• Nenhum resultado encontrado

Como o Grupo Geral é composto por um membro de cada equipe a compilação das informações torna-se mais fácil neste momento, uma vez que cada integrante terá recolhido os dados com sua equipe.

1) Qual o total de personagens que participam da trama? 2) Qual o total de personagens homens brancos?

3) Qual o total de personagens homens negros? 4) Qual o total de personagens mulheres brancas? 5) Qual o total de personagens mulheres negras?

6) Qual o tempo de atuação de personagens brancos? (Descreva em horas, minutos e segundos).

7) Qual o tempo de atuação de personagens negros? (Descreva em horas, minutos e segundos).

8) Há personagens brancos na trama central? Quantos? 9) Há personagens negros na trama central? Quantos?

10) Há cenas em que o racismo é abordado? Se sim, como foi abordado? 11) A partir das informações das equipes busque caracterizar os personagens

negros nome a nome.

Descreva cada um dos personagens negros relatando: a) gênero;

b) faixa etária; c) nível social; d) profissão; e) indumentária;

f) personalidade (alegre, preocupado, brincalhão, sério, ativo ou passivo diante de problemas etc).

Personagem 1

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Personagem 2 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Personagem 3 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Personagem 4 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Personagem 5 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 12) Os alunos puderam compreender outras formas de manifestação do racismo? Quais e como?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Apêndice C: Comparando e interpretando os dados de um produto cultural sob a perspectiva étnica-racial.

Componente curricular sugerido: História. Objetivos:

● Ler e interpretar dados em um gráfico sobre a atuação de personagens negros. ● Identificar as mudanças, permanências na representação das identidades

negras em telenovelas por meio da leitura, compreensão e interpretação de gráficos que expressam o tempo de atuação de personagens negros em tramas. ● Levantar hipóteses para as mudanças identificadas.

Materiais necessários: ● Data-show;

● Notebook ou computador; ● Internet;

Aulas previstas: 2 aulas, sendo uma em sala de aula e outra em grupo em rede social.

Condições prévias para o desenvolvimento desta atividade.

Para a realização desta atividade será necessário antes ter sido desenvolvido os objetivos propostos na atividade disponível no Apêndice B, ou seja, analisado um trecho de uma telenovela, diagnosticado seu contexto de produção. Se os alunos já tiverem elaborado os gráficos a partir dos dados que levantaram, mensurando o tempo de atuação com personagens negros, eles poderão utilizar o gráfico elaborado por eles para dar sequência nesta atividade.

É importante também que o professor tenha dialogado com os alunos, a partir do documentário “A Negação do Brasil”, também disponível no Apêndice B, acerca dos estereótipos sobre o negro presentes nas novelas brasileiras.

Tendo esses pressupostos cumpridos, o professor necessitará criar um grupo em uma rede social para disponibilizar as atividades, os gráficos etc. Essa estratégia contribui tanto para chamar a atenção dos alunos para a realização da atividade como

também para facilitar a reprodução de textos ao mesmo tempo que cativa os alunos. Haja vista que, pensando-se em escolas da rede pública, nas quais é onerosa a replicação de atividades, evita-se aqui o desperdício de cópias, bem como os alunos poderão ter acesso a essas atividades em seus celulares, tablets ou, na impossibilidade destes dispositivos, utilizar-se do laboratório de informática da escola.

Por que trabalhar sob essa perspectiva?

Levando-se em consideração os objetivos propostos os alunos estarão ao mesmo tempo desenvolvendo habilidades como as de leitura e interpretação de dados e ao mesmo tempo tomando consciência dos mecanismos presentes no seu dia a dia capazes de perpetuar o mito da democracia racial, podendo assim criar um sentimento crítico a respeito dos produtos culturais que estão ao seu alcance e tão presente no seu cotidiano.

Acredita-se, portanto, que por meio dessa tomada de consciência possamos contribuir para quebrar com preconceitos e estereótipos sobre as identidades negras e até mesmo contribuir para a necessidade da tomada de consciência para a luta pelo reconhecimento positivo das identidades negras, que poderá ser movida tanto por alunos negros e não negros.

Aula 1.

Orientações para o professor.

Compreendendo o gráfico.

Atente para as informações que estão presentes no gráfico para que se possa explicar aos alunos como as informações estão dispostas no gráfico. Faça a leitura disponível no Anexo I deste apêndice.

Trabalhando em sala de aula.

Antes de dar início ao trabalho na em um grupo em rede social é recomendável que o professor trabalhe em sala de aula esse gráfico para que os alunos compreendam as informações nele dispostas.

As perguntas a seguir podem ser trabalhadas oralmente com os alunos na sala. Exiba do gráfico por meio de um Datashow e faça uma abordagem dialogada com os alunos levando-se em consideração as questões abaixo:

a) Do que se trata esse gráfico? (Do tempo de atuação dos personagens negros na Malhação 1999).

b) Qual informação está disponível no eixo vertical? E no horizontal? (No eixo vertical encontra-se a porcentagem do tempo de atuação de personagens negros, enquanto no eixo horizonta há o tempo de atuação de personagens negros, o tempo total da trama e o intervalo de capítulos).

c) O que acontece com a participação de personagens negros entre os capítulos 71 a 80 e no 91 a ao 100? O que teria ocorrido nesses capítulos?

(Nota-se que durante esse capítulos o tempo de atuação dos personagens negros aumentou significativamente, o que pode ser justificado pela abordagem dada a denúncia do preconceito racial entre os capítulos 71 a 80 e um assalto que ocorre entre os capítulos 91 e 100, cujo um dos assaltantes era negro).

d) O que se pode concluir observando esse gráfico? (Conclui-se que o tempo de atuação dos personagens negros na Malhação 1999 é relativamente baixo comparando com o tempo que é destinado aos personagens brancos e os momentos em que houve maior participação do negro destinou-se para a denúncia do racismo e para um assalto, sendo que este último superou a denúncia do racismo. Atente aqui para o fato do estereótipo do negro enquanto bandido, bem como para o fato da denúncia do racismo estar associada ao namoro entre os personagens Sávio e Helô, sendo o primeiro um negro de classe social baixa, enquanto a segunda uma menina branca de classe social alta).

A partir dessa abordagem avise aos alunos que a aula dará continuidade com o gráfico elaborado por eles na atividade anterior. De posse do gráfico elaborado pelos alunos disponibilize esse gráfico utilizado nesta análise com o gráfico produzido pelos alunos no grupo em uma rede social.

Aula 2.

Trabalhando no grupo em rede social.

Disponibilize o gráfico trabalhado na aula anterior com o gráfico que os alunos produziram sobre uma determinada trama, que servirá para direcionar a atividade, que será desenvolvida em uma rede social.

Neste momento o professor deverá levar em consideração as especificidades da trama analisada para direcionar questionamentos para embasar a análise.

Algumas questões podem ser centrais, tais como:

Há diferenças e semelhanças nos dados apontados pelos gráficos? Quais?

Houve mudanças entre o gráfico da 6ª temporada de Malhação com o gráfico construído pela turma sobre o tempo de atuação de personagens negros? Se sim,

quais seriam os motivos para as mudanças?

Sugira um debate entre os alunos por meio da postagem no grupo em rede social. A partir dos comentários inseridos pelos alunos o professor poderá direcionar o diálogo sobre a temática, abrindo novas possibilidades de interpretação e também levantando hipóteses tanto para as mudanças quanto para as permanências e atendendo demandas apontadas nos comentários dos alunos.

O professor deverá dar um retorno para cada um dos comentários postados pelos alunos, isso servirá tanto para verificar o quanto o aluno foi capaz de assimilar e compreender os dados trabalhados, bem como para o próprio professor ter um retorno do seu trabalho.

Como avaliar o aprendizado?

A partir dos comentários dos alunos e do diálogo que se abrirá o professor deverá atentar se os alunos foram capazes de compreender as mudanças e permanências, bem como se conseguiram levantar hipóteses, compreendendo também as formas pelas quais se dão as permanências de um racismo silencioso.