• Nenhum resultado encontrado

1. Roteiro de Entrevista CEPINF

1) Qual é a missão do Comitê Estadual de Política de Informática do estado do Amazonas (CEPINF) e quais são as atividades desenvolvidas efetivamente por este comitê atualmente?

2) Na atual estrutura do Governo do Estado, qual(ais) é(são) o órgão(s) responsável(eis) pela concepção, operação e manutenção do portal governamental do estado do Amazonas? Enunciado: Na literatura sobre governo eletrônico, os portais governamentais são colocados como ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) que possibilitam ao Estado fornecer, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, serviços públicos, informações públicas e transparência das ações do governo, comunicação social e divulgação institucional, entre outros.

3) Em sua opinião, das possibilidades enunciadas acima, qual delas se destaca mais atualmente no portal de governo do estado do Amazonas?

Enunciado: As iniciativas de estruturação de portais governamentais na Internet geralmente seguem as categorizações usuais de governo eletrônico, a saber: Governo para Governo (G2G), Governo para Cidadão (G2C), Governo para Empresas (G2B) e Governo para Servidores (G2E).

4) Quais seriam na sua concepção as principais funcionalidades de um portal governamental voltado para a promoção da cidadania?

5) Em sua opinião, o entendimento dominante no governo estadual do Amazonas sobre os usuários de serviços públicos é de que eles são: clientes, cidadãos ou público atendido? 6) Como são orientados os recursos do governo estadual para os projetos de tecnologia da

informação e comunicações (incluindo aqui os voltados para o portal governamental)? São centralizados em um único órgão que define as prioridades de execução dos projetos ou cada órgão destina recursos do seu próprio orçamento para o desenvolvimento e a execução de projetos de seu interesse?

7) Existe algum programa de governo eletrônico, normas ou diretrizes que orientem os esforços para o desenvolvimento das funcionalidades do portal governamental do estado? 8) Como são monitoradas e avaliadas as ações de governo eletrônico implementadas pelo

CEPINF?

9) Para que o acesso às informações e serviços públicos disponíveis no portal governamental não fique restrito a uma minoria que reúne condições ao uso dessa tecnologia, quais são as ações do governo estadual para promover a inclusão digital?

10) Como formulador das políticas e estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicações do Governo do Estado, qual a estratégia pensada pelo CEPINF para os próximos anos em relação ao portal governamental?

2. Roteiro de Entrevista do Gestor do Portal

Enunciado: Na literatura sobre governo eletrônico, os portais governamentais são colocados como ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) que possibilitam ao Estado fornecer, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, serviços e informações públicas, transparência das ações do governo, comunicação social, divulgação institucional, entre outros.

1) Em sua opinião, das possibilidades enunciadas acima, qual delas se destaca mais atualmente no portal de governo do estado do Amazonas?

2) Qual é a missão do Portal Governamental do Estado do Amazonas? O portal e sua missão estão institucionalizados através de legislação específica?

3) É possível descrever um breve histórico do portal governamental, sua evolução e suas estratégias de implantação e implementação?

Enunciado: As iniciativas de estruturação de portais governamentais na Internet geralmente seguem as categorizações usuais de governo eletrônico, a saber: Governo para Governo (G2G), Governo para Cidadão (G2C), Governo para Empresas (G2B) e Governo para Servidores (G2E).

4) Quais seriam na sua concepção as principais funcionalidades de um portal governamental voltado para a promoção da cidadania?

5) Em sua opinião, o entendimento dominante no governo estadual do Amazonas sobre os usuários de serviços públicos é de que eles são: clientes, cidadãos ou público atendido? 6) Existe dotação orçamentária específica para atender as demandas do portal

governamental do estado do Amazonas?

7) A evolução do portal se dá de maneira centralizada (um órgão ou colegiado define a estrutura e como o portal vai se desenvolver) ou descentralizada (cada órgão é responsável pela construção de seus websites com seus serviços e informações, sendo apenas linkados posteriormente no portal governamental)? Caso seja descentralizado, existe alguma coordenação com os demais órgãos?

8) Existe algum mapeamento / catalogação dos serviços e informações públicas disponibilizados no portal governamental do estado do Amazonas?

9) Quais serviços / informações públicas on-line apresentam maior procura e interesse por parte dos cidadãos? Se possível, citar um de cada área de atuação do estado: educação, saúde, segurança, fazenda, trânsito e outros.

10) A elaboração do portal segue alguma norma, manual, diretriz e/ou recomendações pré- estabelecidas de padrões de qualidade como, por exemplo: segurança, identidade visual, usabilidade, acessibilidade e interoperabilidade? Se sim, quais são utilizadas?

11) Existem políticas de monitoramento (acompanhamento sistemático) e / ou avaliação do portal governamental? Se sim, quais são os órgãos ou setores responsáveis pelas atividades?

12) São disponibilizados treinamentos regulares para os responsáveis pela alteração dos conteúdos e da apresentação dos websites dos diversos órgãos do estado, a fim de manter o padrão e a qualidade desejada?

13) Qual a estratégia pensada pelo AGECOM para os próximos anos em relação ao portal governamental?

14) Quais são as principais dificuldades enfrentadas para a manutenção e novas implementações do portal de governo?

3. Roteiro de Entrevista sobre a Transparência

1) Existe no governo estadual do Amazonas uma política de acesso à informação pública do governo, ou na ausência desta, normas, diretrizes ou iniciativas para promover a disponibilidade de informações públicas e transparências nas ações do governo estadual? 2) Os demonstrativos disponibilizados no site da transparência do governo do estado do

Amazonas seguem as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000) e da Lei de Contas Públicas (LEI N° 9.755, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998)?

3) O órgão foi notificado ou sancionado alguma vez por não ter cumprido com o previsto nas citadas legislações? Se sim, qual foi o órgão que aplicou a notificação ou sansão? 4) De uma maneira geral, os demonstrativos são publicados no website da transparência do

governo estadual dentro dos prazos fixados pela legislação? Caso existam, quais são as maiores dificuldades para o cumprimento dos prazos?

5) É comum acontecerem republicações no website de demonstrativos por terem sido publicados com incorreções ou terem seus valores modificados posteriormente à publicação?

6) O órgão possui algum sistema de monitoramento/avaliação do conteúdo das publicações no webstie da transparência?

7) Há dentro da estrutura do governo estadual algum outro órgão que exerça um monitoramento/avaliação das publicações do website da transparência? Caso exista, como se dá este processo?

Enunciado: A Lei Complementar Nº 131, de 27 de maio de 2009, acrescenta dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE

2000), a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

8) O órgão já está ciente sobre as exigências da legislação constante do enunciado? Se sim, já existe um planejamento de ações e providências para cumprir as determinações da legislação até a data limite?

4. Roteiro de Entrevista para Responsáveis Técnicos pelo Portal

1) É possível descrever um breve histórico do portal governamental, sua evolução e estratégias de implantação e implementação?

2) A elaboração do portal seguiu e/ou segue agora normas/manuais/diretrizes/ recomendações pré-estabelecidas de padrões de qualidade como, por exemplo: segurança, identidade visual, usabilidade, acessibilidade e interoperabilidade? Se sim, quais foram ou são utilizadas?

3) Existem políticas de avaliação/monitoramento (acompanhamento sistemático) do portal governamental? Se sim, quais são os responsáveis pelas atividades?

4) Como é monitorada a segurança do portal governamental e websites dos órgãos do governo estadual?

5) Qual o framework utilizado hoje para o desenvolvimento do portal de governo e dos websites dos órgãos do governo estadual?

6) São utilizadas técnicas para garantir o atendimento aos padrões mínimos de qualidade portal de governo e dos websites dos órgãos do governo estadual?

7) Quais são as principais dificuldades enfrentadas para a manutenção e novas implementações do portal de governo?