• Nenhum resultado encontrado

Apresentação da estrutura do primeiro módulo

5.2 Programa de qualificação / ava

5.2.7 Apresentação da estrutura do primeiro módulo

Foi detectada como primeira necessidade, orientar os docentes para o uso do sistema CLAROLINE, fato que em uma segunda etapa seria repassado para todos os participantes do ambiente, com inclusão dos administradores e tutores. Para os alunos foi previsto na segunda etapa do processo, desenvolver um programa similar. O processo escolhido foi desenvolver um sistema WBT – Web Based Training com uso de um produto proprietário adquirido pela instituição, para gerar de uma única vez o formato impresso, formato multimídia (CD ou DVD), formato hipermídia (Páginas Web) e, principalmente, apresentar uma interface gráfica simplificada, que exige pouco ou nenhum conhecimento de atividades de programação. O resultado foi o módulo TRE001 apresentado na figura da área de cursos que estavam em fase de implantação para testes da nova tecnologia de objetos de aprendizagem. A figura 31 apresenta a visão geral dos programas desenvolvidos com uso da tecnologia de objetos de aprendizagem.

146

Figura 31 - Área de cursos (Fonte: Antonio Siemsen Munhoz)

Para o TRE001 foi desenvolvido o material apresentado na figura 32 ofertado primeiramente para os docentes multiplicadores e em segunda etapa para os demais professores, administradores e tutores, sempre na forma de imersão total, na modalidade e-learning com acompanhamento tutorial.

Figura 32 - TRE001

147 Essa é a interface inicial adotada cuja modificação está em estudo a cargo de designers com experiência na área de interfaces gráficas entre o homem e a máquina. Em nosso caso interessa a rota de aprendizagem, cuja construção vai ser detalhada adiante. A partir da rota de aprendizagem foi estabelecida a única atividade deste primeiro módulo, conforme se pode observar na figura 33.

Figura 33 - Rota de aprendizagem

(Fonte: Antonio Siemsen Munhoz)

Essa rota foi incluída no LCMS CLAROLINE via padronização SCORM criada diretamente a partir do produto LECTORA 2007 e a sua apresentação ao aluno foi efetuada em diversas mídias. Em CD com programa executável com carga automática que instala o programa no equipamento do participante, em material impresso com as mesmas páginas apresentadas nas demais mídias e em uma terceira forma entregue no formato de páginas WEB, implantadas no servidor ou copiadas para o equipamento do participante para navegação offline. O curso é composto por 17 objetos de aprendizagem que se juntam para compor um programa multimídia a ser desenvolvido pelo docente. Cada módulo é independente do contexto e pode ser chamado a qualquer momento, sempre que o docente, o tutor ou o administrador deseja saber como manusear informações no interior do ambiente virtual oferecido pelo sistema de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem. Para as animações das atividades foi utilizado o programa CAMTASIA em sua versão 4. O mesmo conteúdo apresentado via animada pode ser acessado via paginas estáticas, para aqueles que desejam maior tempo para desenvolver de forma conjunta o cadastramento de seu curso. O programa pode ser visto em parte de sua estrutura na seqüência das figuras 34 a 36.

148

Figura 34 - Entrada no TRE001

(Fonte: Antonio Siemsen Munhoz)

Este programa desenvolvido na modalidade WBT permite que o participante navegue por todo o conteúdo do curso de forma linear ou de forma randômica, incrementando o seu grau de usabilidade. Ele pode ser desenvolvido em paralelo com o sistema de gerenciamento de aprendizagem e ser chamado de dentro dele em cada momento que o participante tem alguma dúvida. A finalidade é que o participante acompanhe cada atividade atuando na forma de estimulo – resposta. Ele vê o conteúdo no multimídia e ao mesmo tempo alterna a atividade com uma versão do sistema aberto na unidade temática que ele está aprendendo a cadastrar. Foram projetadas oficinas presenciais complementares na sede central, duas vezes por semana, até que o curso seja completado, mas observa-se que esta providência, apesar de necessária, tem se demonstrado desnecessária. O grau de atividade independente e autônoma no sistema tem atingido elevado grau.

A figura seguinte apresenta ao aluno um sistema de navegação por todas as páginas do curso, a partir de qualquer lugar onde ele se encontre. O que evita que ele fique preso na estrutura de navegação, sem possibilidade de retorno a alguma página válida. O aluno pode tanto seguir na seqüência, como mostrar qualquer ponto em uma

149 janela sobreposta. O número de janelas sobrepostas que o aluno pode manter abertas, depende da quantidade de memória livre em seu computador.

Figura 35 - Navegação TRE001

(Fonte: Antonio Siemsen Munhoz)

Figura 36 - Interface básica TRE001

150 O curso está desenvolvido como 17 objetos de aprendizagem que foram reconstruídos dentro do sistema de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem (LCMS). O aluno pode acessar cada um destes objetos de três formas diferentes. Por meio de uma seqüência de telas que orienta como fazer ou por meio de um programa multimídia, definido como uma propriedade deste objeto de aprendizagem, representado por uma animação desenvolvida com uso do software CAMTASIA versão 4.0, que orienta o aluno da mesma forma que na seqüência de telas, que é estática. Além disso, o aluno pode visualizar um exemplo cadastrado ou testar por si mesmo a atividade, desde que informe seu login e senha. O programa prossegue até que seja completado o acesso aos 17 objetos de aprendizagem definidos e que são aqueles apresentados na figura 37.

Figura 37 - Objetos de aprendizagem do TRE001

(Fonte: Antonio Siemsen Munhoz)

Ao terminar o primeiro módulo, os participantes foram avaliados por seus coordenadores, por meio de um processo onde cada um tinha que incluir a sua disciplina no ambiente virtual, conforme foi orientado durante o curso. Este programa pode ser visualizado no endereço apresentado na figura 33 ou acessado com o login e senha que foram informados anteriormente.

Documentos relacionados