• Nenhum resultado encontrado

1.2 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS SURDOS

1.2.2 Aprendizagem Significativa

A Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel

A aprendizagem, em um contexto de sala de aula, envolve a aquisição, retenção e diferenciação, de forma organizada e significativa, de um grande volume de informação, tais como: conceitos, métodos, proposições e princípios, visando o desenvolvimento de

habilidades e competências do aluno para a resolução de problemas, realização de tarefas criativas, reflexão e julgamento.

A aprendizagem significativa envolve a aquisição de novos significados (AUSUBEL, 2003, p.71). Novos significados, na teoria de Ausubel, são os produtos da aprendizagem, e a aprendizagem significativa é um processo ativo e relacional, resultado de uma interação integradora entre a nova informação e as idéias, conceitos e proposições relevantes já existentes na estrutura cognitiva do aluno, e constituem em tarefas para toda a vida, essenciais para o desempenho competente das atividades que o indivíduo deve realizar.

Segundo Moreira (1999, p.152), a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel tem como filosofia subjacente a ela o cognitivismo. Moreira (1999, p.15) ressalta que a filosofia cognitivista trata “principalmente dos processos mentais; se ocupam da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição”. E acrescenta que “na medida em que se admite, nessa perspectiva, que a cognição se dá por construção, chega-se ao construtivismo”. Na postura construtivista, o aluno deixa de ser visto como receptor de conhecimentos e passa a ser considerado como agente “de uma construção que é a sua própria estrutura cognitiva” (MOREIRA, 1999, p.15). Moreira destaca que “a estrutura cognitiva de um indivíduo é o complexo organizado, resultante dos processos cognitivos através dos quais adquire e utiliza o conhecimento” (MOREIRA, 1983, p.15).

Na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel (2003), o aluno é visto como um ser ativo, que possui informações e experiências prévias que são fundamentais para a construção de novos significados. Ausubel (2003, p.75) destaca que o fator mais importante que vai influenciar na aprendizagem de novos significados é aquilo que o aprendiz já sabe de relevante e que pode ser relacionado com os novos significados de forma não arbitrária e não literal. Esses conhecimentos preexistentes, relevantes para a nova aprendizagem, chamados subsunçores, vão servir de “ancoragem” ou suporte para as novas aprendizagens. Assim, a relação não arbitrária e não literal que o aprendiz é capaz de construir entre o novo conhecimento e o que ele já sabe de relevante, associado a este conhecimento, constitui a essência do processo da aprendizagem significativa e poderá produzir novos significados para o aprendiz.

A essência do processo de aprendizagem significativa (...) consiste no fato de que novas idéias expressas de forma simbólica (a tarefa de aprendizagem) se relacionam àquilo que o aprendiz já sabe (a estrutura cognitiva deste numa determinada área de matérias), de forma não arbitrária e não literal, e que o produto desta interação ativa

e integradora é o surgimento de um novo significado, que reflete a natureza denotativa e substantiva deste produto interativo (AUSUBEL, 2003, p.71).

Segundo Moreira (1983):

Novas idéias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas idéias e conceitos (p.15).

Ao professor cabe, então, utilizar estratégias e recursos para descobrir aquilo que o aluno conhece e, a partir disso, elaborar seu planejamento. Esse planejamento requer que o professor identifique os conceitos e proposições mais relevantes do conteúdo que irá trabalhar e os organize de maneira hierárquica, para facilitar a assimilação pelo aprendiz (MOREIRA, 1983, p.57). Precisa, então, o professor identificar quais são os conceitos e proposições que servem de ancoradouro para o conteúdo que deseja ensinar e, em um próximo passo, ter clareza sobre o que os alunos já sabem relacionado a esse conteúdo, pois esse conhecimento será o alicerce para o novo conhecimento (MOREIRA, 1983, p.58). Segundo o autor, cabe também ao professor utilizar estratégias e recursos que facilitem a assimilação do conteúdo pelo aprendiz (MOREIRA, 1983, p.19), de tal forma que o novo conhecimento possa ser relacionado ao conhecimento prévio que é relevante para a nova aprendizagem.

Outro fator importante para a ocorrência da aprendizagem significativa é o material com o qual o professor pretende que o aprendiz trabalhe e adquira informações que serão transformadas em significados, devendo ser um material criativo, que faça sentido para o aluno. Ausubel (2003, p.1) chama este material de “potencialmente” significativo, ou seja, que possui significado “lógico” para o aprendiz. Outra condição importante para a ocorrência da aprendizagem significativa é que o aluno esteja predisposto a relacionar os potenciais significados do novo material com o que ele já sabe de maneira não arbitrária e não literal. Se a intenção do aluno for apenas de memorizar os conteúdos, de forma arbitrária e literal, a aprendizagem será mecânica (MOREIRA, 1999, p.157).

A formulação de conceitos é um fator importante para a aquisição da aprendizagem significativa, os quais podem ser adquiridos com a formulação de hipótese, testes e generalizações, e são incorporados à estrutura cognitiva do aprendiz (AUSUBEL, 2003, p.2).

Os conceitos elaborados podem possibilitar a resolução de problemas em situações novas, constituindo-se nos alicerces da aprendizagem. Vygotsky (1998, p.68) diz que, para construir um novo conceito, uma tarefa experimental é uma atividade que contribui para que a aprendizagem seja significativa.

Ainda, segundo Ausubel (2003, p. 5), a linguagem desempenha um papel operativo no raciocínio, e não meramente comunicativo. Ausubel, assim como Vygotsky, afirma que a linguagem determina a construção do pensamento. Vamos nos reportar, então, para a situação do surdo: como pode ele ter acesso à aprendizagem significativa se o conhecimento escolar não lhe for transmitido usando uma comunicação compartilhada entre os atores envolvidos?

Por meio de explicações, de métodos apropriados de apresentação e utilização adequada de conteúdos, é possível influenciar a estrutura cognitiva do aprendiz, reorganizando-a. A clareza que o aprendiz terá dos conteúdos aprendidos está relacionada com a eficiência do material e dos métodos utilizados e com a organização dos conteúdos que serão trabalhados.

Segundo Ausubel (2003, p.33), as dificuldades encontradas para aprender significativamente os conteúdos ensinados na escola não devem ser argumentos para eliminar dela os alunos com maior dificuldade de aprendizagem. Em vez disso, deve-se encontrar novas formas para motivar esses alunos e métodos adequados para lhes ensinar de maneira eficaz os conteúdos. Na aprendizagem significativa, os alunos devem assimilar os conteúdos de maneira ativa, integradora e crítica para que esses conteúdos lhes possibilitem um novo olhar sobre o mundo que os cerca.

Ausubel (2003) distingue três tipos de aprendizagem significativa: representacional, de conceitos e proposicional. A aprendizagem representacional é o tipo mais básico de aprendizagem significativa, do qual os demais dependem. Envolve a atribuição de significados a determinados símbolos, isto é, a identificação de objetos, eventos, conceitos. A aprendizagem de conceitos é, de certa forma, uma aprendizagem representacional, pois conceitos são também representados por símbolos particulares, porém são genéricos, representam abstrações, isto é, representam regularidades em eventos ou objetos. Na aprendizagem proposicional, a tarefa não é aprender o significado de idéias em forma de proposição. Em ciência, as palavras combinadas em uma sentença para construir uma proposição correspondem à descrição de uma lei e se referem a regularidades sobre os fenômenos observadas.

Assim, se ao fim de uma tarefa os alunos considerarem o material utilizado no trabalho bem organizado, isto pode indicar que os significados dos novos conceitos e proposições foram desenvolvidos de forma a facilitar a assimilação na aquisição, fixação e organização destes em sua estrutura cognitiva.