• Nenhum resultado encontrado

2 O PNAIC E O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

3.1 Aporte legal para o PAE no município

A Portaria de nº 867/12, em seu artigo VII, diz que cabe ao município estimular e garantir a participação dos Professores Alfabetizadores nas atividades de formação, no

32 Importante ressaltar que apenas os professores terão direito aos recursos enviados pelo MEC, tais como Cadernos de Formação e recebimento da bolsa. A inclusão dos Gestores e Coordenadores Pedagógicos é uma ação do município para não deixá-los de fora do processo diante dos seus papéis no cotidiano da escola.

entanto diz também que não poderá haver prejuízo da carga horária em sala de aula, ou seja, os professores devem participar das formações, mas seus alunos não podem ficar sem o dia letivo garantido na LDB/96. O dia de sábado foi escolhido para formação devido ao fato da rede não contar com um quadro de professores em número suficiente para substituir os professores em formação. No entanto, esses três anos de funcionamento do Pnaic nos mostraram que este não foi um bom dia para o desenvolvimento de uma formação que deveria abranger toda a rede, pois muitos professores, por motivos particulares diversos, não puderam participar. Observamos então, a partir da pesquisa realizada com os professores e Orientadores de Estudo, além da leitura dos relatórios e avaliações feitas por orientadores e professores, que a melhor maneira para garantir o envolvimento de todos é trazendo esses encontros de formação para o turno de trabalho do professor e este é o momento propício, pois a rede encontra-se envolvida na luta pela garantia de 1/3 da aula atividade.

Este PAE, portanto, traz a proposta de ser desenvolvido utilizando o tempo previsto no calendário da rede para a formação de professores e 1/3 da carga horária que deve ser destinado a momentos de aula-atividade, previsto na Lei Nº 11.73833, de

16/07/2008, no art. 2º, parágrafo 4º, “Na composição da jornada de trabalho, observar- se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos” (BRASIL, 2008). E na Lei Municipal Nº 18.033/1434, que dispõe sobre a implementação da aula-atividade para o Professor I em

regência, em seu artigo 1º parágrafo único:

Art. 1º - A aula atividade, nos percentuais fixados na Lei Federal n° 11.738, de 16 de julho de 2008, será implementada, em sua integralidade, a partir de junho de 2014.

Parágrafo único: A aula atividade, correspondente a 1/3 (um terço) da carga horária do professor, será destinada a atividades extraclasse, tais como atividades de capacitação, planejamento, avaliação e reuniões, bem como outras atribuições específicas do cargo do grupo ocupacional magistério que não configurem atividades de interação com os educandos (RECIFE, 2014).

33 Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2016, que regulamenta o piso salarial. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 14 jun. 2015. 34 Lei nº 18.033/2014, Disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/diariooficial-acervo/exibemateria.php? cedicacodi=74&aedicaano=2014&ccadercodi=2&csecaocodi=49&cmatercodi=1&QP=18.033&TP=>. Acesso em: 14 jun. 2015.

No ano de publicação desta lei, como medida para implantação paulatina da aula atividade, foram dados aos professores regente I, que lecionam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o direito de optar pelo recebimento da aula atividade em pecúnia ou em gozo, como especificado no artigo 2º desta lei:

Art. 2º - A partir de 1º de julho de 2014 o professor I, em regência de classe na rede municipal de ensino do Recife poderá, na forma e prazo definidos em regulamento da Secretaria de Educação, optar pelo recebimento de abono especial, permanecendo em atividades de interação com os educandos.

No entanto, no ano de 2016, este formato foi alterado e comunicado aos professores através do ofício circular nº 81/2016 – GAB/SE (em anexo), com o seguinte texto:

(...)

O professor receberá 50% do valor do abono pago em 2015, referente à carga horária da aula atividade.

O professor terá 5h/a de redução de carga horária de interação com o estudante a cada 15 dias.

Dentro da carga horária de redução de interação com o estudante, o professor deverá participar de 5h/a de formação mensal (...). O restante desta carga horária deverá ser vivenciado pelos Professores na unidade de ensino para realização do seu planejamento individual.

(...)

Os Professores que até dezembro de 2015 tiveram carga horária integral de aula atividade permanecerão da mesma maneira, porém devem respeitar o cronograma de formação.

(...)

A rede pretende atingir a implantação integral de 1/3 da carga horária, com a redução da interação com o estudante para todos os professores, no entanto este objetivo ainda não foi atingido e a situação atual da rede é a seguinte: alguns professores, aproximadamente 20%, gozam integralmente o tempo previsto em lei de 1/3 da carga horária com a redução da interação com o estudante, outros, aproximadamente 80%, dividem este tempo recebendo 50% em pecúnia e os outros 50% com a redução da interação com o estudante. Este quadro se deve ao fato da Secretaria de Educação não contar, ainda, com um quadro efetivo de professores substitutos em número suficiente para atender toda a rede.

Encontramos respaldo para apresentação desta proposta nos comentários dos Professores Alfabetizadores. Entendemos que o baixo número de participantes do

Pnaic não está atrelado a uma avaliação negativa das formações deste Programa. Pelo contrário, percebemos que há uma boa aceitação e uma credibilidade dos professores em relação à sua proposta. Os comentários evidenciam que o maior problema do Pnaic está no fato de ser realizado em dias de sábado. Algumas chegam a citar, inclusive, o momento da aula atividade como sugestão para os dias de estudos.

A proposta do PNAIC é bastante relevante para o exercício do profissional em educação, inclusive todos os anos deveriam ser contemplados com os estudos, porém, estes estudos deveriam ocorrer em outro dia da semana. Com a mudança no formato da Aula Atividade, poderia ser direcionado um dia para estudo dos conteúdos do PNAIC. (E.M.G.M.A.A. 2016).

Esperamos, com uma formação realizada nestes moldes, atingir todos os profissionais e estarmos também promovendo a valorização de todos e o reconhecimento dos diversos fazeres pedagógicos. Todos terão oportunidade de desenvolver uma prática reflexiva, à medida que lhes será dada oportunidade de desenvolver sua prática, refletir sobre ela e novamente agir, tendo, desta forma, mais possibilidades de transformar o seu cotidiano.

Esta proposta de formação traz a ideia da flexibilidade e exigirá, de todos os envolvidos, competência para redirecionar seus planejamentos, à medida que for recebendo devolutivas do cotidiano. A intenção é estimular o protagonismo e a autonomia de todos: Professores Alfabetizadores, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores de Estudo, pois, apesar do Pnaic trazer uma proposta pronta de temas, espera-se que, com a experiência profissional de todos envolvidos, consigam abordar esses temas de forma a atender as necessidades de cada um e incluir novas temáticas, sempre que considerarem necessário.