• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE A COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA EM SERES HUMANOS DA LIGA

9. ANEXOS

9.1 APÊNDICE A COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA EM SERES HUMANOS DA LIGA

61 9.2 APÊNDICE B - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Identificação de indivíduos portadores de polipose colônica no Rio Grande do Norte

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Título da pesquisa: Identificação de indivíduos portadores de polipose colônica no Rio Grande do Norte

Pesquisadora responsável pela pesquisa: Prof. Dra. Tirzah Braz Petta Lajus, Coordenadora de Pesquisa Translacional, Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, CECAN, Avenida Miguel Castro, 1355. Bairro Dix-Sept Rosado. Natal/RN. CEP 59075-740. Telefone 84-4009.5595

Local de realização da pesquisa: Liga Contra o Câncer, Unidades UOS em Caicó e CECAN em Natal

Endereço, telefone do local: Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, CECAN, Avenida Miguel Castro, 1355. Bairro Dix-Sept Rosado. Natal/RN. CEP 59075-740. Telefone 84-4009.5595. Unidade de Oncologia do Seridó (UOS). Av. Dr. Carlindo de Souza Dantas, 540, Centro, Caicó/RN, CEP 59300-000

A) INFORMAÇÕES AO PARTICIPANTE

O TCLE é um documento no qual o pesquisador comunica ao possível participante ou responsável pelo participante como será a pesquisa para a qual ESTÁ SENDO CONVIDADO, fornecendo a ele todos os esclarecimentos necessários para decidir livremente se quer participar ou não. Este TCLE foi redigido EM FORMA DE CONVITE, ressaltando que se entende por processo de Consentimento Livre e Esclarecido todas as etapas a serem necessariamente observadas para que o convidado a participar de uma pesquisa possa se manifestar, de forma autônoma, consciente, livre e esclarecida (Item IV da Resolução CNS nº 466 de 2012).

1. Apresentação da pesquisa.

A polipose adenomatosa familiar, também conhecida como FAP (FAP, do inglês Familial Adenomatous Polyposis) ou polipose colônica é uma doença hereditária, sendo responsável por apenas 1% dos casos de câncer colorretal (CCR) na população. Os portadores de FAP possuem mutação germinativa no gene APC e têm

62 um risco de 100% de desenvolver CCR. Uma mutação germinativa é uma alteração no seu DNA que você pode ter herdado do pai e/ou da mãe.

Outra síndrome conhecida por MAP (do inglês, MUTYH Associated Polyposis) é a polipose associada a mutações em outro gene, o MUTYH e os portadores de mutação tem risco aumentado a desenvolver CCR. Esse risco é reduzido significativamente quando os doentes entram num programa de aconselhamento genético (AG). Aqui no RN nós identificamos 6 pacientes de Caicó, com diagnóstico de CCR, não-aparentados, portadores da mesma mutação no gene MUTYH, a mutação tem o seguinte código : c.536A>G (no DNA), p.Tyr179Cys (na proteína). Estamos propondo um estudo genético- populacional de rastreamento de famílias classificadas como de alto risco para desenvolver CCR na região do Seridó. Esta mutação está descrita na literatura sendo a mais frequente na população holandesa representando 90% das mutações em MUTYH dos pacientes holandeses. Sendo assim, a nossa hipótese é que a mutação p.Tyr179Cys é uma mutação fundadora no gene MUTYH, de ancestralidade holandesa, estabelecida no Seridó durante a colonização holandesa entre 1620 e 1650.

2. Objetivos da pesquisa.

Fazer um levantamento dos casos de polipose colônica na região do Seridó, tendo como base a cidade de Caicó, por ser a mais populosa da região com objetivo de se estudar a hipótese de que a mutação fundadora holandesa no gene MUTYH exista nesta região.

3. Participação na pesquisa.

Você está sendo convidado como participante de pesquisa voluntário no estudo intitulado “Identificação de indivíduos portadores de polipose colônica no Rio Grande do Norte” que será realizado na Liga Norte-Riograndense contra o Câncer. Após ser esclarecido(a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é do pesquisador responsável. Em caso de recusa você não será penalizado(a) em hipótese alguma. Além do mais, você tem a garantia de ressarcimento de qualquer despesa tida durante a vigência dessa pesquisa. Em caso de dúvida você pode procurar a pesquisadora responsável, Prof. Dra. Tirzah Braz Petta Lajus ou procurar o Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Norte Riograndense contra o Câncer. As informações para contato estão no início e término deste documento, respectivamente.

Este estudo tem como objetivo identificar indivíduos de alto risco a desenvolver polipose colônica. Se você foi convidado para participar dessa triagem, é porque você se enquadra nesse perfil, pois atende a pelo menos um dos seguintes critérios:

63 Paciente que resida ou que seja de origem da região de Caicó, de qualquer gênero, maior que 18 anos, que concorde com a pesquisa e que atenda pelo menos um dos critérios abaixo:

1. Paciente diagnosticado com mais de 100 adenomas

2. Paciente com diagnóstico clínico de polipose colônica, que tenha feito tratamento oncológico ou que ainda esteja em tratamento

3. Histórico pessoal de tumor desmoide, hepatoblastoma, câncer papilar de tireoide, ou alteração na pigmentação da retina bilateral/multifocal (CHRPE)

Você será atendido(a) por profissionais capacitados a entenderem o seu risco hereditário em desenvolver polipose colônica em uma consulta de aconselhamento genético (AG). O AG tem por objetivo fornecer informações detalhadas sobre determinada condição que é ou pode ser genética com o intuito de prevenir, na medida do possível, ou detectar o câncer de maneira precoce. Nessa consulta, você irá descrever o seu histórico pessoal (se houver), familiar, identificando os seus familiares que tiveram câncer, qual tipo de câncer e qual a idade do diagnóstico. Nós iremos solicitar os laudos das biópsias dos procedimentos realizados por você e/ou por um familiar, e poderemos copiar estes documentos. A partir dessa informação será construído o seu heredograma (árvore genealógica) para que possamos entender se existe algum risco hereditário na predisposição a polipose colônica. Em seguida um profissional habilitado irá coletar o seu sangue, você não precisa estar em jejum. O sangue será coletado na Unidade da Liga em Caicó (UOS), caso você esteja sendo convidado em Caicó, ou na Unidade CECAN da Liga, caso você esteja sendo convidado em Natal. Serão coletados 5 mL de sangue em tubo EDTA usando um sistema vacutainer, que é uma agulha acoplada com o coletor de tubos a vácuo. Essa extração de sangue causará um pequeno desconforto na região puncionada. Existem riscos durante a coleta de sangue, onde o paciente poderá sentir algum desconforto, caso isso aconteça, o profissional que fará a coleta poderá aliviar o desconforto oferecendo uma compressa no local. Caso o seu acesso venoso não seja possível na primeira tentativa, se você consentir, uma nova tentativa poderá ser realizada, ou você pode desistir da coleta. Um curativo será colocado onde foi feita a picada.

O seu DNA será extraído a partir do seu sangue, em seguida será realizado sequenciamento de DNA para os estudo das duas mutações no gene MUTYH c.536A>G, p.Tyr179Cys e c.1187G>A, p.Gly396Asp. Esta análise será realizada no Laboratório de Biologia Molecular e Genômica da UFRN, sob a coordenação da Dra. Tirzah Lajus.

64 Este procedimento acontecerá apenas uma vez. Quando o resultado estiver pronto, o que pode durar até 3 meses, nós entraremos em contato para agendar uma nova consulta para entrega do laudo de teste genético, independente do resultado.

Se você for portador de uma mutação, iremos te encaminhar para a Liga Norte- Riograndense Contra o Câncer e você será acompanhado(a) no Ambulatório de Alto Risco/Aconselhamento Genético de acordo com os protocolos internacionais de conduta clínica, baseada em evidências, como o NCCN (Do inglês, National Cancer

Consortium Network, que significa Rede de consórcio Nacional do câncer), que é o

protocolo americano utilizado aqui no Brasil. A psicóloga Ana Élida Magalhães estará presente durante a consulta para entrega do laudo, independente do resultado. As consultas no Ambulatório de Alto Risco/Aconselhamento Genético serão feitas pelo SUS na Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, e quando houver a solicitação de exames de imagem como mamografia ou ultrassonografia, você deverá ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa e solicitar a autorização desse exame. Se uma cirurgia for recomendada pelo médico, você irá solicitar a autorização de acordo com o fluxo estabelecido pelo SUS. Caso você tenha Plano de Saúde, de acordo com o Rol da Diretriz de utilização técnica número 37 de 2018, você terá cobertura de exames de imagem e cirurgias redutoras de risco, quando indicada pelo médico.

É importante ter conhecimento se você é portador de uma mutação para que você tenha acompanhamento médico adequado e caso perceba algum sintoma, procure rapidamente o Ambulatório de Alto Risco/Aconselhamento Genético. Dessa forma, o AG é uma importante ferramenta para identificação precoce do câncer, através da identificação de indivíduos de alto risco e da adoção de medidas de rastreamento. Infelizmente ainda não existe uma forma de prevenir o aparecimento do câncer, mesmo existindo medidas redutoras de risco, sendo assim, a melhor abordagem é o diagnóstico precoce.

Para os indivíduos portadores de mutação, em um segundo momento poderemos convidar os seus familiares a participar do estudo e assim ver quem herdou a mutação e encaminhar para o Ambulatório de Alto Risco/Aconselhamento Genético da Liga. Existe um risco de 50% para cada parente. Os familiares serão convidados e podem optar por participar ou não, sendo esta decisão integralmente definida por ele/ela.

Se você já tiver sido submetido a biópsia/cirurgia, nós também iremos precisar de uma amostra do seu tumor, que está armazenado em bloco de parafina no laboratório do hospital onde você fez o procedimento. Nós iremos te dar um documento solicitando o bloco do tumor ao laboratório. Depois que pegarmos uma amostra, nós iremos devolver o bloco ao laboratório de origem. Nós não esgotaremos a amostra, sendo assim, só vamos pegar amostra do tumor, se houver muito material. O patologista que irá nos dizer se é possível pegar uma amostra e ainda devolver o bloco tumoral com material.

65 4. Confidencialidade.

A sua confidencialidade será respeitada e as suas iniciais, assim como um número atribuído a sua amostra na pesquisa serão informadas no tubo de congelação e na planilha de coleta de dados. Os resultados obtidos nesse estudo serão utilizados para publicação científica, e novamente, a sua confidencialidade será mantida, e seu nome nunca irá figurar nessas publicações. Durante este estudo você tem a garantia expressa de liberdade de retirar o seu consentimento, sem qualquer prejuízo da continuidade do acompanhamento/ tratamento usual. Asseguramos também que iremos utilizar o material biológico e os dados obtidos na pesquisa exclusivamente para a finalidade prevista nesta pesquisa, ou conforme o consentimento dado pelo participante da pesquisa

5. Riscos e Benefícios.

5a) Riscos

A pesquisa apresenta risco mínimo, podendo haver dano imaterial; mas os riscos de lesão em direito ou bem da personalidade, tais como integridades física e psíquica, saúde, honra, imagem, e privacidade, serão minimizados fazendo-se valer o cumprimento da Resolução nº 466/2012 do CNS.

Como a informação do teste genético envolve os familiares, este resultado pode causar algum dano psíquico ao portador da mutação. Para isso, na nossa equipe nós temos a psicóloga Ana Élida Magalhães que trabalha no Ambulatório de Alto Risco/ Aconselhamento Genético da Liga e que estará disponível para assistir o paciente e /ou familiar portador da mutação.

5b) Benefícios:

De acordo com a Resolução 510/2016 os benefícios podem ser contribuições atuais ou potenciais da pesquisa para o ser humano, para comunidade na qual está inserido e para a sociedade, possibilitando a promoção de qualidade digna de vida, a partir do respeito aos direitos civis, sociais, culturais e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Portanto, o rastreamento das famílias de alto risco irá auxiliar às pessoas adotarem medidas de acompanhamento médico especializado, essas pessoas serão estimuladas a adotar hábitos de vida mais saudáveis, mesmo sabendo que isto não pode prevenir o câncer, mas sim, reduzir o risco, de acordo com a literatura científica. Outro benefício é a realização do teste genético sem custo, pois o SUS não oferece este teste e o mesmo custa aproximadamente R$ 1.000 (um mil reais).

6. Critérios de inclusão e exclusão. 6a) Inclusão:

66 Paciente que resida ou que seja de origem da região de Caicó, de qualquer gênero, maior que 18 anos, que concorde com a pesquisa e que atenda pelo menos um dos critérios abaixo:

1. Paciente diagnosticado com mais de 100 adenomas

2. Paciente com diagnóstico clínico de polipose colônica, que tenha feito tratamento oncológico ou que ainda esteja em tratamento

3. Histórico pessoal de tumor desmoide, hepatoblastoma, câncer papilar de tireoide, ou alteração na pigmentação da retina bilateral/multifocal (CHRPE)

6b) Exclusão:

Não atender a pelo menos 1 dos critérios de inclusão estabelecidos

7. Direito de sair da pesquisa e a esclarecimentos durante o processo. O participante tem os direitos de: a) deixar o estudo a qualquer momento; b) de receber esclarecimentos em qualquer etapa da pesquisa através de telefone ou e- mail; c) evidenciar a liberdade de recusar ou retirar o seu consentimento a qualquer momento sem penalização. Se o paciente desistir de participar do projeto após a sua inclusão e não queira saber do resultado, nós iremos excluir a sua amostra.

8. Ressarcimento e indenização.

Esta pesquisa não irá remunerar os seus participantes de nenhuma forma financeira, nem pagar transporte ou alimentação. O dano moral que possa existir, pode levar ao participante de pesquisa a decisão de não participar, e isso é de decisão do participante de pesquisa.

ESCLARECIMENTOS SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA:

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP) é constituído por uma equipe de profissionais com formação multidisciplinar que está trabalhando para assegurar o respeito aos seus direitos como participante de pesquisa. Ele tem por objetivo avaliar se a pesquisa foi planejada e se será executada de forma ética. Se você considerar que a pesquisa não está sendo realizada da forma como você foi informado ou que você está sendo prejudicado de alguma forma, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Liga Norte- Riograndense Contra o Câncer (CEP/LNRCC).

Endereço: Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/LNRCC Av. Miguel Castro, 1355, Dix- Sept Rosado, Natal/RN.

Fone: (84) 4009-5597. E-mail: cep@liga.org.br

67 B) CONSENTIMENTO DO PARTICIPANTE DE PESQUISA OU DO RESPONSÁVEL

LEGAL – NESTE CASO ANEXAR DOCUMENTO QUE COMPROVE

PARENTESCO/ TUTELA/ CURATELA)

Eu declaro ter conhecimento das informações contidas neste documento e ter recebido respostas claras às minhas questões a propósito da minha participação na pesquisa e, adicionalmente, declaro ter compreendido o objetivo, a natureza, os riscos, benefícios, ressarcimento e indenização relacionados a este estudo.

Após reflexão e um tempo razoável, eu decidi, livre e voluntariamente, participar deste estudo. Estou consciente que posso deixar o projeto a qualquer momento, sem nenhum prejuízo.

Participante da pesquisa:

Nome Completo: ___________________________________________________

RG:_______________Data de Nascimento:___/___/___ Telefone:____________

Endereço: _________________________________________________________ _________________________________________________________________

_

CEP:________________ Cidade:_______________________ Estado: _________

Assinatura: ________________________________ Data: _____/_____/______ Testemunha Nome: __________________________________________________________________

68 Assinatura: ___________________________________________________________________ Pesquisadora:

Eu declaro ter apresentado o estudo, explicado seus objetivos, natureza, riscos e benefícios e ter respondido da melhor forma possível às questões formuladas.

Nome completo: Tirzah Braz Petta Lajus

Assinatura pesquisadora

Documentos relacionados