• Nenhum resultado encontrado

4.1 Sul Jardins Paisagismo e o Ambiente Organizacional

A Sul Jardins Paisagismo é uma empresa que atua no ramo de jardinagem e paisagismo. Foi fundada no início de dezembro de 2010 e a partir do final do mesmo mês começou a prestar serviços de jardinagem.

A Sul Jardins é uma empresa privada que teve sua origem na incubadora tecnológica de Santa Maria (ITSM). Contando com o apoio do diretor da incubadora, a empresa começou a montar algumas parcerias e se prosseguiu o crescimento, chegando ao mês de fevereiro já com o seu primeiro projeto paisagístico implantado em uma residência particular.

Com os objetivos sendo alcançados e contando com uma proposta de trazer a Santa Maria e região, um serviço de jardinagem e paisagismo mais qualificado e profissional, menos marginalizado, buscou-se selecionar e montar uma equipe de escritório e uma de campo, capaz de resolver problemas ligados à prestação de serviço no ramo da jardinagem e do paisagismo que no atual momento a cidade estava enfrentando.

Atualmente a empresa encontra-se em plena expansão, com inclusão no seu portfólio de produtos e serviços, consultoria para implantação de jardins residenciais ou em condomínios e empresas. Passando assim a fazer projetos e manutenções para vender uma gama de produtos para jardinagem e paisagismo, incluindo consultoria de implantação de jardins.

Como o local onde iniciaram os serviços era pequeno passaram então trabalhar e estabelecer comércio na Avenida Prefeito Evandro Behr, nº 2743, bairro São José, Santa Maria - RS.

O grande elemento de diferenciação da Sul Jardins Paisagismo é a sua equipe ser formada por pessoas jovens e inovadoras com formação em áreas ligadas a jardinagem e paisagismo.

Os estagiários fazem à parte financeira da empresa. Estes controlam as contas, passam o que tem de contas a pagar por semana, mês, ou seja, controlam a situação financeira da empresa. Através de notas fiscais emitidas pela empresa ou pelos fornecedores controlam o pagamento dos colaboradores e suas porcentagens de venda de cada mês.

A empresa possui um planejamento estratégico definido, tem suas metas e objetivos a serem alcançadas. Segundo o Sr. Samuel Beltrame a Missão de sua organização é promover o bem-estar às pessoas através de serviços de paisagismo e jardinagem de alta qualidade.

Em uma empresa a missão é o objetivo fundamental, traduz a finalidade última da mesma e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Traduz-se numa filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa. Deve ser formalmente expressa, servindo de guia e orientação para os colaboradores da empresa, no entanto, traduzindo-se numa declaração explícita ou num implícito entendimento, a sua função é dar continuidade de orientação e uniformidade de propósitos (KOTLER, 2000).

Quanto a Visão o empresário traduz como ser referência em jardinagem e paisagismo na região central do estado até 2015.

A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir?”. Saber responder a esta questão é fundamental para uma clara definição da missão e dos objetivos da organização. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre os negócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora (COLLINS E PORRAS, 1996).

Portanto se torna tangível a visão da organização, pois, esta é um sonho dos seus gestores e que futuramente pode se tornar realidade. Tudo depende do sucesso e capacidade dos mesmos.

Quando questionado sobre Valores teve-se a resposta que os mesmos na organização são a Qualidade em prestação de serviços, Flexibilidade e Inovação constante. Para o entendimento melhor de tais valores necessita-se conceitua-los de acordo com a empresa estudada. Portanto qualidade em prestação de serviços trata-se de atender adequadamente os clientes tanto na empresa quanto em sua residência, para que este fique satisfeito com o serviço prestado e sempre volte a utilizar os mesmos.

A flexibilidade está referida, pelo falto de a organização ser flexível ao cliente, permitindo que o mesmo possa fazer as suas escolhas, pois, é a empresa que se molda de acordo com as necessidades do devido momento e serviço.

Quanto à inovação, torna-se um dos valores da organização pelo fato de a mesma sempre estar em inovação constante. Tentando se adequar as mudanças da tecnologia e tantas outras que o mercado oferece.

Os valores são o conjunto de sentimentos que estruturam, ou pretendem estruturar, a cultura e a prática da organização. Normalmente, os valores surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na organização. Atualmente, numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores, que procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizações, assumem uma particular importância (VERGARA, et al., 2004).

Os Objetivos da empresa são os seguintes:

1. Aumentar a produtividade (Resultados / Recursos); 2. Aumentar a estabilidade econômica da empresa; 3. Aumentar a capacidade de produção da empresa;

4. Tornar a empresa um referencial do comércio de Santa Maria.

Entretanto os empresários da organização não tem data estabelecida para que estes objetivos sejam concretizados. O mesmo pelo fato de a empresa estar recentemente estabelecida no mercado.

Considera-se que os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organização no cumprimento da sua Missão e de forma que permitem atingir a Visão que a mesma tem.

O setor de Marketing fica a cargo do Gerente Administrativo Sr. Glademir. A empresa não tem um programa fixo de marketing, o que fazem são ações independentes, na qual julgam ideias que sejam interessantes e que possam dar resultado.

A primeira divulgação foi por folders em dezembro de 2010. Em março de 2011 a empresa tinha um anúncio na rádio de 15 segundos, que passava 2 a 4 vezes por dia. Disponibilizam também de logomarca adesivada nos carros da empresa. Em junho na inauguração foi transmitida a festa de inauguração em dois canais de TV fechado da Internet, mas que ainda passaram até novembro nas reprises. Tiveram a oportunidade de expor na

FEISMA 2011 (feira de Santa Maria) onde apenas divulgaram a empresa mostrando seus serviços. Cabe lembrar que nos últimos dias (3 e 4 de novembro de 2012) também participaram da Feira de Outlet no Hotel Morotin em Santa Maria.

A Sul Jardins disponibiliza de um site no qual há especificações sobre a empresa (www.suljardins.com.br) (figura 1) e outro também para as pessoas poderem fazer compras online (www.loja.suljardins.com.br) (figura 2).

Figura 1: site de especificações sobre a organização.

Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias (KOTLER, 2000, p. 25).

Segundo Kotler (2000), compreender as necessidades e os desejos dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns consumidores têm necessidades das quais não têm plena consciência. Ou não conseguem articular essas necessidades. Ou então empregam palavras que exigem alguma interpretação.

Cabe resaltar ainda que de acordo com Kotler (2000), os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais entre produtos e mostram menos fidelidade a marcas. Eles também podem obter muitas informações sobre produtos por meio da Internet e de outras fontes, o que permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor.

Quadro 1 - Principais atividades desenvolvidas.

Elaboração Manutenção Execução

• Avaliação das plantas existentes;

• Definição do estilo do jardim;

• Seleção das plantas; • Desenho do jardim; • Orçamento e cronograma. • Corte de grama; • Podas; • Controle de plantas invasoras; • Tratamento contra doenças; • Reposição de plantas mortas; • Adubação; • Limpeza do jardim e de áreas brutas. • Limpeza da área; • Compra de plantas e mudas; • Preparação do solo; • Implantação; • Acompanhamento.

Fonte: Desenvolvido pela acadêmica.

As atividades e os serviços desempenhados pela Sul Jardins são de jardinagem e paisagismo executados com profissionalismo e qualidade, voltados à total satisfação do cliente. A principal atividade realizada pela empresa é manutenção de jardins, criação e execução de projetos paisagísticos para residências, condomínios e empresas atendendo a região central do estado (Quadro 1).

A Sul Jardins está preocupada em criar ambientes nos quais a natureza proporcione momentos de prazer e relaxamento para seus clientes. Para isto conta com uma equipe multifuncional e qualificada formada por Engenheiros Agrônomos, Paisagistas e Jardineiros.

A Elaboração de projetos paisagísticos é o local onde a técnica e a arte se encontram, para juntos darem beleza e harmonia aos ambientes, tornando-os um local no qual as pessoas entrem em sintonia com a natureza e elevem seu bem-estar. O mais importante de um projeto é que o paisagista consiga identificar o que o cliente quer sentir quando estiver no seu jardim.(figura 3)

Figura 3 - Projeto Paisagístico

Na Execução dos projetos paisagísticos é importante relatar que de nada vale um projeto maravilhoso, se não for bem executado. Portanto todas as etapas da execução de um projeto são importantíssimas, desde o preparo do terreno e solo, passando pela escolha e compra das plantas e materiais, até o plantio. Cuida-se de todas as etapas com dedicação e o carinho que seu jardim merece. (figura 4)

Figura 4 - Execução de projeto

A Manutenção de jardins na Sul Jardins dá suporte ao bom desenvolvimento dos ambientes naturais através dos serviços citados no Quadro 1. O jardim é um ser vivo que precisa de atenção. (figura 5)

Os serviços são executados por funcionários capacitados, com supervisão de responsável técnico com formação na área. Como demonstração dos serviços realizados, achou-se significativo mostrar um antes e depois de um projeto concluído:

Figura 6 – Jardim interno, antes da execução de projeto.

Cabe salientar as palavras de um dos empresários: “as características relevantes da empresa são o atendimento diferenciado ao cliente, no que inclui um bom relacionamento, cumprimento de prazos e responsabilidade de fazer o que prometeu, tanto na questão de valores e tempo”. Chegando-se a conclusão de que para obter o sucesso em seu negócio, a pessoa tem que gostar do que faz!

4.2 Processos de Gestão de Pessoas

A Sul Jardins possui um grupo de 9 colaboradores, sendo 5 na Administração (Loja) e 4 da Produção (execução de projetos) . Cabe ressaltar que como é uma empresa pequena e nova no mercado, as pessoas têm varias funções.

A empresa possui um organograma (figura 8), mas só na mente dos sócios, na qual veem a empresa como um todo, mas nada que esteja bem definido e escrito para que possa seguir como regra. Muitas vezes até surgem dúvidas de quem seria tal responsabilidade para resolver tal problema. Para tanto a acadêmica criou um organograma pra melhor entendimento do desenvolvimento empresarial.

As praticas de remuneração dos colaboradores segue o piso da categoria, segundo a Convenção Coletiva (anexo A), não disponibilizando plano de carreira específico. A mesma não adota nenhum incentivo legal para os colaboradores, porém avalia a disponibilidade de adiantamentos de salários quando é solicitado.

Segundo a Convenção Coletiva (Anexo A), fica instituído o salário mínimo para os integrantes da Categoria Profissional: a partir de 1º de abril de 2011 o valor de R$ 670,00 (seiscentos e setenta reais).

De acordo com o sócio Samuel os salários e seus respectivos valores correspondem ao cargo. Os sócios ganham a mesma quantia, apenas as demais pessoas que trabalham na empresa como, por exemplo, o auxiliar na execução de projetos, é o contador quem dita o valor e a empresa segue a risca.

Em relação à autonomia de resolução de problemas, a empresa precisa rever suas ações, pois não delega autonomia para seus funcionários, demonstrando ter uma administração centralizada.

A empresa procura avaliar o desempenho dos colaboradores observando-se a disposição e o interesse de cada um na realização das tarefas com a finalidade na qualidade do serviço prestado. Existe, também, uma preocupação por parte da equipe administrativa em identificar e solucionar os conflitos interpessoais.

Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica em que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem (CHIAVENATO, 1999, p. 290).

Quando perguntado sobre o que seria o processo de agregar pessoas, obteu-se a resposta de que é uma forma de reunir novos colaboradores para fortalecer ou substituir os colaboradores já empregados, visando sempre suprir uma deficiência ou ainda melhorar o setor na qual está se agregando mais pessoal. Significa ainda ampliar a visão da empresa, ter novos contatos, pois sempre é bom ter várias e distintas “cabeças” pensando.

O passo inicial em um programa adequado de recursos humanos é o recrutamento e a seleção de empregados capacitados, ou seja, agregar pessoas à organização.

O empresário Samuel informou que o processo de recrutamento geralmente inicia pela divulgação de vagas no CIEE-RS, ou ainda por indicação. Na empresa é de responsabilidade

do administrador recrutar, pois ainda não existe o setor de recursos humanos. Desta forma percebe-se que o processo de recrutamento não é muito planejado. O recrutamento é aplicado na sede da empresa, com hora marcada para cada candidato à respectiva vaga, na qual é realizada uma breve conversa para entendimento de ambas as partes.

O processo de recrutamento basicamente consiste em captar recursos humanos interna e externamente à organização e, por conseguinte, o processo de seleção escolhe dentre os candidatos encaminhados pelo setor de recrutamento os que atendem as necessidades internas da empresa.

Sobre o tipo de recrutamento utilizado foi informado que são utilizados os três tipos. Interno quando houver a necessidade de ter um subgerente operacional, coordenando os outros colaboradores de campo. E o externo já é mais comum acontecer, pela rotatividade que há dentro da empresa, pois para recrutar pessoas no ramo da empresa é muito complicado analisar apenas durante a entrevista, por esta razão busca-se sempre contratar pessoas de fora da organização.

O Recrutamento Interno é aquele que privilegia os próprios recursos da empresa. Isto é, a divulgação das necessidades (vagas em aberto) é informada por meio de comunicação – memorandos ou cartazes -, em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando àqueles interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou que enviem seus dados para análise (MARRAS, 2002).

Quando utilizado o recrutamento externo optam pela técnica do Curriculun Vitae. Analisam-se os candidatos que enviaram o currículo para a devida vaga e também os arquivados de antigos recrutamentos.

Recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos (MARRAS, 2002).

Quanto à seleção de pessoas relatou-se que é um método adotado para escolher supostamente o melhor candidato à vaga a ser preenchida, buscando selecionar pessoas que se enquadram dentro dos requisitos que a empresa exige. Para que se consiga manter o padrão ou ainda melhorar a eficiência da empresa perante os clientes, por exemplo, os colaboradores devem possuir muito boa aparência, pois há contato direto e diário com vários clientes, isso tanto na sede (loja), quanto no campo, precisamente o pessoal da manutenção de jardins e de execução de projetos.

Segundo Marras (2000), o processo de seleção baseia-se fundamentalmente na análise comparativa de dois campos: as exigências do cargo e as características do candidato.

A técnica de seleção utilizada pela empresa geralmente é uma entrevista, mas já aconteceu de ser realizada uma prova de conhecimento para o preenchimento de uma vaga, no caso trabalhar no atendimento ao público dentro das estufas, ou seja, a estagiária deveria saber nomes de plantas.

O processo de seleção vem logo após o de recrutamento, utilizando-se de técnicas especificas (entrevista, provas de conhecimentos ou de capacidade, testes psicológicos, testes de personalidade e técnicas de simulação) para coletar informações acerca de cada candidato com o intuito de conhecê-lo melhor e poder compará-lo com o perfil do cargo disponível.

Gil (2006) destaca que existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos. Esses procedimentos – os métodos de seleção – permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também a previsão de seu comportamento no cargo a ser ocupado.

Ocorre avaliação de desempenho dos funcionários somente na loja, ficam de fora os funcionários de campo, pois seria difícil de analisar o desempenho. O que acontece com os funcionários de campo é que aquele que não estiver rendendo satisfatoriamente é alertado e caso continue agindo assim é demitido. Os funcionários de campo são analisados pelo gerente de campo, já no caso dos funcionários da loja, mensalmente é feito uma análise de quanto cada um vendeu, sendo responsável por essa análise um estagiário de administração.

Como ainda não é feito uma avaliação com os funcionários de campo sugere-se que seja feito um pós-venda com os clientes (anexo C), para assim poder ver como estão trabalhando estes funcionários.

De acordo com Figueiredo (2010), a função do pós-venda é garantir a satisfação, proporcionando uma boa imagem da empresa, em busca de aumentar sua clientela.

Cabe resaltar que segundo Inglis (2010), o serviço de pós-venda pode contribuir para que as empresas fortaleçam o relacionamento com os seus principais clientes, principalmente, aqueles que possuem um grande volume de negócios com a empresa.

A Sul Jardins fornece remuneração a mais ao funcionário que sobe de cargo, por exemplo, o jardineiro pode vir a ser um subgerente e além de trabalhar na sua função, tem de comandar e administrar os serviços fora da empresa. Esta foi uma estratégia, porque o gerente

de campo não mais estava conseguindo ir a todos os serviços. Além desta remuneração, todos os funcionários e estagiários que trabalham na loja ganham comissão sob a quantia total vendida por mês.

Foram feitas pesquisas salariais em duas empresas do mesmo ramo, onde foi tomado conhecimento dos salários pagos, constatando-se que estas pagavam menos aos seus funcionários. Enfim, os salários são pagos por base salarial da categoria nacional disposto na Convenção Coletiva (Anexo A), conforme o cargo do funcionário na organização.

As pesquisas realizadas foram feitas pelos dois sócios da empresa, onde, cada um deles entrou anônimo nos outros estabelecimentos e conversou com os funcionários das devidas organizações, isto com o intuito de pagar aos seus colaboradores o salário de acordo com o mercado da cidade de Santa Maria.

Os únicos benefícios sociais espontâneos disponibilizados pela empresa até o momento foram: vale transporte e vale alimentação.

A empresa não adota incentivos ao auxílio à educação de seus colaboradores, entendendo que depende da vontade e capacidade de cada colaborador buscar seus objetivos e qualificações.

Não é feito periodicamente o levantamento de necessidade de treinamento na organização, mas há pouco tempo, levantou-se a necessidade de treinar o pessoal de campo, quanto às funções que desempenham e outro caso que ainda os perturba é a necessidade de um curso de vendas para os funcionários da loja.

Cabe ressaltar que a Sul Jardins disponibiliza ao seu funcionário os IPIs e uniformes necessários para o trabalho que estão descritos na Convenção Coletiva (Anexo A). Tais IPIs são: protetor auricular, óculos, botina e chapéu, já o uniforme é uma calça e camiseta com emblema da empresa.

Como relata na Convenção coletiva (Anexo A), é obrigatório disponibilizar ao funcionário o exame médico admissional e demissional, a empresa estudada cumpre com as exigências da convenção.

O processo de inovação é muito grande na empresa. Todas as semanas estão inovando seja em produtos ou serviços. Quando é levantada uma nova ideia, se for de grande importância já é posta em atividade mesmo sem consenso dos outros sócios, mas se a ideia irá dispor maior planejamento ou custos à empresa é feita uma conversa e daí é tomada uma decisão.

A Jornada de trabalho seguida pela empresa é a mesma da cidade de Santa Maria, trabalhando de segunda a sábado das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min horas.

Quando perguntado sobre o futuro que os sócios esperavam da organização estes

Documentos relacionados