• Nenhum resultado encontrado

Apêndice A – Roteiro de entrevista semi-estruturada para agricultores

DADOS DA FAMÍLIA

 Nome:  Idade:  Estado civil:  Localidade:

 Qual é o número de pessoas na família?  Quantas pessoas moram na propriedade?

 Quantas pessoas trabalham fora da propriedade?

 O que fazem estes membros da família que trabalham fora?  Qual é o seu grau de instrução?

 E o grau de instrução de cada membro da família?

 O senhor sempre foi agricultor ou teve outra ocupação (no caso dos guardiões)?  Qual é a área da propriedade?

 Qual é a área total cultivada da propriedade?

 Qual é a área estimada de cultivo com sementes crioulas?  História da família: De onde vieram?

 Como foram morar na localidade?

 A propriedade sempre foi habitada pela família? SOBRE AS SEMENTES CRIOULAS

1. Quais são as espécies de plantas que cultiva com sementes crioulas? 2. Conte um pouco da história de obtenção de cada uma delas.

3. Tem alguma espécie ou cultivar crioula que gostaria de obter suas sementes? 4. Quando começou a plantar sementes de milho crioulo?

5. Como conseguiu as primeiras sementes de milho crioulo?

7. Qual a cultivar de milho crioulo que o senhor costuma plantar em maiores quantidades? Por que dessa preferência?

8. Qual(is) a(s) cultivar(es) de milho crioulo que o senhor costuma plantar em menor(es) quantidade(s)? Por quê?

9. Porque continuou plantando as sementes de milho crioulo? 10. Já perdeu alguma variedade de milho crioulo?

11. Quais são os principais cuidados que se deve ter para não perder as sementes de milho crioulo?

12. Tem alguma variedade de milho crioulo que plantou, mas que hoje não tem mais sementes para plantar?

13. Quais é o principal destino da produção de milho crioulo hoje? (comércio, criação de animais, fabricação de farinha, etc.).

14. E, antigamente, para que eram plantadas?

15. Quais foram as principais mudanças ocorridas na propriedade ao longo destes anos? (tipos de cultivo para mercado, tipos de cultivo para autoconsumo, tipos de insumos, espécies vegetais e animais, forma de produzir, maquinário, número de pessoas na família, número de animais, crédito rural, assistência técnica, etc.). 16. Quais são as principais vantagens de possuir e de usar semente crioula hoje? E

quais são as desvantagens?

17. Em sua opinião, está aumentando ou diminuindo o número de agricultores que se interessam em plantar sementes crioulas? Porque isto está acontecendo? 18. Pode identificar algum fato ou momento histórico que contribuiu para isso?

19. Ao longo deste tempo houve alguma mudança na maneira de plantar ou guardar essas sementes?

20. Quais são as principais diferenças na forma de produzir milho crioulo entre o “antigamente” e os dias de hoje? Teve algum motivo especial que contribuiu para esta mudança?

CARACTERÍSTICAS DESEJADAS DAS SEMENTES CRIOULAS

1. Quais são as principais características que o senhor considera que devem estar presentes hoje em dia nas sementes de milho crioulo? (empalhamento, altura da planta, acamamento, precocidade, cor do grão, textura do grão, número de carreiras, produtividade, resistência à seca, resistência a pragas e doenças,

resistência ao caruncho, adequação para o trato de animais, adequação para o fabrico de farinha, adequação para comer como milho verde, etc.).

2. E, antigamente, o que era mais importante como características nas sementes de milho crioulo?

3. No processo de seleção de sementes que o senhor faz, o que mais mudou de lá para cá em termos destas características desejáveis (ou indesejáveis) nas sementes de milho crioulo?

4. As características das sementes de milho crioulo de 30 anos atrás atenderiam as suas necessidades de hoje? O que mudou nas suas exigências em sementes de milho crioulo nos últimos 20 ou 30 anos?

PROPRIEDADE DO CONHECIMENTO

1. Como aprendeu a trabalhar com as sementes crioulas, desde o cultivo, colheita, escolha das sementes e armazenamento?

2. Você conversa sobre esses conhecimentos com seus filhos, sobrinhos e amigos? 3. Eles se interessam em saber mais sobre sementes crioulas? O que mais estas

pessoas querem saber sobre sementes crioulas?

4. Percebe algum interesse em especial ou alguém em especial que tem interesse pelas sementes crioulas? De onde vem este interesse? Quem está mais interessado?

5. Quais são as medidas que deveriam ser tomadas para que estes conhecimentos sobre sementes crioulas não se percam ainda mais?

6. Quem deve contribuir (ajudar) ou de quem é a maior responsabilidade para que estes conhecimentos e experiências sigam passando para as novas gerações (técnicos, estudantes, agricultores)?

7. Acredita ser importante que outras pessoas e entidades, como a UFSM, a Embrapa, a EMATER/RS, o CAPA, a Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, se envolvam mais neste trabalho?

8. De que maneira estas entidades e pessoas poderiam contribuir?

1. Hoje, em sua opinião, o que sustenta e dá força para que continue plantando e guardando estas sementes crioulas para o próximo ano?

2. Qual é a sua previsão sobre o futuro das sementes crioulas? (O que o senhor acha que vai acontecer com as sementes crioulas no futuro?)

3. O senhor acha que os agricultores poderão seguir tendo sucesso na agricultura sem que alguém trabalhe para preservar as sementes crioulas? (O senhor acha que a agricultura poderá sobreviver sem que alguém trabalhe como guardião das sementes crioulas?).

4. Como o senhor vê a introdução cada vez maior de sementes híbridas e transgênicas de milho na agricultura?

5. Em que medida estas novas sementes irão afetar a produção agrícola com base nas sementes crioulas? (O senhor acha que estas sementes transgênicas irão afetar a produção de milho crioulo?).

Hoje em dia, quais as características do milho que o senhor espera obter com a seleção das sementes crioulas? As sementes de milho crioulo que o senhor produzia antigamente serviriam para atender os seus objetivos de hoje?

Hoje em dia, o que devemos esperar de uma boa semente de milho crioulo? E, antigamente, o que podíamos esperar de uma boa semente de milho de crioulo? Se fôssemos comparar o presente com o passado, o dia de hoje com coisas de 20 ou 30 anos atrás, o que mudou nas suas expectativas e exigências do que seria uma boa semente de milho crioulo?

Porque, ao longo dos anos, o senhor foi abandonando algumas variedades de milho crioulo e adotando outras variedades para produção de milho na propriedade?

Quais são as características específicas que deve ter o milho crioulo para atender os seus interesses e necessidades de hoje em dia? E no passado, quais eram as principais características que as sementes crioulas tinham que ter?