• Nenhum resultado encontrado

O questionário foi disponibilizado à comunidade acadêmica no período compreendido entre os dias 18 a 29 de novembro de 2013 e respondido online, no sítio do IF Catarinense. As dimensões consideradas em todo o processo avaliativo compreenderam o que estabelece o artigo 3º da Lei 10.861/04.

O universo da pesquisa (público alvo) foi de 8905 pessoas dos segmentos docente, discente e técnico-administrativos. O número total de respondentes (amostra) foi de 2146, compondo uma representatividade de 24.1% do total.

Na Tabela 1 pode ser observado o número de participantes por segmento e Câmpus de Araquari.

Tabela 1 Número absoluto e relativo de participantes por segmento no Câmpus de Araquari.

Docentes

Câmpus Total de

Docentes Nº entrevistados Percentual

Araquari 85 64 75,29%

Técnico-administrativos

Câmpus Total de

TAE Nº entrevistados Percentual

Araquari 47 32 68,09%

Percebeu-se certa desmotivação da comunidade para responder o questionário, possivelmente ocasionado pela dificuldade de divulgação do relatório da Autoavaliação Institucional do ano anterior.

3.6 DIMENSÕES DO SINAES

Os principais objetivos da Avaliação interna ou autoavaliação foram produzir conhecimentos dos conjuntos de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância cientifica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

As dimensões consideradas em todo o processo avaliativo do IF Catarinense compreenderam o que estabelece o artigo 3º da Lei no 10.861/04.

As dimensões trabalhadas são as mesmas utilizadas pelas comissões do INEP/MEC no momento da Avaliação Externa, estas dimensões parametrizam a obtenção e renovação do reconhecimento de cursos quando da avaliação in loco. São elas:

Dimensão 1 - A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Dimensão 2 - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão.

Dimensão 3 - A responsabilidade social da instituição.

Dimensão 4 - A comunicação com a sociedade.

Dimensão 5 - As políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo em educação, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

Dimensão 6 - Organização e gestão institucional.

Dimensão 7 - Infraestrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação (instalações gerais, biblioteca, laboratórios instalações específicas).

Dimensão 8 - Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.

Dimensão 9 - Políticas de atendimento aos estudantes.

Dimensão 10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

4 ANÁLISE DOS DADOS

No período de 17 a 29 de novembro de 2013 foi oportunizado, a todos os segmentos da comunidade interna do Câmpus de Araquari (discentes, docentes e técnico administrativos), o acesso a um conjunto de 11 questões visando a autoavaliação da instituição Instituto Federal Catarinense.

O questionário foi disponibilizado pela internet. Cada respondente se cadastrou a partir de seu CPF. Após o cadastro, com senha pessoal, foram disponibilizados progressivamente as onze questões. Foram percebidos alguns problemas: algumas pessoas se cadastraram e não responderam ou, iniciaram e não concluíram o processo.

Tabela 2 Número absoluto e relativo dos questionários preenchidos, por grupo, 2013.

Grupo Se cadastraram

Foram percebidas duas imperfeições nos cursos disponibilizados aos alunos no cadastro: um curso sem alunos matriculados e um curso com duas denominações semelhantes:

técnico em informática e técnico em informática para internet. Isto pode ter provocado alguma dúvida no grupo dos alunos.

A Tabela 2 apresenta os números absolutos e relativos do processo de avaliação. O número de docentes atuando no câmpus, efetivos, temporários e substitutos eram em número

de 93, dos quais 68,82%, ou seja, 64, responderam as perguntas propostas no questionário. O número total de alunos (808) se refere aos que estavam efetivamente matriculados e frequentando. No total, foram obtidas respostas de 476 pessoas, 50,05% do total esperado. Se cadastraram no sistema e não responderam ou não concluíram o processo 37 pessoas, o que corresponde a 3,89%.

Percebe-se que a maior participação relativa, por grupo, em ordem decrescente, foi dos docentes, TAE e alunos. Entre os alunos, a maior participação relativa foi no curso de Técnico em Informática seguido do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária. A menor participação entre os alunos ocorreu nos cursos de Agrimensura e Licenciatura em Química. A participação foi estimulada diariamente mas alguns alunos tiveram dificuldades no acesso a laboratório e, neste, o acesso adequado à internet.

Cada questão apresentou cinco alternativas: Sempre; Quase sempre; Às vezes;

Raramente; Nunca; Não sei responder. Na tabulação, em cada grupo, é apresentado o número absoluto na alternativa e, abaixo, o percentual. Como grupo tem-se: docente, TAE; cursos, totalização da questão no Câmpus de Araquari e no IFC, como um todo. Para fins de análise pode-se considerar: a união das alternativas “Sempre” e “Quase sempre” como favorável; a união das alternativas “Raramente” e “Nunca” como desfavorável; a alternativas “Às vezes”

como neutra e a alternativa “Não sei responder” como desconhecimento do assunto a que se refere a questão.

Como grupo serão identificados, neste texto:

Servidor Docente (Docente),

Servidor Técnico Administrativo (TAE),

Estudante do Bacharelado em Medicina Veterinária (MedVet), Estudante do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), Estudante da Licenciatura em Ciências Agrícolas (LiCA),

Tabela 3 Números absolutos e relativos para a questão “O Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em consonância com programas e projetos executados pela administração?, por grupo, 2013.

Percebem-se oscilações acentuadas nos percentuais nas alternativas para cada grupo. A alternativa “sempre” para a questão 1 teve o menor percentual no Curso de Sistemas de Informação (2,6%) e o maior percentual no Curso de Química (18,18%) comparável com 8,63% obtido no total do Câmpus Araquari (8,63%) e 12,75% obtido no todo do IFC (12,75%).

Tabela 4 Números absolutos e relativos para a questão “O IF Catarinense está desenvolvendo ações efetivas à integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão?”, 2013.

Grupo Sempre Quase

Tabela 5 Números absolutos e relativos para a questão “O IF Catarinense oferece diversos cursos de formação inicial e continuada, além de programas como Mulheres Mil, Programa de Educação Tutorial (PET), e outros programas voltados à extensão. Estes programas estão atendendo às demandas e/ou às expectativas da comunidade?”, por grupo, 2013.

Grupo Sempre Quase desfavorável. No entanto, parece que os grupos de servidores apresentam uma posição neutra e os discentes, exceto AGRI, mostram-se favoráveis no que diz respeito à integração entre

ensino, pesquisa e extensão. A neutralidade se apresenta mais intensa no grupo TAE, onde 53,13% manifestaram “Às vezes”.

A Tabela 5 apresenta a tabulação, por grupo, para a terceira questão do questionário “O IF Catarinense oferece diversos cursos de formação inicial e continuada, além de programas como Mulheres Mil, Programa de Educação Tutorial (PET), e outros programas voltados à extensão. Estes programas estão atendendo às demandas e/ou às expectativas da comunidade?”.

A terceira questão apresentou predominância variada. Novamente nesta questão parece não ocorrer manifestação desfavorável no que diz respeito aos programas de extensão atenderam as expectativas. Um curso (Agri) manifestou desconhecimento sobre o assunto. O maior número de ocorrências de grupo com predominância de percentual mais elevado de respostas foi “Quase Sempre”: MedVet (32,89%), LiCA (38,89%), INFO (30,58%), Câmpus (32,00%) e IFC (31,58%). Consdierando que os cursos BSI, LiQui e AGRO tiveram percentual mais elevado, 36,11%, 36,36% e 44,44%, respectivamente, na opção “Sempre”, pode-se concluir que todos os cursos, exceto AGRI, tem uma visão favorável quanto ao aspecto extensão.

Novamente, os servidores docentes (35,93%) e TAE (43,75%) tiveram um posicionamento neutro. Depreende-se que estes dois grupos não possuem a mesma percepção favorável que os discentes manifestaram.

A Tabela 6 apresenta os úmeros absolutos e relativos para a quarta questão O “IF Catarinense possui canais de comunicação interna/externa: ouvidoria, site institucional, murais, folders, cartazes, informativo semanal, jornal, redes sociais, entre outros. Estes mecanismos de divulgação da Instituição são eficazes?”. Nesta questão que trata sobre a eficácia dos canais de comunicação, três grupos se manifestaram preferencialmente de forma neutra: TAE com 40,63% das respostas “Às vezes”, MedVet com 28,95% e Agri, com

Tabela 6 Números absolutos e relativos para a questão O “IF Catarinense possui canais de comunicação interna/externa: ouvidoria, site institucional, murais, folders, cartazes, informativo semanal, jornal, redes sociais, entre outros. Estes mecanismos de divulgação da Instituição são eficazes?”, por grupo, 2013.

Grupo Sempre Quase políticas de capacitação incentivam a qualificação profissional e o aperfeiçoamento?”. Esta questão parece ser a que está com a percepção mais positiva no IFC como um todo (30,61%

afirmando que as políticas de capacitação incentivam a qualificação profissional e o aperfeiçoamento “Sempre”) e nos grupos MedVet (28,95%), LiCA (33,33%), LiQui (31,82%), Agro (41,46%) e Agri (28,57%) com os percentuais mais elevados.

Quatro grupos apresentaram um percentual maior numa posição neutra: Docentes (31,25%), TAE (34,38%), BSI (33,33%) e Info (28,10%).

Tabela 7 Números absolutos e relativos para a questão “As políticas de capacitação incentivam a qualificação profissional e o aperfeiçoamento?”, 2013.

Grupo Sempre Quase

Tabela 8 Números absolutos e relativos para a questão “As condições de trabalho/estudo oferecidas pelo IF Catarinense são adequadas para o exercício de suas funções acadêmicas?”, por grupo, 2013.

No agregado favorável percebe-se que ocorrem nítidas diferenças entre os grupos com percentual mais elevado em Agro (41,46% e 40,24%, “Sempre” e “Às vezes”, respectivamente, num total de 81,86%. e o mais baixo no grupo TAE (15,63% + 18,75%, num total de 34,58%). Também os grupos Docente (50%), BSI (47,23%) e INFO (40,39%) se apresentam com ums percepção menos favorável de que as políticas de capacitação incentivam a qualificação e o aperfeiçoamento.

A Tabela 8 apresenta a tabulação, por grupo, para a sexta questão do questionário “As condições de trabalho/estudo oferecidas pelo IF Catarinense são adequadas para o exercício de suas funções acadêmicas?”.

A maioria dos docentes e TAEs teve um posicionamento favorável ao responder esta questão. A resposta predominante foi “Quase Sempre” para ambos os grupos, com percentuais de 46,88% para docentes e 73,50% para TAE. Os alunos também se posicionaram de forma favorável em sua maioria. A neutralidade foi predominante com os alunos MedVet, onde 48,68% se posicionou na resposta “Ás vezes”. Destaca-se como ponto positivo nesta questão o fato de que nenhum grupo teve maioria de respostas concentradas nas opções desfavoráveis.

A Tabela 9 apresenta a tabulação, por grupo, para a sétima questão do questionário

“Com relação à organização e à gestão institucional, o Conselho Superior, o Conselho do Câmpus e os Colegiados de Cursos estão funcionando adequadamente?

Percebe-se opinião favorável em praticamente todos os grupos com relação à organização e gestão institucional. Observa-se que a maioria dos grupos seguiu a opção

“Quase Sempre”. A exceção ficou por conta dos alunos do Curso de Técnico em Informática que, em maior intensidade preferiu a neutralidade, concentrando 25,62% na opção “Às Vezes”. As respostas desfavoráveis não obtiveram maioria em nenhum grupo.

A Tabela 10 apresenta a tabulação, por grupo, para a oitava questão do questionário “A infraestrutura do Câmpus (salas de aula, biblioteca, laboratórios, recursos de informação e

a maior parte dos grupos desconhece as ações da gestão quanto à utilização dos resultados da autoavaliação como ferramenta para o planejamento institucional. Os resultados de dois grupos (Agro – 25% + 16,6% e LiCA – 25,00% + 16,67%) destacam-se por apresentarem posicionamento favorável a esta questão.

Tabela 9 Números absolutos e relativos para a questão “Com relação à organização e à gestão institucional, o Conselho Superior, o Conselho do Câmpus e os Colegiados de Cursos estão funcionando adequadamente?”, por grupo, 2013.

Grupo Sempre Quase

Tabela 10 Números absolutos e relativos para a questão “A infraestrutura do Câmpus (salas de aula, biblioteca, laboratórios, recursos de informação e comunicação e instalações específicas do curso) possibilita o desenvolvimento das atividades dos cursos?”, 2013.

Grupo Sempre Quase

Tabela 11 Números absolutos e relativos para a questão “A gestão utiliza os resultados da autoavaliação para planejar e executar suas ações?”, por grupo, 2013.

Grupo Sempre Quase A Tabela 12 apresenta a tabulação, por grupo, para a décima questão do questionário

“O IF Catarinense possui atendimento aos estudantes, tais como: Programas de Auxílio Estudantil, Núcleo Pedagógico, Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Como você avalia estas ações de Atendimento ao Discente?”.

A análise dos dados demonstra uma opção geral dos grupos ã neutralidade, com uma

leve tendência à favorabilidade. No Câmpus o percentual “Bom” foi de 33,33% e o maior percentual foi de 43,75% na MedVet. Os cursos LiCA (30,56% + 19,44%) e Agri (14,29% + 57,14%) apresentaram o maior percentual favorável .

Tabela 12Números absolutos e relativos para a questão “O IF Catarinense possui atendimento aos estudantes, tais como: Programas de Auxílio Estudantil, Núcleo Pedagógico, Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e Núcleo de Atendimento a Pessoas com

Tabela 13 Números absolutos e relativos para a questão “Existe a divulgação da distribuição de recursos financeiros para cada curso?”, por grupo, 2013.

Grupo Sempre Quase

“Existe a divulgação da distribuição de recursos financeiros para cada curso?”.

Nas respostas para esta questão observa-se que a maior parte dos grupos manifestou-se como percebendo nunca ser divulgada a distribuição de recursos financeiros pro curso. Dois grupos não acompanham esta manifestação: MedVet (27,63%) e Agro (25,93%) manifestam com mais intensidade a opção “Às vezes”.

Tabela 14 Números absolutos e relativos da tabulação de todas as questões no Câmpus tendência à favorabilidade, com 45,78% (18,13% + 27,62%), em comparação com 25,02% de neutralidade, 17,58% (11,12% + 6,485) favorabilidade e 11,65% de desconhecimento.

A Tabela 15 apresenta a opção do questionário com o número de ocorrências com maior percentual em cada questão.

Tabela 15 Número da questão de ocorrências com maior percentual, por grupo e opção,

No total a opção 2 (Quase Sempre ou Muito Bom) ocorreu 33 vezes, com maior intensidade no LiCA, 6 vezes, nas questões 1, 3, 4, 6, 7 e 8.

A opção mediana (Às vezes ou Bom) ocorreu 29 vezes no total, com maior frequência no segmento Docente, nas questões 2, 3, 5, 8, 9 e 10.

A opção 5 (Nunca ou Insuficiente) ocorreu para todos os grupos com a Questão 11 (Existe a divulgação da distribuição de recursos financeiros para cada curso?).

A opção 6, que caracteriza desconhecimento, ocorreu 11 vezes, 7 vezes na questão 1 (O Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em consonância com programas e projetos executados pela administração?), 3 vezes na questão 9 (A gestão utiliza os resultados da autoavaliação para planejar e executar suas ações?) e 1 vez na questão 3 (O IF Catarinense oferece diversos cursos de formação inicial e continuada, além de programas como Mulheres Mil, Programa de Educação Tutorial (PET), e outros programas voltados à extensão. Estes programas estão atendendo às demandas e/ou às expectativas da comunidade?).

Numa visão global da Tabela 15 pode-se ressaltar que houve uma concentração maior de respostas nas opções 1 e 2, consideradas como favoráveis. Estas, no entanto, correspondem a um pouco mais que a metade. Também deve ser ressaltado que esta posição favorável é maior nos cursos LiCA, Agro e Agri, mais relacionados com a origem histórica do Câmpus.

A neutralidade, opção 3, concentra-se mais nos servidores e INFO. Este posicionamento pode se transformar num problema se não identificadas e equacionadas as origens desta postura, especialmente com os profissionais da educação que atuam no câmpus.

No aspecto mais negativo percebe-se uma unanimidade no que diz respeito à questão 11. O desconhecimento da comunidade interna se manifesta nas questões 1, 3 e 9, que merecem uma atenção maior.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A avaliação, num processo gerencial e político, é fundamental para perceber e corrigir eventuais rumos não desejados ou ressaltar os acertos.

Neste contexto, a função maior da Comissão Própria de Avaliação é diagnosticar e caracterizar a situação atual. Estes dados, num processo democrático e transparente, devem ser disponibilizados para a comunidade interna. Desta forma a crítica e autocrítica auxiliam na busca da utopia e missão institucional.

A um diagnóstico deve suceder uma análise política e um prognóstico visando o desenvolvimento institucional. Entende-se aqui por política a utilização dos conhecimentos na proposição de solução de eventuais fatos indesejados e a busca do desenvolvimento institucional.

Esta proposta política, por ser subjetiva e pessoal, deve partir dos representantes eleitos para tal, que exercem os cargos previstos na estruturação administrativa, definida a partir de um estatuto, assumida através de uma proposta política pedagógica com compromisso regional e local, viabilizados através de regimentos, geral e local. Neste contexto, a operacionalização do médio prazo ocorre com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, instrumento exigido pela legislação em vigor. Os cursos propostos no PDI, formalizados através de projetos pedagógicos, buscam atender a necessidade de um contexto de acordo com a utopia institucional e a realidade desta comunidade externa e devem respeitar a estrutura legal criada com o estatuto e os regimentos.

A CPA, por outro lado, necessita se aperfeiçoar e avaliar continuamente em todos os níveis, em todos os segmentos, nas diversas dimensões propostas pelo SINAES.

6 REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação do Ensino Superior – SINAES – e dá outras providências. SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed.

Brasília: INEP, 2009.

BRASIL. MEC/CONAES. Roteiro de autoavaliação institucional: orientações gerais.

Brasília, DF, 2004.

SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.

APÊNDICE Questionário

1. Dimensão 1 - O Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em consonância com programas e projetos executados pela administração?

2. Dimensão 2 - O IF Catarinense está desenvolvendo ações efetivas à integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão?

3. Dimensão 3 - O IF Catarinense oferece diversos cursos de formação inicial e continuada, além de programas como Mulheres Mil, Programa de Educação Tutorial (PET), e outros programas voltados à extensão. Estes programas estão atendendo às demandas e/ou às expectativas da comunidade?

4. Dimensão 4 - O IF Catarinense possui canais de comunicação interna/externa: ouvi-doria, site institucional, murais, folders, cartazes, informativo semanal, jornal, redes sociais, entre outros. Estes mecanismos de divulgação da Instituição são eficazes?

5. Dimensão 5 - As políticas de capacitação incentivam a qualificação profissional e o aperfeiçoamento?

6. Dimensão 5 - As condições de trabalho/estudo oferecidas pelo IF Catarinense são adequadas para o exercício de suas funções acadêmicas?

7. Dimensão 6 - Com relação à organização e à gestão institucional, o Conselho Superior, o Conselho do Câmpus e os Colegiados de Cursos estão funcionando adequadamente?

8. Dimensão 7 - A infraestrutura do Câmpus (salas de aula, biblioteca, laboratórios, recursos de informação e comunicação e instalações específicas do curso) possibilita o desenvolvimento das atividades dos cursos?

9. Dimensão 8 - A gestão utiliza os resultados da autoavaliação para planejar e executar suas ações?

Documentos relacionados