• Nenhum resultado encontrado

Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP 2018 PC-BA Escrivão de Polícia

Questões comentadas pelo professor 1) Ano: 2014 Banca: FUNCAB Órgão: PC-RO Prova: FUNCAB 2014 PC-RO Escrivão de Polícia Civil

26) Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP 2018 PC-BA Escrivão de Polícia

É requisito para a configuração do concurso de pessoas A) uma única conduta.

B) a irrelevância causal das condutas.

C) a identidade de crime para todos os envolvidos. D) a autoria incerta.

E) o prévio ajuste entre os agentes.

Resolução:

a) é necessária pluralidade de condutas;

b) é necessária a relevância causal das condutas;

c) conforme o art. 29, caput, do CP, é necessário a identidade de crimes para todos os envolvidos, como regra, respondendo cada um na medida de sua culpabilidade;

d) nesse ponto, meu amigo(a), a lei exige a autoria certa. Entretanto, na prática, pode ser oferecida denúncia por crime praticado em concurso de pessoas, quando praticado por um indivíduo identificado e outro não suficientemente identificado nos autos.

e) não há, especificamente, a necessidade de prévio ajuste entre os agentes, pois poderá ocorrer concurso de agentes em crimes de condutas contrapostas.

Gabarito: Letra C.

27) Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: PC-ES Prova: INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES - Escrivão de Polícia Em relação ao concurso de agentes estabelecido no Código Penal, é correto afirmar que

A) todos respondem igualmente para o delito, independente da conduta realizada.

B) as circunstâncias de caráter pessoal, como a menor idade, serão comunicadas a todos os integrantes da atividade delitiva.

C) se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço. D) não há distinção entre partícipe e coautoria.

E) o coautor que primeiro confessar o delito está isento de pena, independente do delito praticado.

Resolução:

a) a regra é que todos respondam pelo mesmo crime. Porém, há as exceções da participação de menor importância (art. 29, §1º, do CP) e concorrência dolosa distinta (art. 29, §2º, CP).

c) conforme o artigo 29, §1º, CP, que trata da participação de menor importância, a apena poderá ser diminuída de 1/6 a 1/3.

d) autor é aquele que realiza o verbo nuclear (p.ex. subtração) coautor é aquele tem participação relevante na empreitada, mas não realizar o verbo (p.ex. violência ou grave ameaça) e o participe é aquele que auxilia moral ou materialmente na empreitada criminosa.

e) não há previsão no CP acerca de isenção de pena para o coautor que confessar o delito.

Gabarito: Letra C.

28) Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2018 - PC-SP - Escrivão de Polícia Civil A respeito do concurso de pessoas, é correto afirmar que

A) Mévio e Caio, pelo ajuste da prática de furto à residência de Tício, uma vez descoberto o plano, serão punidos, ainda que o crime não chegue a ser tentado.

B) Mévio e Caio, tendo furtado a residência dos pais de Caio, são isentos de pena, aplicando-se a ambos o perdão legal que exime de pena os crimes patrimoniais, cometidos sem violência, em detrimento de ascendentes. C) Mévio, tendo ajustado com Caio apenas a prática de furto à residência de Tício, responderá pelos demais crimes eventualmente praticados por Caio, ainda que não previsíveis.

D) Caio, empresário, ciente da condição de funcionário público de Mévio, tendo o auxiliado na prática de peculato- furto, não responderá pelo crime funcional, já que a condição pessoal de funcionário público de Mévio a ele não se comunica.

E) Mévio, pela participação de menor importância na prática de furto à residência de Tício, poderá ter a pena diminuída.

Resolução:

a) conforme o artigo 31 do CP, o ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

b) a escusa absolutória do art. 181 do CP não se comunica a Mévio, razão pela qual, responderá pelo furto. c) Mévio somente responderá pelos demais crimes se eles forem previsíveis.

d) Nesse caso, Caio tem ciência da condição de funcionário público de Mévio, razão pela qual, a condição se comunicará a Caio e ambos responderão por peculato.

e) conforme o artigo 29, §1º, do CP, quando houver a incidência da participação de menor importância, a pena do agente poderá ser diminuída de 1/6 a 1/3.

29) Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP - 2018 - PC-BA - Escrivão de Polícia

O agente, movido pelo desejo de vingança, decidiu amarrar quatro pessoas no interior de um automóvel, para depois atear fogo no veículo, o que resultou na morte de todas as vítimas.

A hipótese narrada é denominada A) concurso material homogêneo. B) concurso formal próprio. C) concurso material heterogêneo. D) concurso formal impróprio. E) crime continuado.

Resolução:

a) não há como se falar em concurso material homogêneo, tendo em vista que a conduta do agente se resume em atear fogo no veículo para matar as vítimas.

b) não há que se falar em concurso formal próprio, tendo em vista que conduta do agente resulta de desígnios autônomos

c) não há como se falar em concurso material heterogêneo, tendo em vista que a conduta do agente se resume em atear fogo no veículo para matar as vítimas

d) trata-se de concurso formal impróprio, tendo em vista que a conduta de matar quatro presas em um automóvel resulta de desígnios autônomos.

e) não há continuidade delitiva no exemplo trazido pela banca.

Gabarito: Letra D.

30) Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: PC-CE Prova: VUNESP - 2015 - PC-CE - Inspetor de Polícia Civil de 1a Classe A previsão legal do Código Penal acerca do concurso formal de crimes dispõe que: “Quando o agente, ______ , pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é ________ e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o enunciado. A) mediante mais de uma ação ou omissão … culposa

B) mediante mais de uma ação ou omissão … dolosa C) mediante uma só ação ou omissão … culposa

D) mediante uma ou mais de uma ação ou omissão … culposa E) mediante uma só ação ou omissão … dolosa

Resolução: o enunciado da questão traz a letra seca do artigo 70 do Código Penal, que trata do concurso formal, razão pela qual as lacunas se completam com as expressões “mediante uma só ação ou omissão” e “dolosa”.

Gabarito: Letra E.

Agradeço, mais uma vez a sua companhia!