondente à prevista para o crime consumado, diminuída de um ano.

Resolução: conforme visualizamos anteriormente, a pena do crime tentado equivale a do crime consumado, aplicando-se o redutor do parágrafo único do art. 14, do CP, que fará com que ela seja diminuída de 1 a 2/3.

Gabarito: Letra A.

13) Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP - 2018 - PC-BA - Escrivão de Polícia Dentro do tema do crime consumado e tentado, é correto afirmar que

A) os crimes unissubsistentes admitem tentativa.

B) os crimes omissivos impróprios consumam-se com a ação ou omissão prevista e punida na norma penal incriminadora.

C) só haverá consumação do crime quando ocorre resultado naturalístico ou material.

D) há tentativa cruenta quando o objeto material não é atingido, ou seja, o bem jurídico não é lesionado. E) não admitem tentativa os crimes de atentado ou de empreendimento.

Resolução:

a) os crimes unissubsistentes não admitem tentativa, tendo em vista que a conduta do agente não admite fracionamento, como, por exemplo, na injúria.

b) os crimes omissivos impróprios se consumam com a simples omissão quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado (art. 13, §2º, CP).

c) poderá haver consumação em crimes formais ou de mera conduta. Não necessariamente o crime deve ser material ou ter resultado naturalístico.

d) a tentativa cruenta/vermelha é quando o objeto material é atingido. A tentativa incruenta/branca é quando o objeto material não é atingido.

e) os crimes de atentado ou empreendimento, a exemplo do art. 352, do CP, não admitem a tentativa.

14) Ano: 2018 Banca: NUCEPE Órgão: PC-PI Prova: NUCEPE - 2018 - PC-PI - Delegado de Polícia Civil

Caio tem um desafeto a quem sempre faz ameaças de morte. O último encontro foi num bar. Caio observou que havia um revólver com seis munições sobre uma mesa e aproveitou para concretizar o desejo de matar seu oponente. Anunciou que iria matar seu desafeto PEDRO, efetuando um disparo na sua perna. Neste momento PEDRO suplica por sua vida. Caio, sensível ao apelo da vítima, desiste de continuar disparando, afirma que não iria mais matar o rival e deixa a arma em cima da mesa. Em seguida, se retira do local. Com relação aos fatos descritos indique a alternativa CORRETA.

A) Caio deve ser condenado por tentativa de homicídio. B) Caio não deve responder por qualquer crime.

C) Há apenas o crime de ameaça a ser apurado.

D) Caio responde por tentativa de homicídio e ameaça. E) Caio deve responder por lesão corporal.

Resolução: agora que analisamos o enunciado da questão e cada uma das suas assertivas, perceba, meu amigo(a), o enunciado da questão tem um ponto chave para resolução, quando faz menção a seguinte frase: “...desiste de continuar disparando...” .Então, através dessa informação, podemos deduzir que Caio poderia prosseguir na execução do crime, entretanto, desiste voluntariamente de dar seguimento a execução, razão pela qual, deverá responder apenas pela lesão causado pelo único disparo na perna de Pedro.

Gabarito: Letra E.

15) Ano: 2010 Banca: ACAFE Órgão: PC-SC Prova: ACAFE - 2010 - PC-SC - Escrivão de Polícia Civil

O Código Penal brasileiro, em seu art. 16, estabelece: “Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do

agente, a pena será reduzida de um a dois terços.”

Esta causa de redução de pena é denominada: A) arrependimento voluntário.

B) arrependimento eficaz. C) redução facultativa. D) arrependimento posterior.

Resolução: através da redação do art. 16 do Código Penal e, embasado em todo o estudo até o momento construído, podemos afirmar sem nenhum medo de errar que o art. 16 do CP, retrata o instituto do arrependimento posterior.

Gabarito: Letra D.

16) Ano: 2012 Banca: MS CONCURSOS Órgão: PC-PA Prova: MS CONCURSOS - 2012 - PC-PA - Escrivão de Polícia