• Nenhum resultado encontrado

O SENAC-RS vem aprimorando continuamente o relacionamento com sua cadeia de fornecedores a fim de garantir a melhoria nos processos que envolvem materiais e serviços adquiridos. A qualificação e o desenvolvimento dos fornecedores é fator preponderante para que a empresa possa obter a melhoria contínua da competitividade em seu mercado de atuação.

Nossa pretensão é estabelecer com nossos fornecedores uma relação estável e transparente de colaboração mútua, que permita aprimoramento permanente e relações comerciais que possibilitem melhores condições em termos de custos competitivos, inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Os fornecedores devem estar cientes das exigências dos nossos clientes e atuar permanentemente no sentido de atendê-los de modo proativo e eficaz. Por esse motivo, o comprometimento dos fornecedores é fundamental no fornecimento de produtos e prestação de serviços.

As contratações são realizadas tendo como objetivo o menor custo total. Por custo total entende-se, além do preço em si, o custo da qualidade, o desempenho de entrega, a prestação de serviços e inovações, tendo-se como base as especificações estabelecidas para o produto e/ou serviço a ser contratado.

Conceito do PRODAF: Programa de Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores é um instrumento de trabalho, voltado para o crescimento de todos os envolvidos no processo de suprimento de materiais e serviços do SENAC-RS.

Objetivo: criar e manter a rede de fornecedores, melhorando a capacidade de fornecimento necessária para a organização compradora alcançar os desafios de competitividade.

Relação de atributos de um bom fornecedor: - Cumpre prazos de entrega;

- Fornece itens com qualidade; - Oferece preços competitivos;

- Tem bom histórico de referências (de negócios); - Fornece um bom serviço;

- Cumpre o prometido;

- Apoia tecnicamente seus clientes.

Principais tópicos a serem trabalhados no programa de desenvolvimento:

• Missão: Educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo; • Visão: Até 2020, a qualidade da produção e da disseminação de conhecimentos do SENAC-RS permitirá um resultado operacional que possibilitará aplicar 100% da contribuição compulsória em ações gratuitas;

• Princípios: Busca de harmonia; Consciência em ação; Transparência; Responsabilidade pelo todo; Pró-soluções; Equilíbrio de interesses; Respeito à diversidade; Sustentabilidade. Política da qualidade

As ações educacionais do SENAC-RS têm os seguintes compromissos:  Desenvolver as competências dos colaboradores;

 Prover os recursos necessários;

 Praticar um sistema de gestão de excelência;  Satisfazer os clientes;

Pág. 47 de 50

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul

Gestão Sustentável

• Política Socioambiental

O SENAC-RS busca a sustentabilidade e o compromisso socioambiental das partes interessadas por meio da melhoria contínua de serviços, processos e instalações, a partir da análise dos aspectos e impactos significativos, atendendo à legislação vigente e promovendo iniciativas voltadas para a conservação do meio ambiente e inclusão social.

• Responsabilidade Socioambiental

É a forma ética e responsável de como a empresa desenvolve estrategicamente todas as suas ações sociais e ambientais, suas políticas, práticas e atitudes, tanto com a comunidade quanto com os seus colaboradores. A Responsabilidade Socioambiental relaciona-se com o ambiente interno e externo e com todos os agentes envolvidos, numa busca incessante para atingir resultados que levem à inclusão social, ao bem comum e a preservação do meio ambiente. • Desenvolvimento Sustentável

É o processo que corresponde às necessidades do presente, sem comprometer o desenvolvimento das gerações futuras. O seu objetivo é assegurar o equilíbrio das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) com a governança (gestão) permanente.

Atendimento das Normas de Saúde e Segurança do Trabalho

Observação e atendimento às principais normas, de acordo com o tipo de material ou serviço a ser contratado:

 NR4 – SESMT (Serviços Especializados em engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);

 NR5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);  NR6 – EPI (Equipamento de Proteção Individual);

 NR7 – PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);  NR9 – PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);

 NBR14725 – FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento que contém informações sobre misturas e substâncias químicas que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes aos produtos.

Relacionamento

Fazer parte de uma cadeia de suprimentos, estabelecer relações de parceria entre empresas e ser uma empresa confiável são fatores que requerem uma postura apropriada de empresas que tenham esse interesse. Em relação ao relacionamento com fornecedores, situações como essa requerem condições mínimas que a empresa deve atender para estabelecer relações duradouras e mais colaborativas. Requer que o fornecedor seja qualificado, isto é, que apresente um nível de organização que atenda a condições estabelecidas e possa comprovar esse atendimento.

Sistemática de avaliações

A cada recebimento de produto e/ou serviço, a área de Suprimentos encaminhará formulário de avaliação às unidades solicitantes. Essa avaliação será encaminhada ao gestor da área demandante quando do recebimento, pela área de Suprimentos, da nota fiscal para pagamento.

Após recebimento do resultado, será feita a compilação dos dados e arquivamento dos resultados até o fechamento do quadrimestre. No fechamento, será obtida média a partir das avaliações recebidas durante o período. Após a conclusão, será feita a divulgação dos resultados obtidos, repassando essas informações aos fornecedores.

Pág. 48 de 50

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul

Esse procedimento será aplicado aos fornecedores críticos da entidade que tenham contrato de fornecimento estabelecido.

Poderão ser realizadas visitas de verificação de requisitos aos fornecedores participantes do programa, a fim de conhecer a estrutura e os processos desenvolvidos.

Critérios de avaliação e manutenção:

• Fornecer somente mediante confirmação de pedido feito pela área de Suprimentos; • Comprometer-se e atender os prazos de entrega definidos;

• Comunicar antecipadamente alguma ocorrência que possa prejudicar o atendimento do que foi acordado;

• Entregar nos endereços solicitados, em embalagens adequadas;

• Manter funcionários uniformizados, identificados e comprometidos com o resultado; • Encaminhar cobrança dentro do prazo estabelecido;

• Manter em dia as obrigações sociais de seus funcionários;

• Responsabilizar-se por problemas técnicos que possam ocorrer em sua entrega, sugerindo soluções de melhoria.

Desempenho

Nota entre 0 e 5: fornecedor desqualificado. Deve passar pelo programa de desenvolvimento, comprometendo-se com o resultado, sob pena de suspensão do direito de fornecer ao SENAC- RS.

Ações visando melhoria:

• Retorno ao fornecedor informando;

• Reuniões de desenvolvimento e acompanhamento;

• Estabelecimento de metas, em períodos de tempo determinados.

Nota entre 6 e 8: fornecedor parcialmente qualificado. Trabalhar com oportunidades de melhorias para atingir a meta proposta.

Ações visando melhoria:

• Retorno ao fornecedor informando;

• Reuniões de desenvolvimento e acompanhamento;

• Estabelecimento de metas, em períodos de tempo determinados.

Nota entre 9 e 10: META alcançada. Fornecedor qualificado. Atende às expectativas, contribuindo de maneira decisiva para o alcance dos resultados do SENAC-RS.

Ações visando melhoria:

• Retorno ao fornecedor informando;

• Participação no “Prêmio Destaques do Ano”;

• Habilitação para recebimento de atestado de qualidade técnica. Observações:

• Para os fornecedores que estiverem com índices insatisfatórios, será solicitado plano de ação, que deverá ser entregue formalmente no prazo estipulado, e será revisado e avaliado no próximo quadrimestre;

• Ao final de cada ano, haverá um evento para divulgação de resultados e entrega do “Prêmio Destaques do Ano”;

• Fornecedores que permanecerem com índices insatisfatórios na maioria das avaliações poderão ter seus contratos rescindidos.

Calendário de avaliações:

Período de avaliação Divulgação dos Resultados

De 16/11 a 15/03 Abril

De 16/03 a 15/07 Agosto

Pág. 49 de 50

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional no Estado do Rio Grande do Sul

Documentos relacionados